Tudo sobre o novo Windows Phone 7 Series
Este novo Windows Mobile, ou melhor, este Windows Phone 7 (WP7) veio como uma lufada de ar fresco para a Microsoft que há muito tempo precisava de um sistema operativo para dispositivos móveis capaz de enfrentar os seus concorrentes.
Como há muito anunciado, na MWC em Barcelona foi finalmente apresentado ao público esta nova plataforma, que ao contrário do que vinha sendo habitual no Windows Mobile, parece-me mais vocacionada para redes sociais e menos para uso profissional. Para além disso esta plataforma tornou-se mais limitada (já lá vamos), muito mais exigente e com uma interface totalmente renovada.
Novidades
Praticamente tudo é novidade neste Windows Phone, e daí o nome Windows Mobile ter sido deixado para trás. É o início de algo novo e como tal, precisava de um nome novo. O próprio kernel é novo (Windows CE 6), o mesmo utilizado pelo Zune HD. Depois a grande novidade é a sua completa interface que potencia o toque, algo que não estava completamente aprimorado no Windows Mobile.
Hardware
Quando há pouco vos falei em limitações, falava nisto. Enquanto no Windows Mobile, existiam dispositivos dos mais variados tamanhos e tipos, agora a Microsoft é mais exigente com o hardware. Todos os dispositivos WP7 deverão ter:
- Grande ecrã WVGA com uma única resolução;
- Cinco botões físicos (Pesquisa (Bing), retroceder, start, câmara e On/off);
- Multitouch;
- CPU e GPU específicos, a começar pelos processadores Qualcomm Snapdragon;
- Wifi;
- AGPS;
- Acelerómetro;
- Rádio FM;
- Câmara de alta resolução;
Isto, é claro, levanta uma série de questões e reduz em grande parte o número de dispositivos que podem suportar esta plataforma. Neste momento, apenas um smartphone tem todas as características que a Microsoft considera essenciais para correr o WP7: O HTC HD2. Outra limitação, e esta também um pouco estranha, é a fraca personalização, até por parte dos fabricantes. Podemos assim dizer adeus à tão famosa Sense UI, que tentou pôr o Windows Mobile num patamar que poderá alcançar agora com o Windows Phone 7.
Pessoas
Esta é, sem dúvida, a palavra de ordem do WP7 e quanto a mim, foi a pensar na quantidade de updates de pessoas que recebemos por dia que a Microsoft arquitectou este WP7. Podemos ver as fotos das pessoas, encontrar os updates dessas pessoas em diversas redes sociais, entre muitas outras coisas que envolvem pessoas (inclusive mandar mensagens e telefonar). É claro que isto só é possível graças a um sistema que permite uma total integração com as redes sociais, como o Facebook.
Interface renovada
Toda a UI é completamente nova e muito parecida com a do Zune HD. Devemos ver um Zune HD e um smartphone com WP7 da mesma maneira que um iPod Touch e um iPhone. Isto claro em relação ao Sistema Operativo e respectiva interface. O Homescreen é bastante interessante com os live feeds e a informação a chegar a todo o momento. A interface do E-mail é também nova e, diga-se de passagem, muito mais intuitiva.
Xbox LIVE
Esta parte tem muitas potencialidades mas ainda está muito "verde". Tanto a Xbox LIVE como o Marketplace ainda devem estar a ser bem planeadas, e deverá ser levantado um pouco o véu na MIX10. Aproveito também para falar no SDK, que também deverá ser disponibilizado em Março, na MIX10 (e faz todo o sentido).
Office e a Interface
Como podemos ver, a interface funciona como um todo. É claro que o Office não poderia ser excepção. Ainda não existe nenhuma demo, pois até ao Natal (data prevista para o lançamento de equipamentos com o Windows Phone 7) ainda há muito tempo, mas é claro que principalmente para as pessoas habituadas ao Windows Mobile, o Office é algo que não pode faltar. Acredito que seja feita uma versão muito especial e sobretudo diferente da já existente para Windows Mobile.
