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Problema informático faz perder dados no Centro de Saúde…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Blasterjack says:

    PC: Are you sure your want delete this table?
    Doc: Fuck YEAH!

    IT: Well…we had a problem with our DB, we lost it all. Damn data corruption!

  2. Pedro says:

    Então e os backups!?!? Não me digam que o SNS não faz backup diários de toda a rede.
    Qualquer utilizador que tenha um site/blog tem o cuidado de fazer backups diários (muitos deles automáticos). Inacreditável!

    • navyseal says:

      Não há rede nacional, mas sim local, o sistema informático médico é algo ainda jurássico, os médicos resistem aceder às novas tecnologias bem como aprender a lidar com elas, um pouco similar do que se passa noutras áreas como na justiça.

      • André says:

        Pois, mas mesmo aí, a culpa não é do utilizador, é de quem faz o software.

        Se é preciso aprender a utilizar o software, ou se dá trabalho utiliza-lo, é porque está mal feito.

        • Bruno Jesus says:

          Se todos pensassem assim estávamos na idade da pedra.

          • André says:

            Não, por existir pessoas assim, é que hoje em dia, toda a gente tem um computador e sabe utilizá-lo.

            Por existir pessoas assim, é que hoje em dia, os computadores nem precisam de manuais.

    • Pikiman says:

      Comparação um pouco infeliz Pedro. Obviamente que um serviço desses tem backup da sua infra-estrutura e com certeza que há pessoas que validam a política de backups, com testes de restore e provavelmente testes de DR, no entanto, e como deves imaginar o volume de informação gerado por este tipo de serviço, o tipo de dados, a janela de tempo, e os tipos de tecnologias associados a estás plataformas é ligeiramente diferente (estou a ser irônico) de um site/blog…
      Mas com isto não ilibo responsabilidades, e obviamente que deveria haver mais cuidado e rigor, e espero que o responsavel seja castigado, mas que se perceba também o que falhou e porque falhou, quer do ponto de vista de DB aplicacional, bem como com o plano de backups/restores/DR.

      • Pedro says:

        Pikiman … pois pelos vistos o meu comentário foi infeliz. Certamente que efectuam backups. Mas então há que precaver futuras falhas, pois estamos a falar possivelmente de informação médica importante que poderá fazer diferença em situações de emergência médica.

      • Nunes says:

        A maioria dos sistemas nos Centros de Saúde estão longe dessas coisas! O investimento não é grande, e há desperdícios e ineficiências, já que, sabe-se lá porquê, deram liberdade às Unidades de Saúde para escolher por si o software que gere os ficheiros de utentes e as consultas, mas depois o apoio técnico é feito por outra entidade regional – uma manta de retalhos de responsabilidades…

  3. Obrigatorio says:

    Alguém correu o script errado! 🙂

  4. A. Lopes says:

    E o utilizar pode solicitar um backup em suporte digital ou suporte papel dos seus dados para evitar estas situações? Se sim, como fazê-lo?

  5. fragom says:

    Pedro Pinto escreveu: «Actualmente são raros os serviços que hoje não dispõem de um sistema informático para gerir toda a informação.»

    Pena é que esses serviços tenham sistemas obsoletos, fracos e mal dimensionados para as necessidades… Ainda hoje precisei de uma receita urgente via USF e “não tinham sistema”… Pois… o “sistema” é que tem sempre culpa, não os “engenheiros” que os projectam…

    • Só um gajo says:

      Atenção que o problema pode não estar só em quem desenvolve os sistemas.
      Grande parte das vezes há muita resistência à aprendizagem por parte de quem vai utilizar o sistema. Nesses casos é extremamente complicado não haver erros e problemas.
      Mais, nenhum software é perfeito e por isso é que se lançam versões novas.

  6. YaBa says:

    delete * from utentes
    OOOOPPPSSS

    Os estagiários são tramados 🙂 🙂 🙂 🙂

  7. André says:

    Ai mas isto é novidade?

    Tudo que é serviço público, é uma cambada de, desculpem-me a expressão, de trolhas, que fica a decidir estas coisas!

    Depois ainda entregam sempre aos mesmos, já se sabe como são os concursos públicos em Portugal…

    Provavelmente quem encomendou o sistema, nem deve fazer ideia de como fazer um contrato de serviço e os seus níveis. E aposto que o país nunca será recompensado por este erro, e é tudo culpa dos “computadores que se enganam ás vezes”…

  8. Anónimo says:

    Não vou referir nenhuma informação confidencial, nada do que “já se sabe”. O problema passou por erros de disco onde estavam algums ficheiros da base de dados. Não vou referir quais as versões do SO, mas é um sistema com mais de 10 anos… Há backups, há scripts, há tudo, mas infelizmente também há o fator humano em alguns processos.

    Não falem do que não sabem e não façam suposições…Os F.P são o que a gente sabe, mas há quem trabalhe !

