Quick Settings – Gerir o seu Android de forma fácil
Tem sido pedido por diversos leitores para escrevermos mais sobre aplicações para o sistema operativo para dispositivos móveis da Google. E porque não gostamos de deixar esses desafios sem resposta resolvi trazer-vos uma aplicação que descobri há dias e que tenho usado de forma intensa.
O Quick Settings é uma aplicação que irá permitir que façam de forma simples a gestão das principais funções do vosso telefone, permitindo que limpem do vosso ecrã principal alguns dos widgets que por lá tenham espalhados.
Esta aplicação pode ser entendida como um conjunto de links que vos encaminham para as principais funções do vosso telefone. Ai vão poder alterar definições ou activar funções. Mas com a vantagem de terem à disposição, e para cada função, um botão que rapidamente a liga ou desliga.
Naturalmente que todas essas opções são acessíveis através do menu de opções do próprio Android, mas isso implica termos de navegar no menu de aplicações e percorrer mais 2 ou 3 menus para acedermos ao que pretendemos. Uma hipótese alternativa é encher o nosso ecrã com atalhos ou com widgets que nos permitem aceder aos mesmos locais. Com o Quick Settings temos essas opções todas concentradas numa aplicação que fica residente no menu superior do nosso Android. E tudo à distância de 3 toques no ecrã.
Por exemplo, se pretenderem ligar ou desligar uma função como Wifi ou o Bluetooth do vosso telefone basta que acedam ao Quick Settings e ai carreguem no botão correspondente.
As funcionalidades que temos disponíveis para activar/desactivar ou configurar são:
- Brilho do ecrã
- Tipo de toque do telefone (activar ou desactivar o toque e coloca em modo vibratório)
- Volume dos diferentes tipos de alertas
- Wifi
- Bluetotth
- Modo de dados (2G ou 3G)
- GPS
- Modo de avião
- Rotação de ecrã
- Sincronização de dados com a Google
- Timeout do ecrã
- Desbloqueio por padrão
Para além destas funções o Quick Settings ainda nos disponibiliza informação sobre o estado da bateria, memória do telefone e do cartão de memória e a possibilidade de tornarmos o nosso telefone numa lanterna.
Se pretendermos filtrar as funcionalidades disponíveis, até porque são muitas e nem todas são utilizadas com regularidade, é possível fazê-lo. Basta que carreguemos no botão de menu e seleccionemos a opção Costumize. Ai só temos de escolher as que queremos visíveis. As que pretendemos dispensar devem ser arrastadas para a zona "escondida". Extremamente simples e funcional.
Depois de afinarem o Quick Settings para o vosso gosto só têm de o fechar. Ele vai ficar residente na barra de topo do Android à espera que precisem dele. E quando isso acontecer, só têm de carregar nele para acederem à sua interface e ai activarem ou desactivarem o que pretendem.
Deixamos um pequeno vídeo que mostra o Quick Settings em pleno funcionamento e as suas principais funções, para que possam ver a facilidade de utilização e o prático que se pode tornar esta ferramenta.
A forma mais simples de instalarem esta aplicação é através do código QR que disponibilizamos abaixo. Apontem o vosso leitor de códigos QR e tudo o resto é simples. Caso prefiram instalá-la através do Market, basta que pesquisem por Quick Settings.
Fica então apresentada uma ferramenta que pode ser considerada como uma das obrigatórias a ter no vosso Android. Com ela vão ter a gestão do vosso telefone facilitada e todas as principais funções acessíveis de forma simples.
Artigos relacionados:
- Dropbox para Android, finalmente!
- Android WebSharing – Ligue o PC ao Telefone
- WordPress para Android e iPhone
- Dica Android: Mudar a Homepage do Browser
- Android: SMS Backup
- Android – Banca Sapo, jornais no seu telemóvel
- Lookout – O seu Smartphone sempre seguro!
Homepage: Quick Settings
Este artigo tem mais de um ano
Estes menus parecem saídos dum filme de ficção cientifica dos anos 80!
Que coisa horrível.
Cada um é como cada qual, há quem goste e quem não goste. Se não gostas tens um remédio, usa outro sistema.
por acaso ate tenho um outro smartphone, mas podia não ter. ou até podia ter um com android! nada disto invalida o meu comentário anterior. é horrível e pronto.
apenas fiz um comentário ao que vi aqui! não implica que tenha de usar um dispositivo com android ou um outro qualquer.
E há quem não goste das sombras, efeitos de água ou espelhados. Sobriedade é o que se pede!
Fran tem 1 iphone, certo ?
sim, tenho.
está uns 15/20 anos à frente do android em logica de funcionamento/design do SO/facilidade de uso.
Este android tem demasiadas coisas no ecrã, tudo em cima umas das outras. é uma falta de brio tremenda. A começar pela barra em cima com icons que ninguem sabe para que são a não ser que se và ler as instruções, até aos widgets, é tudo uma confusão só.
a isso chama-se inveja XD
E a isto dizes o que????
https://pplware.sapo.pt/informacao/android-ultrapassa-apple/
que tem isso?
sabes que isso é so nos EUA não sabes?
Sabes que a apple tem contratos com operadoras e o android é livre, não sabes?
sabes que a apple só tem 3 smartphones no mercado nao sabes? e os 3 de alto gama/preço, nao sabes?
