Projeto MiniArcade, Raspberry Pi + PiPplware
A criatividade não tem limites e a tecnologia de hoje pode ser usada para revitalizar o que no passado era o moderno, era a tecnologia de ponta em... diversão.
Foi assim que André Lopes encarou a utilização do Raspberry Pi + PiPplware para criar uma fantástica MiniArcade.
Insert coin que vai começar a diversão!
Apareceu há dias, pela mão de uma nossa visitantes, a Andreia de Almeida, no nosso grupo Raspberry no Facebook, imagens de um projecto que levantou uma onda de curiosidade, de muita admiração e por isso o Pplware convidou a Andreia e o André a partilhar com o mundo o projecto que mostraram.
Desafio aceite, aqui vamos nós!
Há algum tempo demos a conhecer várias Cases para o Raspberry Pi, aqui o primeiro lote e depois o segundo igualmente fantástico, hoje damos a conhecer um projeto um pouco mais elaborado do nosso leitor André Lopes.
A MiniArcade, uma Tabletop arcade
Porquê este projeto?
Este projeto nasce da convergência de três grandes paixões: Eletrónica/gadgets, bricolage e como não podia deixar de ser, videojogos.
Com o aparecimento de microcomputadores como o Raspberry Pi, aliada à criação e aperfeiçoamento do software capaz de simular (emular) as consolas antigas, o desafio autoimposto foi o de criar uma versão miniatura de uma outra máquina anteriormente construída, a “BigArcade”, aproveitando materiais de construção, elementos de design e mais algum equipamento que estava “esquecido” numa arrecadação.
Estas máquinas miniaturas são também conhecidas como Tabletop Arcades.
Objetivos:
Os objetivos do projeto começaram por ser simples: criar uma pequena máquina capaz de apenas emular (recriar via software) várias consolas antigas. Mas como estes projetos têm destas coisas, os objetivos foram aumentando… o conhecido “já agora…”
Depois de finalizada, a MiniArcade é capaz de:
- Emular várias consolas antigas (neste caso optou-se por: GameBoy, GameBoy Color, Nintendo, Super Nintendo, Megadrive, Jogos de Arcade);
- Possibilidade de adicionar comandos extras para mais jogadores, via USB;
- Servir de media center, através do KODI (graças à excelente distribuição Pipplware);
- Possibilidade de servir de pequeno pc para uma ligeira navegação web (uma vez mais graças ao Pipplware);
- Controlo manual de som, independente do sistema (para podermos jogar sem incomodar os vizinhos…);
- Ligação à internet via Ethernet (cabo de rede), bem como via Wi-fi.
A “caixa” e hardware usados:
Para iniciar o projeto, houve uma pesquisa inicial de outras máquinas do género já feitas por outras pessoas e como referido anteriormente houve também algum reaproveitamento das planificações e design da máquina anterior. Após a idealização do melhor formato de máquina começámos a fazer todas as ilustrações:
Para além do que é de esperar quando pensamos em fazer este tipo de projeto (madeiras, parafusos, fios elétricos, etc.), um dos elementos essenciais é o “mausberry circuit”.
Essencialmente é um circuito que, ao carregar num simples botão, é enviado ao Raspberry Pi um comando para este se desligar em segurança, ou seja, seria o mesmo que executar o comando “sudo shutdown -h now”. Como a intenção era a de fazer um sistema fácil de utilizar e sem o recurso da linha de comandos, a utilização deste circuito era essencial.
Outro dos aspetos que se queria obter era o controlo de volume independente do som, sendo que os controlos teriam de fazer parte da própria arcade. Para este efeito foram “recicladas” umas colunas Philips 2.1 (SPA1302/10), sendo que o comando de volume foi embutido na frente da arcade e os restantes componentes ficaram no seu interior.
