Qantas: Nome de hotspot Wi-Fi impede partida de avião
A segurança nos voos comerciais é uma das principais preocupações das entidades policiais em todo o mundo. Este é um caso muito peculiar que aconteceu com um avião da companhia aérea australiana Qantas.
Quando uma aeronave se preparava para levantar voo, soaram os sinais de alerta com um ameaçador nome de um hotspot wi-fi. Um SSID que parou um aeroporto!
O terrorismo é um dos principais temas actualmente, fazendo com que qualquer sinal que indique uma ameaça terrorista seja um possível perigo para a segurança das pessoas.
Um voo da Qantas Flight que ligava Melbourne e Perth, no passado fim de semana, foi atrasado mais de duas horas depois um passageiro se ter apercebido de um hotspot Wi-Fi com o nome “Mobile Detonation Device” e ter avisado a tripulação.
Após ser avisado, o piloto informou os passageiros da existência de um hotspot com um nome ameaçador, pedindo ao proprietário do hotspot para entregar o telemóvel de forma a esclarecer a possível ameaça. Ao fim de 30 minutos, uma vez que ninguém se tinha entregue e como o raio de alcance da rede era grande, podendo ser originária do terminal, foi dada permissão para o voo descolar, considerando tratar-se de uma partida.
The pilot said a particular passenger had gone to log on and a hotspot name has come up with one which was a scare to Qantas and passengers. After half an hour no one came forward, the Wi-Fi covered a fair distance so could've been someone in the terminal.
Declarações de um passageiro anónimo do voo QF481
Não satisfeitos com a autorização para a partida, alguns passageiros recusaram viajar e decidiram abandonar o avião, causando um novo atraso e dado o tempo necessário para retirar as malas dos passageiros desistentes.
No final, tudo não passou de uma partida, que poderia ter corrido mal para o seu autor caso tivesse sido considerado como uma ameaça à segurança dos passageiros.
Costuma personalizar o nome do seu hotspot?
Este artigo tem mais de um ano
Como se fosse difícil localizar a origem de um hotspot wifi…
Com qualquer telemóvel encontravam facilmente o brincalhão.
Então ensine-nos como é que se encontra a localização física de um hotspot móvel, porque eu não sei
Analisador de espectro
Sim, qualquer cidadão comum anda com um Analisador de espectro no bolso de trás das calças!
O pessoal que gere a infraestrutura informática do aeroporto podia facilmente ter feito a análise ou ter dito às forças de segurança presentes no aeroporto como o fazer.
Wifi-analizer, android, windows e ios. Quem nao sabe é como quem nao vê.
E so descarregar a app e correr a mesma.
http://www.inssider.com/ existe a App para Android também…
Existem N aplicações com nomes tipo “Wifi analyser” eu uso este para instalar redes wifi e localizar routers que estão escondidos.
tens tantas apps que te fazem isso, Mario…exemplo para android:
Wifi Radar: https://play.google.com/store/apps/details?id=girsas.wifiradar&hl=en
Desculpa discordar, mas não é a mesma coisa. Isso apenas mede a força do sinal wireless à medida que te moves. Não é prático andar com o telemóvel a correr o aeroporto todo à procura da origem do sinal!
Caro Mário, ilumine-nos com a sua sapiência e diga-nos lá o que para si é prático…
Concordo com a afirmação num outro post anterior onde diz que não será normal que “…cidadão comum anda com um analisador de espectro no bolso de trás das calças” (para sua info, até os há, se tiver disposto a desembolsar “à homem”: http://www.aaronia-shop.com/products/spectrum-analyzer/real-time), mas, voltando ao ponto principal, que caso não saiba, é através da força de sinal que se faz medições de distância (e obviamente detecção), portanto é ÓBVIO que este tipo de apps são a forma mais prática de se localizar emissores WIFI.
Sr. Mário, se o sinal estava disponível dentro do avião, a origem deste só podia estar no máximo a 100 metros de distância e se era criado através de um telemóvel não estava nem a 50 metros, só com equipamentos de instalação tipo antenas e extensores de rede é podemos ter cobertura em todo o aeroporto portanto estaria muito perto do avião, seria fácil de apanhar o brincalhão!
Por acaso, é muito fácil com imensas apps disponíveis! Uso isso para avaliar o ambiente de rede em minha casa (a nível de ocupação de canais)
Um nome apropriado para um hospital é “Virus”
Correção: hotspot
melhor comentário de sempre! 😉
ja uso este ha varios anos, VirusNetworkInc
Aqui na minha zona ha um idiota com o SSID: FBI Surveilance Van
Mal sabe ele que tudo o que é aplicações de WIFI MAP da play store está o SSID dele e a pass hehehe.
