PplWare Mobile

Samsung estará a preparar-se para comprar a BlackBerry?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. rmcrys says:

    A blackberry tem hipótese de se erguer, mas não enquanto o SO e porfolio de apps não permitir ombrear ose actuais. Os aparelhos são de alta qualidade e estética, mas há que investir rápido e mais no software

    • lmx says:

      O SO é do melhor que há, o Único SO móvel do mundo verdadeiramente real time!

      Nas app’s é verdade que app’s nativas é muito diferente de utilizar app’s Android.

      E este é mesmo o único problema, embora existam as app’s todas que uma pessoa precisa, não existem as app’s que era costume no passado, porque a BB passou da versão 7 do seu SO para o BB10, baseado no brutal QNX.
      E todo o ecosistema teve que ser reconstruido, e a nível de app’s ainda não está no ponto desejado…daí as app’s Android para colmatar essa falha..

      MAs do ponto de vista de funcionalidade…e arrisco-me a dizer, mais que muitos outros…

      Só na parte de segurança,é abismal a diferença.

      • David says:

        BB Passport vs Note 4?pq?

        • rmcrys says:

          Curiosamente estive hoje com um BB (esse da foto com teclado) e tem alta qualidade, o SO rápido mas continuo a preferir (talvez por habituação) o Android.

          Relativamente ao Note 4 só posso dizer que me parece o topo que o Android pode atingir,sempre fluido, multi tarefa, excelente (o melhor) ecrã e bateria, e com personalização da Samsung con funções super úteis. Eu depois de usar Note, ao usar o Android base sentes que fala muita coisa, mas isso com o uso que dou.

          Depende o que queres

          • David says:

            @rmcrys
            Note 4! sei que no teu não tens problemas! No meu, tem um lag que para o equipamento que é tb deveria sentir o mesmo que tu sentes relativamente ao teu, sento que o teu é Exynos e o meu Snapdragon. Tenho alguns problemas, nomeadamente bloqueios, lentidão nas teclas touch, se tiver uma chamada não atendida e for rapidamente verificar quem é aparece-me o numero de contacto, e segundos depois é que aparece o nome, caso esteja na lista de contactos…entre outras coisas que para o equipamento que é, a Samsung deveria ter mais e melhor atenção.
            Relembro-te: nao é um modelo contrafeito, não tem root feito, tem ROM original, a ultima versão disponível, etc…e tenho ao lado um LG G3 que me parece mais fluido e mais rápido que o meu Note 4! pq? não sei…se bem que o LG tem já o Android 5, mas mesmo assim não é desculpa para o Note 4 não ser no mínimo tão fluido quando o LG…digo eu…

            Claro que depende do uso que se dá ao equipamento! mas comparando equipamentos, e funcionalidades do mesmo, estabilidade do SO e comentários pela net…o BB parece estar muito mais estável e fluido que o Android. contudo…como nunca mexi…pouco sei…

          • Carlos Lisboa says:

            o note 4 fluido? Tive um 2dias e troquei o logo por um iphone 6 plus..que diferenca na fluidez..eu gosto de android atencao mas samsung nc mais.

          • rmcrys says:

            David: opa não sei o que dizer, acho apenas estranho.

            Temos um Note 3 e um Note 4 em casa, 100% originais, sem mods, nada, e ambos são super fluídos (ponto de comparação: iPad Mini Retina) mesmo em modo económico. No Note 3 estará a 30 fps em económico, o resto sempre 60 fps.

            É verdade que a função de chamada de janelas (a da esquerda ao lado do “home”) demora 1 segundo (não é problema da tecla, a tal espera deve ser programada mas não perguntes porque), mas de resto *tudo* é como manteiga.

            Daí não entender as críticas à série Note, os exemplos que tenho e os modelos que experimentei na loja (Note 3 Snapdragon 800, Note 4 Exynos e Alpha) iguais, irrepreensíveis. Não posso fazer mais nada, se calhar os meus modelos têm algo diferente… eu tenho o fw no Note 4 N910CXXU1ANK5.

          • David says:

            @Carlos
            Estou como o Carlos, é que se eu tivesse oportunidade de trocar por um iPhone 6 Plus, não pensava, neste momento, duas vezes! Claro que dadas as situações que tenho com o Note! caso contrario não o trocaria pq o equipamento tem umas features porreiras…mas o sistema…bem…deixa a desejar! não sou a único a queixar-me, nem o Carlos, como acabo de saber tb!
            Sim provavelmente será o ultimo Samsung…pelo menos para já!

            @rmcrys
            O modelo que tens é diferente do meu, contudo é praticamente a mm coisa, excepto o chipset.O meu 910F, com a rom K5 tb. contudo tenho realmente problemas e aparentemente não somos os únicos a queixarão-nos, sendo que há quem tenha sorte e ainda bem, dado que caso contrario a Samsung iria ter muitos problemas, caso todos queixasse-mos do mesmo…

            Realmente tive algumas crises com o Note 3, e agora com o Note 4 idem…problemas diferentes de facto, mas a questão é que continuo com problemas…talvez a Samsung melhore com o Android L…será?Quando?

          • David says:

            Tenho a possibilidade de trocar o meu Note 4 por um BB Passport…
            Mas tenho receio…Honestamente!!!

            Muito habituado a ter as apps….que quero, e que não quero e sei que elas existem para BB…

            Devo? nao devo? troco? não troco? eis a questão…

    • Joao says:

      Sobre o portfolio de apps até concordo. Sobre o SO não, o BB10 SO é muito bom, ontem li um artigo onde um analista de segurança afirmava que o “BB10 é o único decente em termos de segurança, todos os outros são uma anedota”. E não é só na segurança que o BB10 é bom.

    • Ric says:

      O SO da BB é muito mais avancado e intuitivo que o ios ou o android. Em relação as aplicações tem menos e verdade mas tem todas as que são verdadeiramente importantes.

      • rmcrys says:

        Isso é um pouco subjectivo, e quanto às apps, a partir do momento em que os Shopping, empresas, supermercados, etc etc só fazem para Android, iOS (e por sorte às vezes WP), isso significa que perdes muitas vantagens dos Smartphone, ainda que as gigantes existam.

        • lmx says:

          sim é verdade, mas para esss app’s dos supermercados, etc…tens as app’s android 😉

          Não é idel, mas essas app’s também não são o foco principal num smartphone.

          No entanto gostava que fossem nativas…refiro-me por exemplo ao meocloud, que uso a app android…faz tudo na mesma, mas se fosse nativa era um luxo.

      • Luís Oliveira says:

        Tenho um BlackBerry PlayBook e acho aquilo o maior fiasco da BlackBerry. O SO tem bugs aplicações muito fraquinho e bastante caras em comparação com as que se encontram disponíveis para android e ios.

        • Ric says:

          Eu estou-me a referir ao novo sistema operativo 10.3 e aos novos telemóveis como o Passport. é sem duvida o melhor telefone do mercado e o melhor sistema operativo além disso a bateria dura 2 dias sem problemas.

        • lmx says:

          O Playbook, é diferente…e foi marginalizado…é o ultimo equipamento que a BB esqueceu um pouco, e ai é verdade…

          Mas não é igual aos SO’s dos telemóveis apesar de ser baseado no QNX neutrino na mesma!!!

