Windows Home Server Beta – nome de código ‘Vail’
Foi esta semana lançada a primeira versão beta da segunda versão do Windows Home Server. Esta nova versão traz novidades que prometem tornar o Home Server da Microsoft uma ferramenta indispensável em qualquer casa com vários PC's ou numa empresa de tamanho médio.
Para aqueles que não conhecem o conceito de Home Server da Microsoft fica aqui uma breve explicação.
O Home Server pretende ser o ponto centrar da vossa rede doméstica ou empresarial. Tal como um servidor de uma grande empresa a correr Windows 2008, mas com o ajuste de dimensão para o tamanho da vossa rede e sem as complicações inerentes de gerir um servidor de dados.
É ali que vão colocar os backups dos vossos PC's, quer do sistema operativo quer de fotos, vídeos e outros dados. É ainda possível adicionar discos de forma fácil permitindo aumentar sem complicações a capacidade de armazenamento do vosso servidor. Será também por ele que acedem, de forma segura, aos PC's que tenham na rede.
Uma das funcionalidades que me atrai neste sistema é o automatismo que está implicito na rede gerida pelo Home Server, isto é, sempre que ligo a minha máquina à minha rede, o Home Server executa uma série de backups sem que isso interfira com o desempenho ou rotina do meu computador... nem dou por ela que tenho tudo devidamente salvaguardado.
Se fico sem o meu computador (quer seja por o ter danificado, por roubou ou perda) basta na nova máquina, configurar o meu user e repor as minhas definições e conteúdos, fielmente guardados no Home Server.
Segundo a Microsoft, esta versão, por ser uma beta, não deve ser colocada a uso como server principal e não deve substituir o que actualmente tenham em produção. Podem e devem testá-lo mas sempre num ambiente de testes.
A máquina que receber esta versão irá ser completamente apagada pelo que não são aconselhados upgrades ou actualizações a instalações de Windows (server ou não) que estejam a prestar serviço.
Os requisitos de hardware para que possam correr a versão Vail do Home Server da Microsoft são os seguintes:
- Processador x64 a 1.4 GHz
- 1 GB de RAM
- Disco com pelo menos 160 GB
Esta nova versão é já baseada no novo Windows Server 2008 R2 e as novidades mais sonantes são as seguintes:
- Capacidade de estender o streaming para fora da rede de casa ou do escritório
- Backup e reposição de vários PC's
- Configuração e utilização simplificados
- Expandida a capacidade de desenvolvimento e criação de ferramentas de costumização para parceiros
O Vail pode ser acedido pelos seguintes sistemas operativos Windows:
Windows 7
- Home Basic (x86 e x64)
- Home Premium (x86 e x64)
- Professional (x86 e x64)
- Ultimate (x86 e x64)
- Enterprise (x86 e x64)
- Starter (x86)
Windows Vista
- Home Basic com SP2(x86 e x64)
- Home Premium com SP2 (x86 e x64)
- Business com SP2 (x86 e x64)
- Ultimate com SP2 (x86 e x64)
- Enterprise com SP2 (x86 e x64)
- Starter com SP2 (x86)
Windows XP
- Home com SP3 (SP3)
- Professional com SP3
- Media Center Edition 2005 com SP3
Além da segurança, é divertido sentir que está "alguém" a tomar conta dos conteúdos das máquinas lá de casa. Quer seja dos pais ou dos filhos, tudo está devidamente identificado pelo Home Server e devidamente separado, podendo haver total confidencialidade de conteúdos e perfis existentes em disco.
Depois outro aspecto é a configuração da rede e dos computadores nela existentes, é cada vez mais simples, à medida que as versões do Home Server vão saindo. Não precisa de ser um gestor de redes para criar a sua própria rede doméstica e verá opções fantástica ao seu dispor.
Reforçamos o estatuto de beta que esta versão ainda tem e a indicação que deve apenas ser colocada um funcionamento e testes para que possam dar feedabck à Microsoft sobre o amadurecimento do produto. É isso para já que é esperado. É uma versão perfeitamente funcional mas sem qualquer garantias de estabilidade.
Iremos em breve apresentar uma análise sobre este produto, pois com a crescente população de computadores dentro de portas, torna-se essencial ter uma estrutura unificada e optimizada.
