6 sinais de que necessita de um PC novo
Estamos quase quase no Natal... Já deve ter feito todas as suas compras... mas talvez ainda falte mimar-se a si e, quem sabe, renovar alguma da sua tecnologia.
Está a pensar no seu computador? Pois bem, a INTEL mostra-lhe 6 sinais de que necessita de comprar um PC novo.
Vamos conhecê-los!
As dicas são deixadas pela INTEL e vai ver que, caso necessite de um PC novo, irá rever-se em muitas, senão todas, elas.
1. Está demasiado lento!
O tempo entre carregar no botão para ligar o seu computador e ele estar verdadeiramente pronto para que comece a trabalhar parece-lhe uma eternidade? Consegue fazer várias coisas nesse espaço de tempo?
Então provavelmente está na hora de considerar a compra de um equipamento mais moderno e, consequentemente, mais rápido!
2. Bloqueia constantemente...
Não deve haver nada mais irritante, neste âmbito, que estar muito bem a trabalhar no seu PC quando, do nada... ele bloqueia, comprometendo o seu trabalho e ainda mais a sua paciência.
Se o seu PC é assim... comece a ver outros novos.
3. A bateria é uma ilusão!
Sem bateria é que, de facto, nada faz no seu computador, verdade? Então analise o tempo de autonomia da bateria do seu computador e conte as vezes que consegue usufruir dele sem andar com o carregador atrás...
4. Tem que andar com ratos e teclados atrás!
Já imaginou o que seria estar comodamente ao seu computador e, de repente, o rato e/ou o teclado falharem? E se o seu PC não funcionasse de outra forma?
Os tempos modernos "exigem" soluções mais práticas e, se reconhece o seu PC neste ponto, a compra de um novo poderá ser uma solução para as dores de cabeça.
5. É significativamente pesado e nada portátil...
Se costuma transportar o seu computador e, uma das maiores queixas é o peso, começando mesmo a sentir dores musculares, fique a saber que o mercado está repleto de equipamentos a preços acessíveis, com um peso bastante simpático para o seu transporte!
6. A segurança não é das melhores!
Os equipamentos, actualmente, requerem mais medidas de segurança devido à diversidade e quase perfeição dos conteúdos maliciosos. Assim, se o seu computador está constantemente infectado e vulnerável, até porque não suporta software de protecção mais recente, para seu bem e dos seus dados, pense seriamente em adquirir um novo!
Identifica algum deste 6 sinais no seu computador?
Este artigo tem mais de um ano
Nope. O que 99% das pessoas com pcs ditos ‘lentos’ precisam é de um SSD e uma bateria nova, no caso dos portáteis. Oh, e se possível, um sistema operativo a sério (cough cough gentoo, não, pode-se configurar um sistema gentoo uma vez, e fazer updates de vez em quando; não é necessário estar sempre a fazer, portanto a manutenção é fácil) e uBlock Origin.
Eu fiz isso e a diferença não é assim tão grande, comprei um SSD sata 3, mas o portátil é sata 2, logo não usufruo de toda a velocidade do disco.
Luis a Maior vantagem de um ssd não é a velocidade, mas sim o tempo de acesso instantâneo.
Como o Nuno disse, os benefícios estão maioritariamente no tempo de acesso instantâneo, mas também no facto de, usando um sistema operativo com um sistema de ficheiros muito fraco e propenso a fragmentação (NTFS), o SSD não ser afectado por ela devido a não ser mecanizado. Claro que, metadata a mais causa ‘picos’ desnecessários no CPU de qualquer das formas, que gera alguma latência.
verdade o disco do meu portatil acer (640gb) pifou, comprei um ssd 250 gb samsung e é outra historia o arranque passou de mais de 30 segundos para pouco mais de 5 segundos, e a nivel de navegaçao na net esta 10 vezes mais rapido o resto ainda nao exprimentei mas esta brutal assim, so é pena é estarem muito caros (ssd)
1 e 2: Formatação.
3: Bateria nova
4: wtf? eu ando sempre com o rato atrás, mas é porque os touchpads não servem para produtividade!
