Análise à Panasonic Lumix G DMC-GH4… a câmara que apaixona!
O poder do vídeo a 4k e a beleza da fotografia num só equipamento!
O mundo da fotografia tem andado bastante competitivo. Se inicialmente se pensa em dois grandes nomes como Nikon e Canon, na actualidade devemos começar a incluir mais outros dois: Sony e Panasonic.
São duas grandes marcas que nos têm presenteado com poderosas câmaras fotográficas, capazes não só de competir como pôr de lado vários modelos doutras marcas mais famosas.
Assim, após o Unboxing... fique com a nossa análise a esta magnífica Panasonic Lumix G DMC-GH4!
Índice do artigo
1º Parte – A Máquina
Principais Especificações da Lumix GH4
- Câmara Digital de Lente Única Mirrorless
- Suporte Micro Quatro Terços
- Sensor Live MOS
- Megapíxeis totais: 17,20 mp
- Megapíxeis efectivos de câmara: 16,05 mp
- Gravação de vídeo com resolução 4K
- Sensibilidade ISO: Automático/ISO inteligente/100 (prolongado)/200/400/800/1600/3200/6400/12800/25600 (permutável para o nível 1/3 EV)/(Até ISO6400 em gravação de imagem em movimento) (ISO automático no modo M)
- Wifi / NFC / Leitura de QR Code
- Monitor OLED com controlo tátil estático com 3 polegadas de ângulo livre
- Visor Live View Finder OLED de 2,359 K
- Tamanho: 132,9 x 93,4 x 83,9 mm (excluindo saliências)
- Peso: Aprox. 560 g (cartão SD, bateria, corpo)/Aprox. 480 g (apenas corpo)/Aprox. 825 g (cartão SD, bateria, lente H-FS14140 incluída)
- Software PHOTOfunSTUDIO 9.5 PE
Na Caixa
Na caixa vêm os seguintes equipamentos:
- Câmara Fotográfica Lumix G DMC-GH4
- Objectiva Lumix G VARIO 14-140mm / F3.5-5.6 ASPH. /POWER O.I.S.
- Tampa da Lente
- Tampa traseira
- Protector Solar da Lente
- Bolsa
- Tampa do corpo da câmara
- Packde Bateria de Lítio recarregável (7.2V, 1860mAh, 14Wh)
- Carregador de Bateria
- Cabo de alimentação
- Cabo USB
- Correia de ombro
- Manual de Instruções, DVD e outras informações adicionais
Primeiras Impressões e Caracterização
A Lumix Gh4 apresenta-se num formato comum a outros modelos e equipamentos do género. Tem a cor preta e um peso adequado, tendo em conta que é uma câmara que já roça a utilização profissional e, como seria de esperar, apresenta um peço e uma dimensão superior e outros modelos mais amadores.
Esta câmara fotográfica está num patamar mais elevado que outras Lumix que já aqui testámos, como a FZ-150. É, claramente um equipamento cuja população alvo podem muito bem ser profissionais que buscam novas ofertas no mercado, o que a GH4 faz na perfeição.
De facto, numa fase inicial, o amador ficará sem perceber 'nada' do que a câmara faz pois não tem 'a papinha toda feita' através dos botões. Aqui, a história é outra... para se perceber minimamente o funcionamento e funcionalidades da GH4, o utilizador necessita de tempo, disponibilidade e alguma paciência para testar a fundo este equipamento.
Mas, após passar algum tempo com a Lumix GH4, deu para perceber que é uma câmara fotográfica com uma capacidade poderosa que permite captar o momento com extrema qualidade... e pouco esforço!
A nível de harware, a Lumix GH4 não é um equipamento pesado demais para o género de câmara que é. Apenas o corpo pena 480g, aumentando para 560g com bateria e cartão SD e para 825g se incluírmos a objectiva H-FS14140 da Lumix.
No que respeita às dimensões, este modelo (apenas o corpo) tem 132,9 mm de largura, 93,4 mm de altura e 83,9 mm de profundidade. Consegue facilmente agarrar no equipamento apenas com uma mão. No meu caso, que tenho as mãos pequenas, consegui com facilidade.
Sem dúvida que o ponto-chave da Lumix GH4 é a gravação de vídeos com resolução 4k (Cine 4K a 4096x2160 / 24 fps e QFHD 4K 3840x2160 / 30 fps), o que a distigue das demais deste género uma vez que é a primeira DSLM (Digital Single Lens Mirrorless) do mundo com esta funcionalidade, permitindo gravar em formatos .mov ou .mp4.
Permite gravar vídeos em Full-HD com um bitrate de 200 Mb por segundo (All-Intra) ou a 100 Mb por segundo sem limite de tempo gravação.
