Novo DOOM bloqueado a 60fps?
Tal como temos vindo a dar a conhecer, é já no próximo dia 13 de Maio que é lançado aquele que muitos consideram como um pioneiro dos shooters.
Numa prática que já vem sendo cada vez mais recorrente na indústria, a id Software decidiu abrir ao público uma versão beta do multiplayer para assim poder melhorá-lo mais rapidamente, mas após as primeiras impressões, parece que o jogo não corresponde às expectativas. Será que é mesmo assim?
Tal como referido aqui no Pplware , faz já mais de 10 anos que não havia uma sequela para a saga DOOM, o que fez com que os fãs do título ficassem radiantes ao saber que em 2016 iriam poder voltar a pegar na famosa BFG e erradicar demónios.
Ficaram ainda mais contentes ao saber que entre 15 e 17 de Abril de 2016, todos os interessados iriam poder participar numa versão multiplayer para testes (conhecido como Open Beta), com o intuito de ajudar a melhorar e equilibrar o jogo.
Mas nem tudo correu bem, uma vez que as primeiras informações desta beta deram a conhecer que o jogo estaria “trancado” a apenas 60 frames por segundo (FPS) e a uma resolução de 1080p, mesmo para queles que têm computadores e periféricos capazes de superar largamente os requisitos do jogo.
Mais, numa entrevista à Gamespot durante a conferência Quakecon, Marty Stratton produtor executivo do jogo afirma que a decisão de fixar o jogo a 60FPS a 1080p se deve a manter a emoção e sensação do título original.
Talvez pelas inúmeras reclamações dos fãs ou pela baixa percentagem de recomendações dos jogadores (actualmente nos 38%), a Id software decidiu não só estender o prazo da Beta mas também responder directamente ao problema dos frames e resolução, pelo Twitter de Tiago Sousa, Lead Renderer Programmer na id Software:
Happy that we announced FPS unlock officially - code team been working hard on eradicating that for #PCMASTERRACE <3
— Tiago Sousa (@idSoftwareTiago) 16 de abril de 2016
Assim sendo, parece que para já esta “crise” estará resolvida, com a promessa de que será possível obter ainda melhores prestações deste jogo no PC.
Para os que podem querer saber de a vossa máquina será capaz de correr este jogo, deixamos aqui os requisitos do jogo.
Mínimos:
CPU: Intel Core i5-2400 ou melhor / AMD FX-8320 ou melhor RAM: 8 GB RAM GPU: NVIDIA GeForce GTX 670 (2GB) ou melhor / AMD Radeon HD 7870 (2GB) ou melhor OS: Windows 7, Windows 8.1, Windows 10 (apenas versão 64-bit) Disco: até 22GB de espaço necessário
Recomendados:
CPU: Intel Core i7-3770 ou melhor / AMD FX-8350 ou melhor RAM: 8 GB RAM GPU: NVIDIA GeForce GTX 970 (4GB) ou melhor / AMD Radeon R9 290 (4GB) ou melhor OS: Windows 7, Windows 8.1, Windows 10 (apenas versão 64-bit) Disco: até 22GB de espaço necessário
E vocês, participaram na Open Beta? Se sim, o que acharam?
Pensam que guerra de frames por segundo é justificada? Deixem aqui um comentário ou visitem o grupo de Facebook, Ppplware @ Gaming.
Este artigo tem mais de um ano
Concordo com a angústia dos gamers. Os 60 fps deviam ser apenas opção mas quem tem computadores potentes, equipadas com as melhores GPU’s e CPU’s, etc, devia poder aproveitar o jogo nos 100fps. E fico impressionado como a Id Software atende às necessidades dos gamers e corresponde-lhes, tornando não o jogo da empresa, mas sim dos gamers.
Para que queres tu 100fps? Vais jogar melhor assim?
