LibreOffice vai chegar brevemente ao Android
Até há relativamente pouco tempo as suites de produtividade era algo que não fazia muito sentido nos dispositivos móveis. No entanto, com o crescimento de vendas de smartphones e tablets, os gigantes do software rapidamente se aperceberam desta nova tendência e têm adaptado os seus produtos à generalidade dos dispositivos móveis.
Depois da Microsoft ter disponibilizado o Office para iOS e Android, surgem os primeiros rumores que o LibreOffice estará brevemente disponível para Android.
O Libreoffice é um software de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice.
Esta suite de produtividade tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores, uma vez que também está cada vez mais completa e com muitas funcionalidades semelhantes ao próprio office para Desktop.
Agora, de acordo com o grupo responsável pelo LibreOffice, esta suite de produtividade chegará ao Android brevemente, até porque 90% do código já está concluído (falta apenas 10% e esta parte do trabalho é referente à interface gráfica).
Não há informações se chegará ao iOS (mas certamente que sim) sendo que a curto prazo o grande alvo é mesmo a plataforma móvel da Google visto que também é baseado no Linux e há um maior know-how.
Acha que o LibreOffice é uma suite fundamental num tablet ou smartphone?
Este artigo tem mais de um ano
Uma boa notícia, os offices até agora existentes eram muito limitados.
Espero que venha com todas as funções 🙂
Espero não ser uma carroça que nem no pc
Caro:
Até o meu pi usa, e bem, o LibreOffice.
Não entendo o comentário!
Pessoalmente só uso LibreOffice e nunca me deparei com incompatibilidades extremas que não fosse possível resolver. Bom seria todos pouparmos pelo menos 200€ num office M$, aplicar numa máquina melhor e garantir a compatibilidade gratuitamente!
Pela barra lateral e cor do background, não parece Android, parece Ubuntu.
Portanto são três boas notícias:
Ubuntu para smartphone e tablet
LibreOffice para Android
Mais concorrência para o mercado desktop/laptop graças a CPUs ARM
Leoni: um software legalmente gratuito que substitui software de €200 NUNCA é uma carroça. Quando muito é incompleto.
Concordo plenamente, aprendi a usar e ensino a usar o Libre Office. Para ser livre basta ter um pouco de vontade. Em alguns casos.
Absolutamente fundamental porque finalmente temos uma app com suporte a verdadeiros formatos de documentos de escritório ISO-26300
A parte não achei boa é a referência aos os 10% para o desenvolvimento de interface. Ou esta mal citado (qual é fonte??) ou é demasiado optimismo. Fazer um interface adequado para telas smart e tablet dá trabalho!
“(falta apenas 10% e esta parte do trabalho é referente à interface gráfica).”
Se a equipa do Libre Office acha que adaptar a UI e UX de uma suite de produtividade são apenas 10% do trabalho já se sabe onde vai parar a facilidade de uso das aplicações…
Kingsoft Office (KSO or KSOffice) or WPS Office (an acronym for Writer, Presentation and Spreadsheets[1]) is an office suite for Microsoft Windows, Linux, iOS[2] and Android OS,[3] developed by now Zhuhai based Chinese software developer Kingsoft. Kingsoft Office is a suite of software which is made up of three primary components: Kingsoft Writer, Kingsoft Presentation, and Kingsoft Spreadsheet.[4]
WIKIPEDIA