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Telemóvel: Mudou de operadora? Desligue o aviso

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago Santos says:

    Thanks

  2. Francisco Neto says:

    +1

  3. Carlos Morais says:

    Muito útil! Obrigado

  4. Diogo says:

    Muito obrigado. Muito útil.

  5. Fábio V. says:

    De referir que isso apenas desactiva a mensagem quando somos a origem da chamada efetuada, se tivermos procedido à portabilidade de um número quem ligar para nós continuará a ouvir a mensagem, a não ser que quem nos ligue tenha também desactivado esse aviso.

    • Pedro Pinto says:

      Segundo a Anacom: Desde 30 de Junho de 2003, que os utilizadores de redes móveis, sempre que efetuam uma chamada nacional de voz para um número portado para outra rede móvel, ouvem um aviso gratuito que informa qual a nova rede a que pertence o número marcado

      • LkP says:

        É uma vergonha este regulamento feito pela essa entidade que não respeita a Constituição da República Portuguesa. No Artigo 60.º (direitos dos consumidores), no nº 2 diz que “A publicidade é disciplinada por lei, sendo proibidas todas as formas de publicidade oculta, indirecta ou dolosa.”
        O conteúdo da mensagem anuncia descaradamente que a pessoa para qual está-se a ligar passou a ser cliente da operadora “X”. Ao referir o nome da operadora está-se a fazer publicidade (nada) oculta. Também funciona como “endorsement” (mecanismo de credibilizar, identificar e diferenciar a escolha da operadora) sem que haja consentimento ou compensação por divulgar a operadora escolhida. Algo do género: Se “Fulano” mudou para a operadora “X” então é porque deve ser melhor…
        A existir uma mensagem – e isso também é discutível no que toca as questões de privacidade e liberdade de escolha – deveria apenas dizer que o cliente já não pertence à operadora de origem e mais nada.

        • MAC says:

          É importantíssimo saber a nova operadora, uma vez que há tarifários com preços e limites de tempo para uma rede e para outras.

        • Francisco Esperto says:

          Porra !! Que mania de perseguição. Nunca estão satisfeitos !!!

        • ZT says:

          Qual publicidade? Está a avisar-te que a operadora mudou pois, como diz a notícia, “É verdade que esta informação até pode ser útil para quem está a efetuar a chamada (tendo em conta o tarifário aplicado)”. Era melhor dizer “Este número já não pertence à operadora original… Pertence a outra. Mas não dizemos qual é… Quer saber qual? Pergunte à pessoa a quem está a fazer a chamada. Deus nos livre de dizer qual é!” Como aqui já disseram, “que mania de perseguição”.

        • Cruz says:

          Concordo plenamente, apenas deveria avisar que não pertence a operadora que está a ligar. Abstendo-se de dizer qual é a operadora de destino, assim de qualquer modo a pessoa saberia que é pra outra rede.

      • Ze Vitos says:

        Sempre foi possível inibir o nosso anuncio de portabilidade quando somos os receptores da chamadas. O anuncio podia ser inibido passados 6 meses da portabilidade.
        Desligar o anuncio, quando somos o originador da chamada é a novidade.

        • S Martins says:

          Ze Vitos, é possível indicar mais informação acerca de inibir o anúncio da nossa portabilidade quando somos nós o destinatário da chamada?
          Obrigado

  6. Sébastien says:

    Liguei para a rede e afinal ao pedir para desligar o aviso, não desligamos o aviso do nosso próprio número mas sim o aviso caso estejamos a ligar para um número portado, por isso ao desligar deixamos de ouvir o aviso mas caso o nosso número seja portado, as pessoas que ligarão para nos ouvirão na mesma o aviso

    • eu says:

      Sim, quem efectua a chamada tem assim a oportunidade de saber a rede de destino e ter uma noção do custo da chamada.

      É claro que há pacotes que isso não é relevante mas o motivo é este, quem faz a chamada ter conhecimento do tarifa a ser aplicada na chamada.

