Maker Faire: Realidade virtual com um simples leitor de cartas
A Maker Faire deste ano promete ser muito concorrida, quer em termos de projectos apresentados, quer em termos de visitas. Vão ser 3 dias intensos onde vamos poder conhecer muitos makers deste país e conhecer também os seus projectos interessantes.
Um dos que se destacam, não apenas pela sua simplicidade, mas também pela sua inovação é o leitor de cartas, que dá passos rumo ao futuro e nos mostra tudo numa perspectiva diferente.
O projecto Leitor de Cartas é fruto do trabalho de Silvino Almeida e Tânia Ribeiro, que vêm do norte de Portugal.
O seu projecto, que classificam como fascinante, consiste num leitor de cartas que apresenta uma animação em 3D de forma semelhante a um holograma.
Este efeito de holograma consegue-se porque os elementos gráficos não são vistos directamente, através de um ecrã, mas sim através da sua reflexão num vidro a 45 graus. Esta é uma técnica conhecida como Pepper's Ghost.
A projecção tem uma relação directa com a carta não só ao nível do conteúdo mas também físico, uma vez que o holograma sai directamente da carta.
O leitor (criado através de impressão 3D) inclui um Raspberry Pi para detectar as cartas e apresentar a animação correspondente.
Os autores são licenciados em Comunicação e Multimédia pela Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro e frequentam o mestrado em Comunicação Multimédia Perfil Interactivo na Universidade de Aveiro
Este seu projecto foi realizado no âmbito do seu mestrado com o apoio dos professores Pedro Beça e Mário Vairinhos.
Se ficaram intrigados com este leitor de cartas e com as possibilidades que ele abre, não deixem de o visitar na Maker Faire deste ano, que se realiza já este fim de semana, de 17 a 19 de Setembro, no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva.
Para além do apoio do Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva, a Maker Faire tem o apoio do Sapo e da CM Lisboa. O Pplware, na sua qualidade de Media Partner vai estar presente nos 3 dias, dando a conhecer tudo o que lá se vai passar.
Este artigo tem mais de um ano
Interessante, mas não percebi a utilidade desta coisa.
Depois peço ao pplware que ponham vídeos na aplicação Android, porque eu tive de ir ao site da maker faire para ver mais detalhes e vi o vídeo, depois fui ao site do pplware e vi que o vídeo também estava lá, só na aplicação é que não estava, teem de resolver isso.
O objeto tem como função o entretenimento! Potencialmente pode ser utilizado em contexto educativo, monstrando relações entre elementos, por exemplo: pegada 2D/animal 3D; semente/planta;
Por enquanto é só um protótipo de demonstração do conceito. 😉
Mas afinal estão a falar de que cartas?. As de jogar ou as do CTT?
Tens razão, não é muito explícito o que se trata.. A dúvida já surgiu aqui na feira também 🙂
As cartas em questão são cromos/cartas colecionáveis.