Hackers roubam milhões de dólares das máquinas ATM em 2h
A segurança dos dados bancários é algo que se procura de forma constante. A luta constante dos bancos choca com a dos hackers que estão cada vez mais imaginativos na forma como criam os seus ataques.
Um dos mais recentes ataques foi realizado no Japão e em apenas 2 horas conseguiu retirar 12,7 milhões de dólares das máquinas ATM.
Este ataque foi realizado da forma mais tradicional possível, com os levantamentos a serem feitos directamente nas máquinas multibanco, de onde foi levantado o máximo diário possível (100.000 yens).
Recorrendo a mais de 100 pessoas, este golpe usou mais de 16.000 cartões falsos e originou mais de 14 mil movimentos nas máquinas ATM, fazendo desaparecer em apenas 2 horas a quantia de 12,7 milhões de dólares.
Ainda não existem certezas, mas a polícia japonesa desconfia que os dados usados para criar estes 16 mil cartões vieram do roubo dos dados de um banco Sul Africano.
As forças policiais japonesas e sul africanas vão trabalhar em conjunto para determinar se os dados usados para criar os cartões de crédito utilizados neste ataque foram provenientes de um banco e também para perceber de que forma foi possível que esta fuga de dados tenha acontecido.
Não é a primeira vez que os hackers usam este método e, em situações anteriores, foram exploradas falhas nos processos de geração de cartões de débito pré-pagos, usados depois nos levantamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Achei piada há dias, estava a dar o T2 num canal, e no filme foi cortada a cena do puto a sacar dinheiro no multibanco com o cartão roubado.
O cartão não era roubado, ora vê novamente o filme. E vais ver que o que digo é verdade.
Abençoados gajos!
Não tenho pena nenhuma dos bancos, como em Portugal dão milhões de prejuízo aos contribuintes, e não acontece nada a esses CEO, Diretores, gestores da treta.
+1
+1
não tens pena, mas depois somos nós que pagamos
+1
Bem sem querer utilizar nome do user, digo isto, não era de contas de outras pessoas. Não foram roubados dados de um determinado banco? Talvez se ler melhor, verifica isto. Isso sendo dinheiro de outras pessoas…. imagine se um dia vai ver a sua conta e….. depois diga isso.
Boa malha
1º Tinham de copiar os dados das contas + ter o pin de cada cartão
2º Como memorizavam tantos pins? Usaram sempre o mesmo para os 16000cartoes=
Tinham os dados dos cartões. Fizeram cartões onde introduziram o chip. Terão usado uma aplicação móvel para terem os pins dos cartões, tendo já sido encontrados mais de 5000 cartões que foram deitados para o lixo nas redondezas das máquinas dispensadoras de notas. Ao terem os pins, bastava colocar um número no cartão e o pin estava na aplicação móvel. Realizavam os 4 levantamentos permitidos, cartão fora, próximo cartão… quando terminaram, a polícia suspeita que terão saído do Japão quer por vôos quer por barco. Já existindo uma suspeita com uma casa de câmbios a ter trocado mais de 10 milhões de ienes, ás 10 da manhã de Domingo a 4 jovens malaios. Assim como uma casa de câmbios na China, onde alguém trocou mais de 50 milhões de Ienes por dólares americanos, na tarde de Domingo.
O esquema foi muito bem engendrado e dá a parecer que quem o fez conhece, muito bem, o sistema bancário. Desde o roubo da base de dados, passando pelos dados dos chips e a sua montagem, até a usarem o Japão, que difere as operações de crédito nas máquinas dispensadoras de notas, durante as manhãs de Domingo, só processando as operações e enviando os pedidos de transferência dos valores, no final do dia… quando já é noite na África do sul, só sendo verificados na manhã seguinte.
E já será a 5 vez que acontece algo semelhante no oriente. Em 2015 foi em Singapura, onde alguém terá levantado quase 5 milhões de dólares, com cartões roubados a um banco da Tailândia.
Pelo que percebi os cartões não são clones, são gerados com os dados roubados, logo, poderão ser criados com um código partilhado entre todos.
São das pessoas que mais admiro!
Porque não foste lesado, o dia que o fizerem com o teu dinheiro já cantas outra musica.
Com a idade e a experiencia de vida, associadas ao teu desenvolvimento como pessoa durante a idade adulta, irás aprender a avaliar as coisas com base em factos, em realidades, em algo que seja lógico, e essa mais madura mentalidade irá ajudar-te a pensar duas vezes antes de dizeres asneiras.
Se é para perder dinheiro, que seja com os hackers. Cada dia que passa dou mais valor a estas pessoas e só tenho pena de não saber fazer o mesmo ou pelo menos ter o conhecimento e audácia deles. Por mim podem buscar 1000€ a cada português, todos nos sentiríamos melhor e não nos sentiríamos roubados pelo estado.
Venham a Portugal por favor!
São tipo ladrões de bancos amadores que foram bem sucedidos…os profissionais gerem-nos
Se os dados dos cartões bancários foram roubados, quem ficou sem o dinheiro foram os titulares dos cartões (os clientes) e não os bancos. Os bancos vão fazer tudo para não assumir a responsabilidade.
Eles têm a responsabilidade na mesma, visto que foram os dados roubados (dados “impressos” noutro cartao), e não o cartão fisico. A culpa é do banco por não ter segurança suficiente.
Se isso chega para eles não assumirem a culpa? Sei lá.. não punhas mãos no fogo…
Concordo.
Acho que nem faz sentido o Banco tentar culpar o utilizador pelas falhas dele.
Não.
Se o cliente não estiver estado no Japão e apresentar o cartão verdadeiro em 48 horas, o banco tem de activar o seguro de crédito, para além de ter de proceder ás trocas de todos os cartões que foram usados nesta actividade.
É uma situação “comum” em sítios como o Brasil e o México, onde são feitas clonagens dos cartões em demasiados sítios. Se a pessoa já estiver fora do país quando o cartão é usado, o banco responsabiliza-se e reembolsa o cliente.
O mínimo que o banco pode fazer, afinal eles já utilizam o nosso dinheiro para fazer investimentos mensais aos quais não tem dinheiro. Agora você imagine se cada um está a sacar todo o dinheiro que tem no banco. Sabendo que a maior porcentagem das falhas de seguranças estão dentro da empresa. Incrível o quanto temos “investidores” que gostam de arriscar suas carreiras por alguns mireis…
*tiver estado