iPhone – Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português europeu (de Portugal) que contém cerca de 96 000 entradas Iexicais, incluindo locuções e fraseologias, e que permite a consulta de definições, com sinónimos e antónimos por acepção, subentradas e locuções. Em alguns casos é também possível consultar informação sobre a origem da palavra e a sua pronúncia.
A consulta do dicionário requer a ligação à Internet podendo ser feita com ou sem as alterações gráficas previstas pelo Acordo Ortográfico de 1990. Tal como a versão Internet do Dicionário Priberam esta aplicação para iPhone e para o iPod Touch permite consultar a palavra do dia e as palavras mais pesquisadas.
Possibilita ainda a criação de uma lista de palavras favoritas que são guardadas no dispositivo e que podem ser consultadas mesmo na ausência de uma ligação ã Internet.
[ 01 ] [ 02 ] [ 03 ] [ 04 ] [ 05 ]
O Dicionário Priberam (anteriormente conhecido como Dicionário de Língua Portuguesa On-line, ou DLPO), com mais de um milhão de páginas vistas por dia, é o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet, sendo o quinto site português mais visitado e é regularmente actualizado.
A aplicação é muito interessante de explorar, além de nos oferecer os significados das palavras que pesquisamos, abre-nos um leque gramatical muito rico. Nunca é demais conhecer o significado das palavras e com esta aplicação no iPhone bastam alguns segundos para entender o que se lê e ouve.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iPhone OS
Download: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 1.0.2
Homepage: Priberam
Este artigo tem mais de um ano
Este já cá canta no meu iPod Touch…
A pergunta inicial foi a que me deu mais gosto responder:
“Antes ou Depois do acordo ortográfico?” 😆
Antes espero 😮
Obvio! 😀
E tb para o meu iPod touch vem 🙂 só fico triste por não haver uma versão para symbian.
É muito boa esta aplicação.
De referir que também existe o Widget para o Mac OS X.
Vossemecês é que podiam dar uma mão aqui e ajudar a dinamizar a área mac 😀 que anda paradita… não há deste lado uma mão?
Tenho muito gosto, mas o problema é sempre o mesmo… falta de tempo!
Mas assim que puder, envio mais alguma coisa. 😉
Pois, como te compreendo!!!
..um modo offline apesar de ocupar espaço as vezes dava jeito
ya dava grande jeito uma versão offline, no caso do ipod..
Pois, dá muito geito. Abraço
Já que estão em produtos portugueses para smartphone …
Às vezes instalar uma app não resolve nada, é melhor usar os recursos “web browser”.
Fartei-me de instalar apps de meteorologia no iPhone, algumas pagas. (Quem é que não está farto de chuva e queria saber antecipadamente quando está bom tempo ? … Não digam nada mas é já amanhã 😀 )
Depois percebi que o melhor é ir ao site do Instituto de Meteorologia:
http://www.meteo.pt/pt/cidade10dias.jsp
P.S. Claro que há app interessantes. Gostei bastante da do post – nas palavras que têm alteração ortográfica, quer se escolha por definição antes ou depois do acordo, indica que houve alteração e qual é a outra grafia.
Fiquei confuso agora! 😀
Uma das App’s pré-instaladas é precisamente a da meteorologia, que diga-se de passagem tem uma precisão bastante boa…
As vezes dá na TV o tempo para “amanhã” e na App é capaz de dizer algo diferente, e acerta sempre.
E tem todas as cidades Portuguesas, inclusivé de Cascais para Lisboa até se nota diferença… e faz a previsão semanal 😉
A(s) app(s) têm indicado quase sempre chuva e por isso têm acertado – mas quando indicaram bom tempo para os próximos dias erraram sempre 😀
Vai valendo o Instituto de Meteorologia e as previsões a três dias (na verdade a mais de dois também não têm acertado grande coisa).
P.S. No Verão todas as previsões acertam. Agora prever um dia sem chuva nos últimos meses, para se poder combinar qualquer coisa com alguém, não há app de metereologia que preste.
Hehehe sim eu tenho algumas cidades e têm estado sempre certas, as previsões… chuva à brava 😀
Normalmente essas apps usam sempre a mesma fonte. O instituto de metereologia português seria o que tem mais obrigação de acertar.