Mas afinal o que anda a pesquisar na Internet?
Um dos temas mais abordados na Internet é a questão da privacidade e a Google é sem dúvida a empresa que mais sabe sobre si!
Como tudo aquilo que procuramos passa normalmente pelo motor de busca disponibilizado “gratuitamente” pela empresa, facilmente esta sabe os seus hábitos, gostos, localizações, etc, etc. Mas sabia que a partir de agora pode consultar e descarregar todo o seu histórico de pesquisas?
Sem informar qualquer utilizador, a gigante das pesquisas deu, a partir de Janeiro, a possibilidade dos utilizadores obterem todo o seu histórico de pesquisas. Esta funcionalidade faz parte do projecto Google Takeout.
Como fazer o download do histórico?
Para fazerem download de todo o vosso histórico de pesquisas basta ir ao site https://history.google.com e autenticarem-se com a vossa conta do Gmail. Depois de autenticados é possível ver a vossa actividade em termos de pesquisas, tendências de pesquisas e até saber quais as pesquisas realizadas por dia. Para descarregaram a informação para o vosso PC, para que cliquem sobe a "roda dentada" à direito e depois seleccionem a opção Transferir. Em seguida basta carregar em Criar Arquivo Depois de carregarem em criar arquivo, a interface informa que o mesmo irá ser enviado para a sua conta de e-mail. Depois de recebido o e-mail basta abrir o ficheiro zipado em anexo, e escolher o período que querem consultar. De referir que os ficheiros estão em .json podendo ser usado um qualquer editor de texto para consultar a informação (ex.notepad++). De salientar que a Google só apresenta as pesquisas que realizou durante os períodos que o histórico esteve activo. Quem quiser apagar o histórico basta ir às opções do lado direito e em seguida carregar em Remover Itens.
No meio de tanta informação, descobriu pesquisas que marcaram um período da sua vida?
Este artigo tem mais de um ano
Por um lado é bastante interessante lembrar-me de coisas que estava a pesquisar há uns quantos anos atrás, e por outro também desconfortável encontrar acidentalmente memórias que não precisava mesmo nada de me lembrar… Mas ainda mais desconfortável é imaginar o que a Google poderia fazer com tanta informação se lhes der vontade ou tiverem enlouquecido um dia. Quase 20 mil pesquisas na minha conta desde 26 de Setembro de 2010, incrível.
Já tentei fazer por 3 vezes e recebo um email a dizer que falhou na criação do ficheiro.
só tinha cerca de 4.000 pesquisas e agora apaguei tudo!!
Só não fecho a conta (que nem é da Google mas sim Yahoo), porque preciso dela para o Youtube, senão… já tinha ido!
que radical 🙂
já tou a ver que es daqueles que se alguma vez tiveres de fazer contractos de alguma coisa (agua, luz por exemplo), dás dados falsos com medo de eles guardarem registos de actividade e outras coisas teus 😀
Nada disso!
Se não uso Google e nem sequer conta Gmail tenho, porque é que eles têm de guardar os meus dados?!
Eu acho que eles só guardam os teus dados de pesquisas, se tu tiveres 1 conta Google e se fizeres buscas, tendo essa conta Google aberta, como por exemplo, teres o Gmail aberto e fazeres ao mesmo tempo, 1 pesquisa no Google, doutra forma, creio não ser possível eles guardarem os teus dados, até porque, para isso ser feito, é preciso que tenhas 1 conta Google e que a mesma, esteja a ser utilizada, aberta por assim dizer, na mesma altura que fazes pesquisas no Google!
+1!!!!
Existe forma de automatizar este backup para o nosso computador, regularmente?
Vocês podem, nas contas Google, configurar para que nada seja guardado no vosso histórico, e como tenho isso, ao seguir as instruções aqui indicadas, não me deu nenhuma informação de histórico, porque, como disse, configurei a minha conta Google, para não guardar qualquer registo de histórico, é simples e barato!
Tenho isso sempre desativado. 🙂
Tudo desligado. Desde a primeira vez que vi estas opções há anos. E continuará assim.