          Esse SO é muito mais antigo…serviu como um laboratório para o BB10…e a BB que tem feito um enorme esforço para recuperar, ainda não corrigiu essa falha…mas deve corrigir no futuro.

      • Hugo says:

        Em que te baseias para dizer que o SO da BB é mais avançado que o IOS ou o Android?!
        O BB10 está muito melhor que as versões anteriores mas daí a ser mais intuitivo… eu não acho!

        • lmx says:

          é muito mais intuitivo.

          Mas ha coisas que não consegues testar numa loja…é preciso enviar emails, sms, fazer telefonemas, escrever muito, etc para te aperceberes da facilidade de utilização!

          Toda a via ha sempre coisas diferentes, e que no BB10.2 por exemplo, tinhas que “minimizar a app”, para aceder as config’s, no BB10.3 fazes swipe com 2 dedos 😛

          Ha minimizar app’s é swuipe com um dedo :P, esta ja existia ha muito…mas existem tantas…aceder ao hub directamente, swuipe para cima até meio e depois pá direita…epah..tens mesmo que usar para perceber..

          • FG says:

            Maia intuitivo de que maneira?

            Dá para começar a escrever um email no tablet, passar pelo portátil, e acabar no smartphone?

            Se receberes um e-mail, ou sms, ou… que diga (sem qualquer intervenção do utilizador), por exemplo:

            “Reunião terça à quatro da tarde”

            No iOS, ele detecta isso é põe um link para tu poderes adicionar ao calendário, já com essa informação (próxima terça às 16:00)… O BB faz isso?

            Reconhecimento de voz em português? E leitura de texto em Pt também?

            Swipes para isto é para aquilo, o iOS também tem.. Assim como Reachability, Control Center, Widgets na barra das notificações, etc…

          • lmx says:

            Sim podes criar convites e envia-los a outros e eles serão colocados na agenda, para isso tens que configurar os diversos calendários..

            Ou seja por exemplo pessoas do facebook em um, sms, outro, outra conta de email pra outro..

            dessa forma ao ser recebidas as coisas são automaticamente adicionadas…

            Tu NEM TOCAS na chixa 🙂

            Tu só vais á agenda e olhas para os pedidos que tens ,o tempo livre que te resta etc..

            Mas já ha muiottoo tempo que BB é assim…ainda nem iphone havia 😉

            Aliás tu nem precisas de enviar nada, quando inseres algo na agenda, dizes as pessoas que queres nessa lista, e ele envia por ti os convites!

            Mais,podes ter reuniões online, e tu crias a reunião, e dizes as pessoas que queres nelas, os convites são feitos e quando a hora chegar…pufff todos estão em videoconferencia por exemplo…tu nem tens que te preocupar como nada.

            Mas eu não conheço nem 5% das features que a BB tem 😉 são demasiadas!
            Não te esqueças que o mercado empresarial é o modelo de negócio deles…

            Falas-te em escrever um email no tablet, e depois escreveres mais um bocado no tm, e depois escrever mais um bocado no pc???

            Com o BB Blend podes escrever email, mandar sms e fazer chamadas de voz e video no PC!!
            entre muitas as outras coisas, por exemplo sincronizar agenda, etc com a tua agenda do pc, epah..tem muitas features..lê algo sobre o BB Blend.

            Sobre fazer isso no telemóvel e acabar no pc, ou vice versa sim é possível.

            No tablet da BB não sei, porque não tenho um ainda(estou a espera que a BB lance um Playbook com o BB10 que tem nos smartphones 😉 )

            Mas essas coisas já são possíveis, antes do iphone existir..

            existem muitas mais, mas são coisas difíceis de descobrir…há coisas que passado um ano, é que dou por ela…

            A 4 meses descobri como escolher letra grande ou pequena, ou números, ou símbolos, de uma forma mesmo básica, e é intuitiva, estás a escrever e não tens que ir a lado nenhum, continuas por ali a fora…em vez de andar sempre a fazer Alt+Shift

          • Paulo Oliveira says:

            concordo plenamente ,já tive iPhone, assim como bons telemóveis Android, e agora yrnbi um blackberry Z30 e na minha opinião o BB 10 é fabuloso ,rápido fluido ,a meu ver bastante fácil de mexer….já tive nexus 5 ,note 3 e posso dizer sem problemas ,o blackberry Z30 é o melhor telemóvel que tive até este momento….. e só troco pelo passport…

          • lmx says:

            Dos touch’s também me parece o melhor, tem boa autonomia, e o software da BB.

            O Passport é um canhão!
            Mas o teu também 😉

          • Nunes says:

            @ lmx
            não percebeste o que o FG disse! Não é enviar um convite de calendário [coisa que funciona em qualquer sistema há anos]. É o sistema conseguir analisar mero texto num email ou outro formato, e determinar que se refere a uma data, que podes adicionar ao calendário, ou um endereço, ou um número de telefone, etc, que ao serem reconhecidos podem ser usados directamente para determinada aplicação ou tarefa!

            “Com o BB Blend podes escrever email, mandar sms e fazer chamadas de voz e video no PC!!”
            O Blend não suporta chamadas de voz ou video. Pode ser bom para acesso remoto a documentos no aparelho, mesmo assim peca face ao “Continuity” no iOS em termos de facilidade para continuares a tarefa noutro dispositivo. O resto das funcionalidades já existiam e ficam aquém do que é possível noutros sistemas.

          • lmx says:

            Nunes,

            “não percebeste o que o FG disse! Não é enviar um convite de calendário [coisa que funciona em qualquer sistema há anos]. É o sistema conseguir analisar mero texto num email ou outro formato, e determinar que se refere a uma data, que podes adicionar ao calendário, ou um endereço, ou um número de telefone, etc, que ao serem reconhecidos podem ser usados directamente para determinada aplicação ou tarefa!”

            Claro que sim, eu disse foi ao colega, que não precisava desta funcionalidade, que não é prática!
            E nos BB tu não envias convites de calendário separadamente.
            Tu só adicionas as pessoas que vão estar presentes da Reunião, quando estas a fazer a entrada na agenda, ele trata pergunta se queres adicionar e tu dizes que sim, ele trata de tudo.

            Qualquer equipamento faz isso há anos, já o resto nem por isso!;)

            Quanto Ao Blend.

            O Blend suporta envio e recepção de SMS, emails,etc,etc e BBM.

            Ou seja suporta voz e vídeo(pelo menos através de BBM)!
            http://demos.blackberry.com/blackberry-passport/na/ca/gen/how-to/blackberry-blend/connect-to-computer-or-tablet/using-blackberry-blend/index.html

            E ainda te permite assinaturas digitais, encriptação a 4096bits, etc.
            São muito complicadas estas funções..mas estão lá.

            Peca em Relação ao ios em quê?

            Continuares a tarefa??
            Quando escreves um email ou uma sms, ou que seja que fica a meio fica guardada essa tarefa, se não acabares ela fica lá como rascunho que podes depois aceder a ela de onde quiseres!

            Ás vezes chego a ter varias mensagens por acabar e vou acaba-las mais tarde!

            Cuporta exchange da microsoft, e muitos outros servidores de email, etc, com funcionalidades como por exemplo, quando envias um email para a pessoa errada, podes pucha-lo atrás de novo, caso a pessoa não o tenha visto(retract)..