Para os mais interessados, fica aqui uma lista dos componentes usados:
Lista de componentes usados
- Raspberry Pi 2 Model B;
- Cartão MicroSD de 32GB Class10 (depende da quantidade de jogos);
- Circuito para Botão Power Raspberry pi (mausberry circuits);
- Pack de Botões Arcade + 1 Joysticks + Placa USB;
- Grelhas para colunas 10cm (colunas stereo frontais);
- Grelha para coluna 15cm (subwoofer);
- Border/ lambrim Branco para Arcade - 6m;
- Extensão dupla de Portas USB (portas frontais);
- Plug de Power tipo PC + Botão geral de corte c/ Fusível;
- Botões Power tipo on/off (para luz do marquee de Arcade e para enviar informação de início ao mausberry circuit);
- Botão de Reset (para o mausberry circuit);
- Hub USB, 4 portas com fonte de alimentação externa;
- Extensão de Porta de Ethernet (porta de Rede traseira);
- Wi-fi USB Dongle (compatível com Raspberry pi);
- Grelhas de ventilação passiva (topo);
- Monitor de 15 Polegadas VGA;
- Conversor HMDI para VGA;
- Colunas Philips 2.1 SPA1302/10 (foram desmanchadas para integrar a Arcade);
- Lâmpada fluorescente tubular c/ 38CM (para marquee de Arcade);
- Placa MDF 16MM 2440x1220;
- Material miscelânea para construção da Arcade (Parafusos, fios elétricos, etc).
O software:
Em termos de software, a escolha inicial recaía sobre um projeto chamado Retropie, uma distribuição Linux para o Rasperry Pi que iria fazer o que se pretendia: apenas emular várias consolas antigas.
Com a chegada do projeto Pipplware, mais precisamente a chegada da versão 4.0, a escolha mudou. Agora não só teríamos as funcionalidades do Retropie para jogar, mas também seria possível utilizar o equipamento como media center ou até mesmo como “PC descktop”.
No caso da MiniArcade, houve uma pequena dificuldade inicial com a utilização do joystick e com os botões principais, uma vez que a interface USB utilizada não parece estar incluída na pré-configuração de comandos/gamepads existente no Pipplware.
Tudo ficou resolvido após aceder ao Raspberry Pi via FTP, navegar até “/home/pi/.emulationstation”, e apagar o ficheiro “es_input.cfg”. Após reiniciar o sistema, apareceu novamente a janela de configuração inicial dos controlos da EmulationStation.
É de referir que na altura destas configurações, ainda não havia o website dedicado ao projeto PiPplware, onde agora já é possível ter acesso simplificado à informação de ajuda.
Foi também necessário a configuração dos controlos para os vários emuladores. Este processo poderá ser consultado nesta página: http://pipplware.pplware.pt/wiki/controls/
Algo que não vem incluído no sistema, visto ser específico desta MiniArcade, é a instalação do software do “mausberry circuit” (o circuito que desliga o sistema em segurança). Para isso bastou aceder ao Raspberry via SSH (instruções aqui) e executar os seguintes comandos, um após o outro:
“sudo wget http://files.mausberrycircuits.com/setup.sh
sudo bash setup.sh
sudo reboot”
Para mais informações sobre este pequeno circuito, visitem o website oficial.
Conclusões finais:
Este projeto permitiu aprimorar as técnicas de construção adquiridas na primeira construção, bem como conhecer um pouco mais o mundo do Raspberry pi. Neste momento a MiniArcade encontra-se nas instalações da empresa onde trabalho (por sugestão da administração), o que tem proporcionado bons momentos de interação, alguma disputa e muita diversão entre colegas. Tudo isto sempre fora das horas de expediente, claro! 😉
Com a divulgação deste projeto, são já algumas pessoas que perguntam sobre uma possível 3ª máquina, talvez um híbrido entre uma arcade tradicional e esta MiniArcade, quem sabe… 😉
Este artigo tem mais de um ano
Excelente projecto parabéns.
+1
+1
Para ficar perfeito, só faltava mesmo tirar o aro preto do monitor, e fazer um aro em mdf e colocar o vinil azul em volta como o resto da máquina…
Top 5*
Em termos de custos, quanto poderá ficar um “brinquedo” destes?
