Exynos 5430 – Será este o novo SoC do Galaxy Note 4?
O novo SoC de oito núcleos da Samsung
Com o lançamento do Galaxy Alpha, a Samsung deu também a conhecer o seu primeiro SoC (System On Chip) usando processo de fabrico 20nm, o Exynos 5430 de oito núcleos.
A redução de tamanho do chip traz vantagens significativas das quais se destaca a eficiência energética. De acordo com a própria Samsung, é possível obter uma diminuição de consumo de energia até 25 %, comparativamente aos SoCs actuais de 28 nm.
O segmento dos SoC tem evoluído significativamente nos últimos anos. O aumento do poder de processamento é sempre um dos objectivos mas a eficiência energética tem sido um dos requisitos fundamentais para o sucesso. O novo Exynos 5430 é o primeiro SoC da 20nm da Samsung vem com o Cortex A15 /Cortex A7 (ambos de quatro núcleos) que tem vindo a ser usados nos processadores Exynos de oito núcleos mais antigos.
No entanto o Cortex A15 vem agora a 1.8GHz e o Cortex A7 a 1.3GHz. A GPU Mali T628MP6 usada no Exynos 5430 é a mesma do Exynos 5422, mas vem com um ligeiro aumento na frequência de 533MHz para 600MHz.
O Exynos 5430 suporte também a tecnologia big.LITTLE HMP (Heterogeneous Multi-Processing) o que significa que os oito núcleos conseguem estar activos simultaneamente, mas também podem ser activos/desligados individualmente de acordo com os requisitos de processamento. Ao nível da resolução, este novo SoC suporta WQHD (2560×1440) e WQXGA (2560×1600).
Outra característica interessante é a integração do modem LTE Intel's XMM7260 categoria 6 (300 Mbps) LTE que permite usufruir de todas as funcionalidades do 4G.
Além do Galaxy Alpha, o Exynos 5430 será provavelmente o o SoC que virá com o Galaxy Note 4.
Qual o SoC que consideraram oferecer actualmente a melhor performance, aliado à melhor gestão energética?
Este artigo tem mais de um ano
A samsung não esta a fazer isso por gosto. É claro que desenvolver algo próprio da empresa reduz alguns gastos, mas parece ser que depois de saber que uma importante marca dos EUA finalizou o contrato de subministração de processadores, a empresa Sul-Coreana não teve mais remédio que começar a apostar pelos seus próprios produtos. Mas não está mal, dado que diz-se que é mais potente que o Snapdragon 801.
o 801 não saiu à um ano? Sei que já saiu á algum tempo por isso mau era se nao fosse melhor.
Sinceramente acho que andam todos ela por ela, acho que a autonomia ainda continua a passar muito pela capacidade das baterias. Acho que os chipsets estão a evoluir bem mas as baterias continuam a não conseguir acompanhar o progresso. Como utilizador de um Snapdragon AC 801 e uma bateria de 3200mAh, tenho uma autonomia de aproximadamente 36h com uso moderado. Portanto por mim continua a passar pelas baterias. Ainda que as as novas arquitecturas ajudem a reduzir o consumo…
A tech das baterias “está parada no tempo” e todos sabemos porquê. Se algum dia as baterias melhorarem é porque uma ou vários poderosas empresas de aparelhos que as usam puxam isso para a frente até lá a industria do petrolio e afins onde está o poder mundial não tem interesse nenhum na evolução destas por causa dos carros e outros aparelhos. Por isso mesmo o que mais vemos são soluções hybridas ou então diminuição do consumo. Enfim de 4 em 4 anos vemos saltos tecnologicos em todos os lados mas no caso da bateria ha mais de 15 que não há nada de especial ou extraorinario.