Uber Portugal ainda não foi notificada pelo tribunal
Site e aplicação ainda continuam operacionais
Na passada terça-Feira o Tribunal de Instrução de Lisboa decidiu “proibir, de imediato” a actividade da empresa de transportes em automóvel ligeiro Uber em Portugal. A empresa reagiu hoje a tal medida, via blog oficial, esclarecendo que continua sem receber qualquer notificação dos tribunais.
«Um tribunal de Lisboa terá aparentemente tomado uma decisão acerca da operação da Uber, a qual foi publicada na comunicação social antes mesmo de ser tornada oficial. De acordo com esse tribunal, a Uber é um sério risco para as pessoas em Portugal», revela a Uber no seu blog oficial.
Passados dois dias de extensa cobertura nos meios de comunicação social, a Uber continua sem receber qualquer notificação dos tribunais. A falta de transparência e de clareza em relação a este processo tem causado profunda estranheza à empresa.
Relativamente à questão do Uber ser um sério risco para as pessoas em Portugal, a empresa informa que:
- A Uber oferece uma experiência com um nível de segurança sem precedentes na indústria
- Todas as viagens são rastreáveis
- Todas as viagens são cobertas pelos respectivos seguros
- Todos os motoristas são verificados antes de se juntarem à plataforma e estão habilitados a transportar pessoas em veículos ligeiros
- Todos os motoristas na plataforma são incentivados a prestar uma elevada qualidade de serviço
- Todos os pagamentos são electrónicos, rastreáveis e transparentes
O Uber que não é um serviço de táxi, é considerado uma espécie de motorista particular que garante o conforto no transporte e a comodidade tanto na requisição do serviço como no seu pagamento, já que todo esse processo é feito através de uma aplicação para smartphone.
A Uber Portugal refere que continua a contar com o apoio dos portugueses, tendo disponibilizado uma petição pública.
Via Uber
Este artigo tem mais de um ano
offtopic: – Alguém tem um adaptador USB para RS-232 que funcione no mac? é para configurar o IOS da cisco. alguém já mandou vir pelo ebay?
Não sei se ajuda, mas eu uso um da ATEN o modelo UC-232A em Windows e funciona muito bem. Na caixa diz que é compatível com MAC 8.6 ou superior. Não te sei é dizer onde foi comprado porque é do trabalho.
Sim esse adaptador da ATEN e muito bom. Nunca me deixou mal quer em windows ou linux. MAC nao experimentei…
Telmo Sousa,
esse por exemplo usa o pl2303 driver…o que quer dizer que funciona em linux…
uma coisa que reparei 😀 eles pelo menos foram honestos, e informam a limitação a 230400kbps 😀
O que é uma palhaçada, porque o hardware suporta cerca de 1mbps, mas pronto..
Se o vendedor venda para Europa entao podes encomendar sem problemas, o melhor é ebay.uk e ebay.de
eu tenho 2 com base no Driver de Hardware pl2303(prolific), e funciona bem…
Nunca testei velocidades superiores a 115200, mas supostamente até 1 Mbps funciona segundo o datasheet, tem é que o driver no pc suportar também essas velocidades….
no linux vais ter problemas a conectar-te a mais de 230400, porque o termios so funciona até 230400kbps(limitação do driver claro, e propositada 🙁 ), apesar de haver ai já umas guerras, nas mailinglists, com o homem forte da integração de software do kernel Linux Greg Kroah-Hartman, que ele não quer activar o código para este driver porque diz que…não sabe se todos os devices de hardware da prolific, suportam pelo menos 460800..
Bem mas eu acho que queres é um dispositivo para te ligares ao router/switch…os que tiverem este hardware funcionam, muitos da FTDI também funcionam, mas não te sei dizer quais..
verifica…ha muitos que trazem usb-cabos para ligar a placas de circuito impresso directamente, tu queres é os outros.. ou seja usb-rs232(ficha fisica).
abraço
É o melhor adaptador. É o que aconselho a todos os meus clientes. Os outros ao fim de algum tempo lá vão à vida.
Nunca devia ter entrado em Portugal
Nunca devias ter nascido em Portugal
Se tu gostas de serviços ilegais é um problema teu porque a uber além de concorrência desleal aos táxis (dá o mesmo serviço) não emite faturas por exemplo(como podes ver numa reportagem da RTP sobre a uber)
André, a Huber emite automaticamente a factura electrotecnia do serviço para o eMail do cliente
André, a Huber não engana o cliente, nos trajectos nos extras da bagagem, se forem mal educados tem feedback negativo, etc. Já alguns ‘taxeiros’ ….. é de fugir.
Só é enganado quem quer, os preços extra estão todos afixados (como é lei) e basta as pessoas terem atenção.
