Afinal como se comparam os novos Surface face à concorrência?
A Microsoft conseguiu ontem mostrar ao mundo que ainda é uma marca a ter em conta e que as suas novas ofertas são algo de fantástico no mundo da tecnologia.
Assim que foram conhecidos os novos Surface Pro 4 e o Surface Book, as comparações com o que concorrência oferece foram imediatos, tentando encaixá-los numa categoria.
Mas afinal, como se comparam estes novos Surfaces ao que já existe no mercado, disponível pelas marcas de referência? Vamos descobrir.
Tanto o novo Surface Pro 4 como o Surface Book são máquinas que a Microsoft criou para atingirem mercados muito específicos e para lutarem de forma directa ou com o que a concorrência tinha já disponível ou com o que entretanto lançou.
Os mais directos adversários, por razões de marketing e de tradição de marca, são óbvios. A Apple será a empresa com quem a Microsoft quererá competir e que tem máquinas para comparação directa.
É provável que a Microsoft, que não é por tradição uma marca que tenha presença no mercado dos laptops e outros dispositivos similares, tenha percebido que este mercado está a mudar e que procura agora equipamentos de referência, que conseguem dar aos utilizadores outras garantias e até um nível de satisfação mais elevado.
Um dos elementos mais marcantes destes novos equipamentos, e não apenas dos da Microsoft, é o preço. A exclusividade está presente e isso tem um custo óbvio que as marcas fazem questão de reflectir no valor a pagar.
Mas existe ainda o factor inovação, também ele importante e de peso no momento da escolha de um equipamento. Como se pôde ver ontem, as novidades da Microsoft não assentam apenas em hardware potente, têm também alguns pormenores de inovação.
A comparação entre máquinas é por isso algo natural de acontecer, com cada uma das "facções" a apresentar os argumentos positivos que se destacam na sua escolha.
Dos vários factores presentes nesta comparação, a Microsoft acaba por ter alguns em que se destaca, fruto de ter chegado ao mercado com os seus novos equipamentos e ter também criado escola na linha dos portáteis híbridos, palco onde a Apple ainda não resolveu investir de forma directa e intensa.
Para além da modularidade dos Surfaces, existe ainda a utilização de um sistema operativo de desktop, criado de raiz para este tipo de equipamentos, o que os permite substituir de forma directa qualquer outro portátil. Isto é algo que a Apple ainda não consegue fazer.
Com dois equipamentos que são verdadeiros híbridos, mesmo no caso do Surface Book, a Microsoft consegue ter disponíveis máquinas mais versáteis e mais modulares, o que é actualmente uma vantagem efectiva, face ao que os consumidores estão a escolher.
Surface Pro 4 | Surface Pro 3 | Surface Book | Macbook Air | iPad Pro | MacBook Pro | |
Ecrã | 12.3'' | 12'' | 13.5'' | 13.3'' | 12.9'' | 13.3'' |
Resolução | 2736 x 1824 | 2160 x 1440 | 3000 x 2000 | 1440 x 900 | 2732 x 2048 | 2560 x 1600 |
Processador | Intel Core M3, i5, or i7 (Skylake) | Intel Core i3 (1.5GHz), Core i5 (1.9GHz), Core i7 (1.7GHz) | Intel Core i5 or i7 (Skylake) | Intel Core i5 or Core i7 (5250U, 5650U) | A9X | Intel Core i5 or Core i7 (5257U, 5287U, 5557U) |
RAM | 4GB, 8GB, 16GB | 4GB, 8GB | 8GB, 16GB | 8GB | Não disponível | 8GB, 16GB |
Armazenamento | 128GB, 256GB, 512GB, 1TB | 64GB, 128GB, 256GB, 512GB | 128GB, 256GB, 512GB, 1TB | 128GB, 256GB, 512GB | 32GB, 128GB | 128GB, 256GB, 512GB, 1TB |
Câmara Frontal | 5 MPx | 5 MPx | 5 MPx | 720p | 1.2 MPx | 720p |
Câmara Traseira | 8 MPx | 5 MPx | 8 MPx | N / A | 8 MPx | N / A |
Peso | 0,766kg | 0,798kg | 1,515kg | 1,342kg | 0,712kg | 1,579kg |
Dimensões (cm) | 29.2 x 20.1 x 0.8 | 29.2 x 20.1 x 0.9
|
31.2 x 23.2 x 2.3 | 32.5 x 22.7 x 1.7 | 30.5 x 22 x 0.7 | 31.4 x 21.9 x 1,8 |
Preço base | $899 | $799 | $1,499 | $999 | $799 | $1,299 |
Caneta/teclado | Caneta e teclado removível opcional | Caneta e teclado removível opcional | Teclado destacável | Teclado integrado | Caneta e teclado opcionais | Teclado integrado
|
As novas ofertas estão apresentadas pela Microsoft e o mercado volta a agitar-se, por culpa do que foi apresentado ontem.