O Bing e a Pesquisa
Apesar do Bing em Portugal (e não só) deixar muito a desejar, este é o motor de busca padrão e tem direito a uma tecla dedicada e a uma forma de pesquisa diferente. Podemos pesquisar na Web, locais e notícias. Esperemos então uma melhor experiência no Bing em geral para que o WP7 não desiluda neste aspecto. Para além do Bing, a tecla de pesquisa serve também para pesquisar dentro do dispositivo, como mensagens ou contactos.
Conclusão
Em primeiro lugar quero salientar que o Windows Phone 7 Series não passa de uma demo. Uma demo que só deixa de ser demo em Dezembro. É claro que ainda existem arestas por limar e funcionalidades por terminar, mas isso é perfeitamente normal.
Quanto à plataforma em si, está bem conseguida, muito fluída e agradável, muito simples também. Aponto talvez para o Marketplace, algo que pode fazer a diferença. Se a Microsoft conseguiu uma completa integração da interface nas aplicações, então teremos uma experiência muito agradável. Resta saber no âmbito empresarial como vão correr as coisas e como vai ser recebido este novo Windows Phone 7 Series.
Homepage: Windows Phone 7 Series
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom artigo!
Deixo apenas a sugestão deste video da Gizmodo que mostra a usarem o WP7, que pode fazer algumas opiniões mudarem quanto à fluidez apresentada em palco.
Windows Phone 7 Series Hands-On Pics and Video
É logo o primeiro video.
De uma forma geral, aplaudo a atitude de mudança da Microsoft, mas como sempre e pelo seu historial, tudo o que vem deles sou muito céptico…o que me faz aguardar para que possa tirar conclusões finais, após testes e mais detalhes pormenorizados. 😉
Claro que sim. E sendo isto apenas uma demo, não tiro nem aconselho ninguém a tirar já conclusões, pois nunca se sabe o que este WP7 ainda poderá trazer, tanto para o bom como para o mau.
Ainda bem que é só uma Demo pois o vídeo deixou-me com uma gosma …
É caso para dizer: impecável!!! 🙂
Gosto muito da aparente “limpeza” e “simplicidade” do WP7.
Já estou mesmo a ver é que não vai haver smartphone com WP7 para o meu bolso… vai ser puxa… puxadote!!!
É uma porra… 🙂
Só me parece mal terem especificações de hardware tão restritas. De resto é esperar para ver.
“O próprio kernel é novo (Windows CE 5)”
O WinMO 6.x usa o WinCE 5.2. Corrige lá essa parte.
Toda a razão. O kernel do Windows Phone 7 Series é que é Windows CE 6. corrigido.
Gosto muito do aspecto deste novo SO, tenho pena que só agora tenham acordado para a vida, mas mais vale tarde que nunca.
A única coisa que espero que dê para tirar são as transições, não gosto nada dessas animações, quando carrego é para ir logo e não para ver os quadrados a desaparecer.
Neste momento acho que o Android e a HTC são a melhor oferta no mercado, tanto em preço como em qualidade, resta ver o que vem no novo iphone 4.
E em dezembro lá vamos ter outra vez uma luta entre estas 3 super potencias (Google, Apple, MicroSoft).
Não te esqueças da Nokia. O Novo Symbian está a chegar e o Maemo 6 tambem chega na altura do WinMO 7. Com isto a Nokia pode voltar a mostrar competência, a dinamite já a tem só falta fazer o detonador bem.
Maemo não, MeeGo 😉
O MeeGo vai ser para outros fins… O Maemo vai continuar na serie nxxx da Nokia. O MeeGo vai ir para coisas maiores, um possível tabletPC?!
errado, segundo a nokia e a intel, poderá continuar sobre nome maemo nas próximas versões, mas o maemo 6 será já baseado em código do MeeGo
[offtopic]
Já enviei o mail.. não sei se recebeste 😉
Já adicionei, suponho que seja o contacto de msn que me mandaste!
