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Smartphones da BQ: Tecnologia de última geração no Aquaris M

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Zé da Dúvida says:

    Telemóveis Bq fazem parte dos meus planos para o natal.
    Talvez o Bq Aquaris E5 4G, o que me dizem?

    • David Guerreiro says:

      Se quiseres passar a vida a enviar o equipamento para Espanha, é uma boa escolha sim. Os BQ avariam bastante, então essa série E5, é do piorio. Se queres evitar problemas, foge da BQ. Eu sei do que falo, pois infelizmente, sou parceiro BQ (se soubesse o que sei hoje nunca o teria sido).

      • Zé da Dúvida says:

        Agora fiquei de pé atrás mas também, por mais um bocadinho, consigo ir para o Huawei Ascend P8 Lite.
        Compensa?

        • Daniel says:

          Eu se fosse a ti fugia da BQ. Se não precisares de dual sim aconselho os Motorola (o X e o G, por ordem de preferência e em ambos os casos os modelos de 2015). Se precisares de dual sim tens o Motorla G de 2014 ou o Huawei Ascend P8 Lite.

          • David Guerreiro says:

            A Motorola é boa, sem dúvida. Mas 200€ por um smartphone com 1GB RAM? É pouco, para os dias de hoje. Mesmo com Lollipop existem momentos onde a RAM esgota. A versão com 2GB ainda é mais cara, não compensa mesmo.

        • David Guerreiro says:

          Huawei é muito bom. A grande falha para mim é o software, apanhas equipamentos a sairem com KitKat, e outros com 5.0 e nunca mais levam atualizações. Como o SoC é proprietário, e o kernel é closed-source não há ROMs de terceiros. É o grande defeito da Huawei, de resto é muito boa.

        • Maestro Frederico says:

          Por menos que o preço do P8 Lite compras por exemplo o redmi 2 note pro. És capaz de ficar mais bem servido.

      • Pedro Tomás says:

        O sr. David deve estar enganado!
        Tenho um E5 4G a nivel profissional desde Dezembro passado tem uso em chamadas 3 -4 horas /dia sempre a abrir emails e responder bem como a usar aplicações específicas do trabalho, e até hoje NADA de avarias e ainda anda com o meu cartão particular.

        • David Guerreiro says:

          O Sr. Pedro tem um BQ, eu vendo BQs, vários mesmo. De todos os BQs que vendi até hoje posso dizer que cerca de 80% regressaram com avarias em período de garantia, e muitos deles com anomalias idênticas, o que simboliza falhas inerentes de fabrico ou concepção. Depois o SAT da BQ é muito rápido a devolver os equipamentos, tanta rapidez que muitas das vezes devolvem sem o problema resolvido. Já tive casos em que equipamentos tiveram de voltar à BQ 4 ou 5 vezes até resolverem os problemas todos.

          • Sérgio says:

            Amigo, David Guerreiro, permita-me discordar; mas tenho toda a certeza que se a Bq possuísse 80% de índices de defeito, como diz, já não estaria a operar no mercado com o mesmo nome. Embora problemas hajam, como os há com todas as marcas e fabricantes, o feedback que a Bq recebe não parece ser de todo comprado.

      • Jo says:

        Sou cliente BQ à bastante tempo e só mandei para espanha telemóveis para trocar ecrã partido. O suporte técnico e simplesmente o melhor, o apoio 5*, problemas todas as marcas tem, e para o preço são muito bons. Minha opinião.

      • Daniel says:

        Confirmado. Além de que se não tiver seguro o mais certo é dizerem que o defeito não é coberto pela garantia e mandam orçamento para pagares (dizem que “desgaste ‘normal’ do equipamento não é coberto pela garantia”… em que planeta?! Se é desgaste ‘normal’ é mais que coberto pela garantia, é por isso que existe para garantia que com uso normal funciona durante o período em que é obrigado a fazê-lo).
        BQ nunca mais.