5: Alienware.
6: Melhores antivirus e menos sites suspeitos.
Eu sei que é natal, mas isso são tudo menos razões para trocar de pc! apliquem as mesmas coisas a um carro e vejam como tenho razão 🙂
1 e 2. Se calhar se o PC for antigo a formatação não lhe vai fazer nada de especial 🙂 O próprio PC não aguenta. É disso que se trata.
3. Bateria nova, ok… e compensa?
4. Estás-te a esquecer também do teclado heheh
6. Leste onde escrevi que os PCs podem já não aguentar software recente? 🙂
Feliz Natal eheh
1. Upgrade de memoria / Disco fica sempre mais barato que uma maquina nova.
3. 40Euros comparado com comprar uma maquina nova ainda creio que compense.
4. teclados tambem nao sao propriemente assim tao caros quanto isso.
6. Se ainda houver espaco para upgrades ainda e capaz de se conseguir fazer uns milagres 🙂
Feliz natal.
Entao e se o portatil nao permitir upgrades? digamos que a board ja tem o limite de RAM que suporta?
Esses tb não devem ser antigos mas pré-histórico… na escala da informática!
eu percebi o post. a questão é que o meu pc se enquadra no 3,4 e 5. Sendo que o 3, é apenas devido aos novos computadores, o meu aguenta 2/3horas, os novos 8/10.
Ainda assim, estamos a falar de um i7 (2670qm), 8GB DDR3, 128GB SSD+750GB HDD e Nvidia 540M. Um pc com quase 4 anos, que levou upgrades mínimos e será máquina para mais uns 4 anos nas minhas mãos e acabará por ser computador para a família nessa altura.
Obrigado e igualmente, Marisa 🙂
o meu aguenta 30 min…
Estou de acordo com o Marco. Este artigo, apesar de interessante, numa época destas, parece um incentivo ao consumo. Provavelmente é legitimo que seja. Mas há rapaziada que comprou maquinas à pouco tempo e fez upgrade. O facto de ter alguns dos sinais que refere, não implica, digo eu, que precise de um PC novo.
Abraço a todos,
Frazão
Parece, mas é apenas um artigo com dicas e sinais de que realmente precisa de um Pc novo 🙂
Marisa com o ponto da bateria com o folego de um fumador compulsivo de 99 anos, estás a querer dizer-me que qualquer portatil HP está obsoleto passado mês e meio?
1 e 2: nem sempre a formatação resolve o problema. O SO e os programas mais recentes tornam o computador mais lento (a não ser que se instale software antigo e não suportado, e isso também é um sinal de que o computador é da idade da pedra). Para além disso, o desgaste de hardware, nomeadamente do disco rígido, pode levar a perdas de desempenho que não têm nada a ver com software.
3. As baterias podem não ser removíveis (especialmente relevante para portáteis modernos), o seu formato pode não ser standard, o que torna a aquisição de uma nova mais difícil ou dispendiosa (especialmente relevante para portáteis antigos).
4. Não percebi este ponto do artigo. Falhar teclados e touchpads? Nunca tal vi. Já agora, prefiro touchpads a ratos nos portáteis da Apple
5. Mais um ponto do artigo que não percebi. Os portáteis podem ser pesados por servirem de desktop replacement. Isso é o mesmo que dizer que o MacBook Air de 2008 está bom um Alienware de 2015 precisa
6. Software antigo traz mais vulnerabilidades. Se o PC é da idade da pedra, não dá para instalar software actualizado
Se o PC é antigo (nativo XP por exemplo) encava-se-lhe um Xubuntu e vamos assistir ao milagre da ressurreição. Done it oh-so-many-times .
Isso tudo, ou um linux lightweight. Só a bateria é que não há nada a fazer.
Claro que há. Agora, é claro que, para já, não há nenhuma solução que seja carregar num botão! Cada sistema é ajustado manualmente. Daí os chromebooks, baseados em gentoo, terem boa longetividade em termos de bateria.
nao percebi onde é que alienware resolve o problema do peso.
podes explicar?
alivia o peso da carteira
Menos Antivirus. Não servem para nada. Antivirus atraem vírus.
