Ao perder o seu Android pode bloqueá-lo e deixar que lhe liguem
O Gestor de dispositivos do Android é uma ferramenta essencial neste sistema operativo. Permite que qualquer utilizador que tenha o infortúnio de perder o seu equipamento saber dele e até de o recuperar.
A Google tem estado a trabalhar nesta ferramenta e tem-lhe dado um conjunto de novas funcionalidades. A mais recente novidade agora incorporada na aplicação e no serviço que lhe dá suporte permite que sempre que bloqueiem o vosso Android através do Gestor de dispositivos possam definir um número para ser ligado, directamente no dispositivo.
O Gestor de dispositivos é uma das ferramentas que todos queremos ter presentes, mas que preferimos nunca ter de usar. A sua função é muito importante e até quase essencial.
Caso um dispositivo seja perdido, quer seja por ter ficar esquecido ou por ter sido roubado, o utilizador pode em qualquer outro dispositivo Android ou na interface Web do serviço colocá-lo a tocar para o encontrar, bloqueá-lo para impedir utilizações indevidas ou não autorizadas ou, em casos mais extremos, limpar o seu conteúdo de forma definitiva.
Mas como muitas vezes os dispositivos apenas precisam de ser encontrados, a Google introduziu uma nova funcionalidade no Gestor de dispositivos, que vai facilitar a vida a quem o encontrou e a quem o perdeu.
Passou a ser possível, no processo de bloqueio, incluir um texto que será mostrado no ecrã do dispositivo e também a indicação de um número de telefone que será usado directamente no mesmo dispositivo, para contactar o dono do mesmo.
Desta forma fica mais simples o processo de contacto entre quem encontrou o dispositivo e quem o perdeu, assumindo que é esse o desejo de quem o encontrou.
Ao definirem o bloqueio do smartphone, para além da password que já antes era pedida, devem definir a mensagem a ser mostrada e também o número que será configurado para a chamada de retorno.
Depois de activado o bloqueio, será apresentado no ecrã do dispositivo Android a mensagem que definiram e um circulo verde que deve ser carregado para ligar para o número definido.
Para poderem ter essa novidade no vosso Android a aplicação Gestor de dispositivos deve estar actualizada para a mais recente versão, o que deve acontecer nos próximos dias. Caso não a tenham instalada devem fazê-lo.
Este é mais um complemento a uma ferramenta que se tem provado de extrema utilidade e que tem permitido aos utilizadores descobrirem onde perderam os seus equipamentos e recuperarem-nos de forma simples.
Não vos garante que o dispositivo seja devolvido, mas dá mas hipóteses a quem o achar de cumprir o seu papel moral! Tudo depende da boa vontade de quem encontrar o aparelho.
Este artigo tem mais de um ano
Fora os que são flashados / hard reset 😛
É triste o pessoal que encontra um telemovel (as vezes cai do bolso e nem nos apercebemos, se fosse um iphone ouvia-se o estilhaço do vidro traseiro) e fica com ele, pelo menos enviava os dados para a drop ou algo do genero lol
*Nunca perdi nenhum sem ser no carro, mas ja vi pessoal a encontra-los na noite e a ficar com eles (htc’s, s4’s…)
É por isso que devia haver um “kill-switch” remoto o qual rebentasse um eFuse e invalidasse permanentemente o smartphone.
Chegou a haver proposta de legislação nesse sentido (julgo que a algures nos states).
o “kill-switch” representa qualquer coisa que permita inutilizar o telemóvel, não implica a existência dum eFuse, nem que o efeito seja permamente.
Não chegou! Foi mesmo aprovada. Todos os smarhones vão ter de trazer isso standard a partir de Julho de 2015!
De referir que IOS já tem isso implementado
http://edition.cnn.com/2014/04/16/tech/mobile/ctia-phone-kill-switch/
Percebi mal! Ainda não é imposto por lei nos EUA, só em alguns estado! Mas já há um compromisso das marcas para implementarem isso.
Tanta energia gasta em dizer mal do iPhone (estilhaço do vidro traseiro), e nem se preocupa em saber.
O iPhone, depois de ser apagado no iCloud (em qualquer computador), simplesmente não pode ser mais usado.
Para usar um iPhone com um SIM, tem de se activar, para activar, é preciso contactar a Apple. A Apple quando vê que o número de série está marcado como roubado, não deixa, e o iPhone não pode ser utilizado.
Não adianta tentar flashar, ou flashar, só corre iOS, e só corre iOS verificado pela Apple, e para começar a utilizar, é preciso internet, e comunicar com os servidores da Apple para autorização…
Deve ser por isso que um conhecido meu conseguiu utilizar como se fosse dele um 4S depois de esse ter sido dado como desaparecido e bloqueado a conta Apple…
Deve, deve…
É porque sim…
lol quanto queres 4 e 4s?
No 5 ainda não tenho conhecimento mas nos modelos inferiores funciona.