Estas são máquinas que redefinem os padrões da indústria e que criam a necessidade de evolução por parte da concorrência, que está agora obrigada a dar um passo ainda mais à frente.
A comparação directa dos novos Surfaces com os mais que óbvios concorrentes mostra que a aposta da Microsoft foi certeira e que estes vão ser dois casos de sucesso.
Este artigo tem mais de um ano
A enorme vantagem dos 2 surface apresentados, para além da beleza ímpar demonstrada pelo surface book, e como é referido no artigo, ambos os surface fazem de tablet puro ou funcionam como um normal portátil, mas com touch. Coisa que a Apple ainda não lançou no mercado!
No ecosistema Apple, os utilizadores precisam de um ipad para fazer de agenda, verem o mail, fazer algum trabalho leve, mas precisam de outro terminal para trabalhar a sério. Os surface fazem isso tudo com 1 só equipamento!!!!!!
Uma excelente aposta e que vai marcar o mundo tecnológico, não tenho nenhuma dúvida!
Os fanboys da Apple não podem comparar directamente o MBP com o Surface Book, porque o primeiro não tem touch! Têem de acrescentar o preço de um ipad e depois já vislumbram alguma coisa da comparação que fazem, para além da inovação demonstrada pela Microsoft, que tem custos, como é evidente!
Para além de não ter touch, tem uma “stylus” fantastica que nem para apagar serve.
A da Microsoft é mesmo fantástica, sem dúvida…
Tem inclinação?
Pressão + inclinação?
Não, pois não?
Dá para usar os dedos e a caneta ao mesmo tempo?
Pois!
Claro que dá para usar a caneta e os dedos ao mesmo tempo, já no Surface Pro original dava para fazer isso.
Mas sabes uma coisa que a Surface Pen tem que o Apple Pencil não tem?
Está incluído no preço do Surface Pro.
No iPad Pro são mais 99 mocas.
Não está incluída no preço do Surface Pro…
FAIL
Não tem inclinação => não dá para as artes…
Loooool desde o primeiro Surface Pro (que ainda é o que eu uso) a Pen vem incluída e funciona ao mesmo tempo com os dedos! E Surpresa “dá para as artes!!” LOOOL
Não, não dá…
Não dá é para alguns “artistas”.
Ó BB, estás a dizer que é impossível um designer usar uma caneta em que a inclinação não é importante?
Hmmm…
https://en.wikipedia.org/wiki/Ballpoint_pen
Ah, e para de fumar essas coisas maradas, porque TODOS OS SURFACE PRO INCLUEM A SURFACE PEN NO PREÇO.
Ou então partilha a cena com a malta, também é uma opção!
Os artistas usam canetas para ilustrar?
Pensei que usavam lápis, carvões, pinceis, etc…
Afinal, não! É uma BIC!
Enfim…
Ó BB, os artistas desenham com o que bem entenderem, há os que usam lápis, os que usam pincéis, há os que usam esferográficas Bic, há-os para todos os gostos, tamanhos e feitios.
Mas, e isso é que tu não percebes, nem só artistas usam canetas, também engenheiros as usam em aplicações de CAD/CAM, etc., etc.
Sabes o que algumas pessoas também fazem com canetas? Usam-nas para escrever.
Eu percebo porque é tu insistes em limitar o uso da caneta a artistas, foi praticamente a único uso que a Apple mostrou para o Apple Pencil, e se houve coisa que não se viu foi ninguém a usá-lo para escrever, e, já agora, nem a Apple falou em reconhecimento ótico de escrita, por isso tu finges que ninguém usa canetas para essas outras coisas todas.
Só que estás enganado.
Aliás, para o ano quando a Apple lançar o Pencil 2 que vai dar para fazer isso tudo, vais estar aqui a gabar tudo isso.
não é stylus, é um lápis – o que torna o facto de não ter borracha ainda mais parvo!! 😀
Que estupidez é essa de borracha?
É um computador, tem uma coisa chamada “undo”, que é 100x mais rápida e mais prática que usar “borracha”.
É sim, é um lápis, para desenhar, é muito superior à caneta dos Surface.
Fartei-me de rir quando disseram isso na apresentação 😀
@Rui: Quando, um dia, trabalhares com stylus irás reparar que apagar não é o mesmo que “undo”. A função eraser e botões cofiguráveis são uma mais valia de uma boa stylus.
Se não queres olhar para a pen da MS, tudo bem. Vai ver as pens da Wacom e depois volta.
E não, a julgar pelas reviews, o lápis da Apple não é superior ao da MS (e muito menos quando comparado com a nova pen do Surface 4).
A julgar pelas reviews, o lápis da Apple é simplesmente perfeito…
Não há reviews para o lápis, porque não saiu!
É completamente superior ao da MS, o da MS não tem tilt, o da Apple tem… que interessa a borracha, se toda a gente usa o mesmo: undo!
