CES 2016: Nikon mostrou a sua câmara 360º que filma em 4K
Há mudanças a decorrer que vão mudar a forma como vemos o mundo e como interagimos com ele. A realidade virtual e os vídeos de 360 graus vão alterar profundamente como produzimos e consumimos os conteúdos.
A Nikon já chegou a este mercado e a sua nova câmara, a KeyMission 360, mostra que entrou de forma firme e com armas de peso.
A KeyMission 360 foi uma das várias propostas que a Nikon apresentou na CES 2016 e vem trazer a conhecida marca para o novo mercado dos vídeos 360º.
Para obter o efeito 360 graus, a Nikon montou duas câmaras com lentes de grande angular, do mesmo estilo que as GoPro, na frente e na traseira. Estas câmaras são capazes de gravar a 4K e o combinar destes 2 vídeos, directamente na câmara, permite ter uma visão de 360 graus do ambiente circundante.
Mas esta câmara tem particularidades únicas que a vão colocar no topo das preferências dos utilizadores. A mais relevante é trazer já de raiz a capacidade de gravar vídeos em 4K.
Para além destas características de peso, que só por si mostram que a KeyMission 360 é uma câmara de topo, a Nikon criou também um produto que é robusto, resistente a choques e à água, e que tem a conectividade necessária para partilhar de imediato as criações feitas.
As especificações (prováveis) da KeyMission 360 revelam tudo o que foi dito antes:
- Vídeo 360º em 4K
- Electronic Vibration Reduction In-Camera
- À prova de choque até 2 metros
- À prova de água até 30 metros
- Conectividade Bluetooth/WiFi
- Porta HDMI
- Utiliza cartões MicroSD (a confirmar)
- Do tamanho de uma GoPro
- Disponibilidade: Primavera de 2016
- Preço: A ser anunciado
Vejam o exemplo abaixo, já filmado com a KeyMission 360, e controlem-na com o vosso teclado.
Esta é uma proposta que irá com certeza competir com as actuais ofertas que marcas como a GoPro tem no mercado. A facilidade com que será possível criar vídeos de 360 graus, numa máquina portátil e com todos os elementos necessários totalmente integrados.
A jogada da Nikon é clara e quer a sua quota de mercado nesta nova área que neste ano deverá explodir e mostrar todas as suas possibilidades.
Este artigo tem mais de um ano
Engraçado… mas há coisas que nas mãos dos consumidores não são para serem vistas. Um desgraçado ainda se vai lembrar de filmar qualquer coisa sem calças e mete no youtube em 360º e esquecesse que aquilo filma para trás.
Julgo que a câmara, como foi feita, certamente estavam a pensar nos desportos radicais. Mas acho que é uma excelente ferramenta para utilizarmos dentro dos nossos carros/motas, para o caso de precisarmos de uma prova do que aconteceu e sem precisarmos de instalar nada, colar, etc…… 🙂
Só falta mesmo é saber o preço e autonomia!
muito bom… se for o preço de uma go pro é caso para dizer… shut up take my money
Não parece 4K, parece mais uma imagem esticada para os 4K…
+1
O efeito olho de peixe esta nítido.
Os 360º são filmados em 4K. Para depois ser vista a imagem é esticada na horizontal para ficar no rácio correcto, mas o vídeo original é de 4K.
será que vai funcionar no Kubo 9.7 da Worten? ate gostava que desse
ups postei na noticia errada
Interessante sem dúvida alguma mas e a cobertura aos novos equipamentos com Windows 10 Mobile, como por exemplo o Acer Liquid Jade Primo ou o Alcatel OneTouch Fierce XL with Windows 10 Mobile?