Dica: Recupere o seu menu iniciar no Win 7
Estranhamente e fruto da minha incontrolável vontade de testar todo o software que encontro, o meu Windows Sete começou com um comportamento errático.
Inicialmente não reparei o que era. Mas tinha a sensação de que algo não estava bem. Passado alguns dias dei com o problema. O meu Menu Iniciar tinha pura e simplesmente ficado vazio de conteúdo! Como podem ver na imagem abaixo todos os atalhos para os programas instalados tinham desaparecido.
Problemas num sistema operativo tão robusto? Não posso acreditar! Mas a explicação para o problema é simples e ainda mais simples a solução.
Este problema, pelo que li em diversos locais na Internet, não é assim tão incomum. No entanto é mais frequente acontecer a quem faz a instalação do seu Windows 7 através de um upgrade ao Windows Vista. Mas é claro que é possível que aconteça a quem, como eu, instala muito software no seu sistema operativo e indica que o quer também no Menu Iniciar.
Pelos vistos o Windows 7 não gosta der ter mais de (aproximadamente) 70 itens no Menu Iniciar (na verdade é na pasta que contem os atalhos e pastas quem compõem o Menu Iniciar). A razão para este comportamento não a consegui encontrar, mas provavelmente será uma caraterística qualquer escondida no Windows.
Mas para mim, mais importante que a razão era a solução. E depois de mais alguma pesquisa encontrei a solução.
Comecem então por abrir o vosso Menu Iniciar e depois carreguem em Todos os programas. Aparece-vos então o menu vazio. Coloquem o rato em cima do texto Anterior cliquem com o botão direito. No menu que surgiu escolham a opção Abrir All Users.
Será então aberta uma janela do Explorador do Windows que contem os itens do Menu Iniciar. Escolham a pasta Programas e façam duplo clique nela.
Estão finalmente na pasta que contem os atalhos para os vossos programas instalados ou pastas com atalhos. Se repararem na minha pasta, tinha mais de 80 itens lá dentro. É era essa a razão para que o Menu Iniciar estivesse com o comportamento estranho.
Vamos então criar ai mais uma pasta com o nome que quiserem. Proponho que criem com o nome Sub-Menu, para que mais tarde se lembrem para que serve.
Depois de criada a pasta escolham o software (pastas) que no vosso entender pode estar mais escondido no menu. Escolham aqueles que menos usam ou aqueles para os quais têm atalhos na vossa área de trabalho. Agora arrastem para dentro da pasta criada as pastas seleccionadas.
Como podem ver na minha janela passei de 84 para 51 itens, uma redução considerável.
E pronto, têm a solução aplicada. No entanto é necessário que o explorer do Windows volte a ser executado.
Para isso aconselho que efectuem um reboot. É a forma mais simples e segura de recarregarem o Explorador do Windows.
Para os mais aventureiros, e que sabem o que fazem, podem sempre matar esse processo e voltar a lançá-lo. Mas aconselho este método a quem saiba o que faz. Não que possam estragar o que quer que seja, mas arriscam-se a ter de fazer mesmo um reboot caso "matem" coisas de mais.
E aqui têm o meu Menu Iniciar novamente funcional. Voltou a ser o que era, com mais uma pasta onde coloquei todo o software que não vou usar tão cedo.
E uma excelente ideia era de vez em quando remover o software que testei e não vou voltar a usar. Até porque foi para isso mesmo que a Microsoft inventou a desinstalação de programas no Windows.
Outra boa ideia é manter os pontos de restauro actualizados, para numa eventualidade podermos voltar atrás no tempo e termos o nosso Windows funcional. Expliquei-vos aqui uma forma simples de o fazerem recorrendo a um atalho. E aqui uma forma ainda mais simples recorrendo a um simples clique do rato. Não têm desculpa!
Este artigo tem mais de um ano
Boa Dica!!!
Se por acaso me acontecer já sei o que fazer;)
O Pplware até já é um meio de publicidade, pelo que vejo no teu nome…
BTW, o Windows 7 é uma porcaria, quem tem XP que não troque. E quem tem 7 use XP Mode 🙂
Qualquer dia temos aqui o Bill Gates ou o Steve Jobs a comentar e a fazer pub!
