CintaNotes – Apontamentos em Tempo real via Dropbox
A "cloud" ou o verdadeiro sentido da tecnologia, veio abrir uma nova gama de aplicações. Não podemos olhar ou entender como tecnologia "na nuvem" somente aqueles serviços rígidos e poderosos, alimentados e suportados pelo grande mercado e pelas grandes empresas que nele gravitam. A cloud será (e provavelmente já é) muito mais do que apenas uma intenção do mercado tecnológico. Essa verdade pode ser vista, por exemplo, em tudo o que se criou em torno do Dropbox. Hoje apresentamos o CintaNotes.
O conceito de "nuvem" vem associado a um espaço intermédio, onde estão alojados dados que nos pertencem ou que podemos ter acesso, totalmente salvaguardados e seguros, mas acessíveis de qualquer equipamento em qualquer parte do mundo. Realmente é verdade. Podemos ter um espaço, fornecido por um serviço, nosso, com os nossos dados, mesmo informações sensíveis e importantes, acessíveis em várias "pontas".
CintaNotes
Esta aplicação abre uma frente de ideias muito interessante. Podemos ter uma ferramenta para fazermos apontamentos e esta pode estar sincronizada através da nossa conta do Dropbox (ou outro serviço do género). Assim, podemos estar em várias máquinas e ter sempre este programa sincronizado em tempo real.
Na verdade podemos ter mais do que isso. Se pensarmos que podemos partilhar uma pasta do Dropbox com várias pessoas, podemos ter, para a nossa equipa por exemplo, um local central onde deixamos apontamentos como se fosse um escala, ou um diário... ou mesmo apenas uma agenda... e todos podem desempenhar as suas tarefas e dar "baixa" nessa lista, da tarefa que lhes foi entregue.
A aplicação pode ser descarregada numa pasta do Dropbox e pode ser carregada no arranque do Windows. É apenas um pequeno esforço, nada de especial, que o Windows fará a mais e que carregará a mais. Hoje em dia as máquinas nem dão conta destas pequenas tarefas, tendo em conta a enorme quantidade de RAM que possuem.
Assim o utilizador poderá ver logo a partir do arranque, a aplicação pronta a ser utilizada.
Tem atalhos que podem ser personalizados de forma a termos um rápido acesso à janela de escrita. Com um clique escrevemos e desligamos a janela. Mais um apontamento feito ou alguma informação passada à equipa.
Está tudo ali ao pé do cursos. Podemos, em qualquer situação, desligar a aplicação, se as solicitações se tornarem aborrecidas, mas podemos dentro das prefrências, "silenciar" os avisos. É mais uma função interessante que a aplicação fornece. além disso tem vários temas e cores para personalizar a ferramenta.
Como podem ver na imagem em baixo, se trabalharmos em equipa com esta ferramenta, o Dropbox faz um excelente trabalho, pois vai dando informações sobre o que chega de novo à aplicação.
Mas voces certamente terão mais cenários para aplicar esta estrutura de informação em tempo real. Deixo à vossa consideração, hipotéticos, mas funcionais, cenários de cooperação. Quem sabe não são aqui descobertos mecanismos terrivelmente mais baratos e funcionais para o nosso dia-a-dia de trabalho?
Aguardo então as vossas ideias.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: CintaNotes 1.1C [889.53KB]
Download: CintaNotes 1.1C Portable [602.64KB]
Homepage: CintaNotes
Este artigo tem mais de um ano
Perfeito perfeito, era ter uma versão para Linux 🙂
e Mac OS X
Sim concordo, a mim já me fazia grande jeito ter para Windows e Mac.
Realmente olhando assim de soslaio, dá para ter uma ideia de como funcionará ou poderá funcionar uma aplicação deste género:
Uma pequena aplicação desenvolvida em C#, poderá ler/escrever um ficheiro XML que estará na pasta de sincronização. Desta forma poderemos ter o que quisermos sincronizado em N máquinas.
As melhores ideias, são as mais simples. Parabéns.
Exactamente. E à medida que o tempo passa e as velocidades das redes aumentam, um dia teremos as bases de dados sincronizadas ponto-a-ponto 😉
Bora ai fazer uma cena destas para Linux..
Melhor… em java para funcionar em todos os OS.
( axo que ja arranjei o que fazer esta quarta feita lol )
Qt é mais bonito :=
Não sei programar em java mas se puder ajudar em alguma coisa avisa.
É uma boa ideia, que pode ser explorada e o pplware certamente publicita. ehehe
Humm concordo!! Gostaria bastante de poder ajudar, mas os meus conhecimentos de Java devem ser bastante curtos para fazer algo desse género, pois falta-me a parte de ligação a internet :S
Não é necessário usarmos a Internet através do java, o dropbox faz isso por nós. Basta o xml ficar guardado na pasta do dropbox.
Cumps
A Apple já pensou nisto há muito tempo, quando a Google ainda dava os primeiros passos, aliás, ainda antes de haver Internet, só que ainda não está implementado. Quando tiver vai ser o melhor serviço do género no Universo.
Heil Jobs!
Fan boy?
Parece alguns políticos Brasileiros que dizem que o projeto do Bolsa família era deles e que o Atual governo só fez botar em prática.
Mas quem bota em prática não é quem merece os parabéns?
Estava mesmo a ironizar.
É que há para aqui com cada um que parece que tudo o que existe foi a Apple que inventou e se não inventou foi quem revolucionou. Azia..
@Vítor M. Esta aplicação parece-me muito interessante, e vou parar para tentar explorar ao máximo as suas potencialidades. Mas Vítor tenho uma questão que penso que podes ajudar. Eu habitualmente recebo imensos emails, aos quais tenho de lhes dar um seguimento, isto é, alguns para resposta imediata, outros para uma lista de to-do, outra de waiting, etc.
Cada email da organização tem de ser catalogado e devo tomar uma respectiva acção. Normalmente uso o Google Tasks, Google Agenda e Remember The Milk. Todos eles são excelentes serviços, sem dúvida. Mas para gestão de projectos – que é do que eu preciso – não consigo encontrar um programa que me satisfaça. E já experimentei centenas! Ah, tb adoro o Evernote, que tem um problema, não me dá uma time line. Como tenho inúmeros projectos a decorrer simultaneamente, obrigatoriamente preciso de um time line para me orientar.
Encontrei uma ferramenta muito boa, chamada time-to-note que é o mais parecido que eu preciso. Contudo tem uma limitação, na versão free só dá para ter 10 projectos activos. Sim, tem de ser grátis porque o boss não está com vontade de investir :(.
Se alguém quiser contribuir com ideias está à vontade – afinal é para todos pplwarianos 🙂
Boas tardes,
Precisas de uma aplicação que vá lendo os emails (conteúdo/assunto ou remetente ou destinatário?) e mediante regras impostas os fosse catalogando numa base de dados? Mais ou menos isto?
@Rui Costa. Sim, é um pouco isso – mas acho um pouco difícil que uma eventual aplicação conseguisse, com precisão, catalogar os emails. Mas nesse caso poderia sempre fazer esse trabalho eu próprio. Conheces algo do género?