Esta GH4 alcança um ISO de 25600 e uma velocidade de focagem de aproximadamente 0,07 segundos.
Quanto à fotografias, esta GH4 grava as suas capturas e formato JPEG e também em formato RAW sendo ainda possível editá-las a partir da própria câmara. Com a ajuda da Image App da Panasonic, o utilizador pode ainda controlar a realização de fotografias e vídeo através de um Smartphone ou Tablet, podendo ajustar remotamente a velocidade de obturação, a exposição ou a abertura, entre outros parâmetros.
O obturador permite uma velocidade de 1/8000, tendo sido melhorado o que possibilita à GH4 alcançar, aprox., 200.000 disparos.
Equipada com um novo sensor Digital Live MOS de 16,05 megapixéis, cuja descarga é, aprox, 50% mais rápida permitindo dominuir significativamente o efeito de rolling shutter, o que melhora a sensibilidade e resposta na captação.
Vem ainda com um processador Venus Engine melhorado, o que lhe permite unir a qualidade à rapidez, possibilinado ainda a diminuição do ruído, que garante um ISO de 25600, aumento da resolução e ainda uma melhor reprodução de cor, uma vez que avalia de forma mais detalhada a cor, analisando tom, saturação, etc.
Graças ao novo CPU quad-core, a GH4 garante um melhor funcionamento e um processamento de sinal a alta velocidade... necessário para a gravação de 4k.
A isto junta-se também a inovadora tecnbologia DFD (Depth From Defocus), o que aumenta a velocidade do sistema de Auto-Focus de contraste, conseguindo obter um AF de ultra alta velocidade de aproximadamente 0,07 segundos.
Neste modelo, a Panasonic melhorou a velocidade e operatividade, acrescentando o AF com detecção de rostos e olhos, passando dos 23 pontos focagem da GH3 para os 49 da GH4.
Este modelo vem equipado com um visor de 16:9 de 2.358K e um monitor, ambos OLED para pproporcionar uma experiência de maior velocidade e melhor resolução ao utilizador.
O visor, de 2.359K disponibiliza um alto contraste de 10.000:1 para uma melhor reprodução da cor. à semelhança da GH3, o ecrã posterior da GH4 de 3 polegadas e 1.036 K roda 180º na lateral e é abatível em 270º.
Relativamente à conectividade, a GH4 incorpora conexão WI-FI e NFC.
salpicos e ao pó devido ao isolamento de todos os seus orifícios.
A estrutura da GH4 é composta por uma liga de magnésio fundido a pressão para garantir um suporte mais eficaz à utilização mais exigente. Tal como a GH3, a é resistente aQuando ao ambiente, a GH4 aguenta temperaturas entre os 0ºC a 40ºC (32ºF a 104ºF) e humidade entre os 10% a 80%.
Menu
É aqui, no Menu, que todas as definições são ajustadas e onde o utilizador poderá definir todos os parâmetros adequados ao resultado que pretende.
Existem 6 separadores diferentes onde pode encontrar as definições de fotografia e vídeo, definições do modo inteligente, definições gerais da câmara, as definições de rede, definições de reprodução, entre outras.
Veja no vídeo a exploração de todas as possibilidades oferecidas no menu:
É um menu bastante completo e a exploração pode ser facilmente feita quer por touch quer por botões físicos, mostrando ser uma interface bastante rápida e intuitiva.
Objectiva Lumix G Vario 14-140mm / F3.5-5.6 ASPH. / POWER O.I.S.
A objectiva que acompanhava a Lumix GH4 (comprada à parte do corpo), é a Lumix G Vario 14-140mm / F3.5-5.6 ASPH. / POWER O.I.S., uma objectiva intercambiável com Zoom Digital Compacta.
Tem um alcance de zoom extenso e amplo de 14-140mm, o equivalente a uma câmara de 35 mm: 25-280 mm e um alto desempenho óptico com 3 lentes asféricas e 3 lentes ED.
A Panasonic define esta objectiva como sendo elegante e compacta e, pela experiência quer tive com ela, concordo em absoluto. Muito leve para transportar, encaixando-se com facilidade no corpo da GH4.
Principais Especificações da Objectiva Lumix G Vario 14-140mm / F3.5-5.6 ASPH. / POWER O.I.S.
- Montagem Micro Quatro Terços
- Construção com 14 elementos em 12 grupos (3 lentes asféricas e 2 lentes ED)
- Estabilizador Ótico de Imagem POWER O.I.S.