Como é que fazes undo numa ação feita há 200 pinceladas atrás?
Não fazes ideia do que estás a falar.
@Baptista Batos
Nenhum dos productos está à venda, mas tu já chegaste à conclusão que o da Apple é superior porque … é da Apple. Nem sequer sabemos se a pen do Surface Pro 4 suporta ou não tilt.
“que interessa a borracha, se toda a gente usa o mesmo: undo!”
LOL, esta foi a piada do século. Estás-me a dizer que não sabes qual a diferença entre usar uma borracha num programa de desenho e fazer undo a uma acção?
Sabe-se que a pen da MS não suporta tilt.
Para quê borracha? Para ter mais problemas? Undo!
https://www.periscope.tv/JeffRanjo/1MYxNbDOwnZxw
Deixa de ser teimoso. Apagar e undo são duas acções com finalidades dispares. Um é para desfazer uma acção, o outro é para apagar parte do desenho. Mas pronto, a totalidade dos fabricantes de canetas estão errados porque todos eles offerecem uma função de apagar, e a apple que ainda nem sequer lançou a sua primeira caneta está certa.
Quanto ao tilt da caneta do surface pro 4, não foi confirmado ou negado. Existe muita coisa que não sabemos. Nem sabemos quais são os processadores.
E se quiser apagar algo que já fiz há 100 passos atrás? Faço 100 undos?
Realmente é muito mais prático, assim até faço exercicio nos dedos….
Ó Rui, filho, onde foste buscar a ideia que nas apps do Surface Pro não dá para fazer undo?
Apagar com a “borracha” é uma função diferente.
Supõe que estás a desenhar qualquer coisa mas fazes uma linha um bocadinho grande demais. Só precisas apagar o bocadinho que está a mais. Se fizeres undo, a linha vai toda à vida, e não é isso que queres. Com a “borracha” podes apagar só o bocadinho que está a mais.
Percebes a diferença agora?
E não se pode carregar na borracha e apagar?
Enfim…
Na Micorosft não tem é o mais important: tilt sensitivity.
Dá para carregar num botão e usar a borracha? Dá.
Dá para carregar num botão e ter tilt sensitivity? Não dá!
“A comparação directa dos novos Surfaces com os mais que óbvios concorrentes mostra que a aposta da Microsoft foi certeira e que estes vão ser dois casos de sucesso.”
Sem qualquer margem para dúvida!
A Microsoft vai vender mais Surfaces que a Apple vai vender MacBooks e iPads!
Daqui a 1 ano vais ter novidades fantásticas da Apple, que já estou a desvendar mais a baixo 🙂
Daqui a 3 meses, quero ver as vendas desta maravilha!
Daqui a quase um mês não vais ver nada, porque só no fim do mês vai começar a ser vendido e apenas alguns mercados. Até aparecer em todos os mercados e estar com stocks em todo o lado (talvez daqui a meio ano), nessa altura conversamos!
ja encomndei o meu surface pro 16gb de ram 256gb i7
Estás enganado, ambos tem Sistemas Operativos diferentes, o problema da Microsoft não é a qualidade do produto em si, tanto nestes laptops como nos telemoveis é soberba a qualidade, o problema é o Sistema Operativo Windows 10.
Vai concorrer sim com outras marcas, e tenho a certeza que high-end vai ganhar aos concorrente Toshiba, Asus, etc… esses sim são os concorrêntes.
A Microsoft cria produtos sub-pares, como o Windows, e mente aos seus consumidores, como dizer que o SB é 2x mais rápido que o MacBook Pro.
A Apple só bota para o mercado produtos que realmente são os melhores do Mundo, e nunca mentiu a ninguém.
O Sistema Operativo Windows 10, já tinha idade para ser tão bom como o OS X… não é.
Isso deves ter razão que o iPad Pro consegue ser muito mais rápido que o surface. E todos sabem que o surface roubou o cpu a Apple
Hein?
O Surface Pro tem um Core M… não é i5!
O iPad Pro terá à vontade 8000 no geekbench, assasina o Surface Pro!
O surface Pro tem i3, i5 ou i7
Core M tem o MacBook e nao o surface Pro mas já sei que o iPad Pro é a melhor invenção a seguir ás pastilhas Gorila
Mas por acaso sabes quais são os processadores usados no Surface Book para comparares com o i7-5557U e dizer que a Microsoft mentiu? Bem me parecia. Existem pessoas cegas, mas tu bates todos os recordes.
Isto há pessoas com nem dá para conversar esta é a única forma de os calar 😀
Com Lunáticos não de discute, brinca-se, ao menos dá para rir um pouco, basta ver os comentários neste e outros artigos 😀
Que este é um dos que defende a pé juntos que iPads e companhia são mais rápidos versáteis e completos que qualquer PC. E estão convencidos que processadores e gráficas com computadores Apple são deveras superiores que os PCs.