        • David Guerreiro says:

          Isso connosco não fazem porque somos parceiros. Simplesmente falham muito nas reparações, existe pouco controlo de qualidade. Há muita pressa para devolver rapidamente o equipamento, sem ficar tudo resolvido. Era preferível estar lá mais uns dias e ficasse bem testado, do que andar tudo para frente e trás.

          • Daniel says:

            E eu comprei cá em Portugal, mas a loja que o vende só trata da garantia nos primeiros 6 meses e depois dá o contacto do suporte da BQ para lidar directamente com eles, que foi o que aconteceu das duas vezes que foi a RMA. A primeira mandaram um report de RMA a dizerem que não encontraram nenhum problema (chegou lá e passou a funcionar miraculosamente), da segunda vez já com o seguro expirado mas ainda em garantia mandaram-me um orçamento. Não há pachorra…

    • Tiago Brito says:

      Tenho o Aquaris E5 FHD, 5 estrelas, nunca tive um problema.
      Este substituiu um Galaxy S3 há um ano, e não me arrependo em nada de ter passado de Samsung para a BQ.
      A única queixa que tenho é o de ainda ter o Android Kitkat.

    • Mega says:

      O problema destes smartphones baratos é que apesar de terem um hardware muito bom, passa um ano passa dois, já sairam duas novas gamas e o teu deixa de receber updates ao Android. Chegas à nova versão do Android depois do Lollipop mas não passas daí. Segundo me lembro há pessoal ainda há espera do Lollipop; ainda têm, e começaram com, o Kitkat.

      • Daniel says:

        A gama Aquaris original é exemplo disso. Os “flagship” dessa gama inicial vão fazer 2 anos em Novembro e ficaram-se pelo kitkat lançado somente há um ano pela BQ (quando já o Lollipop andava por aí). Ou seja, tiveram um ano de actualização e ficou-se por isso.

      • David Guerreiro says:

        O hardware destes BQ não é bom, nem são baratos. Na série Aquaris 4.5 havia um problema em que existia uma folga entre a bateria e o conector, e os equipamentos desligavam-se do nada especialmente quando estavam na vertical, porque a bateria deixava de fazer contacto. Os clientes enviavam os equipamentos para a BQ, a mesma dizia que não detetava problema nenhum, devolvia os equipamentos com uma esponja negra colada no compartimento, para forçar a bateria contra os terminais. Isto tudo feito à socapa, sem admitirem o erro, e com serviços feitos “à sapateiro”.

      • André Costa says:

        Certo, até aí tudo bem mas a questão das atualizações inexistentes e/ou pendentes não se fica pela BQ, repare que tenho um Sony Xperia M2 Aqua que veio de origem com o Kitkat e até agora, contrariando o que circula na net, não há perspetiva de atualização do mesmo. Ora, será mesmo um problema da BQ? Não me parece. Só não o troco porque a questão da resistência à água e poeiras é crucial nos ambientes em que trabalho.

        • David Guerreiro says:

          Não é um problema exclusivo da BQ, ninguém coloca isso em causa. Mas aqui falamos da BQ, e não podemos desculpar a BQ com o que os outros fazem ou deixam de fazer.

          • André Costa says:

            Claro que não mas nesse caso também não precisa de atacar a BQ assim, sendo que o problema não é exclusivamente da mesma.

    • Gonçalo says:

      Tenho um bq Aquaris 5 com quase 2 anos e só avariou 1 vez (o som, vibração e microfone deixaram de funcionar). A bq tratos do envio e depois de 1 semana já o tinha outra vez.
      Fazes muito bem em ir para um bq.

    • João MS says:

      Cá em casa ha esse smartphone ha 1 ano. Impecável! É utilizado intensivamente com 2 cartões (pessoal e profissional) e sem falhas até hoje. Continua fluido como no 1o dia e a bateria aguenta.se bastante bem. Num foi feito um factory reset. A única falha a apontar é o.gps que não é lá muito preciso. Penso que seja uma característica do proprio SoC.