Como a “nova” treta do tribunal so se aplica ao uber, bem que eles podem mudar o nome para puber (mas de pobre não tem nada lol) e fazer tipo privado, ai o tribunal não pode fazer nada!
Quem se lixa é o consumidor que deixa de poder usufruir de um serviço de qualidade, diferente ao mero taxi (muitos ainda não percebem que são serviços distintos). Mas isso é normal em Portugal e na Europa em geral, pois primeiro estão os “seus” interesses e só depois os consumidores… Evoluam!
Serviços ilegais? Nem passam facturas nem nada… Evolui mas é tu…
João Santos, a Uber emite automaticamente a factura electrónica do serviço para o eMail do cliente.
O valor do imposto nunca chega aos cofres do estado.
É limpo para o bolso dos americanos.
Empresas dessas a facturar milhares de milhões sem pagar os devidos impostos em Portugal são aos magotes!
São serviços distintos porque? Porque há uma forma diferente de requisitar o serviço? Ou porque a Uber funciona como empresa vão de escada? E peço desculpa a todas as empresas de vão de escada.
Sérgio, Uber foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014.
Não me refiro à dimensão, mas à ilegalidade.
Sérgio, ilegal é enganar o cliente no preço, nos trajectos, nos extras da bagagem, má educação etc. Na Uber se for mal classificado salta fora da organização.
Alexandre_40
nesse ponto estou contigo..
A ANTRAL deve ser obrigada a implementar métodos de segurança, e de rastreio dos pagamentos!
Deve ainda possiblitar no mersmo serviço a hipotse para o cliente de se puder queixar do serviço…
Em Portugal é OBRIGATORIO livre de reclamações, e aqui, num serviço movel, esta é uma forma de o fazer, cordenando com um site web…
É porque se a ANTRAL não o fizer, corre o risco de ver esta uber legalizada, pela mais valia na segurança e transparencia financeira…e isso é mau para os taxistas, porque passam a ser vendidos como carne…como acontece com as areas tecnicas actualmente..
Porque razão por exemplo a meo taxi nao foi banida? Ha espaço para todos… Do que saiu do tribunal é que todas as aplicações denominadas uber ou outras… Ou seja, o problema esta por ser via aplicação? :-\
O problema está que eles até podiam ter app e só serem chamados ppr telefone que era igual. Eles dizem qur nao sao taxi, pois nao. São um sevico ilegal.
Era como eu abrir as portas da minha casa e permitisse que estranhos fossem lá comer, mediante pagamento. Eu também podia alegar que nao era um restaurante. Ppr exemplo o aluguer de quartos no verao. Tambem nao é um hotel…
Para quando a opção editar?
Entao e o homelidays? E mesmo o booking que agora ja nao tem mínimo de quartos, podendo ja ser particulares a por a alugar… Isso não é banido porque? Ca em Portugal espera-se que os hoteis façam greve para aplicar as leis? Nao entendo mesmo…
É ilegal e devia ser erradicado.
A ilegalidade da Uber reside em alguns factos…
– Os taxistas nao gostam de concorrencia,
– Os taxistas querem poder cobrar aquilo que querem e bem lhes apetece,
– Os taxistas acham que e concorrencia desleal porque eles nao querem baixar os precos e tem medo de perder o negocio(leia-se monopolio) do mercado.
A ANTRAL so se meteu nisso, porque como e obvio tem medo do mesmo, porque se os taxistas nao ganharem nao podem ser socios logo nao pagam quota a ANTRAL…
Nao e Sr Presidente da Antral?
Como proíbem e controlam se a Uber está a respeitar?
http://mvalente.eu/2015/04/29/juiz-portugues-despenteia-a-uber/
Wtf? Não nada tem lógica nesse site, começa por ver informações verídicas em vez desses sites que criticam à criança.
Aqui no Brasil o Uber foi suspenso esta semana após uma greve dos Taxistas. Foi exigida a remoção do aplicativo das lojas do Google e Apple, e também a remoção remota do aplicativo de todos os telefones que já o tenham instalado o Uber.