            No BBM, podes fazer retract, envio de conteudo por tempo(ou seja expirado o tempo a mensagem desaparece), etc.

            Nas sms, sei quando a sms, é enviada para o servidor, se foi enviada do servidor para a pessoa, e por ultimo se a pessoa a leu 😉
            Mas isto são features que existem muito antes até da existir ios 😉

            Há e muitas das features…a maioria ainda não foi portada do BB7 para o BB10, mas eles por ano portão cerca de 1000 features…pelo menos são dados estatísticos..

            Por ultimo, o BB10 está cada vez mais próximo do BB7, e o passport vai justificar portar o resto…

            A BB já há décadas que suporta mensagens encriptadas…as famosas pin messages que inclusive são conhecidas pelos sucessivos golpes de estado em Países como a Síria, etc, porque foi através delas que os organizadores externos planearam a coisa…

            Mais o trafego é routeado pelas redes da BlackBerry, não andando ai ao Deus dará, como nos outros equipamentos…

            Claro se usares wifi, para acessos a net, e presumo que 3g, sem proxy, “ficas á toa”, mas ai não há como solucionar…

            O BBM usa um sistema de encriptação que no serviço BES, usa uma chave criptográfica por mensagem, tornando o acesso impossível de descodificar, ao passo que no serviço normal, é uma chave por utilizador.

            E ainda tens o serviço BIS, que agora até começa a cair em desuso…

          • rmcrys says:

            Lmx, tens consciência que pelo menos metade dessas coisas que dizes o Android também faz? (Ora metade não sei porque não uso, e sou preguiçoso pata ir procurar)

          • David says:

            @rmcrys
            Tais como? que é que existe no BB que tenha no Android?
            Uma coisa que o BB tem e o Android não, é a estabilidade e fluidez do sistema!

          • lmx says:

            rmcrys,

            sim e como disse anteriormente.. se leres o meu comentário vais vêr que está lá 😉

            O android também tem muita coisa desta.
            Mas não se pode esperar que android ou ios tenham as mesmas features empresariais que BB…
            Porque são SO’s. para targets diferentes, são equipamentos mais multimédia.

            Muitas destas features até os meus smartphones da Nokia com Sinbiam OS faziam no passado..

            Em todo o caso cada vez mais começa a fazer sentido passar BB7 para BB10 porque o BB10 esta a ficar cada vez completo a maioria da malta ainda esta em BB7 e todos os dias são adicionados novas features portadas do BB7 ao BB10, para mim já não faz sentido estar em BB7…

            Mas claro deve haver muito user que não muda ainda.

            Todos os SO’s hoje em dia teem boas features..cada um destinado ao seu mercado..

            😉

          • Nunes says:

            @ lmx
            :S não é prática? vamos lá esclarecer uma coisa, o que descreveste não é único ao BB10. Enviar convites de calendário a várias pessoas, ter calendários partilhados, etc, etc, tudo isso é possível em vários sistemas. E sim podes adicionar as pessoas no evento do calendário, até verifica se essas pessoas têm tempo disponível [suporte Exchange].
            O exemplo que foi referido de análise de texto aplica-se a tantos casos para iniciar um evento num calendário a partir de qualquer texto, ou uma mensagem ou telefonema para outro número, adicionar/pesquisar um endereço, etc, etc. Muita coisa se inicia com mensagens e nem tudo na vida se passa dentro das quatro paredes duma empresa.
            O Blend suporta o BBM… sem voz ou video, só mensagens Pesquisa um pouco.
            Como disse só o acesso remoto ao telemóvel é que é mesmo interessante no Blend.

            “Peca em Relação ao ios em quê? Continuares a tarefa??”
            O Blend peca face ao Continuity – não vamos desviar daquilo que disse…
”Quando escreves um email ou uma sms, ou que seja que fica a meio fica guardada essa tarefa, se não acabares ela fica lá como rascunho que podes depois aceder a ela de onde quiseres!”
            Sim… rascunho, que vais ter que ir procurar para recomeçar noutro dispositivo, face ao continuity em que és “transportado” directamente no outro dispositivo para o que estavas a fazer, em qualquer aplicação que suporte, quer seja escrever, quer seja ler um livro ou outro documento numa página específica, quer seja a página na internet que estás a ver, etc – a vida não é só emails ou BBMs. Percebeste onde peca? Tal como no suporte real para chamadas/voz…

            “No BBM, podes fazer retract, envio de conteudo por tempo(ou seja expirado o tempo a mensagem desaparece), etc”
            tens noção que o BBM existe noutros sistemas?

          • lmx says:

            Nunes,

            “O Blend suporta o BBM… sem voz ou video, só mensagens Pesquisa um pouco.”

            O Blend é uma ferramenta nova para o BB10!
            Ainda não foi implementado isso no Blend, mas acredito que será em breve, porque é das coisas que mais foram pedidas!
            Eu pensava que até já tinham sido portadas!

            “Sim… rascunho, que vais ter que ir procurar para recomeçar noutro dispositivo, face ao continuity em que és “transportado”…”

            A malta nos BB, não procura nada …

            Na BB vais ao HUB, e a mensagem está la bem visível, não tens que andar a procura de nada!

            Pesquisa sobre o HUB.E um local centralizado onde tens , ou podes ter todas as tuas coisas.
            inclusivé app’s tipo whattup, linkdin, facebook, twitter…essas tretas, e claro emails, BBM, sms, pin messages, telefone,etc.
            é uma espécie de menu iniciar para estas coisas…é o exemplo que melhor te posso dar :S

            Quando te ligas no blend só tens que ir as mensagens e está lá rascunho, não dá trabalho nenhum.

            E as paginas da net, bem ai ainda não sei nunca experimentei.

            Sobre as sms, não tenho nenhuma em como convite, mas links, etc que recebo, claro que detecta!
            Como te disse já nos meus symbian detectava antes de haver sequer ios, ou android!

            Epá,
            A BB desenvolve coisas com base no seu ecosistema, pode desenvolver mecanismos para adaptar, mas a base é a sua plataforma, a Apple e o Android é igual…desenvolvem para as suas plataformas.

            A BB como é profissional, e tem planos profissionais, com certeza que valoriza isso primeiro.

            “Tal como no suporte real para chamadas/voz…”

            O que consideras suporte real para chamadas/voz?

            “tens noção que o BBM existe noutros sistemas?”

            sim agora existe, não existia!
            tens mensagens por tempo, e podes fazer retract, etc.

            Sabias que podes ter vários workplaces nos BB’s?
            tipo um profissional e pessoal e outro multimédia por exemplo(ao estilo nokia e65 ou algo do género,,,no e71 também tinhas ;)).

            Quando estas a fazer uma apresentação via hdmi, numa tv, podes apresentar o conteúdo em fullscreen e continuar a fazer outras coisas no ios?

            E em chamadas com alguém?

            nos BB podes estar numa chamada e ao mesmo tempo a fazer outras coisas, claro desde que estejas em alta voz, ou mãos livres, e tens sempre acesso rápido a chamada.

            E a fluidez do dispositivo?num dual core de 2011, parece manteiga.

            So na net é que a coisa fica mais complicado porque depende do tráfego de rede que nem sempre funciona bem, porque ás vezes tens pouca cobertura e tens que esperar que os dados venham, mas isso é em qualquer um!

