CloudReady: Transforme qualquer PC num Chromebook
O ChromeOS foi a resposta da Google a outras empresas que insistem em ter sistemas operativos fechados e que o utilizador controla apenas em parte.
Assente no Chrome, este SO não teve o crescimento esperado, sendo sempre associado a máquinas com recursos limitados e que existisse uma forma simples de ser instalado.
Mas esses tempos estão ultrapassados e surge agora o CloudReady, uma forma simples de instalar o ChromeOS.
Com o CloudReady qualquer utilizador pode instalar o ChromeOS numa máquina, sem que tenha de passar pelo penoso processo que a Google recomenda para o seu sistema operativo.
Tudo está pronto a ser usado, com um processo simples de criação da necessária pen USB de instalação, de forma fácil e perfeitamente compreensível.
Porque normalmente o suporte para hardware é o maior problema encontrado e por essa razão as dificuldades surgem, os criadores do CloudReady tiveram o cuidado de o preparar para correr numa longa lista de hardware. Essa lista pode ser consultada neste documento.
Para apoiar neste processo, que como dissemos antes é extremamente simples, a Neverware criou um conjunto de instruções, que podem ser acompanhadas e seguidas.
Como instalar o CloudReady?
Para criar uma pen de instalação do CloudReady só precisa realizar os 3 passos que apresentamos abaixo. Depois disso é fazer uma normal instalação, arrancando de uma pen USB.
- Instale no seu Chrome o plugin Chrome Recovery Tool a partir da Chrome Web Store.
- Descarregue a versão Individual do CloudReady a partir da Neverware. Note que existem outras versões (educação e enterprise) mas estas são pagas.
- Lance a ferramenta de recuperação e siga as instruções, indicando o local para onde descarregou a imagem do CloudReady e também onde está a pen.
Depois de ter a sua pen criada, só precisa de reiniciar a máquina onde quer instalar o CloudReady. Tenha em atenção que deve ter a pen colocada no PC e que a BIOS deve estar configurada para arrancar dessa mesma drive.
O CloudReady permite que seja executado em modo Live, em que não é instalado no PC, ou através de uma instalação completa, ficando o ChromeOS instalado de forma definitiva.
Notem que esta última opção elimina todos os dados do PC e que por isso devem realizar uma cópia de segurança antes.
Enquanto os Chromebooks não chegam a portugal de forma massiva, com os seus preços reduzidos, esta é uma maneira simples e bastante simpática de reciclarem algumas das máquinas que têm lá em casa e que já não suportam de forma perfeita outros sistemas operativos.
Aproveitem e conheçam também o ChromeOS, algo que a Google irá fazer crescer e tentar que se torne padrão na indústria. Isto claro, se não levar adiante a sua ideia de o fundir com o Android.
Este artigo tem mais de um ano
Enquanto não há ChromeBooks em portugal…
Alguém já viu à venda? ChromeBooks?
Eu lembro-me de ver alguns na Fnac, Toshiba e Acer (salvo erro).
Correcção, fui ao site ver melhor e afinal é vendido na loja online mas são outros vendedores que vendem via fnac (e não a fnac que os vende).
E por que razão alguém faria isso?
Seria uma boa opção para salvarmos dados de computadores com problema de inicialização antes de formatar.Faça o boot pelo pen drive com o chrome OS modo live(sem precisar instalação) e salve os arquivos do computador com problemas em outro hd.
Não será possível ter dual boot, neste caso triplo com ainda Windows e Linux?
A Google acho que já não vai fundir o Chromeos com o Android
Aposto que tem os drivers para a impressora lá de casa comprada na semana passada 😀 à velocidade que a google muda de opinião e anuncia/elimina apps, para a semana já ninguém ouve falar disto. Mas contudo é uma boa notícia para quem não quer gastar dinheiro num OS novo da micro$oft.
Linux tem tudo isso, por exemplo o chromixium com openbox e xfce e com as apps todas do chrome mais o resto do linux ou então usar o budgie desktop com evopop themes etc etc … e dual boot claro!!
Sim é verdade… mas tendo em conta que 90% dos utilizadores de PC nem consegue instalar esta versão do Chrome OS seguindo o tutorial duvido que alguma vez que consigam instalar linux. Uma grande vantagem do chrome os é que toda a gente sabe trabalhar com ele, desde que esteja habituado ao chrome.
Portanto é para cromos
Brutal!! ahahahahh
Boa tarde,
Gostava de saber se também posso criar isso em CD/DVD ?
Parece que ainda vai haver alguma solução para um velhinho que ainda vive com “arrastadeira”.
Vou testar.
já testei um Asus e face às limitaçoes do SO, sinceramente acho que é mandar dinheiro ao lixo.
No site diz que pode ter dual boot
Que marca uso para um Magalhaes?
Não dá
Não dá boot
JA tentei o de 32 e 64bit e nada de da boot
https://www.notebookcheck.net/Google-acquires-Neverware-a-company-that-turns-old-laptops-into-Chromebook-like-devices.509882.0.html
Podem publicar este artigo, s.f.f