PplWare Mobile

Portugal terá Internet gratuita nos centros das cidades

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Fla says:

    “Gratuita”, paga contribuinte!!

  2. int3 says:

    inb4 rogue AP.

  3. Insider says:

    Vamos todos pagar à semelhança da tarifa social de energia eléctrica…

  4. Bruno M. says:

    “Manuel Caldeira Cabral referiu também que há ainda muito trabalho ao nível da restauração e que as famílias não levam os filhos pequenos ao restaurante para “não incomodar” os outros. ”
    Esta matou-me!
    As famílias nao levam os filhos pequenos para não incomodar os outros?? Whaatt???!!!

  5. ARIZEb says:

    Braga já têm à 2 ou mais anos

    • Joao 2348 says:

      Quase todas as cidades já tem tal implementado em algum nível pelas autarquias locais (embora tipicamente à portuguesa algumas exijam registo completo! A burocracia no seu pior!)… é só meter na “meia-dúzia” que ainda não tenha, ou esteja avariado, e está feito… quase antes de terem essa “ideia”… nada como prometer algo que já está implementado em quase todo o lugar, assim ele poderia, só para dar um ar de “credibilidade”, anunciar no mês seguinte que Portugal já está coberto em quase todos os centros das cidades, ficar com os créditos, sem nunca sequer mexer uma palha ou gastar um tostão.

      É uma ideia tipo anunciar que em breve quase todas as famílias portuguesas devem poder ter pelo menos um veículo… no dia seguinte podiam anunciar o objectivo como cumprido sem nunca terem feito nada ou gasto um tostão :p

  6. Daniel says:

    Braga ja tem algum tempo e a 1 ano a trás melhoram o sinal e da sem problemas … e por isso que a minha cidade foi eleita a cidade mais feliz de Portugal .

  7. Jorge says:

    Mais wifi que porcaria
    Eu gosto de levar a minha net para todo o lado

    • Joao 2348 says:

      É só arranjar um serviço de Internet por satélite (por exemplo da SATInternet) e pode levá-la para todo o lado que tenha boa linha de vista para o céu.
      Em andamento é arranjar uma que capte 3G/ 4G e que funcione com todos os operadores (operador virtual independente) escolhendo automaticamente aquele que funcionar melhor naquela área.
      O preço pode ser um problema, mas não é de todo impossível, em especial com uma boa instalação (se for num veículo) e bom equipamento… mas, em todo o lado, é praticamente impossível.

  8. jorge says:

    Redes publicas = ataques MIDM

  9. Paulo says:

    ” boas infraestruturas” ?! A onde ?
    Arredores de Coimbra, 5Km do centro, apenas ADSL/MEO, máximo 6Mbits 🙁

    • Joao 2348 says:

      A notícia remete-se à colocação nos centros das cidades onde, geralmente, já existem tais redes públicas abertas de qualquer maneira!

      Onde só existe ADSL, pode tentar o 4G ou Internet via satélite onde poderá obter velocidades de até 22 Mbps/ 6 Mbps.

      Para a aplicação de redes públicas abertas, mesmo onde não existam ainda tais redes abertas, é fácil ao governo/ autarquias conseguir que alguma operadora (ou eles mesmos) coloquem a infra-estrutura necessária… a este tipo de entidades as operadoras não costumam dizer que não, e quando dizem os próprios tem capacidade para colocar eles mesmos, como já o fizeram muitas autarquias onde as empresas não demonstraram interesse em colocar fibra-óptica no passado.

  10. Mota says:

    Eu uso internet diáriamente.. mas isto talvez seja demais na minha opinião.

    Eu quando vou ver monumentos só tenho o smartphone para tirar fotos, não vou correr a mandar pro fb e afins.. uma pessoa perde a perceção das coisas com a internet em todo o lado.

    Em todo o caso, grátis? Nada é grátis. O hardware é grátis? Não. A eletricidade é grátis? Não.
    Paga zé povinho.

