Telemóvel: Mudou de operadora? Desligue o aviso
Certamente já lhe aconteceu ligar para alguém e ouvir uma mensagem inicial que indica que o número para onde está a ligar pertence agora a outra operadora.
É verdade que esta informação até pode ser útil para quem está a efectuar a chamada (tendo em conta o tarifário aplicado), mas pode também torna-se chato e demorado, é sempre tempo que se perde a ouvir a mensagem... (e então se ligar várias vezes…).
A pessoa que estabelece a chamada, se desejar, pode solicitar ao seu operador móvel que iniba a audição desse aviso. Saiba como proceder.
Desde 30 de Junho de 2003, que os utilizadores de redes móveis, sempre que efetuam uma chamada nacional de voz para um número portado para outra rede móvel, ouvem um aviso gratuito que informa qual a nova rede a que pertence o número marcado. A partir de 2 de Setembro de 2005, o conteúdo deste anúncio passou a ser o seguinte: ''Aviso: Está a ligar para um assinante que agora pertence à […]. Aguarde.''. A pessoa que estabelece a chamada, se desejar, pode solicitar ao seu operador móvel que iniba a audição desse aviso.
De acordo com os elementos fornecidos à ANACOM pelos operadores móveis abrangidos pelo n.º 1 do artigo 21.º do regulamento da portabilidade, os respetivos clientes poderão seguir os seguintes procedimentos, por forma a possibilitar, de forma gratuita, a inibição ou a reativação da audição do aviso online:
Como viram é muito fácil inibir o aviso de portabilidade. Na maioria dos casos basta ligar um número e proceder à desactivação do aviso mas, nalgumas operadoras, podemos também proceder a essa alteração online.
Nota dos Leitores: De referir que este processo apenas desactiva a mensagem quando somos a origem da chamada efectuada, se tivermos procedido à portabilidade de um número. Quem ligar para nós continuará a ouvir a mensagem, a não ser que quem nos ligue tenha também desactivado esse aviso.
Desde já o nosso agradecimento ao nosso leitor Sérgio Romão pelo envio desta dica.
Este artigo tem mais de um ano
Thanks
+1
Muito útil! Obrigado
Muito obrigado. Muito útil.
+1
De referir que isso apenas desactiva a mensagem quando somos a origem da chamada efetuada, se tivermos procedido à portabilidade de um número quem ligar para nós continuará a ouvir a mensagem, a não ser que quem nos ligue tenha também desactivado esse aviso.
Segundo a Anacom: Desde 30 de Junho de 2003, que os utilizadores de redes móveis, sempre que efetuam uma chamada nacional de voz para um número portado para outra rede móvel, ouvem um aviso gratuito que informa qual a nova rede a que pertence o número marcado
É uma vergonha este regulamento feito pela essa entidade que não respeita a Constituição da República Portuguesa. No Artigo 60.º (direitos dos consumidores), no nº 2 diz que “A publicidade é disciplinada por lei, sendo proibidas todas as formas de publicidade oculta, indirecta ou dolosa.”
O conteúdo da mensagem anuncia descaradamente que a pessoa para qual está-se a ligar passou a ser cliente da operadora “X”. Ao referir o nome da operadora está-se a fazer publicidade (nada) oculta. Também funciona como “endorsement” (mecanismo de credibilizar, identificar e diferenciar a escolha da operadora) sem que haja consentimento ou compensação por divulgar a operadora escolhida. Algo do género: Se “Fulano” mudou para a operadora “X” então é porque deve ser melhor…
A existir uma mensagem – e isso também é discutível no que toca as questões de privacidade e liberdade de escolha – deveria apenas dizer que o cliente já não pertence à operadora de origem e mais nada.
É importantíssimo saber a nova operadora, uma vez que há tarifários com preços e limites de tempo para uma rede e para outras.
Porra !! Que mania de perseguição. Nunca estão satisfeitos !!!
Qual publicidade? Está a avisar-te que a operadora mudou pois, como diz a notícia, “É verdade que esta informação até pode ser útil para quem está a efetuar a chamada (tendo em conta o tarifário aplicado)”. Era melhor dizer “Este número já não pertence à operadora original… Pertence a outra. Mas não dizemos qual é… Quer saber qual? Pergunte à pessoa a quem está a fazer a chamada. Deus nos livre de dizer qual é!” Como aqui já disseram, “que mania de perseguição”.
Concordo plenamente, apenas deveria avisar que não pertence a operadora que está a ligar. Abstendo-se de dizer qual é a operadora de destino, assim de qualquer modo a pessoa saberia que é pra outra rede.
