O iPhone corre Crysis!
O tão badalado jogo Crysis, excelência pela sua qualidade gráfica acima da média e referência mundial para benckmarks, poderá correr num dos aparelhos portáteis mais populares do mundo: o iPhone. A OTOY desenvolveu e demonstrou o streaming do jogo Crysis no iPhone usando a nova geração de GPU server-side da AMD.
Sim, não fiquem já em pulgas a pensar que o iPhone vai ganhar um poderoso GPU embutido porque, como foi dito, é realmente um streaming através da rede, onde na realidade o Crysis está a ser processado num PC, sendo o iPhone a sua plataforma.
Dado o tamanho do ecrã do iPhone, a compressão de imagem poderá ser mais elevada possibilitando um streaming quase perfeito de elevada qualidade gráfica, proveniente de um servidor remoto. É dito quase perfeito pois a latência parece ser ainda, como seria de esperar, um problema. De qualquer forma a demonstração parece ter corrido impecavelmente bem, sendo efectivamente o iPhone a correr o Crysis.
Claro está, tudo isto possibilitado pela nova tecnologia da AMD usando DirectX 11. Isto incide na ideia do falado Cloud Computing ou Cloud Gaming já aqui falado, permitindo que qualquer sistema habilitado para tal corra o que quer que seja onde, neste caso do iPhone, correrá tão facilmente o Crysis como o Bomb Jack.
Esta notícia é não mais que a aptidão do iPhone para o Cloud Gaming através da tecnologia AMD. Não é ainda revelado qualquer detalhe acerca da disponibilidade destas aplicações ao consumidor. Aguardemos, pois serão bem-vindas!
Este artigo tem mais de um ano
Ainda pensei que tivesse sido desenvolvida uma versão de Crysis para o iPhone..
Não foi desenvolvido, mas se o iPhone aguenta o Crysis, que máquina!
Não aguenta o crysis, o jogo é processado por um computador… a net no iphone é que tem que aguentar o streaming. lol
Não aguenta o crysis como está referido o jogo e processado num computador o iphone só vai fazer streaming
Assustei-me com o titulo, mas afinal é só striming.
vamos la a ver se é desta que jogo crysis no meu pentium.
Olha o Pplware descobriu hoje o streaming.
Título para atrair atenções…
É isso, a malta chegou das Caraíbas há pouco e ainda não contactou os gurus da informação 😛
Título para anunciar a noticia, right? 😀
Depois de ouvir dizer que vão fazer o GTA Chinatown Wars para o iPhone, já acredito em tudo.
basicamente o que vamos ter é um Iphone a correr um jogo que esta a ser processado por um “servidor” Gostei, agora o que resta saber é o seguinte será que este streaming é feito dentro de uma rede ou fora da mesma ou seja através da internet? é que se for o caso sem querer podemos estar prestes a ter um serviço inovador salão de jogos online!
Nem mais. Foi disso mesmo que o A friend falou aqui há meio ano, também referido no artigo. Irão haver boas novidades nesse campo no próximo inverno, altura em que o OnLive deverá avançar com novidades. De qualquer forma não tenho expectativas de o poder usar nos próximos 5 anos: Fibra? Meo fibra? Sapo fibra? “Raspas de fibra”? 4Mbit no cobre? Sim, esses sim.
O iphone consegue correr a “imagem” do crysis, em streaming de um pc que o está a processar. Vosso título: O iPhone corre Crysis!
Ponham a mão na consciência. Sei que nunca vão admitir que tenho razão, e ainda vou ser flamado. Mas é uma vergonha.
Estão a querer transformar o pplware no correio da manhã, ou no telejornal da TVI? Para lá caminham e a passos largos.
Digam a verdade, deixem-se de floreados. Eu tinha vergonha de pôr um título destes nesta notícia.
Pedro, o princípio do cloud computing é exactamente esse. O dispositivo que o conseguir fazer (cloud computing) correrá efectivamente a aplicação, neste caso um jogo, com interacção completa.
Na altura em que o cloud computing estiver banalizado nem tão pouco grande parte das pessoas se vai aperceber disso (digo eu). A troca de informação será tanta e em tanta quantidade que todos os dispositivos e em qualquer lugar o conseguirão fazer… fazer o quê? Correr jogos!
De qualquer maneira o iPhone não corre o Crysis.lol
Só recebe a imagem do jogo e envia os dados relativos ao controladores que será usado.:p
Deixando a discussão sobre como a noticia está escrita e passando para a noticia em si, apesar de ser mais uma de marketing (provavelmente da apple) o streaming veio para ficar sem duvida, só não sei até que ponto será a melhor solução. :\
“(…) streaming veio para ficar sem duvida (…)”
Pois, mas ainda há muitas zonas que não têm largura de banda suficiente para fazer um stream em condições. Eu moro numa aldeia do Norte e o máximo que tenho são 6 MB.
Pois mas o futuro terá de olhar também pelas muitas aldeias deste país.
A evolução não se compadece deste atraso tecnológico verificado nalgumas regiões do nosso país.
