CarPC, sabe o que é? Parte III
Por Mokoto para o Pplware. Esta é a última parte dos artigos CarPc. Nesta parte irei falar no software necessário para que consigamos interagir com o nosso CarPC. é sem dúvida um ponto importante tendo em conta a facilidade de interacção num espaço normalmente exíguo.
Como qualquer computador lá de casa, é necessário software que ajude na interacção do utilizador para com a máquina, o CarPC também necessita de software para essa interacção. Software: Antes de mais nada é necessária a instalação de um sistema operativo, pois sem ele o pc não irá funcionar.
Para Sistema Operativo, podemos utilizar os que existem no mercado, desde o Windows XP até qualquer distribuição de Linux. Neste campo aconselho sempre um sistema operativo que seja estável e que não seja devorador de recursos, logo a partida já devem imaginar que não aconselho o Windows Vista. Aconselho sim o Windows XP SP3. O Windows XP tem vindo a ser aperfeiçoado e hoje em dia tem-se tornado num sistema operativo estável e de confiança. ainda não foram testado o Windows 7 nestes sistemas, no entanto e pelo feedback que tenho lido, poderá ser sem dúvida a alternativa moderna.
Depois de termos instalado o sistema operativo, de termos configurado todo o hardware e de termos copiado os nossos Mp3 favoritos e outros conteúdos multimédia, o nosso CarPc está pronto a funcionar, no entanto, para facilitar a iteração do utilizador e para lhe dar algum conforto e segurança é aconselhado instalar programas especiais que tirem partido das funcionalidades de um Touchscreen e adaptados às dimensões dos ecrãs para estes computadores.
Hoje em dia temos soluções para tirarmos partido das funcionalidades do CarPc, tais como: Road Runner Frodo Player Centrafuse entre outros que nos ajudam a interagir com o sistema e nos tornam a vida mais fácil sem descuidarmos do que é mais importante... olhos na estrada!
Falando então do mais utilizado, o Centrafuse. O Centrafuse é um completo software front-end user interface centrado no CarPC para plataforma Windows XP ou windows Vista, talhado para sistemas Ultra-Mobile PCs (UMPCs).
O Centrafuse integra:
- Centro Multimédia
- Internet e E-mail
- Centro de Redes
- GPS
- Função de OBDII:
Existe mais funções como o Bluetooth, rádio, entre outros:
É um software projectado para ser simples para o utilizador, suporta controlo por voz e tira partido do touch screen.
De referir que em Portugal também se desenvolve uma ferramenta dedicada para CarPc, como é o caso do MCS ou Multimedia Car Software.
Cabos e ligações:
Nesta parte vou-me centrar no que falta para que o CarPC funcione dentro da viatura, ou seja, irei mencionar sobre os cabos e as ligações entre o CarPC e a bateria e referir como poderemos ligar o nosso CarPC através da placa de som ao sistema de áudio do nosso carro.
No que toca a alimentação do CarPC, vamos precisar de recorrer aos 12volts da bateria do nosso carro. Para que isto seja possível, precisamos de fazer passar um cabo com 10mm no mínimo desde a bateria do carro até ao local onde temos colocado o CarPC.
É ainda necessário, a utilização de um fusível junto ao cabo da bateria para que proteja o dispositivo de alguns imprevistos que possam vir acontecer. Dependendo do hardware utilizado, devemos ter um fusível mais ou menos robusto. Para uma configuração normal é aconselhável um fusível de 15 amperes.
O cabo que irá ligado à massa terá de ser do mesmo diâmetro do cabo que liga aos 12volts, no entanto, não deverá ser ligado à bateria, este cabo terá de ser o mais curto possível pelo que se aconselha a sua ligação a um parafuso que esteja em contacto com a chapa.
Porta-fusíveis Depois de termos ligados os cabos à bateria, vamos iniciar a ligação à nossa fonte do CarPc. Para isso ligamos um dos fios da fonte a ignição do carro, a um dos fios onde só passa corrente quando a chave está na ignição na posição 1 ou ACC. Este fio garante que quando rodamos a chave na ignição o CarPc arranca e quando retiramos a chave da ignição o mesmo é desligado.
Poderá querer que o monitor ligue quando o CarPc arranque, para isso basta-o ligar directamente à fonte de alimentação. aqui e para evitar males maiores, deveremos adicionar também um fusível.
Depois de termos o nosso CarPC pronto a funcionar, é aconselhável a utilização de cabos VGA blindados para a ligação do monitor e deveremos também ter junto ao sistema extensões para ligação USB.
Feito isto, falta agora saber como se irá ligar o som ao sistema CarPc. Para fazer estas ligações temos várias hipóteses: ligação através da entrada AUX-IN do auto-rádio, através da utilização de uma cassete adaptadora, utilização de um modulador FM ou recorrendo a um amplificador.
Considero que a opção de ligar o CarPc directamente a um amplificador e neste ligar as colunas seria a mais acertada, pois não ficaríamos dependentes do Auto-rádio. Mas para quem quiser manter o Auto-rádio, só terá de ligar a saída da placa de som do CarPc à entrada auxiliar do nosso rádio.
