Yotaphone troca o Android pelo Sailfish OS…
...apenas para equipamentos do governo?
A concorrência na área dos dispositivos móveis é de tal forma (com tantos dispositivos), que as empresas são obrigadas repensar e inventar algumas funcionalidades/características, que tornem os seus dispositivos diferentes de outros…e assim demonstrem alguma inovação.
Surgem agora rumores que a empresa Russa Yotaphone (empresa que criou um smartphone Android com dois ecrãs) vai abandonar o sistema operativo da Google em favor do Sailfish OS em equipamentos direccionados para o Governo.
De acordo com a IDC, o Android e o iOS dominam cerca de 96% do mercado dos dispositivos móveis. Mesmo assim, a empresa Yotaphone, principal fabricante de dispositivos móveis na Rússia, já anunciou que os seus próximos equipamentos poderão vir com Sailfish OS em vez de Android, isto porque o Governo Russo quer "afastar-se" dos sistemas controlados por empresas americanas.
O Sailfish OS um sistema operativo optimizado para dispositivos móveis, que tem como base o Linux MeeGo (que foi “descartado” pela Nokia).
A empresa russa não confirmou no entanto se o já comercializado YotaPhone 2 terá também suporte para o Sailfish OS.
Será esta uma boa opção para os novos equipamentos da Yotaphone?
Este artigo tem mais de um ano
Seja como for, esse YotaPhone tem um design feio.. não atrai mesmo nada com android ou sem..
É pá, por aqui TUDO é feio, mau, deselegante… Gostava de ver o vosso caixote de lixo…
o design não é feio, podia ser melhor.. mas isso implica um desenvolvimento mais caro, materiais mais caros, etc..
No entanto considero que está a par com muitos outros dispositivos no mercado… para o nosso mercado não é tão apetecível, porque nos compramos coisas diferentes das de outros locais do mundo, mas esta bem..
A ideia de um ecran desses e um luxo e aposto que cada mais serão adicionadas features. e que mais dia menos dia vaamos ter o melhor dos dois mundos num tm.. a yota e pioneira nisso..
Eheh, não não. http://the-digital-reader.com/2015/07/04/no-the-yotaphone-isnt-switching-from-android-to-jolla/
“Update: Sorry folks, we’ve been told that this is, in fact, incorrect.”
MAs andam por aí uma serie de informações “no ar”.
A dia 4 já estava feito o update a desmentir.
http://www.androidcentral.com/yota-announces-switch-away-android-jollas-sailfish-os
Sim, apesar de não se encontrar a fonte das afirmações há um ponto a reter:
For one thing, the Russian govt wants to start using a mobile OS which is not controlled by an American company (for security reasons, obviously). They’ve chosen Sailfish, there’s even a report that a Russian Minister held a Yotaphone running Sailfish. What’s more, a Yota Devices rep has confirmed on a Russian forum that the firmware exists. They also said that it’s not nearly ready to be shipped. (All this background suddenly explains why two different Russian news sites reported this story last week.)
Não à nada como esperar para ver.
Pode ser que lancem várias versões para apelar aos diferentes gostos, se calhar na Rússia ia ter fãs essa mudança.
Já tive a oportunidade de experimentar um telemóvel destes e foi uma desilusão. A mudança entre os dois monitores funcionava pessimamente.
pois…
O sailfish e um excelente só.. as. apps faltam mas tal como no são excelentes so’s..
entanto a existência de uma vm Android, ajuda a suprimir todas as o BB10 já a usa..
Considero que o yota tinha mais a ganhar com sailfish do que com android..
Agora resta esperar para ver se realmente é verdade.. mas é bem possivel… o sailfish e baseado em meego e faz todo o sentido..
A yota pode não mudar para o Sailfish OS, mas de facto o governo russo anda à procura de OS alternativos e já teve a ter reuniões com a Jolla.