Mas tentou a ver se era mesmo a pass dele? É que esse nome é muito utilizado na net, devem existir mais de 100 pessoas com esse ssid. Esse e “cala-te oh urso”
Pode que ele mesmo tenha adicionado apropia rede nessas app de pass wifi, e com isso capture os dados de quem navega por ela.
E isso que ele quer…
que tu acedas la… pá te sacar os dados 🙂
“Mal sabe ele que”
Uhm, das duas, uma:
A) Tens N pessoas que muito possivelmente usam um SSID assim ou com pequenas variações, portanto uma app que te dá uma senha para um SSID assim é inutil uma vez que podia ser para qualquer rede ai no mundo fora
B) Se alguem levanta uma rede e tens essa facilidade em arranjar a senha é porque eles QUEREM que tu lá entres.
Portanto, ou ele sabe muito bem, ou nem quer saber. Agora ignorância é que não cheira.
isso e muita fixe para pregar partidas , já me diverti as custas disso depois de descobrir que alguém anda-vá gamar-me o sinal wireless
depois de te gamarem o sinal vendiam o sinal na feira da ladra?
na volta ainda o alugaram ao EI!!!
Eh! Alguém do meu prédio tinha um SSID assim: “A vizinha do 2ºE dá umas borlas”. E tinha outro assim: “Querias, seu FDP!”
Lindo. Winner. Ahhaha
esse entretanto foi mudado para “paga o que deves para teres 2ª rodada”
O meu é simplesmente Macondo.
Angolano?
slow clap
well done sir
O meu é nokia 3310 wi-fi, mas que estupidez.. agora nem liberdade de escolher o nome de um hotspot se têm.. ?? só por isso acho que vou mudar o nome para Daesh (nao os apoio de forma alguma, mas tenho o direito de por o nome que bem me apetecer)).
Há sítios e altura para as coisas. Sim, dificilmente se acreditava (pelo menos até acontecer a 1ª vez) que um dispositivo qualquer a emitir um sinal de WiFi com um SSID daqueles seria de facto um detonador, mas tendo em conta como anda o estado do mundo e estamos a falar de um avião, um pouco de senso comum…
Eu nem vou comentar isto fez-me lembrar a história do ator portugues que foi preso por ter a barba grande e porque um passageiro pensou que ele estava a ler o corão.. outra cena que foi linda.. já nem liberdade de leres o que queres tens num aeroporto.. ou seja ver os livros que levas (se for arabia saudita até convem visto que levares uma biblia é punido com pena de morte) e cortar a barba, e ver se nao estamos com uma SSID suspeita .. qual vai ser a próxima precaução que vamos precisar antes de viajar?
Hein? Com o tema do artigo em causa a pergunta, no fim, é “Costuma personalizar o nome do seu hotspot?” ?
É mesmo essa a pergunta mais interessante a fazer? É preciso ser mesmo muito obtuso…
Deixo só aqui o meu,
“Querida, mudaram-me a pass!”
Isso….ou “Tchau, querida…”
@ Luis Verdasca, na sua altíssima “desobtusação”, qual seria então a melhor pergunta, já que isto não passou de uma brincadeira por parte de um passageiro?
uma pergunta possível: “o que se deve fazer para as pessoas se tornarem mais informadas e pensarem um pouco antes de agirem?”
outra pode ser: “o que fazer para que a conversa do medo e do terrorismo que é usada para enganar os menos atentos/inteligentes deixe de funcionar?”
Não sei como podem dizer que foi uma partida, se não encontraram o dispositivo…
E sim, é relativamente fácil encontrar a source de um rogue AP…
Pinnaple
Para hoteis é do melhor
Ou para prédios com wireless
It hurts when IP, é o nome do meu 😡
VirusFound e TrojanX
O meu hotspot wifi é “KeresNetPaga” e posso dizer que já ganhei á conta disso :p
Ebola, Tifoide, PIDE, PJ…
NSA 🙂 .
O meu é “Sogra não entra” 😀
virus.exe
Boas
O meu vizinho tem “pf não alimentar passaros”
Isto é um recado para alguém do prédio que dá de comer às pombas e suja o pátio!
ABraço
O melhor SSID que já vi foi no Uruguai, numa viagem que fiz: “cambio sexo por internet”