Esta apresentação faz-me lembrar um trabalho que uma vez uns colegas meus fizeram na universidade. So havia parte gráfica e codigo a simular uma serie de acções, mas safaram-se e tiveram 16.
há pouco? Ou à pouco?
E um corrector ortográfico?:)
É mesmo “há pouco”.
Uma pesquisa antes de tentar corrigir? 🙂
está certo como ele escreveu, pal.
EIH! Foi o corrector ortográfico que disse! Toca a obedecer!!!!
:rolleyes:
Claro que é “à pouco…”
Errado. Claro que é “há pouco”. A utilização do verbo haver vem da construção frásica “havendo passado pouco tempo”.
…
Não tenho nada a ver com o assunto vejam lá que nem sei quem é o vencedor…
Você já ficou em dúvidas quando foi escrever uma oração relativa ao tempo transcorrido e não sabia se colocava “a pouco tempo” ou “há pouco tempo”?
E dessa forma: A pouco tempo atrás…; você já viu?
É muito comum nos depararmos com este tipo de escrita, mas a oração acima está errada por dois motivos: a presença do artigo “a” inicial e do advérbio “atrás”.
O verbo “haver” quando é impessoal, ou seja, não possui sujeito, pode ser utilizado em expressões que indicam tempo decorrido.
Logo, se desejo ter a ideia que as horas, os dias ou os anos se passaram, devo empregar o verbo “haver” na 3ª pessoa do singular: há.
Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo.
A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitado, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.
Portanto, opte por dizer/escrever: há pouco tempo ou dois anos atrás. Nunca juntos: há dois anos atrás, pelos motivos já expostos.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Uma desvantagem do novo kernel é que não é compatível com as aplicações do Windows mobile 6. O que é uma pena… Lembro-me de algumas aplicações para o Windows mobile 6 engraçadas.
Quais já agora?
Existe uma aplicação chamada CleanRAM que é obrigatória em qualquer telefone. Como o nome diz, ela permite libertar ram que não esta a ser utilizado. Existe também um leitor de audio excelente chamado Nitrogen e uma aplicação para gestão do espaço chamada TreeSize Mobile.
Obrigado pela resposta.
Eu uso o gestor de tarefas para a memória.
Os outros não me chamam a atenção.
Na minha opinião é que isto ainda vai ter de mudar muito, senão qual a vantagem de eu comprar um Windows Phone? Este tipo de software encaixasse bem em aparelhos do género de ZuneHD, ou mesmo numa possivel Xbox portatil (já esteve mais longe) e não num PDA. O PDA foi feito para ser algo professional, como tal acredito que isto será o descendente da versao “standard”, só que em touch, pois esta mais que visto que o tipico smartphone da Nokia já era, o futuro é multi-touch. A versão profissional tera algo mais do que um simples sistema-brinquedo. Essa é a verdadeira cartada que obviamente a MS não quis mostrar. Será chamada de “business series”. O Classic (WinMO 6.x) será ainda suportada por dois anos.
Em relação as consolas portateis queria dizer uma coisa, o mercado esta disperso e com um atraso em termos tecnologicos. Já vimos o que o OpenGL é capaz, para quando uma consola portatil em condições? Tanto o Maemo como o Iphone produzem graficos fantasticos (o Android mais uma vez está verde no assunto), então alguem que pegue em sistemas capazes e os torne light para equipar uma consola (que deverá de ter mais GPU que CPU, tal como acontece na PS3).
Acho que este Windows é uma corrida contra o tempo… perdeu a hipótese de acompanhar as redes sociais no WM e agora, está a esquecer a parte menos “entretenimento”, ou seja, a classe mais executiva. Eu apenas aceitaria este SO num equipamento que utilizasse para lazer, jamais suportaria as “mariquices” (desculpem o termo) num equipamento de trabalho. Parece-me que não está mau para quem adora e vive nas redes sociais, mas para muitos, como eu, acho que não dão assim tanto valor a isso…
Preferia um SO mais universal. Se a Microsoft lança o Windows em diferentes vertentes porque não o faz com os telemóveis? Há decerto mais segmentação nesse mercado que nos pcs domésticos…
Curioso o facto de não terem (nem nos comentários) falado de não suportar Flash nem multi-task.