Download: Microsoft Connect
Este artigo tem mais de um ano
Mal posso esperar pelos resultados dessa análise.
Abraço.
Viva,
em termos de “streaming”, é o mesmo que o Windows Media Player certo?
Não sou muito apologista da Microsoft, mas este servidor vem colmatar um segmento muito importante. Falta saber o preço que esta versão vai custar. Mas fora isso, parece um óptimo SO.
Não colmatar nenhuma falha, já exitem versões de Servers, e bastantes… para todos os gostos e feitios
Sei que há muita gente que critica a Microsoft por tudo e por nada, que não faz a minima ideia da quantidade de produtos que eles têm disponíveis no mercado…
Mas para essa muita gente só sabem que existem umas coisas chamadas windows… que dá para por nos computadores… e os windows mobiles que dá pra por nos telefones… e alguns até já ouviram falar em ratos e teclados… 🙂
Há todo o tipo de soluções… para todas as necessidades. Até aplicações para MAC OS eles têm… 😀
As pessoas só não querem saber devido aos preços bem bem acessíveis da nossa “querida” microsoft.
Realmente como tu dizes eles devem ter solução para tudo, só não têm solução para corrigir a mer…. que fazem, e como nem se dão ao trabalho de corrigir o windows lançam novas versões do windows que é praticamente a mesma merd…. para fazer render o peixe. Eles sabem muito, metem novo look e toma lá batatas e dá cá os $$$.
E a xbox360 isso é que era, fotos e videos por streaming.
Boa tarde,
Neste momento, já me encontro a efectuar alguns testes sobre este novo Windows Home Server, e posso desde já afirmar que me parece mesmo muito prometedor em relação à versão anterior.
Acima de tudo, e considerando que se trata de uma versão beta, a estabilidade é digna de referencia.
Aconselho que quem tenha uma máquina “extra” lá em casa, dê uma vista de olhos a este sistema que pode resolver aqueles “problemas” de como estruturar o parque de sistemas lá em casa (cada vez temos mais máquinas lá por casa) e questões de segurança, streaming e recovery.
Boa Tarde,
Ele contará com configuração de Dominio ?
Boas pessoal existe uma excelente alternativa para este “Psedo” Server, (desculpa foi mais forte do eu lol).
Podem dar uma volta no http://www.clearfoundation.com, é a minha aposta quando for para a minha casinha nova…..
Podiam fazer uma review a ele..
😉
Bom fim de semana pessoal…
E Claro continuem o bom trabalho.
Eu Conheço o Home server, mas também apostei no ClearOS Enterprise Server.
Espero que o Vail não seja um Fail…
(Desculpem não resisti…)
Cumps
Muito bom. Alguma previsão quando vai sair versão final?
Isto vai ter Servidor de Email?
Ainda não li muito acerca deste produto beta, mas pela filosofia da microsoft, não deve ser.
Até hoje, eles têm produtos para servidores de email e dão pelo nome de “Exchange Server” (versões Standard e Enterprise)
E por norma o produto Exchange server necessita, como pre-requisito, do Windows Server (Standard ou Enterprise)
Isto, sendo uma versão “Home”, não deve ser suportada pelo Exchange…
E já agora, o Exchange Server, é um servidor de mail com um funcionamento/desempenho muito bom, desde que bem configurado e montado sobre uma boa estrutura.
99% das grandes empresas têm como servidor de email o Exchange Server da Microsoft. Já a ultima versão, a 2010, tem funcionalidades de conexão com centrais telefónicas (Unified Messaging) muito boas e inovadoras.
Vai aqui http://www.clearfoundation.com/Software/overview.html
e é tudo opensource sim é o antigo clarkconnect
Para mim isto é lixo autêntico, isto é provavelmente como no server 2008 e 2003 e outras porcarias da microshit deve ter um limite de utilizadores que se pode ter ligado ao server. Mas pronto é licenças para aqui e licenças para ali. Só o software sai tão ou mais caro que o servidor em si (hardware).