Pode ser que um dia descubram que desde CPUs, a Discos a memorias a gráficas e afins é tudo igual aos PCs. Devem ter lido um artigo na exame informática e agora são prós em coisas.
Epá, se és um gajo tão versado na área, também sabes que os produtos têm diferentes qualidades, duas motherboards são diferentes consoante a qualidade dos produtos.
Tens bons e tens menos bons, e a diferença, é o que tu pagas! Tu se calhar não, porque se o nome é o mesmo, é tudo igual né?
Não falei de boards em lado. Falei do que é igual aos pc. E as boards são diferentes como é óbvio nem num pc as boards são iguais e qualidade também. E por qualquer razão os laptops em norma são mais estáveis que os desktops.
Quem entende alguma coisa disto sabe que facilmente coloca-se um pc com cpu inferior muito mais rápido que um cpu topo de gama.
Mas não falta aí é malta inteligente comparar máquinas de 400€ com máquinas de 2000€.
E não venham com as tretas que a Apple faz milagres porque está exactamente ao mesmo nível que um um bom pc.
Teorias que o processador é não sei o quê que a gráfica é muito superior não fazem sentido que é tudo igual a um pc com pequenos ajustes.
Neste caso surface é mais rápido porque deve ter um cpu e gráfica superior. Se a Apple lançar um laptop com o meu hardware as diferenças vão ser mínimas.
QUem é que falou de processadores?
Nao sendo fanboy da Apple (nao tenho nem gosto dos produtos deles) acho essa afirmação ridiculamente optimista.
Se a MS conseguir vender um quarto do volume de MBP, já pode ser considerado um sucesso.
Ele está a gozar. Só vê Apple à frente.
A Apple foi sem dúvida o grande motor impulsionador deste segmento de mercado, mas corre agora atrás da concorrente Microsoft.
grande motor impulsionador deste segmento XDDD
Qual mercado? Dos híbridos? A Apple tem híbridos??!!!!!
Tem qual é o modelo?
Eu ouvi por aí que ia lançar um carro… É a isso que te referes?
Deve estar a falar do botcamp 😀
Só se te referes aos tablets, porque neste segmento dos convertíveis, a Apple não tem um único produto e é a única grande marca nesta situação.
Todos os outros fabricantes têm: Microsoft (Surface), HP (Spectre), Lenovo (Yoga), Asus (Transformer), Samsung (Ativ), etc etc.
ps: excelente comparativo
Gostei do pormenor magnético da caneta no surface 4. Alguém sabe se será possível utilizar uma dessas com o Surface 3?
Não percebo onde esta a inovação da caneta, o meu surface pro 1 ja faz isso, exatamente da mm forma 🙂
Não é nada a mesma coisa. No Surface Pro original (e no 2) a caneta tem uma patilha magnética que encaixa onde se liga o carregador.
No Surface Pro 4 *toda* a caneta é magnética e prende-se em qualquer dos lados do Surface, sem ter de bloquear o acesso a nada.
A minha opinião é de que o Surface Book não tem rival porque pura e simplesmente não existe o que mais se assemelha apenas no hardware será o Macbook Pro e mesmo este fica atrás do excelente produto que a MS lançou.
Numa palavra, abada, a Apple nem viu de onde veio esta.
http://i.imgur.com/K85QK10.jpg
É agora!!!
Não estejas triste, pode ser que daqui a 1 ano a Apple faça algo inovador como, presta bem atenção:
– IOS 10.0
– Iphone 7
– Macbook Air x.0
– Ipad x.0
Vais ficar radiante com tantas novidades que nunca o mundo viu!!!!!!
Tanta azia… já te passou a euforia das revoluções da Apple, uma pen e um ecrã que vibra?
É isso tudo…
E isto?
Um portátil com um ecrã que sai?
Sim há quem goste de entrar mas isso são gostos
Não, um tablet com um teclado que entra… que dá uma abada ao almighty MacBook pro (não é ao air!).
Dá uma abada?
Estão agora a discutir que a Microsoft anda a enganar! Como sempre!
Preço por preço, o MacBook Pro é SEMPRE mais rápido, com melhores specs.
Eles fizeram batota, e compraram o topo de gama, com o macbook mais barato!
Aldrabões!
Melhor specs em que? Podes mostrar qual é a spec do Macbook que é superior ou isso é porque sim?
Os efeitos ja se estão a sentir. Aumento do Windows phone nos principais países da união europeia.
http://wmpoweruser.com/windows-phone-grows-in-france-germany-and-australia-says-kantar/
Este user será o Benchmark iphone a render-se ao Surface! 😀
A única coisa evidente nesse link, é que % android desceu, e % Apple + MS subiu.
