Samsung ajuda a combater mortes nas estradas argentinas
Há uns dias o Pplware Kids apresentou um artigo onde dava a conhecer alguns números inquietantes e uma tecnologia que a Samsung introduzira nas estradas da capital da Argentina. Na verdade é uma tecnologia que mais não é que juntar vários dispositivos que existem no mercado há anos.
Uns chamam-lhe camião transparente, outros olhos de lince e outros ainda dizem que é a revolução que vem abrir portas para novas ideias num futuro próximo, contudo, é apenas uma boa ideia da Samsung. Colocar câmaras na frente dos pesados e ecrãs atrás que ajudam os condutores. Mas vamos a factos!
Na Argentina o nível de sinistralidade nas estradas é altíssimo e as autoridades estão com muitas dificuldades em controlar este flagelo.
A média de mortes diárias, na última década, situa-se nas 20 por dia e isto coloca o país como o principal para estas tragédias rodoviárias na América Latina. A Samsung, juntamente com as autoridades da cidade de Buenos Aires, lançou uma campanha inédita.
Este sistema é inovador e permite que o condutor da viatura atrás dos grandes camiões que cruzam as estradas da capital argentina possam ultrapassar em segurança.
Estes veículos estão equipados com câmaras frontais que mostram uma perspectiva em tempo real do que se passa em frente do pesado e mostra em ecrã colocado na traseira do atrelado.
É uma forma de ajudar a diminuir uma sinistralidade que teima e não mudar hábitos, mesmo com tantas vidas que ficam espalhadas pelas estradas deste país.
A tecnologia pode ajudar, mas é na educação que está a verdadeira forma de terminar o problema.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente, devia ser instalado em todos os pesados.
“em vês …” ??? ( este é do verbo ver, estás a ver? O que queres dizer é “em vez de …”
Não tentem dizer aquilo que nem sequer sabem escrever …
Muito bom! Ainda por cima hoje em dia já vários modelos de camião trazem bult-in cameras para visualização da estrada e automatização dos sistemas de segurança do próprio camião.
Claro que dificilmente poderá ser aplicado a todas as cargas – excluindi cargas não uniformes, parece-me complicado colocar nos contentores “portáteis”.
Mas é um bom ponto de partida.
Muito parecido com este protótipo deste sistema… Não sei se evoluiu entretanto, mas a ideia é a mesma… 🙂 http://m.youtube.com/watch?v=Esh1EjgBQaI
Acho que os fabricantes de camiões, deviam começar a pensar em utilizar este tipo de tecnologia ou algo semelhante. Será útil para a segurança, tantos para os camionistas como para os outros condutores.
A questão aqui é que quem fabrica camiões geralmente não fabrica os atrelados, e os fabricantes de atrelados não fabricam contentores.
Portanto, só os atrelados de caixa fixa e fechada é que poderiam trazer a “tv” instalada.
Os camiões já trazem câmaras (depende do modelo e versão).
A ideia é realmente muito boa, mas em termos de execução em larga escala parece-me que ainda tem muitos desafios pela frente.
Se a imagem congela é uma gaita…
Pois!
Ou se as tv’s levam uma pancadinha de amor no “delicado” trato que os veículos pesados têm.
Longe de nós que se aprenda a conduzir!
Bonitinho, mas foi certamente copiado pela Apple.
Claro que sim…ainda ontem vi o Tim Cook a passar la na minha rua com um camião. A diferença para o da Apple é que o ecrã é retina 8K, muito mais à frente…..