- Distância de Focagem f=14-140mm
- Abertura com 7 lâminas de diafragma
- Faixa de Abertura 3.5-5.6
- Abertura mínima 22
- Peso: aproximadamente 265g
- Comprimento: aproximadamente 75mm
Este artigo tem mais de um ano
Meezu mx5 com câmera de 24mpx por 120euros, bem melhor que isto é com android 5.0 ja
lol, São coisas que não se comparam 🙂
lol
Mas quem compara uma maqina fotografica com um telemóvel…. Por favor.. Tenham dò..
É para provocar
O telemóvel com a objectiva de plástico!!!! Até podia ter 100 milhões de megapíxeis, continua a anos luz de uma SLR, seja ela qual for!!!!!
Mas se tens dúvidas, tenta fotografar com pouca luz e depois diz alguma coisa!!!!
Realmente este é um comentário de alguém que é MUITO conhecedor de máquinas fotográficas ahah
Qual é a autonomia da máquina? E destas máquinas em geral?
Olá djx,
Depende da utilização mas a bateria está preparada para captar até +/- 500 fotografias 🙂
Já agora o normal é tirar quantas?
lol acho que isso depende do utilizador, não?
Uma pergunta pertinente 🙂
à uns anos atrás, para mim o normal era tirar mais de 1.000 fotos por dia (quando fotografo/ aos fins de semana ou nas férias). Actualmente sou muito mais comedido, por vários motivos:
– As SLR ou equivalentes, têem obturadores que “duram” até 100.000 ou 200.000 disparos!!!!
– Se tirares muitas fotos, normalmente a esmagadora maioria sái desenquadrada, desfocada, etc;
– Por fim, depois queres fazer 1 álbum digital de uma viagem ou férias e vai lá ganhar coragem de escolheres 100 fotos no meio de 10.000 🙂
Excelente artigo! Muito boa a análise e realmente a qualidade das fotos é qualquer coisa de fenomenal…
Um pouco offtopic: Para utilizar em férias, festas e afins, sem aprofundar muito ao nível da fotografia, e gastando uns 300, 350€ aconselham uma máquina Bridge ou uma entrada de gama DSLR?
Muito obrigado,
Ricardo
O iPhone 6 plus..tem melhor câmera que dslr é também é um smartphone
Há coisas que não se compram… têm que mexer mais em câmaras fotográfias então eheh 🙂
Marisa repare que se estamos na praia o que vamos usar? Dslr ou tlm? O mesmo quando saímos a noite etc, a dslr tem mais qualidade mas o peso e um deal breakerbreaker para 90% das situações e muito caro
Olá Carlos mas lá está… esta máquina não é para ‘estar na praia’ e tirar uma fotografia de ocasião… para isso leva-se uma compacta barata e boa.
não presta porque tens que comprar uma case pa fazer chamadas, navegar ou enviar selfies debaixo de água e já não é a mesma coisa
nem compares um telemóvel a uma DSLR
1 tamanho do sensor por muitos mega PX que isso tenha está sempre dependente do tamanho do dito
2 o preço que se desembolsa por um telemóvel desse calibre compra-se um bom corpo DSLR e uma boa objectiva sem ser de kit e qui-sa um flash externo
so vejo ai um vantagem no telmovel será apenas a portabilidade
Falta aí o teste nocturno, a baixa luz quer em fotografia quer em video, mas deve ser excelente. De qualquer forma não é máquina para o meu bico, nem tenho equipamento para apreciar tanta qualidade. Mas invejo.:-)
Por acaso também reparei nisso, a falta de teste nocturno….
As vezes há surpresas….
Sim, teria sido interessante umas fotos de longa exposição às estrelas ou 10~20 minutos pós pôr-do-sol mas seriam certamente excelentes, esta máquina está muito bem referenciada e obtém resultados quase ao nível das melhores e bem mais caras full frame. Essa objectiva Leica também deve ser um excelente extra…
Caros, quanto aos testes nocturnos não tive hipótese infelizmente de os testar, mas conto ter novamente o equipamento para colmatar essa falha.
Agradeço a compreensão 🙂
Muito boa análise desta magnífica câmara.
Obrigada! 🙂
http://petapixel.com/2014/11/01/hands-samsungs-nx1-one-samsung-camera-rule/
samsung NX1
🙂
Já testámos algumas Samsung: https://pplware.sapo.pt/analises-2/analise-samsung-smart-camara-nx300/
“pouca oferta no que respeita a objectivas”?
O sistema M43 é o que maior número de objectivas suporta (nativas e de outros formatos de sensor)
“Sem armazenamento interno”
Nunca comprem câmaras destas. É o pior investimento que se pode fazer.
“Nunca comprem câmaras destas. É o pior investimento que se pode fazer.”
gostaria que fundamentasse esta afirmação