            E agora nos novos processadores(novos como quem diz…2013), ainda é mais rápido!

            E fazer chamadas, eu digito 2, ou 3 letras máximo e clico no numero, já estou a fazer uma chamada!
            O android aqui é uma miséria!!
            E no ios, não sei, mas se quiseres procurar algo, ainda tens que sacar do teclado!

            e procurar documentos,etc?
            Uma loucura…procuras por uma coisa que não está no dispositivo, automaticamente ele dá-te logo uma série de opção, como Wikipédia por exemplo(esta ultima é banal noutros SO’s)!

            Mas a facilidade de pesquisa não existe quer em ios quer em Android, porque simplesmente não tem teclado físico, e só depois de trabalhares duro num é que te apercebes da falta que faz e quando dás por ela…já nem sequer consegues abandonar!

            Se estivesse a escrever agora aqui no meu BB, quase de certeza que não tinha muitos erros de escrita!!

            E a facilidade de escrita??epa depois de te habituares a um teclado BB…escrever com pelo menos 70-80% da performance de um teclado de pc!
            Num android ou ios…é uma porra.

            E tudo isto sem ter que andar a procura de teclados touch nem nada, tudo a “mão de semear”!

            O meu q10 tem um ecran super amoled, e por causa disso…usando um tema escuro poupas bateria…pesquisa que vais ver 😉 mas a melhor coisa, é mesmo o facto de estr sol, ou chuva ou noite ou dia, vez sempre bem o conteúdo(devido ao alto contras-te e a qualidade do ecran..mas nesse aspecto o ios tem ecrás excelentes, não sei e como funcionam com a luz…)!!

            E avaliar o tráfego bateria gasta etc??

            No BB10 tens tudo isso por aplicação!quer seja bateria/processador/memoria/wifi/dados!!
            Com gráficos de estatísticas ao longo do tempo, Por APLICAÇÂO!!

            E nas redes?A informação que sacas , desde pings, a dns loockup’s, nivel de sinal, etc, quer seja para gsm, quer seja wifi, 3g 4g, etc.

            e teres varios dicionarios activos ao mesmo tempo?
            Em que o SO detecta se a palavra é Portuguesa ou inglesa ou espanhola e da-te varias opções, ou corrige automaticamente(vibrando o tm), ou ainda durante a escrita vão aparecendo as diversas palavras(isto já o Android fazia há uns anos…para um dicionário, ou então palavras aprendidas)…neste momento tenho 3 dicionários, posso ter muito mais, mas não preciso!

            Das features que gosto mais…e que são de longe só por si justificação para ter um telemóvel com teclado físico…é mesmo a pesquisa!!!!!
            queres ligar a alguém…2 a 3 letras e clicas, queres encontrar algo pelo nome, 2 a 3 letras max e já está, etc.

            Não troco isto por nenhum tm touch, nem que seja de ouro!!Só quem tem é que sabe!
            Fiquei viciado num fabuloso e71, que ainda tenho, um grande telefone, e continuo na BB agora, desde que a nokia…acabou.

            e a gestão de alimentação do gps/nfc/wifi, é brutal!!
            O meu android prai numas 4 horas drenava-me a bateria quando ligado no gps, o meu BB10 pelo menos dura-me 8 se não mais, porque se minimizar a app, ele coloca o gps em sleep mode!
            epa, isto está muito bom nesse aspecto.

            e o radio FM, exclusivamente usando apenas o DSP??Tenho dezenas de horas de rádio!
            Oiço muito rádio fm, e o equipamento dura-me dois dias…tens radio fm no ios?Para mim é obrigatório.

            Mas o BB10 ainda está longe de igualar o BB7 a nível de funcionalidade!
            O BB7 nem sei se haverá utilizadores que não técnicos BB que conheçam todas as features desse SO…são demasiadas…

            Posso escolher de uma forma muito detalhada, se só quero user 4g, 3g, Hedge, gprs, ou gsm…muito facilmente.

            Tenho as opções normais do android, no que toca a preferência da rede, mas muito mais info.

            e conectar-me a maquinas via samba, etc..é uma brincadeira, miracast, ssh, uma korn shell para aceder a servidores, o que faço todo o santo dia, com um teclado super puderoso..

            Ainda há dias vimos aqui um artigo sobre o Jonh MCAfee…reparas-te no telemóvel do apresentador?
            Era um BB7, e não era ao acaso, é que é um SO que contém todas as Features da BB, ao passo que o BB10 ainda está a portar features de um para o outro.

            para mim, não preciso de mais, mas quem conhece todas as vantagens do BB7, ainda não troca!

            cada SO tem as suas vantagens, o ios e android é mais para diversão, a bb e mais trabalho e necessidades.

            Sempre foi assim na BB, e a ios e android, apostaram noutro caminho, não é melhor nem pior, mas é diferente.

            Tu tens razão quando dizes que as coisas num smartphone não é só BB, e não é so mercado corporativo…

            Na parte mais de diversõ video filmes, o meu q10, dá, mas tem um ecran mais pequeno…so se o ligar por hdmi, de resto da-me cabo da vista..para isso é melhor um z10, ou z30, e ultimamente secalhar até um passport.
            Mas o passport continua ser um equipamento de tabalho, ou focado no trabalho, porque é esse o modelo de negócio da BB.

            Nas app’s, isso tens toneladas em android, e ios.

            tens app’s para criar albuns,etc como no android, não tens é outras, mas tens tudo o que precisas + as app’s Androi( que comparando com as app’s feitas em qml ou qt(c++), são muito lentas)…não são nativas!

            com imensas app’s e ainda tenho 1 GB de ram vazio, e não o consigo encher.

        • Nunes says:

          @ lmx
          meu deus, que testamento! queres argumentar por criação de cansaço? O engraçado é o alongamento para outras coisas que nada têm a ver com o que se estava a falar!
          “A malta nos BB, não procura nada …”
          A partir do momento que precisas de ir atrás da aplicação Blend no computador e depois abrir o painel para aquilo que queres fazer, seleccionar a mensagem e saltar para a parte do texto que estavas a escrever, estás a procurar – são vários passos para lá chegar, não é muito diferente de usares serviços na cloud. Compara isso com só ter que clicar num icon que aparece na Dock num Mac que te coloca logo onde é preciso, indo muito além de escrever textos/mensagens!

          “app’s tipo whattup, linkdin, facebook, twitter…essas tretas, e claro emails, BBM, sms, pin messages,”
          tudo mensagens!!! E o resto?
          “telefone,etc”? Outra vez com essa? Ou será contactos?

          “E as paginas da net,…”
          Não tens com o Blend!

          “Sobre as sms, não tenho nenhuma em como convite, mas links, etc que recebo, claro que detecta!”
          Mas quem é que falou em links? Falei em análise de texto, o sistema ser capaz de identificar que determinado pedaço de texto é uma data, endereço (rua), número de telefone, email, etc! Isto foi desenvolvido pela Apple nos anos 90 para o Mac, uma das patentes usadas com sucesso no caso com a Samsung.

          “O que consideras suporte real para chamadas/voz?”
          Atender e poder fazer chamadas de voz no computador usando o serviço de voz do telefone, isto é, usa o sistema audio do computador quando alguém liga para o número de telefone – não é um serviço de VOIP, é o serviço de voz “normal”.