Copia descara dos macbooks… Nada de novo!!!
ahahahahahahahah…
Relembro-te de uma coisa, quando o Surface saiu com a capa teclado, os fan boys da Apple, diziam:
“Que estupidez de ideia, não faz sentido nenhum”
Quando a Apple IMITOU a Microsoft lançando um teclado idêntico:
“Magnifico, brilhante, muito à frente, revolucionários!!!”
Por outro lado, digo-te, se há algo que funciona bem na concorrência, pq fazer diferente? Podendo reutilizar as mesmas ideias introduzindo ao mesmo tempo inovações, que foi o caso do Surface Book.
sim, só com a diferença de poder ser utilizado como um tablet…
Qual dos macbooks é que tem um ecrã destacável e autónomo?
Qual o Mac que tem sequer um ecrã táctil?
Ridículos, estes fanboys Apple. A Apple que raramente inova realmente, é tudo super inovador e magnífico. Os outros fazem alguma coisa realmente melhor que a Apple e inovadora, dizem “nada de novo”.
É como o PCP, são tudo vitorias…
Obrigado amigo…com esse comentário melhoraste o meu dia!! Dei tantas gargalhadas que até fiquei com soluços…espero que passem até à hora do jantar!!
#soluços
Hoje em dia a questão não é quem copia o quê e a quem, mas sim quem apresenta mais e melhor.
A MS entrou no mercado dos tablet com uma filosofia um pouco diferente dos restantes, o que sempre quiseram foi substituir o vulgar laptop, e em muitos casos o desktop de trabalho, por um só dispositivo mais pequeno e mais simples, por isso é que eles falam sempre na convergência. A nova iteração do Windows Phone e este novo Surface Book são mais um passo nesse sentido. (Sinceramente estou curioso de ver a Display Dock a funcionar e ver como é que o Windows/Smartphone se comporta…)
Podemos dizer que é parecido, que se inspira no trabalho no trabalho da Apple, vá ate´que “pela emprestado” algumas ideias, mas no fim este é um produto um pouco diferente.
Talvez daqui a 1 ano quando a Apple apresentar o iPad Book ou o MacBook Pad seja a maior revolução de todos os tempos no mundo tecnológico…
“Talvez daqui a 1 ano quando a Apple apresentar o iPad Book ou o MacBook Pad seja a maior revolução de todos os tempos no mundo tecnológico…”
Para a Apple lançar um híbrido tem de mudar, e muito, o OSx para torná-lo touch.
Actualmente, e com a saída do El Capitain, é fácil de se perceber que a Apple ainda não “mexeu uma palha” para mudar o OSx – claro que há sempre a hipótese da Apple estar a trabalhar num OSx touch e não deixar sair nada para fora e provocar um grande “wow” para o ano.
Lançar produtos tipo ipad pro é vender gato por lebre.
Se eles lançarem para o ano um osx touch ja vão tarde.. Nao é nenhuma novidade. Mas claro, os fanáticos vão achar inovador, e o melhor de sempre.
Que é que interessa a “novidade”?
Existem Apps “touch” para Windows? A verdade é que ainda se faz tudo como antigamente…
não sou fa nem de uma nem de outra marca, mas, o osx, desde o lion(?) que tem o launchpad que mostra as apps instalada como icons, ou seja, como se fosse o ios. Com isso, não fica já a funcionar igual ao windows (em tablet mode)? ou seja, facilidade de acesso a aplicações e bla bla, e trabalhar depois normalmente?
Eles não sabem do que falam…
As Apps do iOS correm perfeitamente no OS X, e não estou a falar de emuladores, estou a falar directamente em x64.
WOW podes utilizar Apps iOS com teclado e Rato, que coisa muito á frente.
qual foi a parte do artigo que nao percebeste? ja estamos habituados a que a apple seja copiada por antecipacao…ou seja, os outros fazem primeiro, mas sao copias de productos apple (que ainda nao existem)…hehehe
Não digas disparates!
Tem teclado e ecran, confere
ipad pro? cópia de?
mas não vem com caneta… é um lápis que compras à parte…
A caneta é pormenor irrelevante… Alem disso o posicionamento é bastante dúbio. Porque se é para ser utilizado como um tablet esta la o Surface 4. Quanto a mim é uma tentativa falhada de concorrer com o macbook.
A juntar a tudo isto o maravilhoso W10 que nos expia ate ao tutano…
Com a vantagem que o touchscreen do MacBook é muito superior e o modo tablet nem se fala
Este comentário fez-me rir e muito!! E que estava a pensar exatamente na mesma coisa! Quando as pessoas falam mas nem sabem o que dizem, merecem respostas simples mas boas! +1
Surface = cópia de iPad.
ahahahahahah
Especialmente o S.O de desktop e o modo de “Laptop”
Não sei se é do conhecimento, mas o iPad não foi o primeiro tablet. Existiam tablets com Windows e mesmo com Android antes da Apple lançar o iPad.
“A Microsoft conseguiu ontem mostrar ao mundo que ainda é uma marca a ter em conta e que as suas novas ofertas são algo de fantástico no mundo da tecnologia.”
