Tutorial: Instalar uma Central telefónica baseada em Elastix (P. III)
As redes de dados têm evoluído significativamente nos últimos anos, abrindo portas a que novos serviços assentem nestas infraestruturas. Se há uns anos atrás as chamadas telefónicas eram efectuadas exclusivamente pelo serviço telefónico tradicional, hoje em dia os serviços de voz assentam também em redes de dados.
Depois de termos ensinado a instalar o Elastix e configurar/criar um cluster usando o Pacemaker, hoje vamos aprender a criar Extensões e configurar em Softphones.
Neste tutorial vamos mostrar como configurar extensões no Elastix e como instalar e configurar softphones (telefone em modo software) em vários sistemas operativos. Para começar, vamos iniciar a máquina virtual que tem o Elastix e aceder, via browser, ao seu IP para fazer autenticação no sistema.
Após fazermos login, é nos apresentada a interface do Elastix
No menu do lado esquerdo do ecrã, acedemos ao separador PBX - PBX Configuration.
De seguida, vamos adicionar uma extensão. Para isso escolhemos Add an Extension, Device: Generic SIP Device e fazemos Submit.
Escolhemos as seguintes definições para a primeira extensão:
- User Extension: 1001
- Display Name: Exensao01
- secret: secret123
Para adicionarmos a extensão, clicamos em Submit. Após este passo, temos a primeira extensão criada. Para criar mais extensões, basta realizar o mesmo processo. Quando todas as extensões estiverem criadas, clicamos no topo da página em Apply Config.
Nota: Para este tutorial foi criada mais uma extensão onde o utilizador é 1002 e o nome Extensao02 e a mesma palavra passe. A palavra passe escolhida foi apenas para efeitos de teste. Ao configurar as suas extensões, use uma palavra passe mais complexa para maior segurança.
Vamos agora instalar e configurar softphones, de acordo com os dados que inserimos nas extensões configuradas anteriormente, apresentamos 4 softphones, cada solução para um sistema operativo diferente.
Linux - SFLphone
Para a instalação do SFLphone , vamos executar os comandos no terminal do Linux:
sudo add-apt-repository ppa:savoirfairelinux -y sudo apt-get update sudo apt-get install sflphone-client-gnome |
Depois de instalado, vamos configurar o SFLphone. Ao iniciar o programa , abrimos o Assistente de Configuração
Escolhemos a opção SIP, e definimos as opções de modo ao softphone conseguir comunicar com o nosso servidor Elastix:
- Nomear: Extensao01
- Nome do host: 192.168.1.115
- Nome do usuário: 1001
- Senha: secret123
Nota: A tradução do SFLphone não é a melhor
Se as definições estiverem corretas, devemos receber uma mensagem de sucesso após concluirmos a configuração da extensão.
Windows - 3CX:
Para os sistemas operativos Windows, apresentamos o 3CX. Para instalar o software, vamos à página oficial www.3cx.com e selecionamos Free Download. Instalamos o programa e iniciamos para procedermos à configuração.
Para aceder ao menu, clicamos no botão no fundo do softphone, selecionamos Accounts e criamos uma conta nova
Definimos os seguintes parâmetros obrigatórios para a nova conta se ligar ao servidor:
- Extension: 1002
- ID: 1002
- Password: secret123
- Local IP: 192.168.1.115
Após terminada a configuração, se a comunicação com o servidor foi feita com sucesso, o 3CX deverá dar a informação de “On Hook”
Demonstração
Vamos então testar se as extensões conseguem comunicar entre si. Para tal, ligamos da primeira extensão para a segunda:
Como podem ver pela imagem seguinte, tudo está a funcionar uma vez que o “telefonema” efectuado pela extensão 1001 chegou à extensão 1002.
Este era para ser o último tutorial mas ainda vamos publicar mais um com clientes para dispositivos móveis. Estejam atentos e boas chamadas.
Este artigo tem mais de um ano
Agora o tuturial final para extensões configuradas em clientes móveis é a cereja no topo do bolo…
yups 🙂
Faz parte do plano de tutoriais a configuração de um sip trunk?
Não podem fazer um artigo sobre a interligação com um ATA FXO por exemplo para fazer chamadas para fora usando o serviço da Vodafone ou MEO?
Abraço!
Olá Pedro, excelente artigo ! Irei necessitar de ter alguma espécie de central para gerir os vários telefones da empresa e penso que esta solução seja relativamente barata pois os telefones IP no ebay são baratos, agora as minhas duvidas:
– As chamadas internas são gratuitas certo ?
– Para fora e por VOIP poderei adquirir um pacote do skype por ex. mas se quiser receber chamadas de um numero fixo e fazê-las também a partir do MEo por ex. este software permite ? A nivel de hardware basta um modem old school ou é necessário algum hardware especifico para funcionar com o Elastix ?