Em baixo ficam algumas imagens de esquema de ligação do CarPC ao sistema de som.
Sistema ligado a um amplificador:
Sistema ligado a dois amplificadores.
Sistema ligado a entrada AUX-IN do auto-rádio.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
um post muito bom mesmo… já tinha o sistema todo montado, só faltava mesmo o software e acabaste de me finalizar o meu sistema 🙂 obrigado
cuidado com as faltas de atenção á estrada!!
http://www.tagravado.com
Parabens @MOKOTO
Mais um excelente post on road
Continua, tás no bom caminho.
Pedro Pinto
Um dia contrato-te!
Parabéns por mais um excelente artigo!
Que bien, mi pana(@Mokotó)!
Muito bom, sem duvida um optimo artigo
Excelente artigo. Parabéns!!
http://www.peliculas.pt.vu
Quando quiseres tratar do meu “Bixo”, avisa. EHEHE.
Excelente artigo companheiro, abraço
É só dizeres rapaz, ja sabes que terei de conduzir para ver se ta tudo em ordem hehehehe
Parabéns mokas, um dia destes apareces na tvi:p
Se tivesse tempo gostava de montar uma coisa destas… Mas imagino que eu demorasse mesmo muito tempo para conseguir uma coisa destas.
Já agora não ha software para linux desse genero?
Boas de momento não encontrei software equivalente a linux, mas poderá utilizar algumas ferramentas mediacenter existentes para Linux.
No entanto vou procurar 😉
Vê este aqui.
http://wiki.openice.org/index.php/Main_Page
não conhecia vou testar ! linux e mais estável que windows xp!
Vocês são fantásticos. 😛
O meu muito obrigado pelo saber que nos transmitem 😉
Uma opinião:
Depois publiquem fotos dos vossos CarPC
Uma questão.
Existe software da mesma qualidade que o tomtom para GPS que funcione num PC.
Já vi na internet, utilizarem um emulador de ppc para por o tomtom a funcionar, mas aquilo não me pareceu muito estável.
O o software GPS do Centrafuse, é bom alguém tem alguma experiência?
Boas em relação a software de GPS ainda mão tive oportunidade de experimentar o centrafuse, no entanto estive a ver e há malta que aconselha o iGO My way http://www.igomyway.eu/
Creio que este software se pode integrar com o centrafuse.
Neste site pode encontrar mapas:https://www.naviextras.com/shop/portal/
“Já vi na internet, utilizarem um emulador de ppc para por o tomtom a funcionar, mas aquilo não me pareceu muito estável.”
eu uso o emulador já a 1 ano e funciona 100%
GPS TomTom
http://img156.imageshack.us/i/dsc01662t.jpg/
centralfuse
http://img35.imageshack.us/i/fotof.jpg/
Boas
Existe algum software que seja free, que faça (mais ou menos) a mesma coisa?
boas, tens duas soluções:
– MEDIA CAR – http://users.skynet.be/media-car/software.html
– Media ENGINE – http://www.mediaengine.org/
São soluções com o básico, mas chega para se poder entrar neste mundo do carpc
Alguem tem uma ideia de, no final, quanto fica uma coisa destas?
Parabens, meu Filho.
HIHI.
Continua com o Bom Trabalho.
Aquele Abraço
Belo artigo hermano!
Fiquei com uma vontade de este fim de semana instalar um no carro…
Um abraco tito Mokas!
Mesmo o que me faltava para meter o bicinho as questoes de ligações software e colunas
parabens pelo excelente trabalho
ha alguma forma ou software para controlar a centralina?
Boas, depende o que quiser dizer com controlar.
Dá para monitorizar o carro a partir de cabo OBDII e o software, agora se quiser “mexer” o software que vem no cabo tem de permitir. Por norma cabos com software que ão para tocar na configuração da centralina são mais caros
Mtooooo boa essas dicas!!!!
gostaria de saber onde eu arrumo esse programa!!!!
Mtooooooooo obrigado
Boas, ja ando a uns meses para fazer um carpc, mas o dinheiro nao da para tudo… lol
Estou a pensar em fazer um CarPC atravez de um asus eee, fica mais barato, so tenho que comprar o touchscreen para aplicar ao carro (tenho um golf 3, vou aplicar o ecrão no buraco que tem à frente das mudanças), so me falta saber que fonte deva comprar para o portatil…
a AC-DC deve funcionar, mas pelo que disseste tem algum desperdicio de energia
boas, em relação as fontes sempre aconselho uma DC/DC pois é directo, mas no teu caso podes fazer o seguinte, poderias aproveitar a ficha onde esta o isqueiro do carro e ligavas ai, tentavas fazer uma ligação.
Quando falei nos conversores disse que eles perdiam muita energia, pois vais perder energia em transformar dc em ac e depois a fonte tem de fazer contrario.
Nos como não conheço muito bem o esquema da fonte nem as ligações recomendo que faças como te disse, tenta fazer uma ligação à ficha do isqueiro, por exemplo no meu caso ela funciona quando o carro é ligado 😉