+ 1 excelente decisão
Depois de uns dias de atraso, a Uber lá recebeu a comunicação do Tribunal que a obriga a suspender as operações em Portugal – aproveitando a oportunidade para lançar uma petição que contraria esta decisão, e apelando a todos os que usam o seu serviço, ou que com ele concordem, para que se façam ouvir.Sob o lema #somostodosUBER já foi criada uma página do Facebook Queremos a Uber em Portugal acompanhada por uma petição que tentará chamar a atenção a partidos políticos e Secretário de Estado dos Transportes para esta situação.Trata-se efectivamente de uma decisão curiosa de um Tribunal, que parece nem ter sentido necessidade de ouvir o “acusado” para averiguar se tudo o que o “acusador” dizia era efectivamente correcto. Aparentemente, o cenário apocalíptico pintado pela ANTRAL terá sido suficiente para assustar os juízes ao ponto destes considerarem o serviço um “sério risco”, e “determina ainda que Google, Apple, Microsoft e Samsung deixem de fornecer o aplicativo em suas lojas online e que suspendam remotamente os aplicativos Uber dos usuários que já o possuam instalado em seus aparelhos celulares”!Aliás esta seria, sinceramente, uma medida que eu gostava de ver aplicada… para assistir à grande barracada que se seguiria: pois gostaria de ver o senhor juiz que ditou tal coisa a explicar porque motivo um português não poderia ter no seu smartphone uma app que lhe facilitaria a vida em muitas cidades fora de Portugal, ou será que lá pelo meio a Antral também o terá conseguido convencer de que nenhum português poderá andar de Uber, seja onde for?Não nego que a Uber tenha coisas censuráveis, tal como as práticas hiper-agressivas com que tem lidado com serviços concorrentes nos EUA, e que tenha uma atitude de “pôr a funcionar primeiro, e lidar com as consequências depois”. Mas a questão é que cá em Portugal se limitou a juntar “1+1” e implementar o seu serviço dando uso a empresas nacionais que podem fazer o transporte de pessoas – embora a sua componente “revolucionária” seja a modalidade UberPop, onde qualquer pessoa se poderia tornar num dos seus condutores (e que inevitavelmente terá que ser abordada, mais cedo ou mais tarde…)O grande problema é que conhecendo-se a (falta de) celeridade dos tribunais portugueses, ficamos sem ter qualquer previsão de quando é que o assunto poderá ficar resolvido, ou pelo menos saber de quando estará teoricamente apta a continuar as operações como fazia; embora de momento, tudo pareça continuar a funcionar como dantes, ou pelo menos assim me indica a app, dizendo que existem carros disponíveis no Porto e em Lisboa…. Por outro lado, se calhar até arranjo uma forma bem simples e rápida de resolver esta situação: bastaria instalar a app do Uber no smartphone do juiz, e convidava-o o usar o nosso código para ter direito à sua primeira viagem gratuita no Uber. Acham que depois de o fazer ainda consideraria o Uber um “sério risco”? O único risco é acelerar a extinção de todos os maus profissionais do sector, que se sentem no direito de roubar portugueses e estrangeiros à primeira oportunidade! (por App tecnologias)
Não percebo nada !!!!!! este governo deve querer ter Taxistas curruptos e ladões onde roubam os clientes, pricipalmente no aeroporto de lisboa, onde 90% dos taxistas são trafulhas lolololol, onde enganam o turista, e nem querem levar portugueses que façam despesa de 5 € lolololol.
UBER é uma solução é concorrência é opção de escolha ao consumidor, estamos fartos de ver monopolios……………….
A Antral devia era criar uma aplicação idêntica, assim podíamos classificar os ‘Taxeiros’ ‘feios, porcos e maus’ e também os bons taxistas
A Antral é só uma associação de taxistas. Nem todos os taxistas são seus associados.
Mas os que são percencem obviamente a associação…e se a ANTRAL quer concorrer, vai ter que evoluir também..
Eu sou defensor do que é nosso,
mas também concordo com alguns pontos…
a ANTRAL ha muito que devia ter esta app, para as suas viaturas, onde o pagamento é feito via app, e onde o taxista não recebe dinheiro…ou seja onde o taxista é obrigado a emitir factura…e em caso de roubar o cliente, possa por parte do cliente ser apresentada uma queixa relativa ao mesmo processo de prestação de serviços usado…
é que anda por ai muito mafioso…e depois vemos o estado português a té obrigar a meter IRS, a te pedir para que faças o trabalho deles pedindo factura…mas na prática, se as coisas fossem feitas para funcionar, era muito facil resolver estes problemas todos…
Empregado uver.
Vários a comentar por aqui.
a antral é uma cambada de corruptos, desde os primórdios das atribuições fraudulentas de ”praças”, até aos monopolios das coop de taxis tb elas 100% fraudulentas (autocoop entre outras), mas como Portugal só imita no que há de pior nos outros paises, lá está o cliente é que se lixa, basta vermos a vergonha do que se passa nos aeroportos….
Alias os que defendem a ilegalidade da Uber só podem pertencer a quadrilha da antral e outros taxistas, e para os leigos, a uber envia factura electronica para o cliente, sempre, já no caso dos taxistas, é o habitual foge ao fisco, do tuga xico esperto de meia tigela, e assim continuamos a ser encavados (o povo claro), por causa de mais um grupinho que afinal tb tem poder em portugal