SystemBack – Pontos de Restauro no Linux
Umas das funcionalidades mais fantásticas implementadas no Windows, é a possibilidade de fazer roll back no sistema quando algo corre mal. Instalação de actualizações, instalação de novos drivers e alteração de determinados procedimentos na máquina fazem com que, por vezes, o sistema se torne instável e aí um Restauro do Sistema pode ser a solução para o problema.
Como sabemos, em Linux esta funcionalidade não existe nativamente, mas há soluções. Depois de apresentamos o TimeShift hoje vamos conhecer o Systemback.
Tal como o nome sugere, Systemback é uma ferramenta que permite reverter alterações realizadas no sistema. Esta é uma ferramenta ao estilo do Restauro do Sistema (System Restore) do windows ou do Time Machinedo OSX.
Como instalar o SystemBack?
Para instalar o SystemBack no Ubuntu ou derivados, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:nemh/systemback sudo apt-get update sudo apt-get install systemback |
Depois de instalado, basta procurar por Systemback no sistema. Para criarem um ponto de restauro basta carregarem em Create New e esperar que o sistema crie o mesmo.
Além de pontos de restauro, a aplicação permite também copiar o sistema, criar uma versão Live do sistema actual, reparar eventuais problemas do sistema, etc.
A aplicação é bastante simples de usar e pode-nos “salvar a vida” nalgumas situações. Ter pontos de restauro é sempre uma mais valia… não os ter pode ser uma frustração e ter, muitas das vezes, de instalar todo o sistema.
Homepage: Systemback
Este artigo tem mais de um ano
E numa versão servidor (só com command line) como fazer ?
Boas, a ferramenta tem versão CLI.
LVM, snapshots.
“Umas das funcionalidades mais fantásticas implementadas no Windows” sim… por acaso, com a quantidade de problemas quase impossiveis de resolver no Windows MS ainda bem que implementaram esta funcionalidade.
Nao acho “fantastico”. Acho “fundamental” para o OS em questao.
IMO.
Mas obrigado pelo informacao tecnica do artigo. (so estou a comentar a “emotividade” de certos termos)
É muita “emoção” a escrever este tipo de artigos 🙂
não consegui instalar.
Muito fixe, não sabia que já existia algo. Só tinha ouvido falar que o Clem do Mint estava a pensar criar algo para o Mint para fazer esta função
Para fazer um Live.iso do sistema eu utilizava o remastersys. Agora utilizei o Systemback para criar um ponto de restauração. Este cria um arquivo bem grande,espero que funcione quando der pane:)
Voltámos ao mesmo… novamente um comentário com o meu nick e o meu avatar, mas que não é da minha autoria. Já várias pessoas, num post anterior, afirmaram que aparecem os campos, nos seus computadores, preenchidos com os meus dados. O Vitor respondeu que era impossível o problema vir daí, mas só pode! Expliquem-me como é que eu iria fazer para que os meus dados aparecessem preenchidos pelo país fora? Portanto, mais uma vez, agradecia que tentassem encontrar a origem do problema…
Assinado: o verdadeiro cartoon
Volto novamente a dizer-te: só acontece contigo porque a “suposta pessoa” que usa o teu nick e o teu avatar tem o mesmo IP que tu e o mesmo email. Contra isso que podemos nós fazer, sei lá quem é quem!!!!
Mas vamos continuar a investigar a ver se de facto há algum dado novo. Como referi antes e mesmo depois da nossa equipa técnica ter andado a tentar descobrir algo, o que acontecia era exactamente o que eu tinha referido, mesmos IPs, mesmas contas de mail (e por sua vez origina o mesmo avatar registado no gravatar.com).
Sugestão para despiste: apagar no gravatar.com esse avatar desse email e subscrever com outro diferente e assinar os comentários com outro mail e o mesmo nick.
Vitor, se lesse alguns comentários que já foram colocados em posts anteriores, terias verificado que não é “uma suposta pessoa”, mas várias pessoas a quem isso já aconteceu. Colocam um comentário e o campo “nome” e “e-mail” aparece preenchido com os meus dados. Há quem tenha reparado a tempo e apagado, outros só depois de postar verificaram o erro. Volto a referir que mais ninguém, para além de mim, utiliza o meu portátil ou o meu smartphone. Penso que não é difícil de perceber que não tenho nada a ver com isso. De qualquer forma, vou fazer o que me disseste.
Segundo eu percebi na resposta que colocaste há dias e que vou colar a seguir, os IPs são variados:
Porque o mail é o mesmo, por isso tem o mesmo avatar… o estranho nisso é mesmo o IP! É que não tem nada a ver!!! Não terás o PC “minado”? Ou a tua conta carregado num browser noutro PC (trabalho, etc…)?
Repara… os IPS que usas nos teus comentários (só o início por motivos óbvios):
87.103…..
2.81.150…..
82.154……
144.64……
2.81.149…..
193.137…..
188.250…..
Conclusão… é impossível saber que é quem!!!
Cartoon…
Tens razao sim.
By default tb me apareceu esse.
Spooky.
Repara eu leio praticamente todos os comentários, não digo todos, mas uma boa parte. Depois este caso só acontece contigo e ninguém mais reportou isso, muito menos do teu nick e email vir preenchido, até porque isso não faz sentido. Repara, esses dados não podem aparecer, pois só o teu browser os guarda, mais ninguém. Ora se estão nos teus cookies como poderão aparecer noutro qualquer computador onde nunca lá estiveste?
Isso não faz sentido verdade?
Depois verifiquei, como referi, que tu comentaste ao longo destes tempos com vários IPs e quando te queixaste há dias quem estava a publicar supostamente com o meu nick estava a usar o mesmo IP que tu e o mesmo mail, logo o mesmo avatar.
Nunca ninguém se queixou disso porque, como referi, isso é local, esses dados ficam guardados na máquina, no browser do visitante.
Desculpe-me o off-topic mas é só o Gravatar que fixa a imagem e email dos nossas referências aqui no blog? É que não encontro o site onde me registei para aparecer aqui os meus comentários com a minha foto… 🙁
Para aparecer a tua imagem á fácil: vais a gravatar.com registas o teu email e uma foto. Depois, no pplware, ao comentares inseres esse email e a foto já aparece. essa funcionalidade bem por defeito no WordPress.
Cump.
Excelente funcionalidade, e esse Elementary OS também está muito bom 😛 Luna ou Freya build ?
…
Cartoon, envia antes um e-mail para geral@pplware.com para não “encheres” o artigo de comentários que nada têm a ver com o assunto aqui debatido. Envia sff e tratamos por lá.
Quanto tempo o meu comentário anterior vai ficar ainda em moderação? Já lá vão mais de 16 horas…
Quanto tempo mais o meu comentário anterior vai ficar ainda em moderação? Já lá vão mais de 16 horas…
Pedro, o assunto está muito claro, mas parece que não querem entender. O problema está mais que provado que parece ser vosso, no entanto, e segundo me quiseram fazer acreditar, seria meu apesar de alguns comentários de pessoas aqui que confirmam o que eu afirmo. Não quero o meu mail exposto como tem vindo a acontecer. Não tenho nada a esconder, mas é uma opção minha e, para além disso, acho uma má politica deixar os comentários que não vos interessam em eterna moderação. É o que tenho a dizer e vou ficar por aqui para não “encher” o post com comentários que eu acho publicamente importantes, mas que me parece que vocês não dão o devido valor. Estão à vontade para deixar também este comentário em moderação como o outro…
O ideal é criar outra conta no Gravatar ou site similar penso eu de que…
já alterei o avatar vamos ver se tambem altera agora