Também gostava de saber pois já é um projecto que tenho em mente à bastante tempo…
gastam algum dinheiro, basta fazerem a soma de valores do equipamento mais caro e chegam rapidamente a uma quantia de três dígitos…
Sim, estava mais a falar na questão do material para fazer a “caixa”… Monitor e Raspberry já salta para a quantia de 3 dígitos… E, se for com um PC e um bom ecra nem se fala…
Para a “caixa” desta MiniArcade, foi usada apenas uma Placa MDF 16MM com 2440×1220 (+-30€ no leroy merlin).
Para uma arcade tradicional, já serão precisas 3/4 placas…
Depois é preciso adicionar o custo dos botões de energia, fios elétricos, portas USB/ Rede, uniões, etc.
Mas como referi num comentário mais a baixo, o primeiro passo é decidir (e se possível adquirir) o sistema e monitor que se vai utilizar, pois é o que irá determinar o tamanho/ formato da Arcade.
Muitos parabéns, fantástico projecto. O trabalho foi recompensado pelo resultado final.
Agradeço ao pplware e à equipe do PiPplware pelo excelente trabalho desenvolvido!
parabens pelo projecto.
onde foi comprado o pack de botoes+joystick?
ebay 🙂
Aconselho a pesquisar no ebay por “diy arcade kit”
encontras na amazon.es por bons preços também…
Eu estou só à espera dos Apple Fanboys virem dizer que Macbooks são melhores xD
Projecto 5*, estão de parabéns… Já agora, para quem quiser ver outros semelhantes e tirar ideias (como eu ando já a algum tempo) é visitar -> https://www.facebook.com/groups/194861703858251/?fref=ts
É isso mesmo. Foi assim que o “bichinho” da arcade se começou a desenvolver…
Boa noite! Antes de mais, parabéns pelo projeto. Gostaria de saber se me poderá enviar o link dos botões e joystick que adquiriu,sff! Obrigado
Poderá ver nos comentários anteriores muitas dicas de onde foram adquiridos os elementos. No entanto, os botões poderá pesquisar no ebay por “diy arcade kit”.
Obrigado! Em relação ao, “mausberry circuit” qual foi usado dos que tem disponível pra venda !?
Penso que tenha sido este, http://mausberry-circuits.myshopify.com/collections/frontpage/products/shutdown-circuit-use-your-own-switch?variant=1253823028
certo?
Ola Andreia, antes demais quero felicitar-vos pelo excelente trabalho.
Estou a fazer um curso de electrónica e como projecto final vou ( tentar) fazer a consola retro, já tenho todos os componentes, mas necessito ( encarecidamente) de um passo a passo, para executar o projecto, se fosse possível agradeço do fundo do coração. O meu email é josesarmento42@gmail.co,
Muito obrigado.
Olá André. Parabéns pelo projecto que acho que está muito bem conseguido. Tenho uma dúvida relativamente ao mausberry circuit. Só se pode comprar na loja https://mausberry-circuits.myshopify.com? Isto vem dos EUA? Não tem problemas na alfandêga? Obrigado!
Olá Miguel Ricardo Real Santos, antes de mais obrigado pelo feedback positivo.
Quanto à sua questão, fiz duas encomendas do mausberry circuit para duas ocasiões separadas, e apesar de terem demorado bastante tempo a chegar (cerca de um mês), não tiveram qualquer problema.
Como se trata de um pequeno circuito do tamanho de uma pen USB, e como vem num simples envelope, penso que não terá quaisquer problemas com a alfandega.
Força no seu projecto!
Olá André. Já encomendei… vamos ver quando chega. Será possível enviar-em o seu contacto pessoal para me esclarecer mais umas dúvidas? O meu email é miguel.real@gmail.com Obrigado!
@André Lopes / Andreia de Almeida reparei numa das fotos que estão a usar o tema “Dark” no Emulation Station com alterações (pelo menos as imagens). Este tema foi feito pelo Rui Gonçalves, um dos membros do grupo do Facebook, e não está ainda muito polido. Claro que são livres de alterar como desejarem, mas era porreiro se pudessem entrar em contacto connosco para pudermos incluir as alterações que vocês fizeram na próxima versão do PiPplware. Podem nos contactar através do Forum, grupo do Facebook ou através do seguinte email: rpi@pplware.com
E mais uma vez parabéns pelo projecto, ficou espectacular 😀
Cumprimentos
sim, o André fez umas imagens 😉
Terei todo o prazer em participar no projeto!