Nada como um bom upgrade, meter ssd e +memória RAM fica bem mais em contra que comprar um computador novo e de facto fica com um computador novo!
Curioso ser uma empresa a dar esse tipo de informações 😛
Mas sim, realmente são “sintomas” que se confirmam. Principalmente quando adquirimos novos conhecimentos, que requerem software mais pesado e hardware que acompanhe, como na edição de vídeo, imagem, som, etc.
Mas falta o essencial: dinheiro.
Sem dinheiro, o nosso computador velhinho fica connosco por muito mais tempo. Tanto tempo que quase lhes damos nomes…
António
disco ssd e ram.
nem mais. Só isso já vai fazer uma grande diferença
#Teorias#
E as atualizações do S.O. meterem o pc mais lento ao longo do tempo propositadamente?
Na última formatação que fiz para w7 fiquei frustrado do tempo que o S.O. demorou a procurar updates depois de instalado o SP1. Foram quase 5horas apenas para “os encontrar” e antigamente era menos de 10minutos. Teorias para forçar a comprar um pc novo/atualizar para w10?
Minha opinião e como disse:
#Teorias#
Solução para tudo… comprar um chromebook!
Isso pode ser uma solução, mas parece-me que pode acabar por ser mais um problema 🙂
Vaio de 2007(win10) o único sinal, bateria mas uma dos xinos e tá bom
E viva o consumismo…
E que tal recorrer a um técnico qualificado para resolver as questões?
Muitas têm solução e não passam necessariamente por comprar um equipamento novo.
1 e 2: Formatação e disco SSD
3: Bateria nova
4: …..
5: …..
6: Linux.
Faz bem upgrade mas a troca de monitor de CRT para LCD-LED sem LightBoost ou sem o efeito de “flicker” não é boa porque o monitor LCD com ou sem luz LED lateral tem um problema do “motion blur”. O efeito de “flicker” é necessário para reduzir ou eliminar “motion blur”.
Tenho upgrade PC com novo i7-4790K e nova placa-mãe mas fico monitor CRT 19″ e a placa gráfica GTX 780 Ti Classified para excelente “gaming” e TV emulado. 😀
7. tem dinheiro para realmente comprar um pc novo?
fazer como eu este ano….. passado 10 anos montar um pc novamente para outros 5 anos no minimo
Ok mas fazemos upgrade da placa gráfica em cada 1 a 3 anos porque a maioria das placas gráficas é avariada devido ao problema de VRAM. 😉
+1
Exactamente, aqui rola ainda um portátil com quase 6 anos CPU i5 M430, 8GB RAM, 120GB SSD + 500GB HDD, ATI Radeon 5650 1GB DDR3, e brevemente virá um upgrade para um desktop para mais uns quantos anos, 5…6 anos nos minimos
7º – Quando o pc não aguenta a actualização do Windows 10 e mesmo assim continua sempre a aparecer a mensagem para fazer o upgrade
nao há maneira nenhuma de continuar com win7 sem levar sempre com a merda da actualizaçao para win10?
Há sim !
Entre em — Painel de controlo — Programas e Funcionalidades — e na lista do lado esquerdo da tela que abriu — Ver actualizações instaladas — depois de abrir a tela aguardar um pouquinho até carregar toda a lista das actualizações que estão instaladas no computador, se for necessário ir com o botão direito do rato em cima da barra “Nome” e na caixa que se abre marcar “Redimensionar todas as colunas par caberem” depois vai escolher a actualização (KB3035583) e desinstalá-la, após o que deverá reinicializar o computador. Pronto essa já não o chateia mais…
Um abraço e boas festas para todos.
SSD e RAM fica 5*.
Se dissessem que o sinal para comprar 1 novo PC é não conseguir reproduzir vídeos por exemplo do Youtube em alta definição, ainda aceitava, e mesmo assim era preciso que não fosse possível colocar um processador que fosse suficientemente rápido na placa mãe ou uma placa gráfica… pelo menos num PC fixo, porque nos portáteis já é mais complicado ou mesmo impossível em alguns casos.