    Cumprimentos

  9. Yates says:

    É pro estas e por outras não entende o porque de não haver um sistema unificado de sistemas de informação. Ou seja uma direção que seja transversal a todo o aparelho do estado que tem como seus “clientes” os varios ministerios com os seus respectivos serviços e direções. Mas de certeza o problema desta ideia é que estas a tirar o poder a alguem e esse alguem não vai achar piada

  10. Filipe Gomes says:

    Só vejo heróis por aqui/treinadores de bancada que não conhecem o terreno nem as realidades das organizações. Claro que criticar é fácil quando não se conhecem as circunstancias em que os problemas acontecem.

    Já vi muita coisa por aí que não estava estruturada da melhor forma, mas sim da forma que era possível com os recursos humanos/monetários necessários.

    • Pikiman says:

      Filipe, concordo que há muita coisa que é dita sem conhecimento de causa, mas…. infelizmente a realidade que apresentas (que ainda é a realidade de algumas empresas/entidades publicas em Portugal), está errada!!! Se não há recurssos, se não condições, se não há meios, entao, nao se faz, “Fazer mal dá o dobro do trabalho, porque tens que voltar a fazer, mas bem”.
      O prblema está quando nada é pensado, quando nada é estruturado, quando os cargos de gestão/aprovisionamento, nao fazem o seu trabalho, etc…. Mas continua a não ser desculpa. Mas isto e a minha opinião.

    • Filipe Gomes says:

      Em cima onde diz:

      “recursos humanos/monetários necessários”
      queria dizer
      “recursos humanos/monetários disponíveis”

    • Obrigadinhos says:

      Filipe Gomes,
      deixe-me rir…a SPMS não tem dinheiro? Não anda a par das novidades. Se a SPMS não tem dinheiro quem terá? Supostamente contratam os MElHORES do país com contratos bastante tentadores…senão fazem coisas em coindições no minimo deveriam pois recursos humanos e recursos monetários é o que não falta…poderá faltar é ética! Mas isso pronto, há gente que sai da bosta mas a bosta não lhe sai de cima. Caso o FIlipe seja mais um dos filhos da corrupção, bom natal pra familia toda

  11. Bruno says:

    SIMPLEX no seu melhor.

  12. Ze says:

    Os Centros de Saude na sua maioria, tirando zona norte recentemente, fazem backup para uma tape, localmente, quem faz este backup é um administrativo que pouco percebe do que esta a fazer. Quando acontecem problemas e se faz um restore é comum que os próprios dados da tape tenham problema e puff… Houve já casos que gastaram uns milhares para depois conseguir recuperar informação através de empresas especializadas.

    Não fazem ideia do que é o IT na saúde…

    • YaBa says:

      Está doente Zé… está doente 😉 Mas não é só na saúde.
      Estes pseudo-informáticos de diploma na mão e lixo no cérebro é que ganham os concursos (pelas cunhas) e depois nem sabem configurar um router, quanto mais estruturar e gerir sistemas de backups.

      • Obrigadinhos says:

        Ora o YaBa falou tudo…a SPMS está cheia de cunhas! Depois é normal que as coisas não funcionem. Aliás nunca mais houve concursos abertos na SPMS e continuam a contratar, e esta hein? Factor C no seu melhor.

  13. Luís Silva says:

    Tanto comentário e cada um pior que o outro.
    Como informático tenho a responsabilidade de algumas clínicas epelo menos 1 delas bem maus gente que um centro de saúde como o de castelo branco.
    Mal de mim se falha-se alguma vez uma coisa, quanto mais peder informação de pacientes
    E com certeza com orçamentos inferiores, e acreditem que sei do que falo.
    Se bem que nestes casos agora temos uma dependência duma plantaforma de receitas electrónicas. Não sei qual a realidade nesse caso especifico por isso não comento. Mas um sistema desses não pode falhar, e se falhar ter um modo de recuperar em poucos minutos.

    Um sistema destes não pode depender de um backup, mas sim de vários, de mais que 1 sistema em caso de um falhar passar outro. As soluções existem.

    O problema são dos profissionais à frente desses projectos ( TACHOS) que é o mais caro possível e o menos profissional possível.

    É triste mas é a realidade, e infelizmente Sei de casos bem piores mas nem todos são noticiados.

    E assim se vive neste país….

    LuisS

    • Obrigadinhos says:

      Luis Silva,
      ainda bem que ha bons profissionais no país, mas infelizmente não estão na SPMS. A SPMS está cheia de incompetentes que foram para lá com cunhas, e depois dá nisto. Não é falta de recursos monetários, é falta de inteligencia de quem lá trabalha.

  14. NT says:

    Boas,

    Já agora, http://www.hdes.pt o site está assim à meses. Já tentei contactar os “responsáveis” e não obetive nenhuma resposta. Por incrivel que pareça o que aparece dá a informação de que é joomla que está por “detrás” do site… Penso que não é necessário ser um génio informático para ter acesso ao admin panel ou mesmo à parte de configuralção “inicial”… Mas pronto…

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