O futuro passará mesmo pelo streaming e pelo mundo Cloud.
Já te podes dar por contente, eu moro numa aldeia do centro e a velocidade máxima que consigo são 2Mb/s!!
2Mb/s… quem me dera..
Os cromos da PT lembraram-se de fixar as taxas a um 1Mb/386kb porque segundo eles “a sua linha é muito instável”…
quando o modem da Sagem que eles me deram sincronizava sempre a mais de 2Mb (com 256kb up fixos).
Concordo contigo.
Mas mais abaixo está explicado como funciona… mas claramente as pessoas chegam leiem o titulo e vão a correr a “app store” á procura do crysis -.- , por tal como no correio da manhã só leiem as letras gordas!
Pronto. O problema está em quem não lê tudo. Se for tudo lido verão que está tudo explicadinho 🙂
ena isso vai ser lixado…o iphone não deve aguentar tanta velocidade p fazer esse tal streaming
Basicamente, é do estilo “OnLive” para Iphones em que simplesmente é feito um Stream de um PC para o Iphone.
Bem para isso é melhor se ligar ao WiFi local porque a net da Operadora duvido que sirva!
Na minha maneira de ver isto não dá mérito nenhum ao iphone. Aliás, até deve ter mais processamento uma aplicação em flash que propriamente esta solução de gaming on-line.
A meu ver acho que se trata mais de um avanço por parte da tecnologia em si do que propriamente do iphone.
Acho que qualquer terminal móvel com uns requisitos mínimos ao nível de conectividade consegue esse feito.
No entanto acho que o Iphone é a melhor plataforma para se divulgarem/desenvolverem este tipo de tecnologia. O futuro parece promissor. Gostei do artigo! 🙂
Este tipo de coisas já existe a muito, alias, eu uso o StreamMyGame para jogar alguma coizita mais avançada no meu eeePC e já joguei WoW no meu PDA igualmente por streaming. Eu por acaso quando li a noticia ae pensei que era outra coisa mas afinal, nada de milagres :D. A unica diferença de muitas coisase que tem o Crysis como titulo, no entanto um FPS por streaming nao é interessante, creio que exitem jogos muito mais interessantes que interessaria correr por streaming, o problema e que nao têm o nome tao sonante.
Há quem diga que ISTO é o futuro, handhelds a correr cloud computing, mas hoje em dia seria impossivel, não será (julgo eu) ainda rentável ter autenticas “renderfarms” da pixar a fazer stream para milhoes de jogadores (mas os MMORPG andam bem perto disto (sim, nao sera a mesma coisa))
Meus amigos, os que nunca tinham visto nada como isto já podem dizer daqui a 50 anos que em 2009 viram no Pplware o standard dos vossos tempos da 3a idade
Aff…O Iphone é fraquinho minha SIS Mirage corre tetris…kkkk
Falando sério achei bem interessante, talvez no futuro eu possa jogar sem precisar de um PC potente.Cloud Computing ainda vai dar muito o que falar.Ninguém merece a SIS =/
Noticia pobre, tanto no Titulo escolhido como no conteúdo…só de pensar nos Iphones que rebentam por esse mundo fora até me arrepio quando ouço alguém falar de um produto da apple…
O teu comentário Jaime, é completamente descabido sem lógica nenhuma.
“epa, desvia lá esse iPhone da minha beira que essas coisas andam a rebentar” 😀
Foram registados pouquíssimos casos, nenhum foi confirmado e a Apple nem teve de se dar ao trabalho de dar sequer um aparelho novo, muito menos uma indeminização como uma das supostas vítimas pedia.
Tanta bateria de nokia a rebentar por esse mundo fora e fazem escândalo por meia dúzia de iPhones terem supostamente “rebentado”.
Relembro que já são mais de 50 milhões em circulação.
Quanto à notícia, sinceramente já vieram MUUUUUUUUUITO tarde… A não ser que queiram aqui dar destaque ao facto de ser o Crysis, mas se era mesmo ao facto de “correr” no iPhone um jogo de grafismo elevado, então vieram super tarde: http://gizmodo.com/5227897/world-of-warcraft-runs-on-iphone-mostly
World of Warcraft a correr em stream no iPhone.
Para os que duvidam da capacidade gráfica do iPhone, vejam este FPS que vai ser lançado brevemente:
http://www.iphoneportugal.com/nova-clone-do-halo-para-iphone/
O cerne da notícia tem a ver com o facto da nova tecnologia AMD possibilitar tal feito. Não reparaste?:
“streaming do jogo Crysis no iPhone usando a nova geração de GPU server-side da AMD”
A nova série de placas gráficas AMD HD5xxx estará pronta para isso. Software para usar essa tecnologia?
“Não é ainda revelado qualquer detalhe acerca da disponibilidade destas aplicações ao consumidor.”
Resumindo,é que nem o emulador de Nintendo 64 para DS,é via streaming,os dados são transferidos do project 64 do pc para um aplicativo que tem no DS ! Se nem um ps2 rodaria crysis,imagina iPhone ? tisc… tisc…