Sempre foi possível inibir o nosso anuncio de portabilidade quando somos os receptores da chamadas. O anuncio podia ser inibido passados 6 meses da portabilidade.
Desligar o anuncio, quando somos o originador da chamada é a novidade.
Ze Vitos, é possível indicar mais informação acerca de inibir o anúncio da nossa portabilidade quando somos nós o destinatário da chamada?
Obrigado
Liguei para a rede e afinal ao pedir para desligar o aviso, não desligamos o aviso do nosso próprio número mas sim o aviso caso estejamos a ligar para um número portado, por isso ao desligar deixamos de ouvir o aviso mas caso o nosso número seja portado, as pessoas que ligarão para nos ouvirão na mesma o aviso
Sim, quem efectua a chamada tem assim a oportunidade de saber a rede de destino e ter uma noção do custo da chamada.
É claro que há pacotes que isso não é relevante mas o motivo é este, quem faz a chamada ter conhecimento do tarifa a ser aplicada na chamada.
Este aviso pode ser útil para quem tem determinado tipo de tarifário para saber que vai ter custos.
+1
Mais um post de louvar do pplware.
Obrigado.
Obrigado, deu um jeitão!
Este regulamento é atentado à liberdade de escolha dos cidadãos e uma grosseira invasão de privacidade!
Por que raios tenho que anunciar que passei a ser cliente cliente de uma determinada operadora?
Para além de tornarem pública a minha opção de escolha de operadora, que pode servir para outros fins comerciais e até ilícitos, andam a fazer publicidade às minhas custas às pessoas que me ligam (tipo “endorsement”).
Deveria ser opcional esta decisão de anunciar à quem nos liga e quanto muito a mensagem deveria apenas dizer que o cliente já não pertence à operadora de origem e mais nada.
boas, compreendo mas repara, quando ligas para alguém tens o direito de saber a quanto vai ser tarifada a chamada. Na altura em que apareceu, os tarifários não são como hoje em dia com minutos para qualquer rede.
Concordo que apenas deveria informar que passou a ser de outra operadora, ninguém precisa saber para qual…
para pessoas com tarifários diferenciados para determinadas redes, até pode dar jeito este aviso, que pessoalmente não gosto. Mas para quem tem o mesmo preço para todas as redes, este aviso não faz qualquer sentido.
Aposto que o tipo endorsement (que nem discutir se está a ser bem aplicado, visto que na mensagem não é referido nada na 1a pessoa) está algures nas condições da portabilidade (aquelas 208 linhas pequenas que ninguém consegue ler) em como tem de ceder o direito a alertar quem lhe ligar. É como aceitar as condições do facebook em que anunciam que você gosta de determinada página para amigos seus que ainda não gostam. Está nas condições deles, condições que foram aceites..
No entanto, o envio de mensagens (SMS e MMS) para clientes que mudaram de operador nunca foi alvo de aviso.
Não sabia, mas há anos que desejava ter desligado o aviso, muito útil este artigo. Obrigado pelo artigo.
Vodafone o método mais simples e rápido. Feito.
obrigado pplware/Sérgio Romão
Serviço público =)
Obrigado
Excelente!
Obrigado
Praticamente todas as operadoras, montes de passos a seguir… Vodafone, liga para um numero e já está… xD
É típico do português, complica as coisas simples e faz perder tempo desnecessário enquanto com uma simples chamada podia ficar resolvido.
Obrigado pela dica.
Mt Util! Obrigado
++1
Obrigado companheiro infelismente só temos quem nos dê musica e no fim do mes vem a conta
Isso é verdade, agora todas as empresas e até o estado, usam o 707 e 808, depois se for mesmo preciso falar com um operador, dão-nos música que pagamos mais caro de que comprar o CD! E a ANACOM o que faz???? NADA!!!! E quem paga a ANACOM??? Nós os contribuintes….!!!!
Para quê a moderação? A responsabilidade é minha!!!!
Muito bom 😉 Obrigado.
Muito bom, não gostava nada de ouvir o aviso!
Também é possível desativar os ring dings que as outras pessoas metem, de forma a ouvir o toque normal enquanto aguardamos que atendam a chamada?
+1 🙂
Ja liguei 1278 da rede da vodafone para desactivar o aviso de portabilidade mais ainda se matam. Acho que devia ter uma opção do cliente escolher o ligar 1278 ficar logo desativado. Pesso que vodafone resolva esse processo mais rápido possível
Ajudou-me ainda 2 anos depois! Obrigado pplware, vou clicar nuns banners à toa para ver se ganham receita.
Não precisa de clicar me nada, nós ganhamos pela tua presença, ganhamos um visitante satisfeito e trabalhamos para ter visitantes satisfeitos.