Só nos equipamentos da concorrência é que isso é importante?
Da minha opinião o artigo está optimo, gostei da forma como foi apresentado e escrito… sem falsas tendências.
Quanto aos comentários… é a “imparcialidade” dos visitantes.
O que é critica na Apple, na Microsoft é virtude 😉
Continuam a seguir os mesmos passos da Apple, mas na Microsoft é inovação e vanguarda tecnológica… 😉
Ainda não suporta.
“Microsoft and Adobe are working closely together. While the newest version of Windows Phone won’t support Flash at initial availability, both companies are working to include a browser plug-in for the full Flash player in future versions of Windows Phone. More details will be shared at Microsoft MIX next month.”
Mas parece bem mais aberto a vir suportar que o IphoneOS
e o multitask, nao comentas?
ahahahaha
De facto há um recuo da microsoft nesse aspecto, agora eu sou da opinião que se der para ter certo tipo de aplicações (mp3, mail, etc) a correr em “multitask” tal como acontece no iphone e se a transição entre aplicações for rápida um sistema deste tipo nestes aparelhos só tem a ganhar com a retirada do multitask. Eu tenho um htc com wm6.1 e digo que multitask acabo por nao utilizar, activei desde o inicio a opção de fechar e não minimizar a aplicação, uma vez que fechar as aplicações não me diminui muito a produtividade e se não as for fechando o dispositivo fica completamente parado ao fim de algumas abertas.
Sem também que por exemplo no HD2 isso já não acontece porque em termos de hardware e muito bom, mas no fim acho que mesmo com multitask as pessoas acabam por não o utilizar verdadeiramente.
Quanto ao Windows phone 7, gostei muito do que vi é sem duvida um quebra com o passado e para um utilizador “normal” (grande maioria) é suficiente e muito eficaz. Quanto aos professionais o windows mobile 6.5 vai continuar o seu desenvolvimento, muito apoiado pelas marcas e esse sim vai continuar a ser o SO para professionai. E se forem verdadeiras as noticias que dizem que esse sistema vai passar a ser freeware, sem duvida que as marcas vão apostar neste sistema para professionais. E depois a microsoft terá dois sistemas muito capazes e que prometem dar muitas “cartas” e mexer com o mercado.
Aqui ta uma boa observação…
Eu concordo. Em relação ao flash não é suportado de momento, mas está previsto que seja.
Em relação ao multitask é uma falha. Estava aqui uma oportunidade de se destacarem pela positiva e não aproveitaram.
Promete, nem que seja pela competição!
E será que a Samsung, a HTC e outras empresas, inclusive as operadoras, vão ficar contentes com estas restrições todas.
Acho que a Microsoft está a arriscar bastante com este tipo de restrições. É que hoje em dia já existe alguma concorrência em relação a sistemas operativos para dispositivos móveis.
Alguem sabe se existe tambem a versão Pt,será que bluebelt II, tem capacidade para suportar este novo sistema operativo, como poderemos fazer o upgrade para este novo soft ?
Em primeiro lugar:
– demonstrar um SO e UI novo que só vai sair daqui a 9-10 meses é o mesmo que mostrar fotos do filho que vamos ter daqui a 9 meses.
– falar do quanto bom é um SO quando ele ainda é pouco mais que um video e uns comandos de UI…é tentar tapar o sol com a peneira
– falar de competiçao no…final do ano…quando a Apple, Google, etc já têm os aparelhos a bombar UI novos agora/par de meses…é de rir…e rir…e rir… enfim
Em segundo lugar:
– pouco telemóveis de 2009 serao contemplados com o update para o WinMo 7 e MUITO (tipo 99.9%) provavelmente tudo (de 2009, inicio 2010) que nao seja HTC vai estar corrido a WinMo 6.5.x para sempre. Isto devido ao XDA Develop praticamente só desenvolver para estar marca e um par de dispositivos mais de outras marcas.