Para partilhar ficheiros na rede isto é ridiculo, é preciso 1Gb ram e pelo menos 160gb de disco hahahahahhahahahah que palhaçada, não conseguiram usar mais disco para isto???? lololololooololol
Comparando o que isto faz com um linux é uma parvalheira pegada e ridicula, esses tipos da microshit que se dediquem á droga que fazem melhor.
Foi só um desabafo. 😉
Claro, software com suporte não pode ser de graça.
E isto é bom para quem tem clientes com produtos microsoft (winxp, WinVista, win7)
Quando tu pagas pelo licenciamento, tens direito a suporte gratuito, isto com file server, mail server, etc…
Experimenta instalar um servidor Linux, aquilo começa a apresentar alguns erros…. a quem pedes suporte? e se precisas de resolução para ontem? e se tiveres pressão do lado da administração da tua empresa a dizer isto é para ontem ou vai tudo pra rua?
Por isso é que Microsoft é caro, porque pagas o suporte…
Tu trabalhas de graça? trabalhas para aquecer apenas? Eu acho que não… tal como o ppl da Microsoft e seus parceiros…
E se, neste caso é para casa, e não tás disposto a pagar… fazes conforme nas instalações do Windows-Client… de certeza que arranjas forma de te “oferecerem” uma licença. há tantas ofertas aih na net. 🙂
Se assim é… para kê reclamar? há que usar e abusar 🙂
Mas tu és doido ou quê??? tenho suporte de graça????? hahahahahahahhaha já o pagas-te ao comprar a licença!!!!
Sim olha vai esperando sentado que a microshit te ofereça a licença á borlix, e é porque tu queres, pq tu és diferente dos outros, deves ser amigo do Steve Balmer , lololol 😀
Eu práticamente hoje em dia já só trabalho com servers em linux, até mesmo desktops, se formos a ver bem só te estás a enganar a ti próprio 😉 e se pensares um bocadinho vais ver que tenho razão a começar a trabalhar com linux.
Saberes trabalhar com um servidor linux numa empresa só te traz vantagens a ti, porque tu é que és o suporte, és tu cobras pelo suporte de linux á empresa 😉 É ridiculo estar a ligar para uma microshit há e tal isto está a dar um erro fatal em que não percebo pq!!! A microshit é bem capaz de te dizer, isso se calhar é melhor reinstalar novamente o servidor e tu ficas na mesma 😉 e se tiveres um bocadinho de sorte o servidor é um superhipermegarapido que instalas aquilo numa hora, o que não é o caso em geral em que muitas empresas tẽm servidores pré-historicos, e eu já tive a pouca sorte de me calharem várias vezes servidores “lesmas” em que ao instalar apenas um server 2003 em que tive de fazer directas só para o instalar, isto em linux levas 25minutos ou menos garantidos.
Desculpem lá a minha ignorância… mas se tiver um servidor NAS não vai dar ao mesmo?
Crio os diferentes utilizadores, partilho as várias pastas, posso aceder via web a elas e ainda posso instalar uma serie de aplicações…
E isto tudo à borlix!
mas posso estar enganado…
sim… se o teu objectivo é simplesmente a partilha de ficheiro isso dá perfeitamente.
Mas acredito que isto tenha mais funcionalidades do que a simples partilha de ficheiros.
Deve contemplar file & print sharing, Active directory ou algo parecido mas com nome diferente, IIS, entre outros.
Para este produto, em particular, desconheço as características, mas nas outras versões de Servers da Microsoft, tem muitas outras funcionalidades e softwares opcionais bem avançadas.
Aí é que está a porcaria toda de um server em windows, por exemplo se eu quiser apenas ter um servidor para partilha de ficheiros ele por defeito já me esta a instalar por defeito a porcaria de um IIS, paint, browser de internet e uns outros milhares de porcarias não servem para nada se eu não as activar.
Eu ainda tive a coragem de o testar no vmware mas não funciona. Porque será? o meu host é de 64bits.
Mas também estou de acordo que eh bem melhor um NAS tal como o freenas.
Cumprimentos.
querem um software realmente simples, gratuito e que dá em (praticamente) todas as máquinas? Deêm uma espreitadela ao FreeNAS e até se vão “esquecer” quando foi a última vez que tiveram de configurar a máquina….
ninguem tem novidades sobre a data final deste SO?
E addons existe alguma coisa
Cumprimentos
up