Não tem lógica nenhuma ele desaparecer se exceder os 70 ícones, se visualmente tem disparates destes nem quero imaginar nas suas entranhas.
Mas muitos o chamam de robusto e bom sem sequer poder ver o código ou ter conhecimento destes pormenores que este sistema possui.
Coisas que só o opensource permite.
Agora é esperar uns bons tempos por uma actualização, e se sair.
Atenção que este bug fazia parte apenas das versões BETA e RC.
Eu tive esse problema na versão RC e resolvi muito facilmente.
Como já disse em baixo, basicamente a solução passa por colocar a pasta “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu” ou “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs” (é uma destas) oculta.
Não sei explicar mas a verdade é que funcionou ás mil maravilhas!!! Voltei a ter de imediato os meus programas todos no menu iniciar! 🙂
Óptimo que o erro esteja corrigido, mas duvido que tenham reprogramado todo o menu iniciar.
Seria interessante descobrir que está limitado a um número superior, 1000, 10000.
Pena esta noticia não estar devidamente informada e actualizada.
Seja como for, este erro e a solução que apresentas-te mostra o quanto a programação feita pela Microsoft é má.
O marketing do sistema robusto e fiável vale mais que o código que ele possui, nas mentes dos consumidores de closesource pois estes não conseguem expirar por mais.
aspirar*
Bem,
a dica é naturalmente boa.
O problema, é simplesmente ridículo.
Eu já tive um outro problema, para o qual me borrifei, mas não deixou de ser chato. Basicamente perdi aí desse menu todos os atalhos para as aplicações 64bit.
enfim,
este talvez seja dos poucos erros que se pode dizer “é por ser jovem”, porque de facto este menu mudou um bocado
ridiculo para um sistema que dizem ser “tão robusto”
e eu a pensar que este windows7 era mesmo bom, não chegava comer baterias que ainda traz defeitos destes…
mesmo sendo de solução fácil penso que é algo grave não verificarem coisas básicas destas…
Olha tens bom remedio faz um sistema operativo que nao tenha erros destes…
Ou então usa gnu/linux. Ou compra um mac.
exacto.
Fica com o teu maravilhoso XP, e nunca vais saber o que perdes …
Bom dia.
Tenho um problemazito no meu Seven. Na pasta Jogos (os do Windows e mais alguns instalados) desapareceu tudo. Inclusivé, procuro na barra de pesquisa por hearts ou minesweeper e nada. É como se tivessem mesmo desaparecido.
Alguém tem problema semelhante?
Boas,
Tenta Painel de Controlo – Programas – Activar ou desactivar funcionalidades do Windows – vê se falta lá os jogos, se faltar escolhe e vê se deu 😉
Tá activado, desactivei e activei outra vez e nada…
Mas já aprendi kk coisa, n conhecia akele menu 🙂
Olá já que vão na onde de desabafar problemas aqui vai o meu.
Eu quando ligo Pen’s, discos externos e outros objectos por USB, ou cartões a reprodução automática não aparece, já fui às configurações, mudei para todas possiveis e não dá alguma solução para além de formatar?
Comigo aconteceu-me o mesmo mas com o XP uma vez que retirei uma pen sem ir ao icon onde se pergunta se se pode retirar o hardware com segurança. Lembrei-me de lá voltar a por a pen o sistema reconheceu-a retirei-a como devia ser e não voltei a ter problemas.
Experimenta.
Só mais uma coisa: Quando ligas algum periférico e clicas no tal icon de retirar o hardware com segurança ele aparece com alguma letra ou aparece lá 0?
Se aparece com alguma letra experimenta fazer um atalho para a letra que ele indica por exemplo G:\
Dizem que se tiveres uma aplicação de máquinas virtuais o autorun deixa de funcionar !
Temos um fórum para essas questões! Cria lá um tópico e o problema resolve-se. 😉
É mesmo XD, obrigado por me lembrares.
E por acaso não tenho retirado os discos/pens com segurança :/
prefiro o menu iniciar classico, muito mais pratico do que essa aberração
Uso o seven e tenho atualmente 99. Já faz um tempo que isto acontece frequentemente quando faço uma nova instalação. Para consertar, só restaurando. Vamos experimentar! Certamente resolverá. Obrigado Pedro!