A Apple tem um hardware feito para o sistema, o sistema em sim é uma boa treta devo-te dizer, tirando uma ou outra coisa que ainda não existe para os restantes, mas e voltando ao assunto, existe partes do IphoneOS que são um insulto ao que se chama de “OS” (sistema operativo). Mas se isso é estar 15 ou 20 anos a frente nem quero pensar daqui a 40 anos, o Symbian S40 vai passar a ser um OS tambem por essa logica…
Um sistema avaliasse pela:
-Personalização
-O que consegues fazer com ele offline, caso contrario passas a ter mais um sistema a parecer-se com o Google OS (O OS deve de ser um lapso da Google no nome)
-Capacidade em termos aplicacionais, não em numero ou disponabilidade mas sim o potencial do sistema, neste caso usabilidade, gráfica, etc…
Isso seram os 3 pontos de uma avaliação de um sistema, como base. Depois poderas falar do conjunto (que é o que interessa ao povinho), como o produto chega ao consumidor, pacotes OEM, personalizações, drivers, etc…
Por exemplo: Tu não avalias o Windows pelos drivers de PC x mas sim pela estabilidade que ele oferece, correcto?
iphoneOS não é estável?
conheces mais algum OS movel que tenha mais capacidade aplicacional do que o iphoneOS?
nao sabes do que tas a falar, ta visto.
Isso de estar a frente é discutivel.
Fran antes de mandar bitaites veja o que há no mercado para além do iPhone… Veja o HTC Desire HD que está bem á frente do smartphone da Apple… Mas já dizia o Herman, as opiniões são como as vaginas cada uma tem a sua e faz com ela o que quiser… Pelos vistos gosta muito de dar a sua… opinião, diga-se… embora que nada de informativa tem…
Quando se pretende comentar algo deve-se ao menos saber sobre o que se está a comentar… Que o Sr(a). tem um iPhone e que gosta muito dele, já toda a gente percebeu, mas se ler bem o titulo, aqui não se está a falar em nenhum produto da sua querida Apple… Estamos a falar o sistema operativo da Google chamado Android… Eu sei que ás vezes é dificil acompanhar o desenvolvimento dos SI, mas a informatica não é só a Apple que não costuma lançar mais de 10 produtos por ano…
Bem acerca do Tópico, eu costumo usar o Elixir no meu Desire HD e penso que faz um pouco mais que este para além de dar para usar como widget no ambiente de trabalho…
Sem mais,
Cumps a todos…
Eu acho um piadao quando me vêm falar da facilidade de utilizaçao dos produtos Apple, aquilo é facil de usar, se se fizer exclusivamente o básico, eu possuo smartphone android e Ipad, o Ipad é só para o basico dos básicos, acho hilariante que me falem da facilidade do ios quando até para um simples copy paste do tablet para um pc que não seja o que sincronizou com o tablet atraves do itunes é preciso pedir permissão ao papa. Eu se quiser algo pipi e para mostrar aos amigos compreendo que um iphone e etc seja apelativos, se quero ter algum work done e rapidamente digamos que o ipad ja teve para voar pela janela fora…
Fran, tu não sabes o ke dizes
O modo de funcionamento é parecido ao do Comm Manager do WinMO mas com a hipotesse de facilmente serem adicionadas funções, é isso?
Gostei! muito obrigado pela sugestão.
Concordo com o viperbruno, esta aplicação é semelhante ao gestor de comunicações do windows mobile, mas acrescenta outro tipo de funcionalidades muito interessantes que tornam esta aplicação muito mais completa do que a do windows.
Adorei o aspecto gráfico desta aplicação,porque é muito fácil de manusear com os dedos e a combinação entre o fundo preto a imitar o carbono e o verde dos ícones está espectacular e dá-lhe um certo toque de requinte.
A aplicação está boa mas falta o indicador do estado da bateria, parece-me essencial…
Existe um widget do género “battery widget” , é um pouco mais limitado mas mais simples também.
Experimenta carregar na bateria e vais ver informação útil!
É isso!! Mais posts sobre o Android é que se quer!! Há tanta coisa que uma pessoa até se perde… assim com review da pplware a malta já sabe se vale ou não a pena! Força nisso =) e obrigado pelo post!
Por acaso leu os meus feeds no Android… e quando quero “ler mais”, vejo que o pplware ainda não se dignou a oferecer aos seus leitores um theme especifico para dispositivos móveis …
Mas lá virá o tempo…
Muito bom, já estou a usar no meu tattoo
Eu acabei de receber o meu HTC Desire ( http://goo.gl/sek7 ) que ficou em primeiro, portanto, à frente do iPhone 3GS ( http://goo.gl/SdwQ ) no top 15 smartphones desse website.
A aplicação anunciada no forum já está na minha lista de downloads
Forum? Acho que te enganaste no local. Mas estás perdoado.
Obrigado Pah! 🙂
só para dizer que gostei da polka. Quanto à aplicação, já está instalada. Parece-me muito útil e vai evitar saltar de aplicação em aplicação, se bem que o meu Samsung já tem uma aplicação por icons parecida.
Boas..
Eu tenho um htc p4350 com o windows mobile 5.0, alguém sabe se o android é compatível com este telemóvel e versão??
Obrigado
também tenho um htc p4350 e gostaria de saber se é compatível?
alguem sabe?
Boas
Nao consigo descarregar esta aplicação no market não encontro, nem através do código QR dá.
Pois, eu tb não.
:/