Querem um WinMo 7? Comprem um HTC HD2, actualizem pelo XDA para terem mais RAM e no final do ano têm um bonus em forma de WinMo 7
“Querem um WinMo 7? Comprem um HTC HD2, actualizem pelo XDA para terem mais RAM e no final do ano têm um bonus em forma de WinMo 7”
NEM MAIS lol
Era exactamente isto que ia dizer…qual é a necessidade de alarido? Já existem Elf’s (vulgo, HTC Touch) a correr Android…acham que vai ser mto difícil por os ultimos dispositivos da htc a correr este show-off facebookiano? bah….
as animações de transição tão giraças mas não a “coisa” fundamental!lol
Mas será que sou o único a detestar aqueles gráficos horríveis?
Quadrados? Em que ano isso era justificável?
Eu preferia ser mais todo 2.0, do que “aquilo”…
Podes não ser o único, mas pelos comentários, és dos poucos!
Para mim também é horrível mas é difícil de avaliar ainda não toquei em nenhum.
è como o 7 ao principio não gostava muito dos menus, mas depois de habituados já os achamos melhor.
O que eu vi apenas foi meia dúzia de screens ao que me pareceu confusos e algo pouco consistente… e até aposto que aquilo bem esmeoçado ainda se encontra por lá uns restos de WCE, digo eu… Eles apenas apresentaram isto para calar o povo, pois devem se ter percebido que limar a Home screen não chega é preciso algo mais para acompanhar o mercado… Estou mesmo curioso pelo produto final, pois o windows mobile é sempre recheado de capacidades e funcionalidades, não iphonicas mas sim de trabalho e agora deparo-me com um ambiente com muito de lazer e pouco de funcionalidades reais. Espero que não seja mais uma pequena desilusão da Microsoft, já que agora com o seven calaram ai alguns mais espertalhões, não estou a dizer que é perfeito calma, mas revelou-se bem a capacidade de quando se quer fazer uma coisa bem feita ela acontece e está a vista (ou seven lol) de todos!
O que me deixa feliz é que o meu Android foi eleito o telémovel do ano…ahhhhh Android que ainda vamos ser grandes 😛
Cumps.
Para os mais desatentos o meu Android é um Hero 😛
Cumps.
Pelo que consegui ler nos comentários a maioria do pessoal pensa que isto são só umas imagens e apresentações, mas o WP7 funciona mesmo, podem ver aqui um vídeo de “22 minutos” com o próprio Joe Belfiore da Microsoft no channel 9 do MSDN, explicando e “utilizando em um telemóvel” as novas funcionalidades, notem que o vídeo é anterior a apresentação oficial.
http://j.mp/crQ6YU
Cumprimentos.
O software que vai ser usado com este WP7 é o Zune, para market e sync. Para quem usa o Zune como eu sabe bem o que aí vem. Mete o iTunes no bolso em qq dia, e de noite tb.
Já vendem o Zune na Europa?
Ou ainda não conseguiram vender o suficiente nos EUA para cá chegar?
Zune? WTFIT?
Aquela coisa que foi mais uma das grandes barracas da M$?
Que nem no EUA vendeu?
Jaze com os restantes iPod Killers.
Se calhar sou só eu, mas eu acho este UI péssima!!
também não gostei da UI
Não és só eu também acho isso muito mau.
Ainda falam dos fãs da Apple que aplaudem tudo o tem o símbolo da maçã.
Acho no mínimo estranhos bastantes comentários que se fazem por aqui.
O mundo dos telemóveis mudou e muitos não se devem ter apercebido.