Muito bom… parabens pelo projecto ! quero um!!!
Que inveja…
Gostava mesmo de conhecer alguém que tenha feito uma para me ajudar na que ainda vou ter…
se fores de Lisboa, não é difícil 🙂
Espectacular trabalho! Muitos parabéns ao criador.
Poderiam colocar aqui um step-by-step, materiais e software usados na construção da bigArcade?
No caso da BigArcade foi usado um PC tradicional como base de sistema, mas o conceito de construção é em tudo semelhante a esta, apenas numa escala maior.
Quanto ao um artigo “step-by-step”… pode ser que “o bichinho” da arcade morda outra vez um dia destes…
Muito bom mesmo!
Parabéns aos autores!
Como eu queria uma cena destas, é a minha lista de desejos.
Está no topo da minha lista de desejos.
Boa tarde, tenho uma pequena empresa e gostava de ter uma mini arcade desta para todas as pessoas que trabalham aqui, por acaso não criam uma e comercializam? Obrigado. Sebastião
deixe aqui o seu email para o meu amigo entrar em contacto consigo 🙂
Andreia, também gostaria da saber preços para ter um brinquedo desses em casa, caso desista de o contruir sozinho (perdendo muita da piada).
o André neste momento não tem valor estipulado. Podem sempre fazer a vossa oferta ou fazer pedido especial e faz-se um valor.
De lembrar que ajuda muito já ter algumas das peças “perdidas” por casa ou então procurar pelo olx por preços inferiores. Se forem fazer uma máquina destas com componentes todos comprados em loja de certeza que sai bem mais caro 😉
Olá Andreia, desculpa mas o email estava mal escrito, correcto é sebastiaoantunesdacunha@gmail.com. obrigado.
Boa Tarde,
Vamos enviar email. 🙂
Obrigada
Altamente.. Ainda tentei há já algum tempo investir num brinquedo destes mas acabei por desistir. Muito bom, parabéns.
Quanto custará comprar tudo? componentes, exepto a madeira…
Alguém me indica onde posso arranjar um Joystick+Botões arcade mas para PC ?????
no ebay, a arcade de tamanho real tem os botões/ joystick e usa um computador normal 😉
É como a Andreia disse, estes botões/ joystick são compatíveis com PC via porta USB.
Aliás, apesar de não estar descrito no artigo, antes de construir a arcade, criei um pequeno protótipo com uma caixa de madeira, para ver se eram compatíveis com o Raspeberry pi (era a grande duvida).
Aconselho a pesquisar no ebay por “diy arcade kit”
Viva! Como é feito as ligações dos botões para o raspberry !? Através ide USB ?
muita bom sim sr!!!
Já tinha visto o projecto no facebook, mais uma vez parabéns, excelente resultado final 🙂
Passem também a adicionar o site da pplware no foxreplace, para verem os textos no pré-acordo.
Por alguma razão não fizeram a máquina para 2 jogadores? Vi este projeto e fiquei bastante interessado em tentar fazer algo mas à escala da arcada tradicional, para 2 jogadores!
A intenção foi mesmo fazer uma máquina para apenas 1 jogador. Mas, com a adição das portas USB na frente, é sempre possível adicionar mais gamepads (algo que pode ver ligeiramente em algumas das fotos da galeria final, como por exemplo, na foto onde aparece o Tetris está ligado o 2º comando).
Verdade seja dita, nos primeiros desenhos, havia comandos para 2 jogadores, mas esteticamente a arcade perdia as formas tradicionais e não gostei do resultado. (são gostos…)
Quanto ao interesse em fazer uma em “tamanho real”, apenas duas palavras: força nisso!