A mim aconteceu-me numa caixa de ferramentas do Photoshop 4 e nunca mais a consegui recuperar.
Agora, até reinstalar, funciono por memória da posição das ferramentas!
Já me tinha deparado com este problema e conhecia esta solução. È realmente lamentável que um SO como este tenha problemas desta natureza. Curiosamente no meu novo portátil que vem de raiz com Win 7 não acontece este problema.
Este problema só afecta versões do seven que não são RTP, por exemplo RC1 ou betas.
*RTM
Tenho uma reclamação a fazer ao Ppplware:
Este tópico está atrasado aí uns 3 ou 4 meses 😀 Na altura pensei que tinha resolvido porque tinha desinstalado uns softwares que andava a testar e estava desconfiado deles. Mas afinal foi por ao desinstalar terem desaparecido do menu iniciar 😀
Gostaria de dar uma dica, não sei se alguem aqui ja passou por um problema com o DRIVER DE DVD DO PC, ele sumindo do windows e quando vai no gerenciador de dispositivo encontra ele lá com uma EXCLAMAÇÃO dizendo que o mesmo não esta instalado corretamente pois aqui está a dica:
Vá em Iniciar – Executar – digite – “Regedit”, abrirá o Editor de Registro.
Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControl… l\Class\{4D36E965-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}
Nesta chave procure pelos valores Upperfilters e/ou Lowerfilters, delete-os e reinicie a máquina.
Obs: Isso vale para qualquer versão do Windows (mas geralmente esse problema ocorre mais no VISTA e SEVEN).
Valeu pessoal.
Muito boa noite,
Eu tive um problema semelhante, a mim desapareceram-me, não todos os atalhos, mas a maior parte dos atalhos que tinha no menu todos os programas.
Com esta solução o problema ainda não me foi resolvido, será que me podem ajudar melhor ou explicar-me melhor a solução?
Agradecia 😀
Gostava de saber que raio do users são vocês? Que raios de software vocês instalam no Seven, etc etc…
Tenho o Seven à 7 meses e tenho 123 itens no Menu Iniciar e nunca tal me aconteceu. Não fiz nenhum upgrade do Vista, instalei simplesmente o Seven do zero.
Tenho o Seven carregado de jogos e programas, uns 200 e tais e nunca perdi velocidade no sistema nem tive nenhum problema.
O que faço?
– Uso o WinASO Registry Optimizer regularmente, que é freeware.
Sempre tive uma teoria:
– O sistema operativo é o reflexo do seu utilizador.
Pessoas que trabalham com programas a sério e nem têm tempo para ter jogos no computador.
O sistema operativo deve ser concebido para ser fiável, estável e seguro independente do programa que se insere no mesmo. Não vamos agora descartar as culpas nos programas só porque o sistema está com problemas.
O sistema operativo é o reflexo da empresa que o constrói, não de quem o usa.
Já agora o WinASO Registry Optimizer é trial, não freeware.
Atenção, eu também tive este problema e pelo que andei a ler na altura apenas acontecia com a versão RC. Com a versão RTM já não acontece.
No entanto a solução que me resolveu o problema foi tão simples como tão estúpida.
Básicamente foi colocar a pasta “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu” ou “C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs” oculta! Só isto!!!
Se alguém tiver o mesmo problema que experimente. A mim funcionou ás mil maravilhas!
🙂 🙂
Boa dica… ainda não exedi os 70 aplicativos suportados hehehehe
Mais se caso isso aconteça, como axo que não vai demorar, sei o que fazer…
é, isso não devia acontecer, isso é uma limitação ficar mostrando menos de 70 aplicativos!…
devia de ter pelo menos uma atualização para corrigir este problema grotesco, mais que atrapalha muitas pessoas que adoram testar softwares, como eu!
seria uma boa ideia um pacote de correção…
um sistema operacional como o Windows 7 não devia ter este problema digamos que bobo.
valeu!
Terminar o utilizador e voltar a fazer log in não demora tanto e é mais eficaz 😀