Google quer proteger o Android contra chamadas de spam
A Google tem procurado estabelecer o Android como uma plataforma segura a vários níveis. Muito para além da segurança dos dados dos utilizadores, quer também garantir que estes não são incomodados com as mais recentes práticas de spam. Entre este spam estão as chamadas telefónicas que nos querem vender produtos, nos quais não temos qualquer interesse.
Para acabar com estas chamadas de spam, a Google vai dotar a sua aplicação de chamadas com um filtro que alerta os utilizadores para potenciais chamadas deste tipo.
Há já alguns anos que é prática assumida as chamadas de spam. Estas, feitas por operadores ou por robots, procuram levar os utilizadores a comprar ou aderir a serviços que provavelmente não querem ou não necessitam, sendo uma verdadeira praga.
A novidade que a Google traz agora irá permitir que os utilizadores dos telefones Nexus e Android One sejam alertados sempre que uma destas chamadas estiver a chegar ao seu telefone. A ideia da Google não é barrar estas chamadas, mas sim alertar os utilizadores para esta possibilidade, podendo estes depois decidir se querem ou não atender a chamada.
Não sendo uma funcionalidade nativa do Android, a Google resolveu colocá-la na sua aplicação Telefone, que a empresa disponibiliza na Play Store. A novidade estará na versão 4.0, que deverá chegar em breve aos utilizadores dos smartphones Nexus.
Esta funcionalidade estará apenas disponível para os smartphones Nexus e para os Android One, que corram pelo menos a versão 6 do Android.
Como ter já esta funcionalidade
A Google irá nas próximas semanas disponibilizar na Play Store esta nova versão da aplicação Telefone. Caso não queira esperar até lá e se pretender ter já esta versão, pode descarregá-la a partir deste link.
Depois de instalada, deverá confirmar, na aplicação, que tem a opção de identificação de chamadas e spam activa. Esta é acessível pelas definições da aplicação, escolhendo depois a uma opção com o mesmo nome.
Envio de Localização do utilizador pelas chamadas
Outra funcionalidade que a Google anunciou, mas dedicada ao mercado europeu, é o envio da localização dos utilizadores para os serviços de emergência sempre que existir uma chamada. Esta é uma funcionalidade que já existe nos Estados Unidos e que garante que os serviços de emergência conseguem obter uma localização de cada telefone/utilizador em caso de necessidade.
Numa primeira fase este envio estará disponível apenas no Reino Unido e na Estónia, sendo posteriormente alargada a outros países europeus. A Google garante que os dados de localização não vão ser enviados para si, sendo destinados apenas aos serviços de emergência. Há ainda a garantia de que 90% dos smartphones Android vão poder fornecer estes dados.
Estas duas novidades do Android vêm torná-lo ainda melhor e dar aos utilizadores uma melhor protecção quer contra as chamadas de spam, quer em caso de necessidade de socorro.
Este artigo tem mais de um ano
Pensava que isso jja vinha de raiz, o meu Honor 7 já tem esse filtro .
Penso que xaomi, e outros marcas já têm esse filtro ativo
A maioria das roms têm essa opção… Agora, a minha dúvida, é se as oficiais o têm também… 😛
O oneplus one tem o truecaller integrado na phone app
Sync.me aplicação que para além de bloquear todos os grandes spams, ainda permite identificar quem te está a ligar, mesmo sem teres o número, através de uma lista telefónica universal.
Os spammers que não estejam bloqueados pode ser adicionados à lista de bloqueio e quando várias pessoas o fizerem ele passam a estar bloqueado para qualquer pessoa que use a app
A Cyanogen OS utiliza o trueCaller
A Google podia era disponibilizar a aplicação de telefone deles para outros modelos…
O que a google já fazia era criar um programa de tracking ao telf em caso de perda que fosse funcional e eficaz, pois aquele que existe agora, não vale nada. Basta que perca a conectividade wifi ou dados e torna-se inútil.
Estou curioso.. Sem wifi ou dados, como é suposto alguma aplicação de tracking funcionar?
Não funciona. Um smartphone é para estar ligado à Internet.