É de facto um Grande resultado dentro duma “Mini”..!! Muitas horas de projecto e trabalho, algum custo associado mas, o que realço nas respostas do André são de empenho e simplicidade. Não se trata apenas de soft. /hardware abertos mas sim de uma mente aberta (todas as fontes estão linkadas).
O “Tolinhas” está orgulhoso pelo seu trabalho e é uma fonte de inspiração para todos (perseverança).
Parabéns pela qualidade do resultado final e também ao elemento detonador ( à Andreia).
Parabéns pessoal ficou altamente!!
Este projeto está na minha ‘to do list’ à já algum tempo….
Só tem faltado mesmo tempo e disponibilidade porque ideias pessoal como vocês tem dado.. e muito!!
Mais uma vez Parabéns!
Muito bom, mesmo muito bom. André e Andreia, já pensaram em comercializar o produto, em duas versões single e double player? Porque não tentar um crowdfunding? Sim mas tentem um crowdfunding no estrangeiro, porque em Portugal o PS e o governo já metem a “unhaca” para chular o zé povinho.
Parabéns pelo projecto. Esta ideia é fantastica.
Em tempos quis fazer uma máquina de arcade mas por causa do espaço desisti da ideia. Nunca me lembrei de fazer uma mini…
Esqueci me de perguntar. Os botoes e o joystick teem alguma marca, ou é tudo igual? Procurei no ebay e vi muitos kits de marcas diferentes.
Na sua essência, são iguais e até funcionam em conjunto. A diferença está na qualidade do botão:
Os botões “profissionais” são mais caros, e são compostos por 3 partes (como este: https://s3.amazonaws.com/static.projects.hackaday.com/images/6156171389834507767.jpg). Caso haja algum defeito, basta substituir um dos componentes. Também têm um “clique” diferente…
As versões mais baratas, têm tudo incorporado (como este: https://blog.adafruit.com/wp-content/uploads/2012/11/Arcade-Button-30mm-Translucent-Red.png). Caso haja algum defeito, tem de se substituir tudo…
Quantos botões são precisos? 4, 6 ou 8?
Obrigado
O número de botões depende do jogo que se quer jogar. Alguns jogos usam apenas 3 botões, outros 6 e outros 8…
Como neste caso a intenção era de poder jogar vários jogos, optou-se por 8 Botões + Joystick (isto excluindo possíveis botões para navegação de menu, start, select, etc.).
Caso o jogo não utilize os 8 botões, não há problema, simplesmente são ignorados (é preferível ter a mais, que em falta)
Obrigado.
Antes de mais Parabéns pelo projecto esta brutal.
Já consideraram colocar tambem como nas maquinas arcade um slot de moedas em vez do botão de Coin????
Por acaso sim, aliás, nas fotos da primeira arcade (“BigArcade), dá para ver a ranhura para pôr moedas.
Neste projeto optou-se em pôr um botão de Coin, apenas pela falta de espaço disponível.
Parabéns pelo projecto, ficou com bom aspecto 🙂
Aos interessados em construír uma em “full size”, aqui fica um guia completo, desde a construção até à configuração do frontend:
https://inmiracleworld.wordpress.com/category/arcade/
Parabéns, tambeu eu pensei em fazer uma arcade com o raspberry, mas por falta de tempo/espaço tou a vender a máquina que tenho para o efeito, se alguem quiser, poupa bastante na contrução da mesma.
Cumps
@André Lopes / Andreia de Almeida gostava mesmo muito de ter uma tabletop destas, mas que desse para 2 jogadores e que fosse feita com um monitor CRT de 19″. O meu problema é que não tenho tempo para concretizar este meu sonho de infância… Vocês sabem se eu consigo comprar uma coisa destas já pronta em Portugal? É que já vi muita coisa na net, mas a maioria nos USA ou em locais que me parece quase impossível de encomendar remotamente ou demasiado caro para cair na tentação…
Podes comprar a alguém que saiba fazer, mas estas coisas ficam caras 😉
às vezes o pessoal nem tem noção.
Na net tens algumas coisas que depois tens de montar, mas muitas delas não têm muita qualidade. Depende bastante do que pretendes.
