Sinta o pulso do Planeta Terra
Os institutos de estatística, cá com o nome de Instituto Nacional de Estatísticas (INE), recolhem e compilam um sem número de informações fundamentais na vida dos cidadãos, na actividade das empresas e no funcionamento dos Estados. A informação estatística, em especial, é hoje uma forma de conhecimento necessária à assunção de uma cidadania plena, imprescindível na tomada das decisões que fazem surgir e progredir as civilizações ao redor do mundo. São ferramentas essenciais para o enquadramento das políticas com que se governam as nações. Mas como podemos ter acesso a essas informações?
Existem na Internet muito serviços que nos permitem recolher essas informações. Há dias falamos aqui num serviço, suportado no Maps da Google que dava conta dos países que mais emissões de gases lançavam para a atmosfera.
Hoje e por sugestão do nosso visitantes e assíduo colaborar Paulo Izidoro, deixo-vos o Breathing Earth. Neste mapa interactivo, o utilizador poderá ter acesso a muita informação.
Poderá saber:
- Número de habitantes de cada país
- Número de pessoas que nasceu em cada país
- Número de pessoas que morrem em cada país
- Quantidade de CO2 emitido por país
- Quantidade de CO2 emitido por pessoa
- População mundial
Vá pelos seus dedos e saiba um pouco mais. Estas informações da população foram compilados com base nos dados recolhidos pela CIA World Factbook. Os dados sobre as emissões de CO2 foram disponibilizados pela United Nations Statistics Division.
Homepage: Breathing Earth
Este artigo tem mais de um ano
é realmente impressionante como em segundos tanta gente morre e nasce :O
Simplesmente Fenomenal!
Reparem que Portugal é dos que polui menos (e estamos a perder população) e tem descido a poluição por cá desde há 2 anos. Ao contrário do resto da europa (quase toda) e do resto do mundo.
Os americanos são os que poluem mais, quer por cabeça, quer no total. A china também polui bastante, mas menos que nós por cabeça.
“Número de pessoas que nasceu em –> casa país”
Bastante interessante!
Cumps
Todos somos perfeitos e nunca erramos, sobretudo em tempos recentes quando a velocidade das informações é cada vez mais rápida, forçando-nos a tentar acompanhar o ritmo mesmo em digitações.
Cumps.
Não o site não mostra quem nasceu em casa dos pais não 😛
penso que ele queria dizer “cada” 🙂
Vejam as estatisticas antes e depois do Socrates.. e vao ver o aumento e diminuição da população 😀
Boas
Sem duvida que e interessante.Mas será possível saber aqueles dados todos em tempo real?
Ui se eu apanhasse isto à mais de dez anos atrás para os trabalhos das aulas de Geografia do secundario…
azar de uns, sorte de outros… eheh
isto nao é em tempo real. é com base na média de cada pais
se repararem na china e na india aquilo ta sempre a andar, porque a média de nascimentos é aprox. uma criança por segundo
Já agora partilho outro site de estatísticas semelhante:
http://www.poodwaddle.com/clocks2.htm
Podiam era por a hora. Podia dar mais jeito, e as estações do ano. 🙂
É curioso ver que 1 pessoa no Luxemburgo emite tanto CO2 como 2469 pessoas no Chade. E daqui a uns anos se tudo se manter a Índia irá passar a ser o país com mais população do planeta.
Muito bom.
Muito interessante, estatísticamente e visualmente 😉
Já conhecia o site, é bem giro 😀
E gosto do som ambiente! 😀
PS:
E obrigado pela lembrança. 🙂