GitHub regressou, depois de 5 dias debaixo de ataque DDoS
Esta última semana tem sido particularmente complicada para o serviço GitHub. Foram 5 dias em que um ataque massivo e constante tem conseguido deixar o site de alojamento e gestão de código mais conhecido e usado na Internet com problemas graves de utilização.
Mas agora, e graças a várias medidas que a equipa do GitHub aplicou, o serviço está finalmente de volta na sua plenitude e com todas as suas funcionalidades.
O ataque de DDoS que o GitHub sofreu começou no passado 26 de Março e estendeu-se até ao dia de ontem, altura em que a equipa do GitHub o deu finalmente por controlado e consequentemente por terminado.
Apesar de terem sido aplicadas medidas que conseguiam terminar esses ataques, as suas fontes conseguiram sempre contornar essas protecções e voltar a causar estragos e quebras no serviço.
Não existe qualquer certeza concreta, mas tudo aponta para que este ataque tenha partido de dentro da China, visando impedir vários projectos alojados no GitHub de estarem acessíveis.
Esses projectos albergam serviços que permitem o contornar das medidas de censura que o governo Chinês aplica aos seus cidadãos.
Outro indicio que apontava como sendo este ataque originário da China era o elevado número de visitas originas a partir de maquinas ligadas a um serviço de estatísticas de visitas associado ao motor de pesquisa Chinês Baidu.
Ao receber um fluxo tão grande de visitas desse país, os acessos acabavam por ficar saturados, impedindo os visitantes chineses de conseguir aceder ao GitHub e em particular aos projectos que foram o alvo preferencial do ataque.
Foram várias as vezes que o ataque pareceu estar controlado e ter terminado, mas o mesmo voltava sempre e com uma forma maior, conseguindo afectar de forma séria o GitHub.
As equipa do GitHub envolvidas na defesa a este ataque foram partilhando com os utilizadores o estado dos procedimentos tomados, tendo sido usado o Twitter e a página de estado do GitHub os canais principais de comunicação.
Não há uma prova cabal de que este ataque tenha sido levado a cabo pelo governo Chinês ou alguém dentro do seu território, mas todas as provas apontam nesse sentido.
Os alvos foram dois sites/serviço ali alojados e que são usados para contornar a censura imposta. O primeiro está associado ao site GreatFire, dedicado a apoiar os utilizadores a acederem a conteúdos fora do território Chinês, o segundo é uma cópia do jornal online Chinês NY Times.
Depois de vários dias de tensão e de muitos ataques, tudo parece ter voltado à normalidade no GitHub e o serviço está de novo funcional.
Este artigo tem mais de um ano
Os iFans indicam que Apple ainda é Apple e que nunca teriam algum produto chinês.
Uma vez que surgem notícias deste teor não deixam de ser fortes os indícios de que a China está a evoluir consideravelmente em tudo. Não tenho dúvidas de que serão os futuros USA.
As ditas Chinesices acabaram há, pelo menos alguns anos.
O futuro “USA” é o Brasil, mas para melhor.
“Não tenho dúvidas de que serão os futuros USA.”
Do ponto de vista económico já são a maior potencia do mundo…ultrapassaram os EUA em 1 trillião de dollars 😉
os eua estão a afundar muito rapidamente, a divida, é insuportável, e a malta está a perder a confiança que tinha no dollar porque o dollar já não vale quase nem o papel que custa a imprimir..de tanto dollar que já imprimiram…o que o vai afando é o petro-dollar…mas mesmo assim e mesmo com os EUA a ameaçar o mundo de que se deixam cair o dollar , eles esmagam-os…mesmo assim…vai cair…
1 Chine
2 EUA
3 India
4 Japão
5 Alemanha
6 Russia(tanto russia como brasil…quase se pode dizer que estão ao nivel da alemanha…a russia faltalhe cerca de 300 billioes, ou brasil praí 600…estão muito próximos…)
7 Brasil
se somares os paises BRICS daqui…tiras uma conclusão…EUA+japão+Alemanha, não aguentam economias como china+india+Russia+Brasil..
Já foi criado um banco para concorrer com o monopolizado IMF(controlado pelos EUA), este banco pertence precisamente aos BRICS, vamos ver uma mudança muito grande no mundo nos próximos 100 anos…
Eles passarão a ser o centro, e o ocidente a periferia…inversão de papeis.
e tudo porque enriquecemos a china, e ensinamos-os a fazer tecnologia…a tiros nos pés, que … dão cabo dos pés.
Apesar da pressão militar que os EUA fazem a china, ela está protegida pela Rússia…e tudo encaixa as mil maravilhas para eles..
A EU vai-se arrepender muito de não ter criado uma unidade económica europeia, desde lisboa a vladivostok…a Russia mexeu os cordéis para o outro lado…o lado que lhes estendeu a mão…
Há provas há. http://blog.erratasec.com/2015/04/pin-pointing-chinas-attack-against.html#.VRyLV_zF_OU
colocar código no github ou noutros lados é bom para partilha, etc…mas depois tem o factor de haver países que se aproveitam do teu código…
Não me admirava nada que algum projecto chinês tivesse sido copiado de alguma forma menos moral, e ai os chineses passaram-se 😀
Github anda a ceder à MAFIAA.
Karma is a bitch!