    • miguelboas says:

      qe tal um asus zenfone 2? o preço equivale ao bq m5 espaço minimo é de 32gb, 4 de ram processador da intel e é asus! para preço custo/qualidade é um telemovel muito bom nao haja duvida!

      • David Guerreiro says:

        Pois, mas essas specs são apenas bonias no papel. Porque depois na realidade, esse equipamento tem vários problemas, e o suporte de software da Asus não é lá grande coisa.

    • Miguel Couto says:

      Tenho o meu BQ Aquaris 5 HD há 2 anos e sem dúvida que foi uma das melhores compras de sempre. Continua impecável e nunca deu problemas, mesmo com upgrades ao SO.

    • Tiago says:

      Tenho um (versão 2Gb Ram) e não tenho qualquer queixa! A minha esposa tem o E4.5 e também sem queixas. Conheço quem tenha o E5 FHD e também estão contentes.

  2. Fran7Ribeiro says:

    Façam uma review do Vodafone Smart ultra 6, muito bom para o seu preço médio.

    • Jose says:

      Sem ofensa, mas os Smartphones são uma treta em comparação a concorrência.

      Isto não por causa só do hardware em si, mas do pouco suporte que a Vodafone lhes dá.

  3. Nuno Leao says:

    Tenho um Aquarius E5 e acerda da Aquarius só posso falar bem da assistência. Além de várias actualizaçãos do firmware, incluindo o upgrade para o Lollipop, já tive que mandar três vezes o telemóvel para a Assistência técnica (o que não é lá grande sinal, mas nenhuma marca pode dizer que está livre disso), mas as três vezes demorou-me tanto como uma vez na Samsung. De cada vez fiquei sem telemóvel 4 dias úteis (sendo dois deles para o tramporte). A Aquarius é sempre uma opção interessante, mas provavelmente quando trocar vou experimentar outras marcas.

  4. Alexsandro says:

    Parece que faltou terminar a material, de qualquer forma está aí um bom aparelho, porem tenho notado que a bq está a puxar um pouco os preços para cima, não sei até que ponto irá conseguir concorrem com outras marcas que oferecem o mesmo hw por menos €.

    • David Guerreiro says:

      Sim, os preços aumentaram bastante, mas é tudo uma questão de ajuste ao mercado. A BQ verificou que o cliente português está habituado a pagar muito caro pelos smartphones, daí que existia margem para aumentar, e foi o que fizeram.

  5. tiago says:

    Bom telemovel mas ainda assim mt abaixo dos chineses tipo xiaomi mi4, redmi note 2 ja que ate sao mais baratos..

    • David Guerreiro says:

      É que existem smartphones chineses, e smartphones dos chineses. BQ e Wiko (que na realidade é Tinno) são chinecises da pior espécie, daqueles que dão mau nome ao Android. Conheço uma pessoa que tem muito má imagem de Android, porque os únicos smartphones que viu foram Wikos e BQs cheios de lags, a bloquear, etc. Quando viu um Motorola fluído, ficou de boca aberta.

  6. diamantino says:

    Tenho um BQ Aquaris M5 e estou mais que satisfeito.
    Pior são dois amigos meus que compraram o Huawei p8 lite, isso sim é que é dores de cabeça. Bateria que não dura nada, telemóvel ao fazer chamadas crasha, problemas nos aplicativos e etc.

    • Daniel says:

      Eu da BQ não tenho bom feedback… tinha até começar a dar problemas, depois foi ficar a ver navios. Enganaram-me quando ainda tinha seguro activo, e assim que o seguro expirou lixaram-me com a garantia, ora toma lá um abre-olhos.

  7. Emannxx says:

    Pergunto-me se o M5 terá atualização para o Android 6 (Marshmallow)… alguém sabe?