    • Joao 2348 says:

      Por gratuita entende-se que o utilizador final não pagará para aceder à rede sem fios.
      Claro que é pago pelos bolsos dos contribuintes como em tantas coisas mais, só por dizer que aqui já existe de facto a possibilidade de trazer retorno pois os turistas tenderão a gostar da ideia de poderem utilizar a Internet nas zonas históricas sem ter de pagar pelo tráfego de Internet (roaming) que tende a costumar uma fortuna! E sempre podem colocar mais umas selfies e umas fotos de onde estão…

    • JV says:

      Mota, mas para ti a internete é o facebook? E porque não pensar que isto permite acesso ao Google Maps, que permite acesso a informação sobre o monumento? Quando vais ao estrangeiro, não usas mapas para saber onde vais a seguir? Não gostas de saber mais sobre o sítio que visitas? Há vida além do Facebook

  11. Em Loures estive a montar nas últimas semanas APs da Alcatel, o objectivo deles é terem wi-fi em todos os locais onde haja atendimento ao público.

  12. Carlos says:

    Net para os da cidade e montes de aldeias por este Portugal sem saneamento com estradas cheias de buracos sem transportes públicos e sem médicos de família!! E estes cola cartazes políticos lembram-se de net no centro das cidades!!! Uau!!! Que inteligência

  13. NT says:

    E será que as operadoras vão gostar disto? Se for o zé povinho (use ou não use) a apagar ok… Agora já estou a ver muita gente a ter net à pala… Já não é o primeiro que pergunta se na loja não temos nada que “amplifique” o sinal wireless, quando aconselho o powerline… É o sinal do café de baixo…

    • Joao 2348 says:

      Se bem conhecemos o governo, vai ser necessário preencher formulários e mais formulários, activar no e-mail… se alguma vez funcionar ao fim de 2 ou 3 anos está tudo avariado, sem manutenção ou desactivado porque o governo a seguir achou que era má ideia desperdiçar dinheiro dos contribuintes com internet grátis… se querem… paguem! Utilizador pagador!
      As operadoras deviam era estar bem caladinhas, que o 4G que deveria estar em quase todo o lado (segundo a publicidade, claro), não está em quase lado algum, exceptuando nos principais centros urbanos… que estou farto de ir a vilas, aldeias e lugares sem cobertura ou com péssimo sinal, e dependendo do local tende a ser lento, em especial na rede NOS… a Vodafone com a história de limitar a 15 GB tende a ser mais rápida… já que os clientes rapidamente deixam de a conseguir usar.

  14. censo says:

    E está à vista de todos: trata-se/refere-se às crianças como meros animaizinhos de estimação, negligenciando assim a capacidade ou não que os paizinhos modernos tem de educar as mesmas.

  15. astro02 says:

    Internet free para baixar app de borla -.-

  16. Toino says:

    Sim e já agora net “grátes” nos hospitais para a malta ir ao facebook pôr likes enquanto falece à espera dum médico.
    O mundo está perdido 😐

  17. wolf says:

    Para os infelizes e idiotas só não leva os filhos para os restaurantes quem dá mais importância à opinião de desconhecidos, para os ignorantes a internet já faz parte da sociedade e cada vez mais será parte da nossa evolução pois em segundos podemos por exemplo saber a opinião de milhares de pessoas em relação a um restaurante que não conhecemos antes de entrar, ou também em vez de ver a tvi durante um internamento que no meu caso seria algo pra ficar pior podemos fazer tudo o que estiver ao alcance da internet ou simplesmente contactar pessoas que estão longe em momentos urgentes.

    • Joao 2348 says:

      Não leva os filhos ao restaurante “típico”, quem tem filhos não educados, ou que são demasiado novos para serem ainda educados… é que levar com má energia dos outros certamente não beneficia quem leva para tais locais crianças incapazes de manterem um ambiente calmo e de paz.
      Pode não querer saber da opinião dos outros, mas não se livra de levar com a má energia em cima dos outros que ficarem irritados. Se não a sente ou não quer saber, já é assunto de cada um.

      Geralmente em centros comerciais já não se coloca esse problema ou tende a ser menos problemático devido a ter um espaço maior e o barulho se diluir mais facilmente no ambiente, em especial se for um centro comercial muito frequentado.

  18. merry says:

    Há gente a passar fome caraças, abram a pestana

    • Joao 2348 says:

      O que isso tem haver com a Internet no cento da cidade? Quanto muito, se for bem utilizada, internet grátis pode ajudar precisamente tais pessoas que passam fome!

