O Android poderá correr aplicações Windows muito em breve
Os planos de ter os diferentes sistemas operativos móveis a partilhar aplicações não é novo e tem já casos de sucesso bem conhecidos.
Mas novas ideias têm surgido e um novo passo pode estar prestes a ser dado. Em breve vamos poder ter aplicações Windows a correr directamente no Android, graças ao CrossOver e ao Wine.
Todos os utilizadores do Linux conhecem bem o Wine. Esta aplicação consegue trazer para o Linux e para o Mac as muitas aplicações Windows, que sem esta ajuda não poderiam ser executadas.
Mas a equipa que desenvolve o Wine anunciou agora que o próximo sistema a ser suportado seria o Android e que até ao final do ano o CrossOver chegaria ao sistema operativo da Google.
Se é simples e rápido ter aplicações Android a correr no Windows e até no Mac, o oposto é algo que há muitos anos era pedido e esperado, mas que apenas agora poderá ser finalmente uma realidade.
O CrossOver trará para o Android a capacidade de correr as aplicações Windows, da mesma forma que o Wine o faz para o Linux e para o OSX.
Neste momento o que está a reter a chegada do CrossOver ao mercado é a ausência de um modelo de negócio que permita aos Codeweavers, que o desenvolvem, poder mantê-lo vivo e actualizado.
Na prática o CrossOver não será a solução final que muitos esperavam. Permitirá correr algumas aplicações Windows em alguns equipamentos Android.
Estas limitações que existem resultam dos mesmos problemas que o Wine tem encontrado e que teimam em não conseguir ser ultrapassadas.
Algo que é parece estar a ser um entrave grande à maior expansão é mesmo o hardware usado. O CrossOver apenas poderá ser corrido em sistemas Android x86, que são Android equipados com processadores Intel ou AMD, o que limita e muito o acesso das plataformas a esta aplicação.
É no entanto um primeiro passo dado no sentido de trazer para o Android outras aplicações de outros ecossistemas, algo que há muito é pedido.
A Microsoft trilhou o caminho inverso e parece estar a ter uma aceitação muito grande pelos programadores. É agora a vez do Android ter o mesmo tratamento, e com o que parece ser um sucesso potencial também grande.
Este artigo tem mais de um ano
Se a google playstore chegar aos windows Phone o android já era…
O que tu disseste n faz sentido, pensa outra vez na tua frase
Eu disse que se a store do android chegar algum dia ao WP o android ja era… Apenas a minha opinião, a minha namorada tem um S5 e nem pensar em android…
Talvez ele quisesse dizer as aplicações e serviços google. De certa forma ele tem razão. Já vi várias pessoas a dizer que WP com a quantidade de apps da Google Store, não pensavam 2 vezes em trocar (lol)
Não vai chegar!
Algo tem de chegar porque a microsoft depende disso 🙂 nem que seja o project astoria e deixe os developers converter as apps android para windows super rapido. Apenas a frase dele n fez sentido dizendo que e a principal store de 1 OS mataria o proprio OS se fosse para outro OS
A Google Play Store não vai chegar ao WP.
O que poderá acontecer são apps que antes só existiam no Android, serem convertidas para o WP.
Ou seja, apps vão aparecer no WP, não a loja de app do Android.
irá chegar, sim, segundo as últimas informações da Microsoft!!!
Vamos ver
Grande confusão que para aqui vai…
O JJ já explicou melhor:
“A Google Play Store não vai chegar ao WP.
O que poderá acontecer são apps que antes só existiam no Android, serem convertidas para o WP.”
Exato
concordo.
Android’s já ia à vida….. lol
Porreiro!
Assim não há malware que escape!
Não parece-me que seja algo verdadeiramente eficaz. O desempenho dessas apps ficará muito condicionado o que não motivará uma grande nível de utilização.
Acredito que seja uma solução boa para demonstrações ou para utilizações pontuais, agora para uma utilização continua, tenho as minhas duvidas.
E o que a Microsoft fez foi criar uma ferramenta para converter as apps Android e iOS para WP, não foi para as emular.
Se as aplicações estiverem bem feitas, a lógica do programa será completamente independente da UI. Com a conversão automática/semi-automática do código, e com um pouco de esforço por parte das equipas de desenvolvimento na UI, é possível ter uma app completamente adaptada ao Windows, sem parecer um mero clone de uma app com uma UI à la iOS ou Android.
Emulando estamos a misturar designs e lógicas de funcionamento diferentes. Sinceramente não gosto de coisas emuladas. Sabe sempre a versão rasca.
Foi o que eu quis dizer!
Programas emulados nunca funcionam de forma correcta… é para desenrascar…
Eu só acrescentei algo mais ao que disseste. Nisto estamos de acordo. 😉
Se o Wine emular tão bem em Android como o faz em Linux não há aplicação que se safe…
so vai funcionar num tablet com processador intel
dispenso as apps do windows. Se eu comprei android é porque gosto do sistema do android. para min não faz sentido nenhum poder ter aplicações de sistemas diferentes
o problema é a architectura ARM, quando arranjarem drivers que funcionem ai o wine vai entrar em mais dispositivos android
No W10M já existe a Play Store(Google) –‘
Como se o Android estivesse precisando disso… rsrsr
Quem precisa disso é o Windows Phone.
ja oiço falar nisto há bastante tempo… mas era tinha conexões com o wine e assim
Já existe um port do Wine para Android com sistemas ARM, que é o ExaGear RPG:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.eltechs.erpg&hl=en