    • David Guerreiro says:

      Não deve ter. A BQ quando lançou a série M foi esperta, e publicitou que garantia atualizações durante 2 anos. O que muita gente não entendeu, é que não garantem atualizações das versões de Android durante 2 anos… O que eles fazem é lançar vários updates mantendo sempre a mesma versão de Android. Por exemplo, nos Aquaris 4.5 fartavam-se de lançar updates e não passava de 4.4.4.

      • Jonny says:

        David, es parceiro, vendes BQ’s, mas só falas do primeiro dispositivo lançado, que nem era 100% BQ…

        • David Guerreiro says:

          Mas o que é isso 100% BQ? Mas tu ainda acreditas no Pai Natal? A BQ não faz nada. Limita-se a contactar fabricantes OEM chineses, para obter o preço mais barato, e indica o custo de cada equipamento e o design da carcaça. Tudo o resto é o fabricante OEM que faz. A board de um BQ é uma board OEM que é utilizada noutros tantos smartphones chineses.

      • Aiai says:

        Ó David, que necessidade tens de dizer mal da Bq em todo o comentário que se mostra a favor, e isto, sendo tu parceiro, certo?! Estranho, mas… Quem sou eu para questionar tal insistência! Quanto à minha experiência com a Bq não tenho nada a apontar. Tenho um SmartPhone e tablet Bq há mais de dois anos e nunca tiveram problemas, fiquei bastante satisfeito com a comprar e repetiria.

        • David Guerreiro says:

          É como disse anteriormente, sou parceiro, mas se soubesse o que sei hoje, nunca me tinha vendido equipamentos da BQ. Apesar dos RMAs não terem custos nenhuns, a BQ assume o transporte, todo o processo tem custos, e danos para os clientes que se vêm impossibilitados de utilizar os seus equipamentos com avarias. Como referi, 80% dos equipamentos que vendi, tiveram avarias em garantia. Assim que terminar o stock que temos da BQ, é acabar com a parceria e partir para outra.

        • ervilhoid says:

          Não sei que necessidade tem o David de mentir, se diz que é parceiro é porque é, nem deve ser difícil ser parceiro. Dizem aqui uns que é bom não avaria, outros dizem que a assistência é fantástica, foi para reparar três vezes… Haha
          Cá para mim outra bosta de Android , ou será Android de bosta?

  8. nux offshore says:

    Tecnologia de última geração …. lol

  9. alex says:

    tenho bq aquaris e4,nada apontar,ate ja tenho lolipop bombar!!!

  10. Jonny says:

    Cheira-me que o David Guerreiro de parceiro não tem nada, mais depressa é um cliente descontente com alguma situação. É engraçado que não sabe coisas que um parceiro devia saber e ainda por cima fala sempre do Aquaris 4.5 que nem é 100% BQ.

    Btw, tenho BQ’s e conheço quem tenha, ate hoje nunca tive nenhuma avaria 😉

    • David Guerreiro says:

      Porreiro, se formos pela tua conversa então a BQ devia era fechar o SAT. Vou-lhes enviar um e-mail a sugerir isso mesmo, que encerrem o SAT, pois os equipamentos deles parece que não avariam, não há necessidade de terem pessoal para nada. Eu que pensava que os fanboys eram apenas da Apple, mas pelos vistos já existem os BQfans. Pelos vistos as palas para os olhos servem para tudo.

      • Jonny says:

        Ahahaha, tu queres convencer quem com essa dos 80% de taxa de avarias?

        Avarias existem em todas as marcas, agora por favor não sejas hater. Não é questão de ser fanboy ou não ser fanboy, é uma questão de logica e de dares uma vista de olhos pelos foruns mais conhecidos de tecnologia. Vais perceber que tas completamente errado.

