MTGrid: Projecto português vai ligar contadores eléctricos
…através de uma rede sem fios
Está em desenvolvimento a primeira solução de comunicações sem fios portuguesa que vai permitir ligar centenas de contadores elétricos inteligentes.
Chama-se MTGrid (Multi Technology Communication Infrastructure for the Smart Grid), envolveu a EFACEC e o INESC TEC, e foi desenvolvida no âmbito de um projecto financiado pelo QREN.
O principal objectivo deste projecto, que está em fase final de implementação, consistiu em desenvolver uma solução de comunicações que permitisse aos operadores de uma rede eléctrica monitorizar e controlar os contadores eléctricos inteligentes que no futuro vão ocupar as habitações portuguesas.
A rede tem como requisitos, por exemplo, a interligação de centenas de contadores, capacidade de operação em ambientes diversos e integração com as soluções do fabricante. Espera-se que esta tecnologia aumente a capacidade competitiva da EFACEC nos mercados nacional e internacional
Manuel Ricardo, coordenador do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC
O INESC TEC foi responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma solução de comunicações sem fios em equipamentos de baixo custo e baixo consumo.
Via EmpresasHoje
Este artigo tem mais de um ano
e quem disponibiliza a rede wifi????
Ninguém falou em rede wifi.
outras noticias que li, referem-se a redes wifi.
@ Pai Natal, a rede wireless é para ‘uso da companhia’ não para navegares na net…
A ideia está engraçada mas já agora quais são/foram os mecanismos de seugrança dessa mesma rede wireless?
É que esse pessoal da ‘internet das coisas’ esquece da segurança disso, depois fica um bairro todo sem luz porque alguém esteve a brincar com a rede.
NT, o aparelho não controla o contador a esse ponto 😉 quando muito injectas leituras erradas e o vizinho fica com contas a ajustar na EDP 🙂 lol.
Primeiro que isso veja a luz do dia, ainda podem dormir sossegados.
Vantagens:
– acabam-se as estimativas, passa-se a pagar o que realmente se consome, sem margem de erro.
Desvantagem:
-mais uma porcaria a gerar ruído no espetro wireless
– possível invasão de privacidade. Sim à partida qualquer pessoa pode ver um contador mas com isto um gajo com conhecimentos e tempo nas mãos pega num arduino, mete-se no carro e num instante fica com um mapa dos consumos da vizinhança.
– A ser obrigatório é um escândalo. Devia ser proibido forçar alguém a levar com radiação electromagnética em cima (sim eu sei telemóveis wifi do vizinho etc mas não é a mesma coisa até porque posso viver num sitio isolado sem essa lixeira. Uma coisa é receber um sinal duma antena de telemóvel a 4km que ja vem fraco outra é ter uma antena a poucos metros).
A potência não deve ser pouca porque não estou a vê-los a pôr recetores em cada esquina.
Em vez desta treta porque não implementar um sistema tipo powerline uma vez que isto até nem tem requisitos em tempo real. Wireless Wireless Wireless que paranóia. Agora é tudo wireless. Qualquer dia já não há tomadas nem portas no pc é tudo wireless. Que panca.
Espera, deixa ver se entendi o teu comentário.
Queixas-te de radiação e logo a seguir pedes que seja powerline? É para rir?
Pergunta a qualquer rádio-amador o que acha da tua “powerline” e depois respondes.
Ah, e não é uma questão de panca, na casa onde vivo, não estou para abrir buracos e passar cablagem para sistema de domótica, então o mais prático É wireless. Equipamentos DI-O geridos pelo pilight + Raspberry Pi 😉 😉
Errata:
Onde escrevi:
“Queixas-te de radiação e logo a seguir pedes que seja powerline? É para rir?”
Leia-se:
“Queixas-te de radiação e interferências, e logo a seguir pedes que seja powerline? Ok, não levas com radiação, mas tens noção das interferências que essa porcaria causa? É para rir?”
Na mouxe mesmo yaba…
powerlines, são de facto muito saudáveis, mesmo mesmo 🙂
73
Pelo que vi noutros lados a rede e relativamente fraca e serve para recolher as leituras sem ter de bater a porta para entrar em casa.