WHAT? não percebi, “ainda é uma marca a ter em conta”.. tinha deixado de ser uma marca em conta? what..?
a mim parece me mais os resultados finais do caminho que a microsoft traçou para seu futuro quando lançou os primeiros dispositivos com windows 8, os hibridos.. e agora não são só os surfaces que sao hibridos, sao os lumia tambem.. mas adiante
concorrência? mas onde? apple, google?
ainda nem à um mês saiu o ipad pro, que de “pro”, bom.. e a microsoft que já estava nisto à anos, só aumentou mais a vantagem e gerações entre produtos e conceito..
Concorrência, a serio? Concorrência??? Não… os surface superam em tudo!
mas é claro que muitos fanboys pela 1ª vez vão dar a desculpa do preço, a diferença é que uns são hibridos e os outros não.. e o mais perto de ter um híbrido na concorrência é um macbook + ipadpro
então como é óbvio desde o conceito até mesmo aos specs, a microsoft está a anos de luz de qualquer concorrência.. mas vale a apple comprar o ubuntu, ah pois, é opensource.. FAIL
A microsoft não está a anos luz de nada, visto que o que eles apresentaram, já existia antes, como vários já disseram.
E falta saber se é um produto que compensa monetariamente (tanto para a empresa, como para o utilizador).
Outra coisa a parte, coisa que preso nos portáteis, é quando a tampa fecha, está fechado, selado quase, não há cá espaços. É um produto bonito quando está aberto, quando está fechado, acho que corre serios riscos de numa utilização menos cuidada, aquela dobradiça/encaixe fazer “clap”!
Problema maior continua a ser o SO. Por muito bom que seja quem está habituado a OSX ou Linux dificilmente muda.
A adaptação ao Windows 10 é bastante rápida. Talvez até o seja mais que o próprio OSX, que prima por ser um sistema de rápida adaptação. O meu filho de 2 anos só precisou de 30 segundos para “navegar” nos menus do meu Lumia sem qualquer ajuda e abrir as aplicações que lhe interessam.
Muita gente tem bootcamp no mac para ter windows nos mac, certo?
Quantas pessoas têm dual-boot com OSx nos PCs? Certamente muito poucas e será mais por curiosidade que para usar.
Conclusão: a verdade é que ninguém quer saber do OSx além de quem usa Mac (e não são todos).
Simplesmente porque não existe dual boot para os PC’s, tens umas versões hackintosh mas nem sempre funcionam a 100%.
Mas pronto acho que depende da utilização que cada um dá. Deixei de usar Windows quando andava na faculdade, recentemente voltei a ter de usar no trabalho durante 6 meses e não me consegui adaptar ao SO.
Depende da utilização que cada um dá às máquinas, para mim também não vejo qual a vantagem de ter um tablet, já tive um e já o vendi que não lhe dava qualquer uso.
Existe dual-boot para PC’s correrem Hackintosh. A trabalhar em publicidade tinha uma máquina exactamente assim configurada para ultrapassar problemas de leitura de mídias não compatíveis com x86 e vice-versa. Tudo estava funcional (Updates incluidos 😀 )e Photoshop e Ilustrator corriam bem melhor que no Mac que tínhamos. Instalar , realmente não é fácil , é mesmo uma questão de se saber comprar o Hardware adequado.
Bom, em bom rigor é ilegal usar o OS X em PCs que não sejam os fabricados pela Apple.
Está escrito nas letras miudinhas do contrato de licenciamento que ninguém lê.
Além disso como o OS X só suporta o hardware da Apple, pô-lo a correr num PC qualquer pode ser complicado, por pura e simplesmente não haver drivers para hardware.
Mais uma vez, produtos caros para a maioria dos utilizadores Windows. Mais um produto que vai dar prejuízo à Microsoft. Quando a Microsoft vai perceber que não é a Apple? E abandona a área do hardware? Deviam focar-se mais no software que está uma miséria, para quando o narrador equivalente ao do MACOSX e cortana em Português? Em 2020? Que vergonha.
Luis,
São de fato uns produtos espetaculares.Pena que a tua obcessão pelos produtos apple não te deixem ver isso.
Eu acho que deves ir satisfazer-te unilateralmente e repensar no assunto.
LOL
O software está uma miséria? Qual? O Windows 10 que instala-se em qualquer coisa e raramente precisa de drivers do que quer que seja? Ou do Office que é só a ferramenta de trabalho mais completa e utilizada em todo o mundo?
Achas que a Microsoft vai lançar computadores de 300 e 600€ a concorrer com marcas que têem acordos com a Microsoft?
iOS e OS X nunca precisam de drivers.
Nem compares um SO que SÓ FUNCIONA em meia dúzia de configurações, para outro que funciona em qualquer PC feito em todo o mundo, do melhor ao mais rasca!!!! Isso o OSX não faz!
