Flash Player 10.1 e Air 2.0 beta – Um Flash “Touch and Move”
Por A Friend para o Pplware A Adobe acabou de disponibilizar a versão de pré-lançamento do tão esperado "Flash Player 10.1 e Air 2.0 beta" que para quem não sabe, agora permite tirar proveito das plácas gráficas e com isso dar-nos uma maior performance nos conteudos baseados nesta tecnologia, como por exemplo, os videos do Youtube em HD que, coincidência ou não, brevemente serão também disponiblizados em FULL HD de 1080p.
Muitos destes conteudos, devido ao seu processamento elevado por parte do CPU, deixavam alguns utilizadores impossibilitados de os visualizar, como no caso dos netbooks e a performance deixava muito a desejar, o que se tornava incomodo visitar sites baseados em flash, ou até mesmo programas baseados no AIR da Adobe, como é o exemplo de muitos clientes de Twitter. Com esta actualização, o processamento é agora dividido com as plácas gráficas e com isso irá fazer tanto os videos, como os sites baseados em flash terem uma fluidez e performance elevada, e a juntar a isso irá ter também funções multi-touch, que enriquecerá e muito os sites e a forma como interagimos com eles.
Como demonstra o video, este novo flash 10.1 tem um performance bastante elevada e promete melhorar ainda mais com a maturidade das seguintes versões. A nivel de processamento, diminui drasticamente o consumo do CPU o que faz com que possamos continuar a usar outras aplicações ao mesm tempo sem que estas fiquem sacrificadas pelo enorme consumo gerado nas versões anteriores flash.
Este pack está disponivel para download nas suas versões Windows, Mac (Intel apenas) e Linux, com os requisitos minimos de hardware:
- Nos Desktop's: Nvidia Geforce: Series 8, 9, 100 e 200
- Nos Portateis: Nvidia Geforce, 8, 9, 100 e 200 e também ION e ION LE. (É necessário instalar os ultimos drivers disponiveis no site da nvidia ver aqui)
O suporte de aceleração por hardware (GPU) neste pack ainda está limitado apenas ao sistema operativo Windows. Os restantes sistemas terão suporte na sua versão final, incluindo para o webOS para smartphones, o que será uma mais valia para quem possui smartphones baseados neste OS. Por fora fica ainda o iPhone, já que ainda existem alguns desentendimentos quando à implementação desta tecnologia, entre a Apple e Adobe.
De fora fica ainda a versão de 64-bit, que faz com que os browsers nesta arquitectura impossibilitados de visualizar conteudo flash. Mas atenção, os utilizadores com Sistema Operativo 64-bit podem instalar esta versão, mas só através dos browsers de 32-bit é que é possivel ser usado)
Release notes: Flash Player 10.1
Download: Flash Player 10.1
Testem e partilhem aqui com o Pplware as vossas conclusões, não esquecer é que é totalmente aconselhavel desinstalar a versão anterior e de preferência instalar sem ter nenhum browser aberto.
Este artigo tem mais de um ano
ATI fica de fora?
Falta ATI, Intel e Broadcom na lista.
Não consegui ainda obter alguma informação boa quanto a isso, já que isto foi uma boa parceria entre ADOBE e NVIDIA. E já agora para que seja activada é necessário também instalarem os ultimos drivers BETA da NVIDIA.
__________________
New in Version 195.55(beta)
* Adds GPU-acceleration for smoother online HD videos with the new Adobe Flash 10.1 beta
__________________
Outra informação que podem ver aqui é o comparativo entre a actual versão 10 e esta nova versão (10.1), em como reduz drasticamente os consumos de processamento.
Acabei de ver no site da ATI, então passa a acrescentar:
GPU Acceleration of H.264 video content using Adobe Flash
Player 10.1 Beta
This release of ATI Catalyst™ supports the new Hardware Acceleration features of
Adobe Flash Player 10.1 Beta for video encoded in the H.264 format. Adobe Flash Player
10.1 Beta introduces hardware-based H.264 video decoding to deliver smooth video
playback, reduce system resource utilization, and preserve battery life. Adobe Flash
Player 10.1 Beta is expected to be available for download from Adobe Labs
(labs.adobe.com) before the end of the year. This feature is supported on the ATI Radeon
HD 5800, ATI Radeon HD 5700 and ATI Radeon HD 4000 Series of products.
(Não tinha encontrado ainda esta informação quando fiz o artigo, não se esqueçam, devem actualizar igualmente os drivers para tirar partido desta tecnologia)
Desta vez a ATI não ficou a dormir como costume… E eu que só uso ATI e AMD, já estava a ficar preocupado
Ja esta diponivel a nova versão do ATI Catalyst™ 9.11 podes saca-lo em http://game.amd.com/us-en/drivers_catalyst.aspx?driver=
Convem dar o stock compelto de dispositivos moveis a ter acesso ao Flash, Web OS, Symbian, BlackBerry, Android e Windows Mobile, apenas o iPhone fica inexplicavelmente de fora :S
Aguardo ansiosamente por estes updates todos do Flash irá trazer muito aumento de performance, redução de trafego utilizado no streaming de videos e afins, pena os computadores mais modestos irem continuar a sobrer com os mesmos problemas :S
Eu se achar uma pagina de um homem que fez uns projectos para mostrar a capacidade de streaming de videos a 500kbps em que o suporte de placas graficas iria permitir um enorme desempenho eu posto aqui.