        Continuo a dizer e quase que aposto que és apenas um cliente insatisfeito, que pode realmente ter tido uma má experiência, agora isso não significa que seja assim com todos 😉

        • David Guerreiro says:

          Eu não disse que existe uma taxa de 80% de avarias nos BQ ou disse? O que disse, foi que 80% dos equipamentos que foram comercializados pela minha empresa, voltaram com anomalias durante o período de garantia. Cliente insatisfeito não sou, porque nunca comprei nenhum BQ. Logo no início quando iniciámos a parcerias ponderei isso, mas assim que começaram os clientes a telefonar a queixar-se de problemas, pensei para mim mesmo: vou dar um tempo, antes de comprar. E foi o melhor que fiz, ufa. Só os stresses que tivemos com o SAT da BQ, que indicavam as anomalias resolvidas. Vá lá que antes de entregar testávamos sempre, muitas vezes iam logo para trás, nem o cliente ficava a saber que o equipamento ia 2 ou 3 vezes para a BQ.

  11. Miguel says:

    Sou cliente BQ ha 2 anos e ate ver nada de problemas, espero assim continuar.
    Mas tambem no que toca a Dual SIM nem saberia a que marca deveria de recorrer sem gastar frtunas claro, ja que quando compro, são logo 2 telemoveis, para mim e para a minha esposa.

  12. Henrique says:

    Possuidor de 2 Bq’s (um antigo 3.5, com 2 anos e um E5 HD, com 1 ano), bem como de 2 tablet’s. Sem qualquer problema a assinalar. Resolução de uma quebra do vidro frontal, atempado, rápido e sem qualquer dificuldade. Recomendo.

  13. Vilson says:

    Eu tenho um e4 a minha mulher tem outro, e tenho mais 2 tablets também bq (um deles é um pascal lite, um dos primeiros), e nada de avarias aqui. Ja aconselhei a muita gente os aparelhos bq (sobretudo telefones), talvez a mais de 15 pessoas, e tanto quanto sei estão satisfeitos e ainda não houve qualquer problema ou avaria.
    Possivelmente tenho tido sorte e ainda não apanhei as séries com defeito 😉

  14. José Alves says:

    Infelizmente a BQ era uma empresa promissora, mas desde há um ano até esta data tem vindo a perder a confiança dos clientes. Desde updates de sistema operativos que retiram funcionalidades relativamente à versão anterior, bugs em itens básicos de funcionamento (pior qualidade da câmara, leitura errada da RAM, leitura errada da bateria, etc.), atrasos sucessivos na disponibilização dos updates (ex: modelo topo de gama E5FHD ainda não tem Lollipop, mas E5 HD e 4G têm).

    A juntar a tudo isto, a diferença de preços que a marca mantêm entre Portugal e Espanha, sem contar com a subida generalizada de preços:
    exemplo simples:
    – na presente data por 250€ a BQ vende o E5 4G QuadCore A53 1.2GHz com 2GB/16GB
    – há um ano a BQ vendia por 200€ o E5 HD QuadCore A7 1.3GHz com 2GB/16GB (modelo que por acaso descontinuou após uns meses)
    – na mesma altura e pelos mesmos 250€ do 4G, a BQ vendia o E5 FHD OctaCore A7 a 2.0GHz com 2GB/16GB

    Acho que a marca se está a deixar levar ganancia (nada contra, é um negócio como tantos outros) e a aproveitar-se da sua boa fama para inflaccionar os preços, sem que isso se reflicta numa melhoria clara na qualidade do produto e principalmente na qualidade do serviço pós venda (assistência técnica e suporte a actualizações). Num mercado fortemente concorrencial como é este dos smartphones, é preciso ter cautela com estes factores. E na gama de preços que a BQ tem a sua oferta, uma diferença de preço de 20, 30 ou 40 Euros, é absolutamente decisiva na escolha final do utilizador.

    • Pedro Pinto says:

      Discordo do teu comentário, ainda ainda mais quando falas em ganância…

      • Daniel says:

        Garantidamente desde que a marca mudou operações e se expandiu para UK que tudo mudou, não venhas dizer que não passou a haver ganância nos preços praticados… Basta olhar para o seguro que era praticado que era flat rate de €9,99 e passou a ser por escalão de equipamento em que nem o equipamento mais baixo tem um valor assim tão baixo de garantia como tinha antes (o que só mostra que o seguro estava a deixar a marca com prejuízo tendo em conta que eles se tentam esquivar ao máximo a cumprir os termos de garantia).

