Hackers já conseguem correr Linux na PlayStation 4
As consolas são muitas vezes os alvos preferidos de muitos hackers que as querem mudar para correr outros sistemas e para lhes retirar os bloqueios das marcas.
Se na maioria dos casos isto está já feito, a PlayStation 4 estava a apresentar-se como um objectivo difícil de ultrapassar. Mas tudo mudou agora e a PS4 já consegue correr uma versão de Linux.
Há já algum tempo que a PS4 vinha a ser alvo de "ataques" por parte dos diversos grupos que procuravam contornar os controlos que a Sony colocou. Procuravam descobrir falhas que lhes permitissem ganhar acesso a áreas mais sensíveis da consola e que depois lhes abrissem as portas para o controlo total.
Linux na PS4
Vários grupos foram conseguindo pequenas vitórias, mas sempre sem conseguirem desbloquear a PS4 de forma plena. Mas o grupo Fail0verflow conseguiu finalmente abrir a PS4 e colocar-lhe uma versão de Linux a correr, desbloqueando a consola da Sony de forma plena.
Apesar de não existir uma descrição detalhada sobre a forma como este grupo conseguiu vencer a PS4, fala-se que foi explorada uma falha que recentemente foi descoberta no WebKit, a base do browser que equipa o sistema operativo da PS4.
Com uma simples página web, desenhada para explorar a falha, foi possível congelar alguns processos do BSD, o "Linux" que corre na PS4 e ganhar o acesso necessário.
Todo o processo pode ser visto abaixo, numa demonstração realizada recentemente, onde é possível ver a nova versão do Linux a correr e também alguns passos adicionais.
Apesar de ser um passo de gigante, ainda é muito cedo para que se possa pensar em dar aos utilizadores a possibilidade de correrem as suas versões dos sistemas operativo e de jogos.
A falha foi explorada com uma versão de firmware mais antiga da PS4 e a versão mais recente corrige esta falha do WebKit. Naturalmente que vão existir outras que podem ser exploradas e que vão dar aos utilizadores a possibilidade de desbloquearem a PS4.
Com uma base cada vez mais igual aos PC's, a PlayStation 4 poderá ser explorada em breve como um simples computador pessoal e correr qualquer sistema operativo que lhe queiram colocar.
Este "pequeno" passo é um salto de gigante no que toca a desbloquear de forma permanente a PS4 e dar acesso pleno a esta consola aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
O sistema da PS4 não é Linux, é uma variante do FreeBSD
Okay? E eles correram gentoo Linux nela.
no texto davam a entender que o sistema da PS4 é linux
eu acho que seria benefício que a ps4 corresse linux e que viesse desbloqueada para o instalar, eu por exemplo se assim fosse comprava uma
Todas as minhas consolas que já tive foram pirateadas mas na ps4 não o vou fazer, gosto de jogar online e provavelmente seria banido.
Mas é um grande avanço sim senhor.
Provavelmente não és banido, e provavelmente o melhor conselho, é comprar um disco e modificar no novo Disco e não no Original :P. Queres correr a SteamOs tens um disco para isso, queres correr a Ps4 e o seu sistema, trocas de disco. Trocar de disco na ps4 é como trocar de meias xD
Se simplificarmos os Sistemas Operativos em apenas 3 (Windows, OSX, Linux/UNIX), então o FreeBSD pode ser visto como Linux, ou mais correctamente UNIX.
Não exatamente, “UNIX” é um termo utilizado para dizer que um sistema operativo é descendente do unix original e tem a certificação (exemplos: OS X e SUN OS)
UNIX-Like é utilizado para definir sistemas operativos que descendem do unix original mas que não tem a certificação e sistemas operativos que foram inspirados pelo unix mas que não partilham código nenhum com o mesmo (exemplos: FreeBSD, descende do unix mas não tem certificação e sistemas baseados em Linux que é inspirado no MINIX que é inspirado no unix original)
Linux é uma coisa UNIX é outra. FreeBSD não pode ser visto como Linux.
E se simplificarmos o mundo para preto e branco, então…
“foi possível congelar alguns processos do BSD, o Linux que corre na PS4,”
BSD não é Linux.
Claramente várias pessoas que comentaram esta noticia não leram a mesma noticia que eu.
O sistema da PS4 é BSD e os hackers conseguiram “hackear” o BSD e correr Linux. Assim tão dificil?
Claramente que tu é que não leste com atenção. O pessoal está a comentar a seguinte frase, que está errada: “foi possível congelar alguns processos do BSD, o Linux que corre na PS4”. Volto a frisar, “BSD, o Linux que corre na PS4”. No lugar de “Linux” devia estar “Unix”, no mínimo. É que se BSD fosse Linux, a notícia nem faria sentido.
Ter mais que dois parágrafos já começa a ser um texto muito longo, e dá muito trabalho lê-lo 🙂
o texto diz:
do BSD, o “Linux” que corre na PS4 e ganhar o acesso necessário
e antes não havia aspas
Quanto tempo vai demorar desta vez para a sony entrar com o FBI pela casa desta pessoa?
eu acho que seria benefício que a ps4 corresse linux e que viesse desbloqueada para o instalar, eu por exemplo se assim fosse comprava uma.
talvez esta informação possa dar mais luz àqueles que não perceberam https://fail0verflow.com/blog/2015/console-hacking-2015-liner-notes.html
Para que rodar linux no Ps4?O mais importante eles não fizeram ainda o desbloqueio………
Brutal!!!! Eu não sei pq perdem tempo os hackers a fazer isto, pq não metem o Windows a correr tb na ps4?
Façam coisas mais uteis!
Linux o que e
linux e uma porcaria de um sistema operacional de computador como tem windows,macosx tem linux também ,e um lixo rodar isso no ps4 eu acho bem melhor um desbloqueio para o Ps4!!!!!
Muito eloquente esse comentário…….
Bem referiste que linux é uma porcaria de OS em comparação ao Windows….bem pra ti que apenas usas o office serve ne…mas tens que considerar que apesar da tua opinião extremista:
o teu router em casa/emprego(se tiveres)/EmpresasMaiores usam linux
A Google usa linux, se tu usares bing tenho pena tua
Eu uso mac osx, e estou falando para que usar linux no Ps4?e muita bobeira o desbloqueio e algo muito melhor…..
Very nice.
Era só uma questão de tempo, ate porque a consola é mais um PC que consola.