          “Sabias que podes ter vários workplaces nos BB’s?”
          Sabias que não é preciso workplaces para separar trabalho e lazer. No iOS o sistema assegura que dados sensíveis de trabalho não passam para aplicações não autorizadas! O iOS tem vindo a crescer imenso em suporte para ambiente empresarial

          “podes apresentar o conteúdo em fullscreen e continuar a fazer outras coisas no ios?”
          Via hdmi não tenho a certeza mas imagino que sim, já que as APIs do Airplay tem suporte para isso, inclusive para no mesmo programa poder ter um conteúdo na TV enquanto que no ecrã do telemóvel mostra controlos, ou o texto da apresentação, etc! Mas depende da aplicação fazer uso dessas APIs.

          “E em chamadas com alguém?”
          Sim, creio que desde o primeiro iPhone

          “e procurar documentos,etc?”
          Spotlight no iOS. Rápido, pesquisa em vários lados e vai mostrando sugestões à medida que se escreve

          Teclados!? O novo QuickType no iOS dá sugestões sem teres que escrever nada, baseado naquilo que aparece antes. Por exemplo dando possíveis respostas a mensagens recebidas, etc!

          • lmx says:

            “meu deus, que testamento!”

            pouco maiores que os teus comentários…que te limitas a não falar das features que não tens e a falar daquelas que tens…

            Nestes comentários, ignoras-te praticamente todas!

            E não!
            estás enganado em relação ao HUB!
            serve para todas as app’s que integrem no HUB! 😉 sim incluindo chamadas!

            No máximo são dois passos, e o segundo é discutível!
            Sendo que os rascunhos aparecem-te em primeiro lugar na lista!!

            “Mas quem é que falou em links? ”

            Falas-te em “…análise de texto, o sistema ser capaz de identificar que determinado pedaço de texto é uma data, endereço (rua), número de telefone, email, etc!”

            que no fundo são links para algo!

            ““O que consideras suporte real para chamadas/voz?”
            Atender e poder fazer chamadas de voz no computador usando o serviço de voz do telefone, isto é, usa o sistema áudio do computador quando alguém liga para o número de telefone”

            isso já eu fazia no meu Nokia e71 😉 antes de haver iphone lol, via Bluetooth, e em LINUX!!

            No BB10 ainda não experimentei…mas deve ser possível, ainda por cima porque o sistema tem Bluetooth.Devo é ter que criar um perfil mãos livres para o laptop, ou que seja(uso Linux 99% das vezes)!
            Por cabo usb, ainda não experimentei.

            “Sabias que não é preciso workplaces para separar trabalho e lazer. No iOS o sistema assegura que dados sensíveis de trabalho não passam para aplicações não autorizadas! O iOS tem vindo a crescer imenso em suporte para ambiente empresarial”

            As app’s no BB10 são sandboxed, logo estão protegidas, não era preciso para isso os workplaces, os workplaces adicionam outra camada de proteção, que o ios não tem! 😉

            É uma protecção em cima de outra!!
            Estamos a falar do SO móvel tido com o mais seguro…pergunta ao Obama, porque é que ele por questões de segurança não pode usar iphone…ou a Merkle..

            Sim o ios tem vindo a crescer e a melhorar a cada iteração, mas eu não disse o contrario! 😉

            “Teclados!? O novo QuickType no iOS dá sugestões sem teres que escrever nada, baseado naquilo que aparece antes.”

            ai sim, e para fazeres chamadas, ou encontrares um ficheiro, etc…ele adivinha que queres usar o teclado para procurar não???
            Ou o ios lê-te a mente?

            tens que sacar do teclado primeiro meu caro…não há como fugir a isso!

            quais os passos que dás para ligar a alguém??ainda não te apercebe-te certamente…

            eu, digito 2 a 3 letras máximo e faço a ligação… dois passos!

            mais, se quiser ligar para um numero que não existe na minha lista…pura e simplesmente digito-o diretamente… tu tens que ir as chamadas e clicar, para te aparecer o teclado,e depois lá podes digitar para fazer a chamada, ou então ir a uma caixa de pesquisa e esperar que apareça o teclado digitar depois, clicar em fazer chamada…percebes-te a diferença??

            mas estas coisas não dão para saber assim no ar, tens que usar muito para te aperceberes…é “chover no molhado”…

            E a historia do link no Desktop, quando passas de uma maquina para outra, epá isso é peanuts, porque tenho acesso aos emails na mesma, e se calhar não quero que o telefone, tome a liberdade de colocar coisas fora dos sítios onde deve…Blend no meu caso(que praticamente nem o Uso).

            Tenho usado o BB Link, de tempos a tempos, quando vou ao Windows!

            Podes partilhar shares de diversos OS, etc, com uma facilidade tremenda!
            Inclusive adicionar shares do telemóvel no desktop!

            Há perguntas-te lá em cima, se tinha sistema para reconhecimento de voz, claro que tem, como ios tem, android, e wp, e outros!

            BB Asistant é o nome do serviço BB.
            Antigamente tinhas era que ter uma ligação á net, para aumentar o processamento de voz nos servidores da BB, actualmente, penso que já é possível fazê-lo offline, MAS NÂO com os mesmos resultados, como é óbvio!

            É diferente correr um software enorme com algoritmos pesados em servidores, de correr os software muito menos pesado num telemóvel…acho que é óbvio!
            Eu raramente uso, so quando estou a conduzir, e estou sempre ligado por 3g e kit mãos livres!

            Aliás, eu quando entro no carro pouso o meu telemóvel no local correcto, e não faço mais nada!!!

            A tag nfc que tenho colocada no suporte faz com que o tm se connect por bluetoot ao kit maos livres…

            Podes fazer isto no teu ios??
            Não me parece, nem NFC tens…

          • Nunes says:

            @ lmx
            meu caro, eu não estava a fazer nenhum discussão sobre que sistema era melhor ou não! Eu apenas comentei sobre a tua má compreensão sobre o que outra pessoa tinha dito ser possível com o iOS, não vim para aqui fazer testamentos de features, pois todos os sistemas têm as suas vantagens e cada um que escolha o que melhor lhe convém!

            “Nestes comentários, ignoras-te praticamente todas!”
            mesmo!? será que era para escrever mais do que tu?

            “serve para todas as app’s que integrem no HUB! sim incluindo chamadas!”
            mostra onde é que é possível fazer chamadas no Blend!!! O estranho é que num sítio dizes que afinal ainda não dá e depois já dizes que dá!

            “Falas-te em … que no fundo são links para algo!”
            santa paciência! Não é nenhum link é mero texto normalíssimo, que só com a capacidade de análise do sistema se torna possível usar com o contexto correcto. Experimenta se o BB10 é capaz de reconhecer uma morada que foi escrita sem qualquer formato especial, num qualquer texto!

            “isso já eu fazia no meu Nokia e71 antes de haver iphone lol, via Bluetooth, e em LINUX!!”
            Não só isso não tem qualquer relevância para a discussão sobre o Blend, como isso é falso! O que tu conseguias fazer era gerir as chamadas através do PC. Não usavas o sistema de som do PC. Não inventes!