Eu como gamer e como tenho um pc potente, bloqueio os jogos a 60fps (quando tal é possível). Acho piada ás pessoas que depois têm um monitor de 60hz, se gabam que conseguem jogar jogos a 200fps e dizem que se nota uma diferença fenomenal para 60fps (ah efeito placebo…).
Nem falo do facto do ser humano “normal” não conseguir ver nada acima de 60fps por segundo, isso são tecnicalidades :p
Mas nem todos têm ecrãs de 60Hz, como o meu caso, que tenho de 144Hz e prefiro um jogo desbloqueado a mais Hz.
Além disso, o ser humano vê muito mais do que 60 fps. O ser humano não vê por frames, no entanto o processamento de imagem consegue igualar os 200 fps.
Bem, na verdade não, o “limite” (que não é limite, em teoria o cérebro conseguiria interpretar até um máximo de 300 a 1000 fps, + fps – fps, pois é o limite que o nervo optico “dispara” por segundo, dependendo das pessoas) no entanto tens o chamado efeito de “diminishing returns” e acima de 150 (+-) é completamente irrelevante quantos fps tens. Devido ao efeito de “diminishing returns” a diferença entre 15 a 60fps é bem maior do que entre 40 e 150, por exemplo.
Em suma: acima dos 144/150 fps não existe ninguém no mundo que consiga ver diferença, mesmo abaixo dos 150 poucos notam diferença.
Porque nem toda a gente é um dirty peasant, muitos de nós investimos top mullah em GPUs de > 600€ e monitores 120/144hz
Concordo. Eu também sou gamer e sinceramente acho que isto nem é tema, é perdoem-me a expressão “mariquices” de quem se quer gabar que tem uma máquina xpto. Por muito que falem e voltem a falar, está cientificamente comprovado que o olho humano (pelo menos o olho humano do comum dos mortais) tem limites, e não me venham dizer que notam uma diferença brutal do Full HD 60fps para 100fps porque seguramente não notam, é TRETA! Digo isto por experiência pessoal, e por estar cientificamente comprovado, por isso a menos que a maioria dos gamers que andam para ai a chorar com os 60fps tenham uma visão melhor que um piloto de caças, acho que mais vale falar do jogo, que da limitação a 60fps…
Na ps4 estava uma cheat
Não achei nada de especial, faz lembrar muito o quake 3 arena o que pra mim até é positivo por gostar do jogo, provavelmente irei comprar quando estiver com baixa de preço mais por uma questão de ser da geração antiga que jogou os primeiros dooms e daí ser um fâ e colecionador.
Vi um amigo meu a jogar na ps4 e ficamos os dois a pensar que o jogo parece ser uma desilusão….
Mas pode ser que a beta não mostre tudo e que tenhamos uma boa supresa.
Possuo um I5-4690k com uma GTX 970 e realmente o jogo fica cravado em 60fps, não importa o que você faça.
Tem um amigo meu que tem um Alienware Area51 com duas GTX980ti em SLI e foi a mesma coisa pra ele.
O jogo roda bem, a qualidade gráfica é razoavelmente boa e otimizada pra rodar em computadores de até algumas gerações anteriores,.
Mas não sei se foi só comigo, só que enquanto estava jogando até que aproveitei bem e me diverti com o jogo só que depois que você fecha não dá vontade de jogar novamente. Não sei se foi só pelo fato de ser beta, mas já comento que hoje em dia os jogos não prendem nossa atenção como antigamente, digo, a história, enredo te faziam ficar viciado. Hoje só temos uma coisa monótona que acaba por depender exclusivamente da qualidade gráfica pra prender nossa atenção.
Joguei também o Beta do BatttleBorn que aconteceu em simultâneo, posso dizer que os gráficos são menos realistas e a proposta do jogo prende melhor a sua atenção por ser uma espécie de FPS MOBA. Acabei perdendo o beta do Overwatch que deve ser melhor ainda, demorei pra checar meu e-mail e não vi que fui selecionado :'(
desilusão das GRANDES!!!! tanto instalei como desentalei passado minutos…. jogo muito fraco mesmo