  7. Manuel says:

    Este aviso pode ser útil para quem tem determinado tipo de tarifário para saber que vai ter custos.

  8. Mota says:

    Mais um post de louvar do pplware.
    Obrigado.

  9. Wazer says:

    Obrigado, deu um jeitão!

  10. LkP says:

    Este regulamento é atentado à liberdade de escolha dos cidadãos e uma grosseira invasão de privacidade!

    Por que raios tenho que anunciar que passei a ser cliente cliente de uma determinada operadora?
    Para além de tornarem pública a minha opção de escolha de operadora, que pode servir para outros fins comerciais e até ilícitos, andam a fazer publicidade às minhas custas às pessoas que me ligam (tipo “endorsement”).
    Deveria ser opcional esta decisão de anunciar à quem nos liga e quanto muito a mensagem deveria apenas dizer que o cliente já não pertence à operadora de origem e mais nada.

    • eu says:

      boas, compreendo mas repara, quando ligas para alguém tens o direito de saber a quanto vai ser tarifada a chamada. Na altura em que apareceu, os tarifários não são como hoje em dia com minutos para qualquer rede.

    • Wazer says:

      para pessoas com tarifários diferenciados para determinadas redes, até pode dar jeito este aviso, que pessoalmente não gosto. Mas para quem tem o mesmo preço para todas as redes, este aviso não faz qualquer sentido.

    • Fábio says:

      Aposto que o tipo endorsement (que nem discutir se está a ser bem aplicado, visto que na mensagem não é referido nada na 1a pessoa) está algures nas condições da portabilidade (aquelas 208 linhas pequenas que ninguém consegue ler) em como tem de ceder o direito a alertar quem lhe ligar. É como aceitar as condições do facebook em que anunciam que você gosta de determinada página para amigos seus que ainda não gostam. Está nas condições deles, condições que foram aceites..

  11. peter S says:

    No entanto, o envio de mensagens (SMS e MMS) para clientes que mudaram de operador nunca foi alvo de aviso.

  12. João Santos says:

    Não sabia, mas há anos que desejava ter desligado o aviso, muito útil este artigo. Obrigado pelo artigo.
    Vodafone o método mais simples e rápido. Feito.

  13. José Pereira says:

    obrigado pplware/Sérgio Romão

  14. Pedro Baptista says:

    Serviço público =)
    Obrigado

  15. Paulo Sousa says:

    Excelente!
    Obrigado

  16. asdf says:

    Praticamente todas as operadoras, montes de passos a seguir… Vodafone, liga para um numero e já está… xD

    • Estou a usar o w10 porque fui obrigado says:

      É típico do português, complica as coisas simples e faz perder tempo desnecessário enquanto com uma simples chamada podia ficar resolvido.

  17. Ruben Lourenço says:

    Obrigado pela dica.

  18. Nelson says:

    Mt Util! Obrigado

  19. joaquim ferreira da mota says:

    Obrigado companheiro infelismente só temos quem nos dê musica e no fim do mes vem a conta

    • José Abrantes says:

      Isso é verdade, agora todas as empresas e até o estado, usam o 707 e 808, depois se for mesmo preciso falar com um operador, dão-nos música que pagamos mais caro de que comprar o CD! E a ANACOM o que faz???? NADA!!!! E quem paga a ANACOM??? Nós os contribuintes….!!!!

  20. eldizzy says:

    Muito bom 😉 Obrigado.

  21. Alvino says:

    Muito bom, não gostava nada de ouvir o aviso!
    Também é possível desativar os ring dings que as outras pessoas metem, de forma a ouvir o toque normal enquanto aguardamos que atendam a chamada?

  22. Joel says:

    Ja liguei 1278 da rede da vodafone para desactivar o aviso de portabilidade mais ainda se matam. Acho que devia ter uma opção do cliente escolher o ligar 1278 ficar logo desativado. Pesso que vodafone resolva esse processo mais rápido possível

  23. José Cardeiro says:

    Ajudou-me ainda 2 anos depois! Obrigado pplware, vou clicar nuns banners à toa para ver se ganham receita.

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