            “As app’s no BB10 são sandboxed, logo estão protegidas, não era preciso para isso os workplaces, os workplaces adicionam outra camada de proteção, que o ios não tem!”
            Não tem nada a ver com sandboxes das aplicações mas com permissões sobre como certa informação pode ser partilhada, que aplicações podem ser ligadas à rede da empresa, etc, etc!

            “pergunta ao Obama, porque é que ele por questões de segurança não pode usar iphone”
            Lamento te informar mas o aparelho que o Obama usa é modificado pelos seus Serviços Secretos, não é um blackberry normal. Mas não deixa de ser curioso que preferiu o iPhone durante a sua campanha eleitoral, ou que na sua família usassem iPhones!

            “ai sim, e para fazeres chamadas, ou encontrares um ficheiro, etc…ele adivinha que queres usar o teclado para procurar não???”
            Se queres fazer chamadas tens diferentes caminhos. Podes usar o ecrã de chamada e digitar o número ou usar a lista de contactos, ou usar o ecrã de mutitasking onde aparece contactos frequentes e os favoritos – neste caso com 2-3 toques está-se a fazer a chamada!
            Para pesquisar só se tem que deslizar o dedo sobre o ecrã para iniciar uma pesquisa. O teclado aparece sempre automaticamente onde é preciso!

            “porque tenho acesso aos emails na mesma, e se calhar não quero que o telefone, tome a liberdade de colocar coisas fora dos sítios onde deve”
            e tu com os emails! parece que só vives de emails! e o resto? Quanto à liberdade de colocar o que quer que seja, só os aparelhos com a conta correcta é que podem trocar informação!

            “Há perguntas-te lá em cima, se tinha sistema para reconhecimento de voz”????
            o quê!? mas essa vem donde, não perguntei tal coisa! Será que necessitas de inventar mais motivos para aumentar o testamento!?

            “A tag nfc que tenho colocada no suporte faz com que o tm se connect por bluetoot ao kit maos livres…”
            Não é preciso NFC para o iPhone se ligar ao kit de mãos livres quando está no carro – não tenho mas o comportamento deve ser idêntico a tantos outros acessórios que se liga por bluetooth, que só necessitam duma primeira autorização para depois funcionarem sempre!

          • lmx says:

            Desculpa Nunes,

            ” “isso já eu fazia no meu Nokia e71 antes de haver iphone lol, via Bluetooth, e em LINUX!!”
            Não só isso não tem qualquer relevância para a discussão sobre o Blend, como isso é falso! O que tu conseguias fazer era gerir as chamadas através do PC. Não usavas o sistema de som do PC. Não inventes! ”

            Tu é que estás a ser FALSO!!
            Primeiro pensas que o iphone inventou a roda, e como nunca tives-te um smartphone antes, pensas que tens a primeira roda…estás enganado!!

            As comunicações usando kits mãos livres já existem ha muito, e deverias te informar melhor antes de chamar “aldrabões” aos outros…
            com o meu e71 acedia a net através do telemóvel, por Bluetooth e por infravermelhos e atendia chamadas no PC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

            Percebes-te agora?

            Aliás actualmente, o que vejo são funções da treta comparativamente com o que o meu Nokia fazia no que toca a interoperabilidade!
            Muito longe do que um e71 fazia ha UNS ANOS LONGOS!!!

            Que tu nunca tenhas tido telefones/conhecimento de jeito para fazer isso é uma coisa…mas isso não implica que os outros não possam ter…

            ““Nestes comentários, ignoras-te praticamente todas!”
            mesmo!? será que era para escrever mais do que tu?”

            Não, era para admitires!O que não és capaz de fazer!

            primeiro abre os teus orizontes…

            E não não é a mesma coisa ter uma tag nfc a ligar bluetooth, e conectar tudo e faze-lo a unha!!

            E não não é a mesma coisa teres um teclado onde escreves logo, a teres que andar com esquemas até teres um sitio onde escrever…

            E não não é a mesma coisa ter um equipamento com radio fm e ter um sem radio fm…

            ages sempre da mesma forma…nunca admites as coisas, e depois chamas mentirosos aos outros que pelos vistos ha muitos anos que teem smartphones, e tu que parece que descubris-te a pólvora, pensas que iphone é o primeiro smartphone que existiu…OMG.

            Secalhar também pensas que foi o iphone que inventou o Bluetooth ou o Wifi?
            Ou o email no telemóvel?
            Ou os Browsers na smartphone??
            Ou as maquinas fotográficas nos telemóveis?

            eu fico por aqui…

            Abraço

          • Nunes says:

            @ lmx
            “As comunicações usando kits mãos livres já existem ha muito”
            o quê? O que é que o kit mãos livres tem a ver com isto? os kits mãos livres usam um perfil bluetooth próprio e identificam-se como tal. Tens que fazer um hack no sistema do computador para ele passar a identificar-se como um kit mãos livres para qualquer telemóvel capaz – inclusive um iPhone de 2007! Não é uma feature do aparelho ou do software da empresa, é um hack! A feature da Apple não usa bluetooth para a funcionalidade, usa WiFi, o que permite estar longe do telemóvel para atender!

            “com o meu e71 acedia a net através do telemóvel, por Bluetooth e por infravermelhos”
            Não pus tal coisa em causa!

            “muitos anos que teem smartphones, e tu que parece que descubris-te a pólvora, pensas que iphone é o primeiro smartphone que existiu…OMG.”
            :S se há aqui alguém que se farta de sugerir features que acha que só existem no seu aparelho não sou eu!

  2. Benchmark do iPhone 6 says:

    Um rumor e as ações disparam 30%?

    Então é limpinho, basta a Samsung querer e a compra está feita. A BlackBarry já se pôs à venda há que tempos, não apareceu foi comprador.

    Mas acho que a pergunta devia ser: “A Samsung está a preparar alternativas ao Android?”

    Assim o Tizen e mais as notīcias de possíveis Windows Phone e agora BB fariam sentido.

  3. Nuno José Almeida says:

    O BB10 está muito bom (melhor que ios e android) mas quem disser que os seus equipamentos são bons e fiáveis é porque nunca teve um.

    • retlaw says:

      Está aí um contrasenso. Se o SO (que é a base) é melhor que ios e Android (palavras tuas), como é que os BB não são bons?

      E para quem diz que o BB tem poucas apps, a verdade é que já correm apks no BB10, já se tem acesso a várias lojas Android no BB (e existem muitas).

    • lmx says:

      Eu tenho BB, e são muiitooo fiáveis!!

      Não tenho case nenhuma, o equipamento já me caiu de alturas proibitivas, muitas vezes!

      A qualidade de construção?Suberba!

      Não deverá ser infalível como é óbvio, nem eu quero verificar isso lol

      Mas pelo menos do que vejo no q10..epah é um smartphone e tanto!

      Falhas? 2
      queria uma bateria de 3000mah para ter 3 dias de autonomia e não tenho!
      A única hipotse é mesmo um powerbank, ou as baterias traseiras adaptadas de grande performance…já típicas na BB, para ter uma semana de autonomia.

      Neste equipamento e por causa do NFC, e da parte traseira em Kevlar, se torceres muito o equipamento, ele pode reeniciar, mas é facilmente resolvido fazendo pressão com algo na Bateria!

