TOP 10 – Melhores Editores de texto para programadores
Apesar de existirem muitos IDEs dedicados para determinadas linguagens de programação, uma das ferramentas que está sempre à mão de qualquer programador é um editor de texto.
No Pplware já apresentamos os mais populares, mas hoje deixamos aqui um pequeno TOP 10 daqueles disponibilizam funções/características que ajudam no trabalho de qualquer programador.
1) Sublime Text
Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.
Uma das características mais fantásticas deste editor é a função “multi-caret editing” que permite escrever a mesma coisa em diversos sítios.
2) ATOM
O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece. O Atom permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.
O Atom foi escrito em HTML e JavaScript e o utilizador pode facilmente personalizar a interface via CSS.
3) Notepad++
O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital.
É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).
4) Light Table
Light Table é um considerado um editor de texto altamente moderno e inovador. Este editor pode ser facilmente personalizado, podemos embeber gráficos e ver em tempo real o resultado de um determinado código. Vale a pena experimentar.
5) Bluefish
Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners. Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl, JSP, Python, entre outros.
O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.
6) Brackets
Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis.
7) VIM
O VIM é um dos principais editores de texto do GNU/Linux. São fantásticas as suas capacidades e por isso é um dos eleitos pela maioria dos utilizadores. A interface não é muito amigável e no principio é difícil dominar o editor.
8) Emacs
O GNU Emacs é um editor de texto extremamente extensível e personalizável. É considerado o “canivete suiço” de escritores, programadores e analistas. Foi desenvolvido originalmente em 1976 no MIT pelo activista do software livre Richard Stallman. A versão actual, o GNU Emacs, foi escrita em 1984 e ainda continua a ser activamente desenvolvida.
O Emacs é muita das vezes designado de “um sistema dentro de outro sistema”.
9) UltraEdit
Tal como o Sublime Text, o UltraEdit é também um editor muito completo em termos de funcionalidades. Este editor pode ser facilmente personalizado e até podemos configurar ligações FTP, SSH, Telnet para trabalhar em código que está do lado do servidor.
10) ICECoder
Como editor final apresentamos um projecto fantástico, o ICECoder. Já pensou ter um editor de texto num separador do Chrome, com várias funcionalidades disponíveis…Actualmente o ICECoder tem suporte para várias linguagens, das quais se destacam o PHP, C, C#, Lua, etc.
No segmento dos editores de texto existem várias opções disponíveis e fiáveis. Estes são dez dos mais populares e dos mais funcionais. Em 2015 apresentamos aqui os resultados de uma sondagem para saber qual o melhor editor de texto para programadores. Na altura o Sublime Text foi o grande vencedor!
Dos editores apresentados, quais os vossos favoritos?
Este artigo tem mais de um ano
Penso que o Visual Studio Code já devia fazer parte dessas listagem. É o que tenho usado compativel com todos os sistemas operativos. Permite varias extensões para as diversas linguagens de programação, inclusivo algumas com auto complete.
Na lista anterior, a pplware referiuo VS Code. Não sei o porque de não continuar, se calhar as mudanças não foram assim tantas face ao outro artigo?
São sugestões que já demos e incluímos mais alguns.
E o que eu tenho utilizado!! E estou a gostar bastante!!
Tal e qual, e aquela espécie de IntelliSense dá um jeito de primeira 😉
Acho o mesmo, o Visual Studio Code está superando o Sublime Text, só uso ele agora… sem contar que as atualizações e melhorias tem sido constantes, atualmente tem sido o melhor editor em minha avaliação.
vi FTW! 😀
Boss!!!
+1
tao bom!!!
CODA!
Yeap
Abc
Coda2 🙂
Alguém sabe se tem o Vim para o Windows?
http://lmgtfy.com/?q=vim+for+windows
Se eu perguntei, é porque está dando erro kkk.
(Veja essa linda tela branca)
http://www.vim.org/download.php
ftp://ftp.vim.org/pub/vim/pc/gvim80.exe
Erro ?
Sim, estava aparecendo apenas uma tela branca, sem conteúdo algum.
Xcode. <3
Para mim, intellij IDEA ou até mesmo VStudio.
Isso são IDEs o artigo é sobre Editores de Texto :/
O sublime não é um IDE. E o atom é depois de instalares bastantes plugins para ele
Brackets
+1
NETBEANS?? -.-”
+1
é um ide.
Não se enquadra aqui. O Netbeans não é um editor de texto, é um IDE.
<3
E o atalho do Light Table? :s
Para mim, é o PHP Storm 2016
Isso é um IDE, não um editor de texto.
IntelliJ IDEA
Emacs e VIM sem dúvida são os editores de texto de eleição para programadores e hackers!
VS code sem margem para duvidas.
Sublime Text sem duvida alguma.
uso os 2 primeiros 2, sublime e atom.
emacs n deveria constar nesta lista, é um sistema operativo, hehehe, sei de quem n sai dele, é emails, é browser (na nova versao)…..
Por aqui usa-se o Geany.
Visual Studio Code is awesome! :)))
Bluefish. Só é pena não funcionar ainda no w10. Uso muito no Ubuntu.
Eu prefiro o nano
Eu uso o Atom principalmente para Golang e Javascript e tenho gostado bastante. É pena é ser bastante lento ao iniciar comparado com as suas alternativas, mas para mim esse é o único ponto fraco do editor.
Recomendo
Uso vi(m) desde sempre, mas ultimamente a malta do lado não sabe usar isto e para integrar com cenas Git e assim, fui “forçado” a usar também Sublime… e gosto igualmente.
VS code, free, leve, e semper actualizado e com extenses fica fantastico.
note: no vs code quem quiser pode desligar a telemetria para a MS.
./code
wq! :
porque raio o link para o light table vai apenas para publicidade? Eu tinha alguma consideração pelo pplware mas perdi isso por completo…
A minha preferência também vai para o VS Code.
Abraço,
Sempre usei o Light Table para Clojure, mas sinceramente nunca usei-o para outros fins.
Vejo o Light Table mais como um IDE.
Falta aqui o Komodo Edit! É uma falha grave não aparecer!
Eu uso o QtCreator
Uso o TextMate
Atom
Gostava de aprender mais sobre VIM tbh. Mas por agora, o IDE que uso é o intellij, o único contra que vejo é que consome muitos recursos 🙂 Mas é poderoso!
Notepad++ em Windows
Sublime Text em Ubuntu
notepad++ com nppFTP = TOP! 🙂
Não existe editor mais poderoso do que o VIM
Meu editor favorito é Codelobster: http://www.codelobster.com
Ótimo post, principalmente para quem está iniciando na área da programação. Recentemente publiquei um artigo em meu blog sobre os melhores editores de código para programadores, e o VS Code é um dos editores citados. Vocês podem conferir o artigo completo no link abaixo:
https://brasilcode.com.br/8-editores-de-codigo-gratuitos-para-desenvolvedores/
Um forte abraço para todos!
O editor de código que eu mais uso atualmente é o visual studio code, no artigo do link que estar abaixo, mostrar quais são os melhores extensões do VS code para ajudar os programadores com a produtividade.
Link: https://metodoprogramar.com.br/melhores-extensoes-vs-code-para-voce-ser-mais-produtivo/
Interessante, eu atualmente uso o VSCode, mas não gosto muito de me prender a ferramentas. Um bom treinamento é o que realmente importa, a ferramenta vai apenas auxiliar, por isso aprender programação no lugar certo é importe. Este artigo abaixo faz alguma indicações:
https ://programadoresdepre.com.br/os-10-melhores-cursos-de-programacao-para-aprender-a-programar/