Ninguém quer saber das desculpas…
Precisam como todos os sistemas mas já estão embutidos no próprio sistema. O mesmo se aplica ao Android e windows Mobile ou qualquer portatil windows.
Tenta instalar o OSX numa máquina não Apple e logo vez como te vez a rasca de drivers.
Não tento, OS X é só para Mac.
E para dizeres isso nunca deves ter instalado dispositivos externos que muitas vezes não se encontra drivers para a nossa versão de OSX.
Por exemplo?
Não falta ai é scanners, impressoras e muito mais dispositivos que não tens drivers para certas versões de OSX.
E sabias que nos fabricantes na secção de drivers também tens a opção de OSX?
Só quem não sabe o que são drivers é eu diz tal coisa…
“que”…o corretor do ipad por vezes irrita!
Porque haviam de abandonar a área do hardware quando o surface pro 3 continua constantemente aumentar as vendas?
Não percebes que ele está com medo que os números confirmem aquilo que a maior parte já está à espera? Que as vendas da Microsoft vão ser superiores às da Apple? Com o Surface 4 que é computador + tablet para quem precisa de trabalhos mais leves, o Surface Book que é computador + tablet para quem precisa de trabalhos mais pesados, fazem com 2 dispositivos o que a Apple faz com 4. Depois os novos smartphones são simplesmente espectaculares. Estes sim, são os verdadeiros flagship killer de 2016… Com capacidade de correr um ecrã via HDMI + teclado + rato e isto funcionar como um PC sendo que o telemóvel continua usável como telemóvel… Esquece!
Mais um produto que vai dar prejuízo? Fora a divisão dos Lumias, qual é o hardware que atualmente dá prejuízo à Microsoft?
Sobre a Microsoft ser Apple, atualmente nem a Apple é “Apple”. (sorry)
Software é uma miséria? Criaram o sistema operativo mais preparado para o futuro, com aplicações a adaptarem-se a qualquer dispositivo – Windows 10, tem uma das melhores ferramentas de trabalho do mundo que até teve direito a aparecer no evento da Apple – o Office, tem um dos melhores clientes de email de todas as plataformas – Outlook, e a Cortana que apesar de ser a mais recente das assistentes pessoais já é uma das mais elogiadas.
Não sinta vergonha amigo, que nós utilizadores do Windows estamos anos à frente no que toca a tecnologia, divirta-se com o Candy Crush no iPad “Pro”.
Primeiro que os Surface não dão prejuízo à Microsoft. Se dissesses que os lucros não chegam perto dos da Apple (aproximadamente 5 mil milhões/trimestre da Apple contra mil milhões/trimestre da Microsoft) até terias razão.
Segundo que a Microsoft pode perder dinheiro num produto apenas para marcar posição e se manter no mercado. E vê a coisa da seguinte maneira, se a Microsoft não tivesse feito isso com a Xbox e a Xbox 360, provavelmente a Sony nunca teria lançado a PS 3 porque não haveria concorrência a sério. Ou ainda, se a Microsoft não tivesse lançado o Surface Pro 3, muito provavelmente a Apple não teria lançado o iPad Pro.
A não ser que tu aches que haver consolas melhores da Sony e tablets melhores da Apple, senha uma coisa má, claro.
Pedro, só uma correção…
O surface Pro 3, Pró 4 e Surface book têm caneta incluída. Assim, só o teclado é opcional (Nos casos dos Surfasse PRO)
Acho que é isso que está lá indicado com “caneta e teclado opcional”. Se nenhum viesse incluído seriam “caneta e o teclado opcionais”, tal como está indicado no iPad Pro.
No SurfacePro a autonomia de 12h é com o teclado, em modo “tablet” é reduzida, e a placa gráfica dedicada também só entra em função com o teclado.
http://core0.staticworld.net/images/article/2015/10/pcw-4831-100620114-orig.png
Surfacebook digo
Adicionem a memória RAM do iPad Pro, que são 4GB.
Obrigado
de nada.
Tenho um Samsung serie 9 e desde já estou a poupar desde hoje para ir buscar um Surface Book.
Estes novos laptops tem uma beleza e parecem ter materiais de construção soberbos, Parabéns MS.
No entanto não concorrem com os da Apple, concorrem sim com as outras marcas Asus, Toshiba, etc…
Pensem assim, quem compra Mac compra pelo Sistema Operativo, quem compra Portateis compra pelo seu Sistema Operativo também.
Quem está indeciso entre Apple e Microsoft, tem de ver que programas usa e que fiabilidade quer ter, que telemóvel tem e se vai tirar partido das funções Integradas entre laptop e smartphone, se já tem Apple vai comprar Macbook mas isso é obvio.
O que muitos pensam ser concorrente da Apple este novo produto está longe de ser concorrente da Apple, concorre sim com os high-end laptps de todas as marcas de PC, não de Macbook.
