Android vai ter forma de ser apagado em caso de roubo
As medidas de segurança que a Google implementou no Android conseguem já garantir uma protecção bastante elevada. Mas para complementar estas medias, a versão Open Source do Android, a AOSP, tem agora uma nova funcionalidade.
O Android terá em breve uma forma de ser bloqueado e eliminado remotamente dos dispositivos onde está a correr. Este "kill switch" será a garantia de uma protecção a 100%.
Esta nova medida de protecção está a ser criada para trazer ao Android a possibilidade de ser bloqueado remotamente pelos utilizadores, operadores ou até pela Google, sempre que um equipamento for roubado ou perdido. Com uma chamada ao Android será possível deixar o smartphone ou o tablet completamente inutilizado, sem que possa mais tarde ser recuperado e vendido.
Esta é uma medida muito pesada para ser aplicada, mas será a forma mais segura de ser conseguida a eliminação dos dados dos utilizadores e também do próprio Android. Para aplicar esta medida, serão eliminados todos os dados das partições do dispositivos, tornando-o completamente inútil e bloqueado.
A nova funcionalidade está já presente nos repositórios de desenvolvimento da mais recente versão do AOSP e poderá muito bem ser incorporada pela Google no Android N, que está ainda a ser terminado para ser lançado durante o Verão.
O "kill switch" irá muito provavelmente ser incluído nas várias ferramentas que a Google tem para monitorização, localização e controlo dos equipamentos perdidos.
Esta deverá ser uma medida a ser usada pelos utilizadores em último caso e apenas como medida de recurso para inviabilizar o equipamento. A partir do momento em que os dados são eliminados, os dispositivos ficam inutilizados. Provavelmente a Google irá desenvolver no futuro uma forma destes poderem ser recuperados.
Os níveis de segurança estão a crescer no Android e a tornarem-se mais fortes. Depois do controlo dado pelo Gestor de Dispositivos e do bloqueio de recuperação associado à última conta Google configurada, este kill switch pode ser a medida que muitos queriam para destruir de forma permanente os smartphones ou tablets roubados ou perdidos.
Este artigo tem mais de um ano
Sou fá de Android mas bem sabemos que medidas como esta e o bloqueio em caso de roubo, nunca irão funcionar em Android ao contrario de Apple, porque o sistema é todo fechado.
Vai existir sempre forma de dar a volta, já existe tantos aparelhos Android com a funcionalidade bloquear em caso de roubo e para já consegue-se fazer hard-reset praticamente a todos, existe boxs especificas para isso a venda.
Na Apple para já não existe nada simples, existe mas é muito complicado e não fica barato obriga a remover a nand reprogramar, reballing, o processo fica muito caro e ainda pouco pessoal faz isso, isto só para o bloqueio da icloud se for bloqueio de operador ainda obriga a remover mais 2 chips.
No Android existe porque assim eles querem,não tem nada de mal fazer um Hard-reset, tenho uma pessoa amiga que tem um s6 edge e esqueceu se da pass de segurança relativamente ah impressão digital,e ela precisava de aceder às fotos e vídeos que lá tem, e isso não tem como contornar para acederes,agora ela facilmente carregando em 3 botões faz um Hard reset mas ao apagar tudo não vai servir de nada, e se não existisse o hard reset ia deitar o telefone fora?, em caso de roubo bloqueias pelo imei
o bloqueio de imei apenas vai impedir o uso de redes nacionais, não vai impedir usar todas as outras funcionalidades do aparelho ou o uso de redes noutros países. Como tal é uma medida bastante mais fraca para desincentivar o roubo.
quanto ao hard-reset continua a ser possível fazer com este género protecção, a pessoa só precisa de saber a autenticação da sua conta da Apple ou Google, coisa que à partida as pessoas sabem ou deveriam guardar nalgum lado seguro já que é usada por tantos serviços no aparelho.
Até onde eu entendo o bloqueio por IMEI é mundial.
não, não é. As bases de dados de roubo são nacionais, no máximo haverá alguns acordos de partilha entre alguns países europeus, mas basta ir parar a outros países para não sofrer qualquer bloqueio de rede.
Então não é simplesmente bloqueado para depois recuperar? (em caso de misterioso aparecimento)
Kill the Nand, save the world ! ahah
Como o Windows 10 Mobile portanto… mas é bom a google ter essa essa opção, pode ser que venha o desbloqueio pela Iris, instalar software no sd card e tiles nas próximas versões.
🙂
se é como o Windows Mobile corre o risco do bloqueio só ser possível em aparelhos comprados nos EUA e relativamente novos
http://s33.postimg.org/4dx0ji5wv/Capturar.jpg
Comprado na NOS
E tocar funciona, assim como bloquear o aparelho com PIN.
😛
Apagar dados não vou experimentar 😛
O que o artigo fala é em “kill switch” e isso não é um para o Windows Phone, é outro tipo de serviço, à semelhança do Find My iPhone ou Android Device Manager.
O que seria mais equivalente para o Windows Phone ou Mobile é o “reset protection”, mas tal só existe para aparelhos nos EUA. O Android também já tinha esse género de protecção mas aparenta ter algumas debilidades, daí talvez a criação desta forma alternativa mais radical.
Isso também o Android tem, não é disso que se trata.
Já tinha isto no meu WP7.8 há mais de 4 anos..
mas isso já não existe?
São formas diferentes. O que tens hoje apaga-te apenas os dados. Esta apaga o Android do smartphone ou tablet.
‘Este “kill switch” será a garantia de uma protecção a 100%.’
Bom! Afirmação típica de fanboy. Ainda para maIs para quem a faz supostamente é da área e sabe que esse “Kill switch” ou outro não oferece uma proteção à 100%.
Não há protecções a 100%.
Android e o Recovery Mode… Format e está novo para outro utilizar. Não sou fã da Apple mas dou bastante valor ao find My iPhone. Uma vez em lost Mode só o utilizar original é que o desbloqueia.
Deveria ser como o iCloud só que de Android? Bloqueou, precisa colocar o e-mail @gmail.com. Simples. Não adianta fazer hard reset que ele fica lá pedindo o e-mail e a senha. Tem fincionado bem na Apple.
Pois, o Android finalmente chegou a 2010, yaaaayy! 😛 Duvido que o apagar ou bloquear do Android irá ter as mesmas funções que a Apple, a Google está a baldar-se para o sistema. Roubado?! Que se lixe, compre outro. Tinha dados importantes que não quer que ninguém tenha acesso? Azar.
Bem vindo a 2010.