Passa-se ao lado da casa com um receptor e as leituras sao descarregadas para um dispositivo do fornecedor de energia.
Ja deixou de ser possivel enviar para a EDP os consumos por telefone/internet, minimizando assim o ajustamento anual?
O que e que uma pessoa faz com o consumo energetico do vizinho??
desvantagens:
Deixa-se de poder fazer trafulhice,
Qualquer pessoa da EDP sabe quando esta alguém em casa ao não(BOM para os ladroes),
UII que projecto brutal, vamos la aplaudir a mais uma ideia para nos entalarem 🙂
Banda bem escolhida e bom sistema de filtragem (algo banalíssimo) e não há ruído acrescentado às restantes emissões daquilo a que tu chamas espetro wireless.
Eles que criem o seu próprio protocolo e quero ver o tempo necessário para descodificar o sinal e se alguém tem paciência.
Mais vale viveres às escuras, não vá a luz (ondas eletromagnéticas) dar-te cabo dos neurónios. A antena a 20m de minha casa já fez com que toda a gente… permanecesse igual.
“Wireless Wireless Wireless que paranóia” Eu digo-te que é que está com a paranoia.
Pah, desculpa lá esta reposta, mas antes de escreveres palermices pesquisa (em lugares fiáveis).
Abécula é um nome porreiro
Bem, ao menos que seja mais seguro que o equivalente americano 🙂 🙂 🙂
http://lmgtfy.com/?q=hacking+smart+meters
Se for para pagar menos deixa ser
LOL! Bem visto!!
Tem de ser por Wifi, porque por 3G/4G já existem…
Pelo que deu a entender é que era por rede wifi e também me questionei como o entitulado Pai Natal questionou! Será que irão ter hotspots ou irão alugar as redes às companhias das telecomunicações??
Façam por wifi ou por pombos correio, dava jeito era ter pelo menos 2 funcionalidades:
– Envio de leituras automáticas diariamente para evitar os abusos das estimativas (espera lá, funcionalidade retirada a pedido da EDP) 🙂
– Possibilidade de integração com softwares de domótica.
irão alugar as redes às companhias das telecomunicações?? E claro que vai ser mais um custo para o cliente pagar .
Com tanto comentario nimguem se lembrou dos postos de trabalho que esta treta vai absorver????
Isso e o que me preocupa, pagar menos nao vamos de certeza, isso e garantido…….
E quem paga o consumo que esse elemento extra gerar? O consumidor ou a companhia eléctrica? Fica a jusante ou montante do contador? Não basta com as operadoras de telecomunicações que para ter um serviço de TV+Net temos de ter um modem e um router que somados gastam mais de 30W, que por ano isso representa um custo energético para o consumidor de mais de 35€ só para manter o serviço activo!
Estas coisas são muito bonitas no papel mas têm custos extras para o consumidor…
isto já existe em vigo-espanha ja nao existe ” homem do alicate ” por net eles desligam e ligam – fazem leituras instantanias . mesmo quando reclamamos eles mostram logo o que existe no contador
Pessoal, pensem fora da caixa… existem muitas formas de comunicar dados sem ser nas frequências do wifi… o que não falta é espectro que possa ser usado, e em frequências mais baixas… um sinal por exemplo na casa dos 137 mhz, pode fazer centenas de kms…. um sinal na casa dos 4 mhz, pode fazer milhares de kms…com potências na ordem dos cagagésimos…telemetria simples como leituras não é preciso ocupar mais do que alguns hertzs de largura…
73 e bom fim de semana
Essas tretas americonças nunca serviram senão os interesses dos bolsos de meia de vampiros. Admirem-se se o pessoal que por aí não engraçar com essas tretas e começar a escavacar esses contadores da Gestapo. Coloquem-nos ao pescoço dos diretores da empresa de eletricidade mais cara da idade média.
Boas,
em Évora, ja há alguns anos que existem contadores inteligentes que reportam as leituras em tempo real.
http://www.regiaodeleiria.pt/blog/2014/03/06/edp-promete-contadores-inteligentes-no-mes-de-abril/