As pessoas não parecem continuar a querer o Windows Mobile que até aqui tinham, a julgar pelas vendas do iPhone e do Android. A Microsoft resolveu cortar completamente com o passado e na minha opinião foi uma decisão bastante acertada. Depois chego aqui e tudo aquilo que é bom que a Apple desenvolve ou o Android tem, vocês dizem que não gostam. “Ah e tal porque tem animações” , ” Ah e tal porque é mais virado para o social” , “Ah e tal está mais virado para o entretenimento”, expliquem-me então como é que as duas plataformas anteriores tiveram sucesso?
As pessoas já não querem um PDA para trabalhar, se falassem há alguns anos concordava com vocês, mas neste momento, toda a gente preferia ter um PDA a um vulgar telefone normal. Porque? Será que é porque precisam de aplicações profissionais? A Microsoft tentou responder àquilo que o mercado pede neste momento e tentar recuperar a cota de mercado que tem vindo a perder para as outras plataformas. Já pensaram o que fariam se estivessem no lugar deles?
E não quero simplesmente acreditar, que essas tais apps profissionais que vocês dizem tanto precisar, deixem de ser desenvolvidas. E porque não usa-las de uma forma mais “divertida” ou agradável ao dedo (da maneira que alguns falam parece que sentem falta da stylus)?
Outro aspecto a referir quanto as apps sociais, está tudo integrado, é uma vantagem para quem as utiliza, que é uma grande maioria das pessoas. Para quem, como eu, não usa, ou nem gosta muito, torna-se uma desvantagem? Claro, que não! Simplesmente passa ao lado. Mas é mais uma vez uma decisão acertada da parte da Microsoft em ter criado algo de raiz para isso, quer gostem quer não as Redes sociais estão para ficar!
O comentário já vai um pouco longo, só quero concluir que é óptimo que as coisas mudem, faz mexer o mercado, aparecem coisas novas, felizmente a Apple fez o iPhone para meter toda a gente a mexer.
Quem fica a ganhar somos sempre nós.
Tal como acontece com o SO (OSX) e com os produtos que lança.
Depois vem a M$ (atrasadíssima) correr a trás a copiar.
Mas nem copiar decentemente sabe. É esse um dos seus grandes problemas.
“neste momento, toda a gente preferia ter um PDA a um vulgar telefone normal. Porque?”….cá pra mim é p mudar a forma como vamos ao WC e p ver Gaaajas!
Eu por acaso fiquei bem surpreendido com o novo SO e como trabalho com Windows e gosto bastante, vou querer um desses para mim de certeza. Tenho estado à espera do novo SO da MS pq estou habituado e gosto bastante. E resume-se a isso! Cada um usa o que acha melhor para si.
Ainda bem que existe muita escolha, mas para mim é Windows e pronto. Sou tão aficionado pelo Windows e por produtos MS como um fã da Apple, do Google, Linux ou outros, por isso nesse aspecto somos iguais.
O que irrita sempre é ver aquilo que só posso traduzir por inveja, cada vez que um fã dessas outras marcas fala sobre um produto MS: “uma grande porcaria”. Inveja porque não há maneira de parar! Eu não vou ver os lançamentos da Apple e dizer que copiaram isto do Windows, mas foi mal copiado, ou que não dá para fazer isto ou customizar aquilo, etc, eu uso MS Windows porque sou livre do fazer, apesar de poder usar qualquer outro se assim o desejar, e estou muito satisfeito.
Por vezes é melhor não afirmar sem conhecimento de causa e em vez disso perguntar, pois é assim que as dúvidas se esclarecem, não é com críticas que… bem já deu para perceber.
Gosto muito dos meus Nokia 5800 XpressMusic e 5310 XpressMusic por razões diferentes, mas sinto muita necessidade de uma maior interacção com um SO e serviços MS, que afinal são os que uso com mais frequência. Como sei que outros serviços vão estar disponíveis, ainda melhor, portanto espero para ver o que acredito ser um sucesso como o novo Win 7!
Fiquem bem e eu quero um para mim!
E para verem como tudo será diferente:
http://gizmodo.com/5471805/windows-phone-7-series-everything-is-different-now
não a disponivel ? para vaixar uma demo ou memos…