Matt’s System Helper-Outer 0.5.2.0
Todos os dias temos necessidade de executar alguns serviços do Windows. Tudo passa pela "Executar" ou pela linha de comandos, simplesmente chamamos e executamos. Há outras funções que podemos inserir no menu de contexto, também, é usual fazermos isso. Uso algumas ferramentas interessantes, são pequenos programas portáteis, não preciso de os instalar e correm facilmente a partir de uns ícones estrategicamente colocados. Uma das ferramentas que ando a explorar é o (MSHO).
Este pequeno programa ajuda nalgumas das tarefas que normalmente fazia pelo executar.
Na primeira janela temos todas opções de teste e configurações referentes à rede. Podemos renova o IP do nosso PC, caso estejamos com DHCP configurado.
Podemos ainda libertar toda a cache do DNS, dar comandos de ipconfig ou fazer diagnóstico de rede (ping e traceoute).
No segundo separador podemos tratar das actualizações do nosso PC.
Neste separador tratamos de arrumar a casa, mantendo o nosso disco limpo e optimizado. Para isso temos o desfragmentador e a limpeza do disco.
No penúltimo separador temos todas as opções que não foram contempladas antes. O System File Check, a limpeza do spooler da impressora e, claro, a execução de comandos em DOS.
A terminar temo o separador dos créditos.
Chamo ainda a atenção para um conjunto de botões que nos acompanham desde o inicio e que contemplam os seguintes "comandos":
- Dispositivos
- MSConfig
- Gestão de Componentes
- Visualizador de Eventos
- Utilizadores
- Serviços
- Informação de sistema
É claro que todos estes serviços e ferramentas estão disponíveis no sistema operativo através de opções ou comandos dispersos mas que se podem tornar de difícil acesso ou complicados de utilizar para o dito "utilizador comum". Desta forma temo-los aqui de forma condensada e de fácil utilização.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Matt's System Helper-Outer (MSHO) 0.5.2.0 [3.14MB]
Homepage: Bluemac
Este artigo tem mais de um ano
Quem não se lembra dos comandos MS-DOS. Me lembro que quando comecei com informática no Brasil em 1993, fazia um curso de MS-DOS, quando fui apresentado ao “WINDOWS 3.11”, eu disse: “wow”.
No mês seguinte, tinhamos formacao de paintbrush. Era mesmo magnifico. E o ARJ. lol.
arj -x -a …. para compactar e descompactar arquivos pelo MS-DOS.
Velhos e bons tempos.
Abraços.
Bruno Santos
Cordelima.com
Desculpe mas não percebi o que é que o seu comentário acrescentou ao tópico. Porque não usar o fórum para essas constatações? Eu sei porquê e os senhor também o sabe..
Para comentarios negativos e destrutivos mais valias se estivesses calado!
E isso tudo sem esquecer que tanto o MS-dos como o Windows não passavam, na altura, de meras cópias de outros produtos já existentes no mercado há anos. 😛
Isso é sempre subjectivo e acima de tudo faz lembrar aquela velha parábola do Ovo e da Galinha.
A massificação do DOS permitiu um desenvolvimento alargado o que potenciou de sobremaneira o mercado da tecnologia. Imaginemos que o mundo se tinha ficado pelo UNIX. A sua complexidade nunca iria permitir uma disseminação a tão grande a alargada escala.
Assim como outros sistemas operativos. As pessoas falam no MAC OS mas esquecem-se que comparativamente ao Windows 3.1, naquela altura, o MSC OS era intragável.
Assim continuou por muitos bons anos, achegando mesmo a empresa quase a falir.
Nesse ponto de vista, para mim o mais fundamental, foi graças ao Windows que hoje temos um leque tão alargado e abrangente de sistemas operativos e acima de tudo de utilizadores.
O homem tem uma memória muito curta e tendencialmente esquece-se da história, da construção dos alicerces. 😀
Sabe o que era bom Vítor? Era publicar uma lista de serviços que podemos desactivar no Windows para torna-lo mais rápido. Tenho a certeza que isso vai ajudar muita gente (incluindo a mim :P).
Cumps