Incrível, mais dois SoCs com 10 núcleos
MediaTek Helio X22 e X30: Mais dois SoCs com 10 núcleos
Nos últimos anos o segmento dos smartphones evolui em vários sentidos. No que diz respeito à performance, já há muito passou a “moda” dos dual-core e até dos quad-core.
Uma das empresas que mais inova neste segmento é sem dúvida a MediaTek que anunciou em Abril deste ano o MediaTek Helio X20 – um SoC 10-core. Mas a empresa está já a trabalhar em novas versões que garantem ainda mais performance.
Depois do Helio X20 (que deverá vir já com o smartphone Oukitel U6), a MediaTek anunciou que está já a trabalhar no Helio X22, que basicamente é uma versão mais rápida que o X20, enquanto o Helio X30 usa uma diferente distribuição dos núcleos para oferecer a melhor performance.
Tal como outros Socs, a série Helio X combina núcleos de alta performance com um grupo de núcleos de baixa performance que consomem também menos energia. Esta distribuição garante que o dispositivo tem a melhor performance mas também que consiga a melhor gestão de energia, dependendo das tarefas a realizar.
A diferença destes novos chips da MediaTek comparativamente a outros do mercado é que combinam três ou mais grupos de núcleos de alta performance em vez dos tradicionais dois.
Helio X30
- 4 ARM Cortex-A72 cores clocked at 2.5 GHz
- 2 ARM Cortex-A72 cores clocked at 2 GHz
- 2 ARM Cortex-A53 cores clocked at 1.5 GHz
- 2 ARM Cortex-A53 cores clocked at 1 GHz
O Helio X30 vem com uma GPU ARM Mali-T880 e suporta 4GB de RAM e memória eMMC 5.1.
Helio X20
- 2 ARM Cortex-A72 cores clocked at 2.5 GHz
- 4 ARM Cortex-A53 cores clocked at 2 GHz
- 4 ARM Cortex-A53 cores clocked at 1.4 GHz
O Helio X20 foi o primeiro SoC de 10 núcleos a ser apresentado. Este SoC vem com uma GPU ARM Mali-T800, tem suporte para redes 4G LTE, 802.11ac WiFi e traz ainda o co-processador ARM Cortex-M4 para realização de tarefas secundárias, como por exemplo reconhecimento de voz.
Helio X22
Sobre o X22 ainda não há muitos detalhes. Espera-se no entanto que a distribuição de núcleos seja semelhante ao Helio X20, no entanto alguns núcleos serão ainda mais rápidos.
Como já informamos, o Helio X20 deverá estar disponível ainda este ano enquanto os outros chips só deverão chegar em 2016.
Este artigo tem mais de um ano
incrível? lool
yah incrível!
E quando aparecerem os de 12 núcleos? lol
o progresso é optimo, mas neste caso so vai tornar os developers preguiçosos…
com hardware deste nivel nao é preciso optimizar nada…
Pelo contrário…tens o exemplo da gráficas, que básicamente impulsionaram a tecnologia e a programação.
ah sim? até pode ser verdade…
mas os engenheiros de software, assim, não precisam ter tanto trabalho a optimizar o seu software já que existem gráficas super potentes. “ah e tal nao consigo executar este software como deve ser”; “ah e tal compre uma gráfica mais potente”
Não estou a dizer que nao impulsione mas o que o/a “me and me” disse tb não está errado…
Nota-se isso nos programadores de alto nível. Nós nos embebidos sempre nos preocupamos muito com a optimização. Já os meus colegas de alto nível não estão minimamente preocupados com isso. Apesar que devo dizer que quando programo em alto nível (c#) preocupo-me menos com este aspecto, mas não da mesma forma.
As placas gráficas impulsionaram a programação?
Acho que o comentário será logico na seguinte perspectiva: só abrem novos mercados para os jogos e apps de utilização gráfica intensiva em equipamentos com GPU capazes. Não há developer que trabalhe para aquecer. 🙂
Incrível era se eles disponibilizassem o código do kernel como fazem os outros fabricantes.
Sem isso não há Custom Roms e tudo o que lhes está associado. Para mim, e por essa razão apenas, a mediatek está riscada da minha lista de compras (por muito bom que seja o equipamento).
A Intel, nos entretantos, mantém os pés assentes na Terra. Moral da história: há muito mais a desenvolver nos SoCs e nas CPUs do que o número de Cores – nesse departamento temos as GPUs e está visto que 256 Cores não são ficção.
A mediaTek tem feito excelentes Soc, que aquecem bastante menos que os restantes, que apesar de no antutu ao primeiro teste ficarem ligeiramente abaixo, ao 5 teste têm um performance duas vezes superiores ao considerados de topo.
bom dia, tem uma gafe, TAM em vez de RAM =)
“O Helio X30 vem com uma GPU ARM Mali-T880 e suporta 4GB de TAM e memória eMMC 5.1.”
Corrigido 🙂 Obrigada!
Olá Maria Inês!
Ainda bem que aceita as correções.
Normalmente nos artigos do Pedro Simões os meus comentários são apagados.
É assim tão dificil perceber que na maioria das vezes só queremos ajudar?
Continuação de bom trabalho
Cumps
As correcções são sempre bem vindas.
Abraço Zeca
Nunca pensei ver processadores com múltiplos “COREs”. No início era apenas “marketing” para gerar vendas, mas hoje já são muito úteis no que se refere à poupança e gestão do consumo de energia. De qualquer modo, ainda “aguardo” pelo surgimento de 1 só CORE, com com ciclos impressionantes e um avanço na tecnologia das baterias. (Penso ser o futuro no processamento de data) Algum ET por aí com solução para isso?… 🙂 Bom artigo!
A apple com 2 cores continua a bater estes 10 cores, e mesmo estes 10 cores com android = lag