Para ti 120€ só pela treta!
Pois, por isso é que estão no ebay e olx a pontapés, a preços de 100€ por que são “iCloud locked” (i.e. roubados)…
Não é?
Diz antes, ele enfiou o que tinha ao “próximo cliente”, e comprou outro a sério…
Isso foi quando e com que versão do sistema?
A medida só foi implementada na versão 7.
O Activation Lock funciona pelo AppleID, não pelo número de série numa lista de roubados. Se souberes o AppleID e a password consegues activar.
Só numa loja da Apple, ou reparador/revendedor autorizado é que poderão verificar se o número de série está numa lista de roubos.
Errado.
Quando o iPhone é trancado, ele limpa os dados pessoais, e só permite quando entras o teu Apple ID, e não sai daí.
Se ele for resetado e o iOS reflashado, ele só deixa utilizar se quando estabelece uma ligação com a apple, e verifica, pelo seu número de série, que não está na lista de roubados.
Para sair da lista de roubados, só com o Apple ID de quem o marcou como roubado, obviamente.
Não, os reparadores e revendedores autorizados ou não, NÃO PODEM desmarcar como roubados, são apenas intermediários no processo com a Apple.
:S desculpa?
por essa ordem de ideias bastaria então roubar o telemóvel e apagar/reflashar logo a seguir antes do dono dar por isso!
Não é uma lista de roubos é simplesmente associação à conta AppleID!
“Não, os reparadores e revendedores autorizados ou não, NÃO PODEM desmarcar como roubados, são apenas intermediários no processo com a Apple.”
Em lado algum disse que faziam isso, disse que poderiam verificar se estavam numa lista de iPhones declarados roubados.
“por essa ordem de ideias bastaria então roubar o telemóvel e apagar/reflashar logo a seguir antes do dono dar por isso!”
E dá, mas enquanto o dono não desassociar o iPhone da sua conta, dá para continuar a localiza-lo e apagar o telemóvel, etc…
@ Nelson
Escusas de estar a inventar! Não dá. Tens sempre que pôr a AppleID em qualquer situação, mesmo que apagues o aparelho… Nem faria sentido doutro modo, já que o objectivo da medida é inutilizar o telemóvel, caso não seja o dono.
É uma das frustrações de quem compra um telemóvel usado a outra pessoa que se esqueceu de desassociar o telemóvel à sua conta.
E quanto ao resto que dizes tb é falso. Se apagares o iPhone deixas de poder seguir o aparelho. É uma das consequências que a própria Apple explicita.
O problema destas defesas é sempre um: tem que haver conectividade com a internet (seja 3g 4g ou wireless).
Porque se não houver, pode ser o sistema mais seguro que existe, mas não consegue “comunicar” com o dono. Se eu fosse o ladrão, a primeira coisa que faria seria colocar o aparelho em modo avião ou até mesmo desligar…
Ainda assim é possivel formatar completamente o aparelho (através do recovery) ou instalar outra rom…
Não gosto do “Gestor de dispositivos Android” porque o telemóvel precisa de ligação a Internet para saber a localização no momento e outras funcionalidades eu uso o “Wheres My Droid” basta enviar uma SMS e o telemóvel responde com os dados pedidos (…)
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.alienmanfc6.wheresmyandroid&hl=pt_PT
Eu uso o theftie, simplesmente brutal, faz basicamente tudo e é a borla, recomendo
E qual é o site ofical do Gestor de dispositivo?
Até é bonito mas com a autenticação de 2 passo a receber o código por sms para o telemóvel torta isto um bocado inútil.
Ha algo que não bate certo. Não sei se voces testaram isso ou não. Encontrei o site oficial, e experimentei a opção de boquar o telemovel, onde tive que definir uma nova(ou velha) password(Obrigatóriamente), definir uma mensagem e colocar o nr para se que ligue ao dono. Mas no telemovel, quando clico em ligar para o dono, é me pedida a passe para desbloquear o telefone, que no meu caso eu tenho, mas se for alguem que apanhou o telemovel, este não tem como me contactar, mesmo que queira( sem saber a pass)….Não sei se me fiz entender..
Isto já vem com o google play services, não é preciso instalar aplicação nenhuma.
A app existente é apenas um cliente para fazzer o mesmo que se faz na interface web.
my Xperia da Sony.
O melhor para proteger um dispositivo Android contra roubo a um preço acessível, parece-me que seja o Cerberus. Se o android tiver root, dá para instalar no sistema e por isso sobrevive a factory reset. Só mesmo pondo uma rom nova é que ele vai à vida. Se alguém puser um cartão SIM diferente, envia logo um email e sms com os dados do cartão. Dá para tirar fotos e videos remotamente e pode ser controlado por sms (se bem que no kitkat as sms são visíveis pelo utilizador).
Já agora o endereço: https://www.google.com/android/devicemanager