A grande falha destes laptops é o Windows 10 que está provado que espia que programas temos instalados. Experimentem usar programas crakados num Windows 10, vão ficar desactivos passado pouco tempo.
Além de que o Windows10 não deixa de ser Windows, a base do sistema é a mesma do Windows 7. Fiabilidade é igual, não é a melhor comparando com o OSX.
Parabéns à Microsoft, não só pelos produtos apresentados mas também pela apresentação soberba, deu coça às últimas apresentações da Apple. De resto não vai mudar, vai comer fatia das outras marcas de PC, não do OSX.
Mostra aí as provas do que o win 10 espia. Onde está isso provado? E que história é essa dos programas crakados?
Mostro-te isso facilmente, podes tu mesmo comprovar. Instala um programa crakado e vais ver que deixas de conseguir usar passado uns dias.
Isto não é ficção, é realidade.
http://bgr.com/2015/07/31/windows-10-upgrade-spying-how-to-opt-out/
Procura no Google tens centenas de artigos a confirmarem, não é mito. Além de outros erros gritantes, sabias que envias pacotes de actualizações para outros utilizadores que estao a fazer update?? Consome os teus dados sem tu saberes para fazer o trabalho dos servidores da MS?
Investiga Windows 10 p2p
Tens muitos problemas, e é de facto o maior defeito destes aparelhos MS, é o windows 10.
De resto, dá 10 a zero a muitos que ai andam e é capaz de ser mais bonito ate que os da Apple estou de acordo, mas a vantagem da Apple mantem se, é o OSX ou iOS, coisa que a MS não tem hipotese infelizmente, nem a Android. Gostava que existisse pois acho que precisamos de um outro concorrente.
O problema da Microsoft é o de espiar os clientes….. Olha, lê um artigo fresquinho aqui da pplware e não é que a União Europeia proibiu a Apple de enviar dados dos clientes para os Estados Unidos! A Microsoft não tem monopólio no campo que referes……
Provas sff dessas grandes falhas…
http://bgr.com/2015/07/31/windows-10-upgrade-spying-how-to-opt-out/
Tens centenas de artigos com provas, mas são graves pois espiam que programas tens instalados, e os cracks que usaste.
Para além disso podem espiar tudo o resto documetnos, já que programas fazem dfeliberadamente é confirmado 100%
Estejam antentos quem usa Windows10, pessoalmente uso, mas não tenho nada de mau no meu computador, nem pirata, tudo original, informem-se.
Office pirata desde que o windows 10 saiu e até agora nada… Gta V pirata até agora nada.. Pes 15 pirata e nada.. Ate o widows é pirata e nada! Se bem que Office tou a tratar de meter o 365 mas de resto 0… sabes prefiro experimentar as coisas antes de as comprar … E nunca tive problemas…
Vais ter problemas, o Windows 10 vai-te desabilitar isso tudo. Espera para veres, acho incrivel que ninguém pesquisa no Google, uma simples pesquisa e confirmam o que disse.
Não é nada de espanto, já passou essa fase, e se ainda há alguns que nao acreditam que a MS tem acesso aos programas que tem instalado, então não há nada que possa ser dito, so ate terem essa experiencia.
Que filmes andas a ver ?
O meu win10, foi actualizado de um Win7 Pirata, está a funcionar direitinho, sem problemas e legal.
Programas pirata ? quantos ? Adobe collection completa e mais uns quantos e nada.
São de facto propostas muito boas. É difícil considerar o preço desaquado, são uns maquinoes e arrumam a concorrência.
Comparar? Nenhum destes produtos tem comparação com os iPad ou MacBook.
A Microsoft está a redesenhar o mercado e quebrar barreiras… Tablet? Portátil? Não interessa, é o que nós quisermos, adapta-se a nós, a adapta-se às necessidades, tanto a nível de hardware como software.
O Surface é neste momento um dispositivo que não compromete e não nos faz olhar com inveja para a concorrência… Sim, porque basta ver as opiniões de quem tem um Surface sobre o evento da Apple, e de quem tem iPad ou MacBook sobre o evento da Microsoft.
Tudo balelas.
Impressionante que há 25 anos atrás já tinhamos também as guerras windows vs macintosh. E digo 25, porque é quando nós tinhamos estas guerrinhas de putos. Com certeza os mais velhos dirão que já as tinham anos antes.
peço desculpa. Guerrinhas Macintosh vs PC. Porque o Windows ainda estava no 3.0…
Os comentários visionários destes iluminados são no mínimo excepcionais. Provavelmente têm acções das empresas que defendem com unhas e dentes, é de louvar.
Um bom comparativo entre o surface 4 e o iPad Pro.
Com teclado e caneta o surface fica ligeiramente mais barato e tem disco de 128GB em vez dos 32GB do iPad.
Esqueci-me do link 🙁
http://www.laptopmag.com/articles/microsoft-surface-pro-4-vs-ipad-pro