Canon lança o Irista, um novo serviço cloud
Os smartphones tornaram o acto de fotografar numa actividade lúdica, instantânea e muito mais generalizada do que alguma vez esteve. Muitos dos smartphones actuais, são mais máquinas de fotografar que equipamentos de comunicações e essa particularidade está bem identificada, por isso os serviços cloud estão cada vez mais optimizados para esta vertente.
Tal como conhece o Dropbox, a iCloud, a Meo Cloud ou o Drive da Google também irá gostar de saber que a Canon, um dos nomes sonantes do mundo da fotografia, lançou o Irista, um serviço que lhe oferece 10GB de espaço na cloud!
Este é um serviço que foi pensado e desenhado para fotógrafos, isso quer dizer que certas limitações existentes noutros serviços cloud, aqui não existe. Um dessas limitações é o tamanho do ficheiro de imagem carregado, no Irista não existe uma limitação.
A Canon promete para breve uma actualização ao serviço que permita carregar vídeo, o que tornará o serviço ainda mais vantajoso para os profissionais da imagem e também para qualquer um dos mortais que queira usar este serviço, afinal são 10GB de alojamento gratuito e desenhado para ser ocupado por fotografias... mas atenção, se estamos a falar de um serviço dedicado a fotografias é bom perceber que apenas são suportadas fotografias nos formato .JPEG e .RAW. Mesmo estas têm devem ter informação EXIF, caso contrario teremos de o carregar manualmente ou enviar as imagens com informação EXIF genérica.
Outro aspecto que é essencial para quem trabalha com fotografia é o suporte para receber e organizar grandes quantidades de fotografias, isso também está garantido no Irista. O serviço permite, para já, usar duas formas para carregar os ficheiros. Podemos usar o browser, carregar via web ou descarregar o cliente para Mac OS X.
Depois há particularidades que vai gostar, por exemplo as funcionalidades de partilha, onde o utilizador pode partilhar uma imagem no Facebook e Flikr e fazer o track dos comentários e "Likes". Claro que este serviço oferece somente 10GB, o que não é grande espaço para quem usa a fotografia em modo profissional, mas a Canon definiu o seu modelo de negócio, para quem precisar de mais espaço. Por exemplo, a Canon disponibiliza 50GB por cinco euros mês ou 100GB pelo preço de 11 euros mês.
A Canon certamente estará já a pensar na valorização deste serviço juntamente com os seus produtos e não será de estranhar que em breve teremos novidades, mas para já este é o serviço que pode usar para organizar a sua biblioteca de fotografias onde poderá mesmo criar álbuns dos seus clientes, funcionalidade que vai encontrar dentro do serviço.
Homepage: Irista
Este artigo tem mais de um ano
Uma resposta ao Nikon Image Space: 2GB gratuitos para todos, 20GB para detentores de câmeras Nikon.
Ora isso vai ao encontro do que referi 😉 para não ser considerado uma colagem ao que a Nikon lançou, actualmente os 10GB gratuitos e em breve mais espaço para quem comprar câmaras Canon 😉
10 giga de espaço representa cerca de 1/3 de um só cartão de memória que possuo, ou 200 fotos (jpeg + raw)…… É pouco.
É pouco, para fotos é muito pouco…
Concordo com que tem sido dito. 10 GB de fotos não é nada. E se ainda querem promover o serviço para vídeo, então esqueçam.
Eu guardo as minhas fotos RAW num disco de 2TB e trabalho com um disco externo de 500 GB, porque o meu SSD é rápido mas pequeno.
10 GB no meio disto não é nada. Só distrai…
Posso sacar o cliente Mac OS para correr no meu win 7? Dá para os dois SO? Como n refere nada no artigo fiquei confuso, a canon n lançou nada para o OS com mais utilizadores, é um serviço apenas para minorias?