  19. Pedro says:

    Deve ser como aquelas redes à borla dos centros comercias, PT-WIFI. Mas depois vais tentar aceder e precisas de uma conta MEO, ou seja é à borla mas só para alguns.

  20. Diogo says:

    Meus senhores toda a internet em Portugal deveria ser gratuita, visto que os portugueses pagam muitos impostos e em contra partida deveriam ter serviços como à internet, saúde, educação, transportes publicos, água , luz gratuitamente.
    se calhar vão dizer que seria uma grande despesa, mas um pais com as contas em dia, com um bom crescimento econimico, exportando muito mais, importando muito menos e com muito menos corrupção, “porque acabar é impossivel” o pais e o povo estariam em muito melhores condições, com estas medidas haveria menos corrupção, menos probreza, menos desigualdade.
    E nem seria preciso impostos tão altos.

    • Joao 2348 says:

      Existem custos verdadeiros envolvidos!
      Não se trata apenas de manter o que existe, é preciso investir constantemente para melhorar a infra-estrutura e os equipamentos, e pagar a pessoas para tal.
      O que poderia ser feito é o estado português investir ele mesmo na criação das infra-estruturas (redes sem fio e fibra-óptica) e na sua melhoria contínua e depois permitir o acesso a toda a rede a um determinado custo aceitável para que as empresas privadas possam providenciar serviços sobre a estrutura base… e poderiam ainda o estado poupar visto que todas as instituições públicas poderiam estar ligadas sem custos extra envolvidos (por tanto sem pagar a privados um custo superior).
      Teria a vantagem que sendo público as pessoas teriam mais facilidade em ver na sua terriola tais infra-estruturas pois exigindo aos políticos eles lá iam forçando a coisa mesmo que não dê lucro, só para as calar (ao passo que as empresas privadas pura e simplesmente nem respondem ou dizem não e ponto final.. pois aí o lucro a curto/ médio prazo é o que interessa).

  21. Luis says:

    Prevejo:
    – Phishing
    – Rastreio de contas
    – KeyLoggers
    – etc etc…

    • Joao 2348 says:

      Verdade, mas já algum tempo que existem equipamentos capazes de detectar pontos de acesso malignos (que tentam apresentar-se como legítimos)… a questão é se alguém implementa tais equipamentos e se é dada prioridade à caça de tais criminosos por parte da policia que teria de ter equipamento apropriado para detectar o equipamento maligno.

      Por outro lado a regra é que em acessos públicos/ não confiáveis, se deve utilizar uma VPN (Rede Virtual Privada) de alguma empresa ou até por exemplo instalada na sua rede em casa ou na sua empresa.
      Nada impede que o estado português forneça tal serviço de VPN! Aqui naturalmente que o objectivo seria proteger os utilizadores legítimos (em especial turistas) de serem prejudicados por utilizadores/ equipamentos malignos.
      Depois é só uma questão de dizer às pessoas para só utilizarem as redes abertas se utilizarem a rede VPN, e podem restringir a utilização da VPN aos pontos de acesso legítimo… caso não conseguissem ligar-se podiam assumir estar a ligar-se a um ponto de acesso maligno e portanto deveriam contactar um número gratuito para informar de forma a que as autoridades policiais possa actuar de imediato se não se tratar de uma mera avaria legítima no serviço.

    • VpnIsLife says:

      “Vês”

  22. Joana says:

    A caixa de comentários é o exemplo máximo da quantidade de gente de mal com a vida, frustrados que descarregam em tudo o que se tenta fazer , para denegrir, deitar abaixo, falar em interesses e afins. Que país!!

    • Bruno M. says:

      Grande verdade…

      Isto é um conceito que já existe há muito tempo! Lá fora e mais recentemente por cá já é implementado.
      O facto de se querer internet gratuita nos centros urbanos e turísticos é bom para todos.

      Infelizmente neste país todos querem tudo e quando têm ou estão prestes a ter, ficam de mal com tudo e todos e até se opõem ao que anteriormente queriam!

      Não é de admirar que o país esteja como esteja, carregado e corrupção quando quem reclama é quem faz pior…

  23. Francisco C. says:

    O Porto tem e não é de agora.

  24. /Yolo/ says:

    Vai ser uma boa oportunidade de hackers meterem os keylogger’s e outras “ferramentas” a funcionar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.