      No entanto se fores a ver, ao torceres muito um equipamento e se comparares com o iphone…até dobram!
      Portanto não será propriamente uma falha, mas algo a adaptar a forma de utilização, e o meu Q10 não dobra!no entanto deve torcer algo tão infimamente pequena que provoca essa situação(nem sei até que ponto não é propositado!?).

      • rmcrys says:

        Lmx: queres ver que essas falhas de engenharia são features? Lolol

        Feature 1: imitar a antiga Nokia no uso de papéis para calçar a bateria

        Feature 2: reboot avançado dobrando o telemóvel (Lolol)

        Feature 3: usar kevlar (resistência) dobrável de maneira a comportar-se como plástico

        • lmx says:

          Do meu ponto de vista era um defeito, até que o resolvi!
          So me aconteceu algumas vezes durante uns meses..até que me apercebi e resolvi dessa forma, mas eu também coloco os equipamentos em locais complicados…ás vezes até me sento em cima, ou durmo em cima lol!

          Mas não é igual a falha da Nokia!
          A falha da nokia acontecia porque as baterias iniciais foram mal desenhadas…tinham menos uns microns para poupar no plástico…o que com o tempo causava problemas folgas!!
          Digo-te isto porque trabalhei na Nokia em Portugal e estive também na Nokia em Bockum no Sul da Alemanha…ou quase no Sul.

          O Kevlar, é um luxo, e é leve!!
          O Equipamento nunca está riscado, como acaba por acontecer com outros materiais, que até chegam a ficar polidos 😉 mas é caro!

          Depois o facto de a tampa traseira ser em kevlar, faz com que o equipamento tenha um som brutal, e a “pega” é espectacular, sendo que não te escorrega facilmente, além de que o NFC tem um alcance maior e por sua vez gasta menos e tem performance superior 😉

          A coluna é na parte de baixo e o espaço no compartimento da Bateria, faz uma caixa de ressonância espetacular.

          Já pensas-te que a maioria das marcas optou por ter baterias internas porque os equipamentos cada vez são maiores e é difícil evitar pequenas dobras.
          Eu continuo a preferir ter uma bateria que dá para tirar…que agora já quase não existe, são soldadas, para evitar essas situações nas torções.

          Como disse a segunda falha é uma bateria maior(2100mah é o que trás, e dura 2 dias, dura mais se o usar menos)…3000mah 😛 …nem peço mais lol!
          Mas num espaço tão pequeno…não me parece, e não quero andar com as baterias tipicas da BB que duram que nunca mais acabam, mas que adicionam espaço e os equipamentos ficam feios..

          São estes os pontos que apontei!Tirando isto, epa se houver uma fotura evolução do q10 no mesmo formato…que tenha mais bateria, pelo menos para 3 dias, e que tenha um processador um pouco melhor…ai um de 2013 já deve ser rapido neste SO, porque o meu proc é de 2011 e funciona muito bem 😉

          cmps

  4. Ric says:

    se existe algo pelo qual os BB são amplamente reconhecidos é pela sua fiabilidade mas isto cada um tem o seu gosto

  5. Bruno Lourenço says:

    Tendo em conta que a Samsung já se está a preparar para introduzir software opensource nas suas smarttv, ate acho que seria interessante ver que ideia têm para introduzir nos blackberry.

    http://pt.blastingnews.com/tecnologia/2015/01/samsung-adere-ao-software-open-source-00221011.html

  6. LMSF says:

    O BB Passport é só o melhor smartphone que já tive. Tenho um IPhone 6 com o número de roaming mas o dia a dia é com o Passport. E encomendei já o novo BB Classic: vem a caminho e vai encostar o IPH6…

  7. André says:

    Eu tenho dos telefones, ambos smartphones, por necessitar de 2 numeros, é verdade que poderia optar por um equipamento dual SIM, o que não foi o caso, podendo assim ir sempre experimentando tecnologias e realidades diferentes.
    Tenho neste momento um iPhone e Blackberry Z10, e posso afirmar que conhecia o SO do BB antes da versão 10, e estou bastante surpreendido com esta nova verão, acho que evoluiu bastante, tendo melhorado no design, acessibilidade, design do SO, no entanto padece do mesmo problema de todos os outros, a durabilidade da bateria podia ser melhor.
    Para quem gosta de ter uma grande variedade de aplicações disponíveis já pode optar por um Blackberry, desde que utilize a versão do SO 10.3 que permite instalar apps para android.

    Link: http://global.blackberry.com/en/software/smartphones/blackberry-10-os.html#tab-2

    • lmx says:

      o teu z10 BB10.2 também, já podia salvo erro Android 4.4 ou 4.1…não sei.

      E vamos ter o BB10.3 para breve nos nossos!Mais rápido ainda, com mais features 😛

      O teu z10 é um grande smartphone! 😉

    • lmx says:

      há esqueci-me de dizer que..já existe uma app Nativa, para instalar app’s android do Market da Goolge 🙂

      No futuro penso que vai ser incluída directamente no BBWorld

  8. Stako says:

    Boas…uma pequena duvida.

    Á uns tempos a google não podia comprar o twitch porque tinha já o youtube…acabando assim num monopolio certo?

    E caso isto seja verdade, (pelo que parece ja desmentiram) mas isso vale o que vale não é? porque pode a Samsung comprar e a google nao no caso do twitch?

    Obrigado

    • lmx says:

      O Twitter e russo..
      deve ter sido por isso que a googla não pode comprar 😉

      Ninguém disse que a samsung podia comprar!
      Alias.. se a samsung comprasse a BB, o iphone e o android ficavam em chaque!!Os EUA não permitiriam isso!

      Eles lá não são estupidos!!protegem o que é deles…é obrigam a Europa por exemplo a não puder fazer negocio com determinados paises..mas eles fazem.. 😉

      • Nunes says:

        O Twitter é russo? em que país?
        Nem o Twitch é russo, e foi comprado pela Amazom

        • lmx says:

          Nunes,

          O magnata Russo dono da DST, quer meter no Twitter 1 a 2 billiões de dollars…

          Eu pensava que esta operação já tinha ocorrido?!

          Da mesma forma já falou com o Zukerbebrg para colocar mais 1 a 2 billiões no Facebook…no qual é o quarto maior acionista!

          No twitter estava no sexto lugar:

          Mas se la colocar esse dinheiro, sobe para Primeiro!!

          http://blogs.wsj.com/digits/2013/10/24/here-is-what-twitter-investors-stakes-are-worth/

          sendo que o maior tem:

          Worth: $1.7 billion

          se ele lá meter 1.3 bilião que seja, passa a ser o maior acionista, nem precisa de por os 2 billiões…

          E era suposto isto já ter acontecido..

          segundo esta noticia onde ele vem reportado como o 4 maior acionista do Facebook( 2012 ), ele iria no futuro fazer esse aumento de capital …esta noticia é de 2012…eu presumo que a operação foi feita em 2013, porque me lembro de ter lido sobre o assunto!

          http://whoownsfacebook.com/

          Ele é um doa smaiores acionistas da Xiomi

          http://www.businessinsider.sg/xiaomi-a-100-billion-company-2014-12/#.VLwZ5x1Tu8M

          da Rovio, o icq é dele e todas as redes de messaging europeias maiores…

          • Nunes says:

            :S que lógica mais sem lógica! Ser um investidor não o torna o dono nem torna a empresa russa!
            Por essa lógica a Apple já foi árabe, já que a determinada altura o seu maior accionista era um príncipe árabe.