        Isto é uma evidência que não consegues fugir… podes discordar do que quiseres.

      • José Alves says:

        @Pedro Pinto: a “ganancia” é no sentido do aumento de preço para países que não o de origem (Espanha). Não só dos equipamentos como também como referiu outro user, o valor do seguro que, nalguns casos, triplicou.

        São decisões comerciais que visam, claro, ajustar os lucros/prejuizos da empresa. É obviamente, legitimo por parte deles. Só que do ponto de vista dos consumidores é algo que pode afectar no momento da decisão de compra.

        Por exemplo, há um ano atrás, ter um dispositivo de 5″, QuadCore, 2GB de RAM, 16GB interna, slot SD, dual Sim, câmeras de 13Mp + 5Mp, por 200€, o BQ E5 era simplesmente a melhor oferta do mercado na relação custo/benefício (+ 9.90€ pelo seguro de 1 ano). Era quase um “no brainer”. Por isso o E5 HD se tornou o smartphone mais vendido em Espanha, e acredito que em Portugal também teve uma enorme percentagem de vendas.

        Neste momento o novo modelo M5, 2GB/16GB se bem que com melhor ecran e camaras, e processador superior (além de outras funcionalidades extra claro), custa 280€ em Portugal, e se quiseres o seguro são + 39.90€. Lá está, na gama de preços dos 200 € 300€, “pequenas” diferenças fazem uma “grande” diferença.

        Por fim, se o incremento na qualidade, tanto do produto, como do serviço, se vale a pena dispender de cerca de 300€ pelo equipamento? Há pessoas que vão dizer que sim. Há um ano atrás com o E5, muitas mais pessoas diriam que sim! 🙂

        Cumprimentos!

    • David Guerreiro says:

      Ui, o tal problema da leitura da bateria. Aparece-te 20%, desligas, voltas a ligar e já tens 50% por milagre 😛

      • KilltheBeast says:

        David Guerreiro, eu acredito que podes ser tudo o que quiseres (como todos o podem ser), mas de “parceiro” é que não tens nada! Muito provavelmente, como um utilizador referiu, é mais propício seres meramente um “comprador” descontente que teve a infelicidade de jogar ao jogo de “sorte e azar” e que teve azar no jogo. Lembra-te do seguinte se tiveres boa memória e fores bom de raciocínio: a Fnac e a MediaMarket (nomeio estas por serem cadeias de grande dimensão, pois há lojas locais que também a representam) são representantes/parceiros da Bq, ora, não é qualquer engenhoca chinesa que tem representação em loja física, certo? Não seria totalmente estranho e descabido, estes, representarem marca não infame, arriscando o seu bom nome? Além do feedback positivo que a Bq recebe em vários sites de tecnologia, etc…? Agora pensa: se a taxa de defeito fosse de 80% haveria representação, as pessoas diriam bem da marca, esta, continuaria a apostar e investir em novos produtos, etc, etc…? Eu já tive um LG que ao receber uma actualização não ligou mais, duas TV´s Samsung de séries diferentes que tiveram o mesmo problema (apenas funcionava o som) e, a segunda avariou passado um mês da compra. Deixa-te lá de fazer propaganda enganosa e se tens realmente um problema específico com a marca descreve-o, mas sê verdadeiro e objectivo; mentiras não ajudam a quem pretenda se esclarecer sobre o produto em questão e só os levará a erro e os deixará mais confusos. Abraços e porta-te com “juizinho”, David.

  15. Pedro Hebo says:

    Na minha opinião Bq e um bom telm. Apesar que não utilizo mes vendo dos meus colegas a muito tempo que tenhem dizem k é bom.

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