Ad-Aware Free 8.1.0 – Tenha cuidado com o Adware!
A família Malware tem vários membros. É um clã poderoso, numeroso e dispendioso. Muitas vezes erradamente apontamos os membros dessa família como vírus e spyware, mas na verdade o adware está presente muito mais assiduamente que as demais estirpes. Mas o que é o adware?
É chamado adware a qualquer programa que de forma automática, sem que o utilizador solicite, descarregue, mostre ou instale na nossa máquina elementos de publicidade. Normalmente este malware contamina as máquinas através de um ficheiros o HOST que se encontra em C:\WINDOWS\system32\drivers\etc.
Pode abrir esse ficheiro e verifique se acima de 127.0.0.1 localhostver existem alguns outros ips. Por norma estas linhas "obrigam" a máquina a visitar determinadas páginas. Há relatos de browsers que abrem dezenas de páginas, automaticamente, sem que o utilizador possa mexer no browser.
Há algumas aplicação shareware que são também elas adware, pois mostram carradas de anúncios publicitários, na tentativa de obrigar o utilizador a comprar uma versão paga, sem essa praga de anúncios.
Depois há um claro aproveitamento destas mecânicas, onde posteriormente se junta spyware e outros programas malicioso encapotados por anúncios forçados.
Para combater esta praga, podemos recorrer a aplicações especificas. Ad-Aware, da Lavasoft é um desses casos. Conheço esta aplicação há bastantes anos, desde a altura do dial up onde a publicidade fazia o utilizadores gastar rios de dinheiro em ligações telefónicas internacionais, lembram-se?
Esta ferramenta conjuga várias ferramentas anti-malware, no entanto nesta versão free de aniversário, apenas o anti-spyware e anti-adware estão disponíveis. O Code Sequence Identification (CSI), permite que ao analisar um código, este seja cruzado com uma base de dados e rapidamente o identifique e capture, sendo posteriormente tratado como malware.
A ferramenta permite 3 tipos de protecção activa, isto na versão completa, esta versão, a gratuita, apenas permite que tenha protecção aos processos, o que já confere uma grau de segurança interessante. Pois mal seja detectado um processo malicioso no seu sistema, este será interrompido e o utilizador será avisado para sanar essa tentativa de intrusão. No separador Regras do Processo, poderá configurar o grau de sensibilidade e aviso.
Comece por analisar o seu sistema, existem vário níveis de varrimento da máquina, depois siga as instruções para remoção do material contaminado que a aplicação encontrar. Tome uma atitude, envie para a quarentena ou apague definitivamente o que foi identificado como malware.
Esta ferramenta tem muita segurança, normalmente não há problemas em detectar e apagar material "limpo". Os muitos anos de experiência desta aplicação, confere-lhe um mercado vasto e fiel.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Ad-Aware Free 8.1.0 [73.50MB]
Homepage: Lavasoft
Este artigo tem mais de um ano
Os antivírus, como Kaspersky, protege disso, certo?
O spyware é tanto, que a maneira mais segura é ter, para além de uma firewall e um antivirus, dois ou três antispyware’s (não a funcionar em background, claro) e corrê-los aos três de vez em quando. É que só um, e muito menos um antivirus, não dá para tudo e pode sempre haver qualquer coisa que escapa.
Eu também acho que sim; não o KAS, mas o KIS, (ou outros semelhantes) mas… há sempre um mas… ao instalar um programa, o kis avisa-me, mas (lá está outra vez o “mas”) se eu lhe der permissão, aí vai ele! Não percebo como é que programas que não precisam de instalação vão escrever/modificar valores no registo do sistema; é o caso do SIW, há tempos também o Foxtit trazia um “bichinho” qualquer agarrado; já encontrei mais mas agora não me lembro. E cá para mim fica provado que o perigo muitas vezes está nas mãos.
Obrigado a ambos.
Já “corro” com o Spybot – Search & Destroy e Malwarebytes à uns bons tempos, mas estava na dúvida se era mais seguro ter mais uma protecção real, neste caso de Adwares..
Continuação!..
Para além dos dois últimos referidos aconselho vivamente, aquele que considero ser a cereja no topo do bolo, que é o Trojan Remover.
Já usei durante muitos anos este programa, mas começou a detectar menos coisas… agora uso o spyware doctor que tem uma taxa de detecção bastante grande aconselho! Quem quiser este programa va ao google pack e podem instalar de borla e com updates, só não vem com anti-virus e outras coisas, mas também é para isso que o anti-virus serve.
Cumprimentos
Esse Spyware Doctor já é compatível com x64? Cheguei a usar muito o spyware doctor, o único problema era arrancar com o windows.. arrastava o pc todo eheh.
Em relação ao Ad-aware nunca fui fan, actualmente uso KIS 2010, Malwarebytes e SuperAntiSpyware.
Cum raio … 75MB de quê !? … estará também este a ficar bloatware !? …
Ena bolas…
Tens razão após ler o teu comentário fui verificar e tb fiquei de boca aberta..
Mas tão doidos ou quê?
A seguir temos de criar uma partição e instalar o OS da ad-Aware e instalar plugins e correr um scan…
Isto de “há agora tem-se 4 GB de RAM e 1 TB de disco, vamos criar uma app que faça isto ou aquilo mas optimizações é tempo perdido”..
Belos tempos de assembler ou c e c++ onde se programava com performance e custo MB em mente..
Atenção que não sou anti avanços no uso de mais RAM ou GB de disco, a RAM disponivel seja 1, 2, 4 ou 8GB foi paga para se usar, mas tb bolas isto é desleixo na minha opinião…
Infelizmente o Ad-aware Free não é para uso comercial!
Portanto, não podem/devem utilizar esse software no PC da empresa.
eu uso dois anti-malware e antispywares,vou testar este também
minha maquina trava do nada ?? sera exceto de programas antispywares
eu uso o ante viros avast mas assim mesmo trava da vontade de pegar uma marreta e quebrar esta maquina .
O adware nem sempre é bloqueado pelas suites de segurança. Por melhor que sejam estas suites, a engenharia social consegue sempre furar a guarda e condicionar as visitas à web
Há sempre um pop up ou uma página marada que aparece sem ser pedida.