Proxmox VE 4.1: Uma solução open source para Virtualização
A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica.
No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem tanto para ambientes domésticos como para ambientes empresariais, destacando-se neste segmento empresas como a Microsoft, VMWare e Citrix.
Para quem procura uma boa solução open source a nossa sugestão vai para o novo Proxmox VE 4.1.
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
Novidades do Proxmox VE 4.1
- Baseado no Debian Jessie
- Linux Kernel 4.2.6 com LXC
- QEMU 2.4.1
- Várias melhorias e bugs corrigidos
Apesar do Proxmox VE ser uma solução mais virada para o segmento empresarial, podem facilmente experimentá-la em qualquer Desktop. O Pplware já disponibilizou aqui um tutorial que pode ajudar.
Download
Download: Proxmox VE 4.1
Este artigo tem mais de um ano
Usamos para ambiente de laboratório/desenvolvimento. Recomendo.
Honestamente ainda não experimentei Proxmox mas hei-de o fazer.
Já experimentei as 3 grandes soluções de virtualização e o que recomendo é Citrix Xen Server. Há versão gratuita e é muito mais fácil de gerir que as outras solução. No entanto, a não ser que queiram andar com workarounds manhosos e quiserem RAID, precisam mesmo de ter controladora RAID por hardware, as soluções baratas por software não funcionam.
Se tiverem uma dessas controladora básicas, podem usar Hyper-V Server, mas se não tiverem um domínio Windows na rede, é bastante complicado para conseguirem configurar uma máquina para instalar a ferramenta de gestão. Além disso, se usarem a versão 2012 R2 a máquina de gestão terá obrigatoriamente de ter Windows 8 Pro ou superior. NÃO funciona em Windows 7.
Já o Xen Center instalam em qualquer máquina, nem que seja XP Home e não precisam de domínio.
Citrix XenServer é tão bom que a própria citrix recomenda hyper-v para ambientes de produção. E hyper-v é tão bom que se uma HBA falhar perdes tudo, não mantem o estado da vm por exemplo (coisa que acontece em ambientes vmware à 800 anos). Quando se fala de virtualização lamento mas não existe nada (para já) que chegue aos calcanhares de vmware. É caro? sim se usarmos em ambiente critico, para lab o esxi free é mais que suficiente. Este proxmox parece-me interessante mas só testando podemos saber se é apto a ser usado em ambientes a sério.
Olha amigo, desconheço sua informação de que a Citrix recomenda em ambiente de produção o Hyper-V. Trabalho a mais de 4 anos com o Xenserver e não tive nenhum problema em minha rede. As últimas versões incrementaram diversos recursos que tornaram o hypervisor muito mais robusto. Já ultilizei o VMWare e gosto bastante da versão Workstation (utilizo em minha máquina para Labs), porém, se for analisado custo benefício e principalmente recursos disponíveis na aquisição de uma licença padrão, eu recomendo o Xenserver.
Referente a este hypervisor da matéria, eu irei experimentar, desconhecia essa solução.
Ó Pedro, deves andar a dormir mal. O que a Citrix recomenda é que não uses o Xen Server de borla para ambientes de produção, porque naturalmente querem vender a versão com suporte. E o Hyper-V mantém o estado das máquinas na perfeição, não sei onde foste buscar essa ideia. O ESXi gratuito parece muito bonito, mas é muito limitado em relação ao pago e para labs não é grande coisa: não podes usar com placas de rede Realtek sem andar a manipular o kernel! Para uma simples experiência básica não serve, só com hardware algo superior.
No ESXi gratuito basta instalar um pacote, não é preciso andar a martelar nada.
Digo isto porque tenho duas Realtek e até ver nunca deram problemas.
Pior foi no Proxmox, como disse no comentário anterior, primeiro que instalasse foi uma odisseia 🙂 🙂
No ESXi gratuito basta instalar um pacote, não é preciso andar a martelar nada.
Digo isto porque tenho duas Realtek e até ver nunca deram problemas.
Pior foi no Proxmox, como disse no comentário anterior, primeiro que instalasse foi uma odisseia 🙂 🙂
Como fazes isso? Quando arrancas o instalador do ESXi ele pára com erro a dizer que não detectou placa de rede compatível, nem me dá hipótese de fazer mais nada.
@Edexote:
Usei um VIB do V-Front.
Basicamente activas a possibilidade instalares pacotes externos e sacas o correcto para o chipset da tua placa:
https://vibsdepot.v-front.de/wiki/index.php/List_of_currently_available_ESXi_packages
Edexote, se calhar interpretei mal, estás a dizer que nem instala por não detetar placa e o VIB é para quando já tens instalado.
Tens duas formas, arranjas uma compatível temporariamente, ou editas o pacote de instalação do ESXi antes de instalar na máquina. Lá no V-Front também tem o utilitário para isso, aliás, acho que já tem uma imagem criada com esses drivers todos.
Já experimentei depois de teres falado dele à uns tempos atrás. Não gostei, fartou-se de dar erros num servidor HP, passei horas em fóruns, remendo aqui, remendo ali, até que cansou e meti o ESXi de novo 🙂