De resto é como disseram, mais memória, geralmente é fácil e barato de acrescentar, 1 disco SSD para o sistema operativo e programas e um disco normal para os dados (porque têm maior capacidade de armazenamento e são mais baratos por enquanto). As baterias dificilmente são 1 problema, porque basta irem ao ebay ou outras lojas online e podem encomendar compatíveis de marca branca… muitas vezes não terão a qualidade das originais mas duram o suficiente para serem úteis.
Claro que quem tem 1 computador que já não pode colocar processadores mais rápidos, mais memória, nem discos SSD e nem reinstalar o sistema operativo faz o mesmo ficar rápido para aquilo que precisa, talvez seja de facto boa ideia actualizar o seu sistema… mas isto deve ser verdadeiro apenas para computadores de média / baixa gama com mais de 12 anos.
Então acham que vale a pena mudar o do meu pai?
Pentium 4 – 1.5GHz
512mb de RAM
Geforce mx 100/200
40Gb de disco
Recentemente fiz um upgrade… retirei o modem e adicionei uma placa de rede 🙂
Ah.. e apaguei o anti-virus, fica muito lento, os virus atrasam menos…
Nesse caso ou lhe punha mais 512MB de ram e o windows xp ou punha logo um linux.
Já para não falar quando reinicia-se sozinho e dá ecrã azul no ecrã de boas-vindas… grr
Pois nada como formatar o pc para ele ficar rápido… Mas não vamos instalar um windows 10 num pc com 10 anos. O meu portátil ofereceram-me, tem pouco mais de 10 anos, não o vou deitar fora, nem recusar a oferta, com um disco SSD e o windows XP fica mais rápido que um computador com 2 anos e o windows 10, melhor, o que eu tenho lá não é um disco SSD, isso tenho no windows 10, o que tenho lá é um opensuse e um debian só para poder fazer o que eu quiser, caso as coisas fiquem bloqueadas, pois não o formato há muito, tenho uma pen com o puppy linux que o faz voar. Rato e teclado é sempre uma óptima opção para quando o pc não está no colo ou está a 1m de distância e bateria nunca teve, mas está perfeito. Ah, já agora, foi encontrado no lixo… tenha o vista instalado ehehehe já agora, não confiem nos conselhos de empresas, elas só querem ganhar dinheiro.
6 sinais que precisa mudar o SO…
ok a cena do rato e da bateria não são… e o rato e teclado é de preferência pessoal 🙂
O meu pc tem 12 anos e ainda funciona bem (bodhi-linux). Quando não há dinheiro, encontram-se novas soluções…não é preciso ir a correr comprar pc’s novos. Mas viva o consumismo, já ouviram falar no coltan? Pesquisem e reflitam antes de comprarem um gadget novo só por que sim.
Quando li PC, pensei: Personal Computer,, mas também poderia ser Portable Computer; realmente não tem nada a ver comigo, emnbora alguns dos sinais até poderia encontrar num Desktop. Mas felizmente o meu não tem dessas coisas. Apesar de mais de 55 mil horas de uso nestes 6 anos, só tive que trocar o disco, mas mesmo apesar de em 2013 ter tido uma onda de falhas de eletricidade aqui na localidade, nunca precisei de trocar um outro equipamento no computador. Talvez porque, para além de ser uma máquina excelente, tem o melhor sistema operativo alguma vez feito pela Microsoft: Windows XP. Por isto não trava tanto, por isso não está tão comprometido em termos de segurança, por isso não demora tanto a iniciar, etc etc etc…
Quando se usa Windows é normal ficar lento,eu já usei, até a desligar o pc ; é anti isto, anti aquilo, tudo para atrasar, carradas de aplicativos ao carregar, depois mais um aviso disto e daquilo, primeiro que se comece realmente a fazer alguma coisa: demora. Nada de instalar drives! Eu uso Linux desde 2009 e não mudo, é grátis, até os programas.
Intel core2duo 1.8Ghz, 2 gs ram