  9. Fabio says:

    só quero saber quem depois irá comprar a samsung daqui a uhs anos, a continuar neste caminho vai ter que se dedicar aos electrodomésticos e mesmo assim não sao de longe os melhores, apenas em estética, que é a grande aposta deles.

    • lmx says:

      Electródomésticos??

      o BB10 estã em 50 milhões de veículos automóveis meu caro!
      É um SO de excelência!

      E o crescimento está a ser enorme, eu também achava que os telefones sem teclado é que era…depois de ter Android, experimentei BB10…e não quero sai daqui!

      O passport é simplesmente o melhor equipamento do mercado!
      Situa-se entre um Smartphone e um Notepad, e tem uma autonomia de mais de 3 dias a puxar FORTE por ele!

      No entanto o meu Q10, considero-o um equipamento de topo, não encrava, é fluido e com as milhentas app’s que tenho a correr, ainda tenho 1 GB de Ram livre…para quê comprar o Passport…só se for pelos 4 dias de autonomia, ou perto…é que eu só tenho 2 dias de autonomia…

      Por ultimo já paras-te para pensar, que os Chefes de Estado, usam BlackBerry??
      Porque será??
      http://www.tomsguide.com/us/why-obama-cant-use-iphone,news-17949.html

    • lmx says:

      esquece…

      não percebi que estavas a falar da Samsung :S
      por isso falei questionei os Eletrodomésticos 🙂

      ignora o meu comentário acima.
      As minhas desculpas 😉

  10. Daniel Barros says:

    Bem pregado ter insistido em um SO lixo desses e em colocar teclado físico nos celulares ao invés de passar tudo para touchscreen.

    • migurl freitas says:

      Não troco o teclado físico do meu Passport por nenhum touchscreen….

      • lmx says:

        nem eu troco o teclado físico do meu q10 por nenhum touch 😉

        Uma altura um amigo começou a argumentar comigo dizendo que não valia a pena ter teclado físico…
        propus-lhe fazer um teste, ao qual ele acedeu.

        pusemos um video a tocar, em Português e íamos escrevendo o que houviamos…

        Tive que esperar que ele acabase no seu touch, demorou quase 3 vezes mais(entre tempo de escrita e correcção), e ainda tinha erros no que escreveu, no final!
        Ficou parvo.

        Eu rio-me das sms dos meus amigos…muitas tenho que pedir para que escrevam outra vez..porque o que veio foi lixo, e mesmo tentando interpretar ás vezes não dá mesmo 🙂

        • LMSF says:

          Eu vendi o meu Q10. Depois de ter o Passport e me habituar a ele, nem sei se com a chegada do meu Classic se ele será suficientemente bom para ser o número 1!! O Passport é um telefone excelente e o ecrã quadrado é do melhor que há. Para trabalhar, preferencialmente… Para multimédia e fotos e tal, aí há coisas melhores. Mas eu quando quero fotografar pego na minha 5D e não num Iphone ou num Experia….

          • lmx says:

            Sim tens razão!

            O Passport é uma máquina sem igual de momento!O Ecran quadrado aliado ao Software BB, e com esse teclado, não há como negar!

            O Classic é mais avançado que o meu q10.
            Em relação ás features, mesmo o Classic é superior sem duvida, mas ainda vejo muito valor no meu q10..mesmo assim.

            Ando a namorar um Passport, e vou dar um olho no Classic .. 😛

    • David says:

      BB Passport vs Note 4?pq?

      o problema do BB são as apps ou falta delas…os Samsung têm problemas como todas as outras marcas, mas será que é suficiente para trocar o Note 5 por um BB Passport?

      Será que é assim tão melhor? será justificável? eu não consigo ninguém que o tenha para poder experimentar…dai gostar das opiniões de quem usa!

      Obrigado!

  11. Paulo Vieira says:

    Boas,

    há uns dois anos comprei um blackberry Z10, e posso dizer que foi a melhor compra que alguma vez fiz em termos de smartphones, e até hoje não troco por nada! SO BRUTAL, é mesmo muito bom… Em termos de aplicações de inicio era um pouco complicado visto não ter uma vasta variedade, porém passado uns tempos saiu uma actualização que me permitiu instalar aplicações android. Ou seja… tenho o SO da blackberry o que é brutal e a vasta loja de apk’s do andoid (algumas aplicações não funcionam, mas mesmo assim prefiro o blackberry do que um android qualquer).

  12. David says:

    @lmx
    Quanto a BB e os Smartwatches com Android Wear? sabes se funciona?

    • lmx says:

      não faço ideia :S

      se for por Bluetooth/wifi/nfc talvez, mas não sei se há aplicações especificas para isso que não o normal do Android..

      Os BB’s tem uma filosofia diferente do Android e ios…

      ios e android, são mais virados para multimédia os BB’s privilegiam mais o trabalho…teem filosofias diferentes..

      Para multimédia, na BB, talvez os melhores sejam os Z10,Z30, e talvez o ultimo Passport, sendo que este é muito bom para trabalho, pelo que dizem nunca mexi num…mas conheço o SO, pois tenho um BB10.

      Os Androids e o ios, tem mais puder de processador, comparativamente com os modelos de 2013, isto para multimédia dá-lhes vantagem, para manejar app’s nem por isso, porque se as app’s forem pouco optimizadas…fica lento.

      O BB10 é muito rápido e fluido, no meu dual core de 2011 trabalha muito bem…só noto mais na parte de multimédia…com um quadcore seria perfeito(tenho um q10, e não um z30 ou um passport 🙁 )..

      todos servem o mesmo propósito, mas uns são mais destinados a uma coisa , o outro a outras…é uma questão de gosto, etc.

      E a minha opinião pessoal pode ser diferente da tua…cada um pensa diferente 😉
      Vai mexendo, neles e tentando perceber o que mais te agrada 😉

      • Paulo Oliveira says:

        lmx, eu possuo um Z30 e a nível de multimedia não sinto qualquer problema…..reproduz vídeos em full HD com uma rapidez e fluidez fantástica, para não falar do browser do bb10 que é incrivelmente rápido e fluido… claramente o melhor para smartphones, e olhe que já tive nexus 5 , note 2,e tenho 1 iphone e tenho actualmente um nexus 7 2013 como tablet com Android 5.0 e posso dizer nenhum deles chega sequer aos pés do Z30….e a nível de som está no topo quando refere várias análises de especialistas da área…… se isto não é ser competente e bom em multimédia??? eu jogo iron men que é um jogo bastante pesado sem qualquer engasgo….para mim o BB10 só perde nas poucas aplicações que possui em relação ao Android e IOS, porque de resto para mim é superior….e estou a dar uma opinião tendo em conta o facto de ter tido vários smartphones de topo Android, ter um aparelho IOS, e ainda ter actualmente um tablet de topo Android que é o nexus 7 2013 com Android 5. e para mim a blackberry está no caminho certo …..

  13. Hugo says:

    Sou mais um utilizador BlackBerry, com um z10 com o os10.3 instalado…

    Única falha a registar no telefone após um ano de uso…
    Pouca durabilidade da bateria. Tirando isso é para mim um grande telefone e provavelmente o melhor SÓ do mercado…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.