O bom de ser comprada a alguém de cá é que não te pára na alfândega e pode ser uma coisa mais personalizada. 🙂
@Andreia conheces alguém que venda…? 🙂
Posso falar com o André e fazer uma estimativa do que pretendes 😉
Ok…
Basicamente o que pretendo é uma tabletop com um monitor CRT 19″ (eu posso arranjar o monitor) e com manete+6 botoes para 2 jogadores… Em relação à decoração da caixa, também posso ser eu a tratar e pode vir em “madeira crua” apenas…
envia-me o email para assim que tiver resposta poder entrar em contacto 😉
Procura no olx que deves encontrar (usa “arcades” ou “arcada” na pesquisa). Eu comprei uma ainda há pouco tempo por 270eur. É uma cabine gémea (2 monitores e 4 joysticks com 2 ligações jamma) dos anos 90 com monitores CRT a 15Khz. Pretendo emular em cima de esse hardware. Embora este projecto aqui descrito seja muito bom, sou mais purista e quero mesmo o feeling da coisa como era 😉 .
No olx encontras algumas avariadas por 100 euros ( esta http://olx.pt/anuncio/armrio-de-mquina-arcade-IDyhMi1.html ou esta http://olx.pt/anuncio/maquina-video-arcade-IDxXb7D.html por 250 eur ) mas já dão para ligar um PC através de um integrado que compras online (PCJamma http://pt.aliexpress.com/item/1pc-free-shipping-PC-to-jamma-converter-board-small-board-PC2JAMMA-PC-game-to-arcade-game/32534258256.html ) ou então compras uma pandora box ( http://pt.aliexpress.com/item/free-shipping-520-in-1-Pandora-s-box-3-jamma-arcade-multi-game-board-Pandora-game/32539084847.html ) e ligas directamente …
Excelente projecto!
De momento também estou a construir uma arcade bartop mas estou indeciso relativamente ao tipo de tinta.
Qual a melhor para pintar mdf?
Solvente? Acrílica?
Obrigado.
Acrílica 😉
Boa sorte com o projecto 🙂
@Andreia o meu email é jorgefraga@gmail.com
anotado 🙂
Obrigado!
Fui essa mesmo que usei.
De momento só me falta colocar colunas, portas USB/áudio e comprar a bezel 😀
Ficamos à espera de fotos 🙂
Eu gostava era de saber em que site comprar pelo menos os botões de arcade a preço acessíveis.
@Vitor M. pode dar uma ajuda?
Paulo, poderá ver nos comentários anterior muitas dicas de onde foram adquiridos os elementos. No entanto, os botões poderá pesquisar no ebay por “diy arcade kit”.
Viva! Como é feito as ligações dos botões para o raspberry !? Através ide USB ?
Incrível o projeto, as utilidades desta máquina são incríveis!
Vou usar os conhecimentos aqui adquiridos para produzir um portátil com as mesmas especificações.
Uma dúvida: como configurar os botões para cada emulador? Sei que a configuração de todos eles é feita em apenas uma etapa, mas qual botão corresponde ao joistck do console original?
Obrigado, ótimo projeto!
Boas, já andava a pensar fazer um projeto destes há algum tempo e acontece que já o tenho pronto, excepto a parte do software que necessito um bocado de ajuda, onde é que posso fazer o download das roms?
Está tudo explicado no artigo 😉 com os links necessários.
Boas, para mais informações sobre o software usado, recomendo visitar a Wiki no website do projeto PiPplware (http://pipplware.pplware.pt/wiki/ ).
Quanto às roms, por óbvios motivos não podemos divulgar aqui links… mas recomendo uma pesquisa rápida por “rom pack”…
Boa Tarde,
Seria possível fornecerem os Planos e os Desenhos dos Autocolantes deste Projecto?
Muito Obrigado
+1. mailingpt@gmail.com. Thx
Boa noite será que tinha como enviar os projetos detalhados das ligações elétricas e os planos por email tpauletti@hotmail.com
Boa noite, será que me podem dizer onde arranjaram o vinil para colar na arcade? Estou a fazer uma mas não sei onde encontro isso. Desde já obrigado.