Fiquem bem
O iphone não fica de fora. Para terem aplicações em flash para iphone terão de compilar de uma outra maneira o swf.
http://www.adobe.com/devnet/logged_in/abansod_iphone.html
pessoalmente continuo a não entender esta fobia iphone (preço/funções)…
Grande Flávio, sempre atento no que diz respeito a Flash… 😉
Pelo que li por alto apenas isso é apra criar aplicações nativas certo? É que o suporte para os outros dispositivos vai mais alem disso, flash embutido nas paginas, pena os videos ainda nao ser possivel de visualizar devido a RAM.
Eu tenho no meu PDA flash player e vejo as publicidades do pplware em flash e tudo.
E que se for só para criar aplicações nativas, o Nokia… não me recordo bem qual mas ja em 2007/2006 aceitava inclusivo screesavers em flash, o meu n80 tambem, apenas não tinha a capacidade de os reproduzir automaticamente passado um tempo 😉
certo aplicações no iphone foi isso que disse 🙂
o nokia, windows mobiles e outros tb que ja não me recordo aceitavam o flash até ao flash 6 ou 7… era preciso programar em AS1 e não aceitavam toda api AVM1.
O iphone/ipod touch conseguem correr o flash, até melhor do que pensava. Fiz o teste através do Cydia e deu bem.
Acontece é que a Apple quer que este corra na perfeição mantendo uma boa fluidez e performance, dai andarem a recusar as propostas da Adobe, porque acho que toda a gente sabe, o flash sempre foi algo “pesado”. Agora com este 10.1 é que se começa finalmente a ver performance e fluidez bastante boas, e se conseguirem fazer isso nos Smartphones possivelmente a Apple vai aceitar integrar o flash no Safari..até lá, vamos continuar a ver esta mensagem da Adobe cada vez que tentamos instalar o flash (oficialmente) através do site da Adobe 🙂
http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2009/11/iphone-flash-message.jpg
‘porque acho que toda a gente sabe, o flash sempre foi algo “pesado”’
eu não sabia. mas sempre soube que muita gente não sabe trabalhar nessa plataforma.
gostaria de compreender melhor esse termo de “pesado”.
Depende muito da forma como é compilado o Flash, que tipo de compressão leva o seu conteudo e tudo o mais, mas excluindo esses factores o flash é um pouco pesado no sentido de requerer muito processamento do CPU e isso nota-se em especial nos Netbooks ou processadores antigos o quanto “arrastam” o flash. Agora com o processamento a ser ajudado pelas GPU, a fluidez e velociade serão totalmente diferentes.
Se um processador Atom 1,60ghz tem as suas limitações no flash, nomeadamente videos HD, imaginem um processador de smartphone que ronda entre os 600 e 800mhz single core..
Excelentes notícias para os netbooks!
Acabei de instalar agora no meu e todos os vídeos, quer sejam SD ou HD, têm artefactos enormes e a cor predominante é o cinzento.
Mais uns dias e espero que o flash player (e uma actualização dos drivers intel) esteja mais maduro 🙂
Que aplicação de calendário é aquela? Alguém conhece?
este programa nao faz com que depois eu possa utilizar o meu ecran como touch pad pois nao?
Isso é uma limitação de hardware não de software :S alias e um bocado logica a resposta.
lool não mesmo
Só 2 pequenos reparos de português:
Coincidência em vez de coecidencia
Interagimos em vez de interagi-mos
Eu gosto tanto de quando estas apresentações dão barraca lool na parte onde ele arrasta a fotografia do cão e ela foge-lhe para fora do ecrã… pode ter multi touch mas não tem um ecrã touch como o iphone e é isso que diferencia o iphone dos outros touch screens é o ecrã não ser por toque mas por electricidade estática dos dedos. (Nem parece meu estar a defender um telemóvel de mais 600€ que nem videochamada faz)
A foto do cão desapareceu do ecrã! 😀 Foi um movimento brusco demais!
ola pessoal, Vitor… este seria um upgrade do plug-in flash que colocamos nos browsers ? pode-se instalar por cima ? obrigado. Estou meio por fora.
Boa atualidade, valeu ! (actualidade em Portugal ) 😉
tudo o que se precisa saber para instalações do player beta no entanto é uma versão beta cuidado…
http://labs.adobe.com/technologies/flashplayer10/
Parece que as Nvidia Quadro tb ficam de fora.
E pelo que me pareceu não optimizaram o flash, passaram apenas parte do seu processamento para a gráfica (algumas)