MPAA obriga GitHub a colocar repositorios Popcorn Time offline
O Popcorn Time é um serviço de que todos desconfiam da sua legalidade. Tem sabido sobreviver de forma manter-se acessível, graças a vários grupos que insistem em tratar da sua disponibilização.
Várias foram as tentativas da industria para ao eliminar, sempre atacando a sua fonte mais lógica, o próprio serviço. Mas agora foi tomada uma nova abordagem, um pouco diferente do que pode ser considerado habitual.
A MPAA (Motion Picture Association of America) conseguiu que o GitHub retirasse do ar várias páginas e repositórios de código de clientes deste serviço.
Os clientes do Popcorn Time são uma componente essencial para os utilizadores deste serviço, garantindo que conseguem ter nas suas máquinas acesso aos filmes e séries que pretendem ver, sempre recorrendo ao sistema P2P para receberem esses conteúdos.
Foi por essa razão que a MPAA resolveu agora agir sobre esses componentes, que podem limitar ou até impossibilitar a utilização do serviços.
A medida foi aplicada no final da passada semana e pelo que se pode verificar, apenas foi tomada em alguns clientes não oficiais do Popcorn Time, tendo deixado o cliente oficial de fora destas queixas.
We are writing to notify you of, and request your assistance in addressing the extensive copyright infringement of motion pictures and television shows that is occurring by virtue of the operation and further development of the GitHub projects Popcorn Time, and Time4Popcorn
De imediato o GitHub tratou de remover o acesso a esses repositórios, impossibilitando que os utilizadores possam aceder ao seu código e às suas versões funcionais.
Esta media medida na verdade tem pouco impacto na utilização do Popcorn Time, mantendo os mesmos clientes completamente funcionais, quer os já instalados ou que vejam a ser colocados em funcionamento.
O único possível impacto será nos desenvolvimentos futuros deste cliente, mas por terem sido mantidos os forks destes projectos, facilmente serão encontradas medidas para o criar.
Uma vez que todos os sites ligados ao Popcorn Time ficaram activos, qualquer um que queira descarregar e instalar os clientes poderá fazê-lo de forma fácil.
Esta é uma guerra que se manterá activa entre a industria e os serviço como o Popcorn Time, sempre com os primeiros a procurar que os segundos consigam partilhar estes conteúdos de forma ilegal.
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente acho que o impacto não ira ser muito grande, o código certamente não estava só no github
Se está no GitHub pelo menos localmente no PC de uma pessoa está 😉
É só arranjarem outro sitio e pronto…
As industrias que criem sistemas baratos legais para o mesmo que reduzem mais depressa a pirataria do que a perder tempo com isto…
Eu até gosto do POPCORN é pena que os filmes em 1080p precisem de uma internet boa para que se vejam bem… porque tipo no meu portátil parece que ando aos soluços e aos engasgos para que se veja bem 3 minutos de filme
A minha net não é nada de extraordinário é ‘normal’ (e por vezes ate anda lenta e com falhas) e vejo normalmente os filmes de 1080p
Realmente é pena, que para um filme em full HD, tenhamos de ter mais de 56kbps. Aliás, até acho uma vergonha que haja internétes tão grandes e grossas que precisem de tantos litros de download.
Adoro o facto que o github criou um repositório só para a DMCA https://github.com/github/dmca XD
LOL
Um dia gostava de perceber o que ganham com isso.
Até parece que centenas de developers não fizeram já clone e fork.
Enfim…
Expliquem-me que impacto faz (aos users “normais”) isso?!?!!?
R : Nada!
Alexandre, vamos fazer de conta que essa era a única cópia do software sem hipótese de recuperar.
Agora suponhamos que alguém arranja forma de “cortar” o serviço.
Como utilizador “normal”, ficas sem acesso.
Como utilizador “normal”, procuras outra alternativa.
Como utilizador “normal”, se não encontrares nada de jeito ficas frustrado: “ah e tal, o Popcorn era fixe”
Ora, se a source continuar por aí (e continua), pode-se melhorar o software, corrigir falhas, etc…
Esclarecido?!
Esqueci-me de adicionar um pormenor, se o Github entra nesta de bloquear contas à conta de idiotas com dinheiro e mania do poder, bem pode dizer adeus a um bom punhado de programadores.
Aplicando a mesma lógica desses imbecis, mais vale fecharem as fábricas de metal, não vá alguém fazer armas com o metal lá produzido. bah.