Já conhece o novo Bodhi Linux 3.0 ?
O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.
Recentemente foi disponibilizada uma versão Beta no novo Bodhi Linux 3.0. Vamos conhecer as novidades.
O Bodhi Linux 3.0 oferece uma agradável experiencia de utilização. Com várias melhorias gráficas em toda a interface, esta nova versão está rodeada de leves efeitos que vão desde o cursor do rato até aos menus.
Ao nível das aplicações há várias actualizações, das quais se destacam o ePad text editor (que substitui o Leafpad) e também no eepDater system updater.
Ao nível do terminal, o Bodhi Linux 3.0 vem com o Terminology que tem como principal objectivo dar uma nova via ao terminal do Linux. Com o Terminology, o utilizador pode ver thumbnails das imagens, ver vídeos, documentos, adicionar um background ao terminal…e muito mais.
Principais características do Terminology
- Suporte para backgrounds
- Suporte para Transparência
- Suporte para Temas
- Detecção automática de links
- Funciona no X11
- Funciona no Wayland
- Funciona directamente sobre o Linux framebuffer
- Possibilidade de dividir o terminal
- Possibilidade de pré-visualizar imagens, vídeos, documentos
- Suporte para Drag & Drop
- Suporte para teclas de atalho
- Bloquear texto seleccionado
- …entre muitas outras características
Ao nível do Artwork, há também muitas novidades.
Para realmente sentir o “feeling” deste sistema operativo é necessário que o instale. Pessoalmente gostei bastante da forma harmoniosa como o sistema se comporta e da interacção entre utilizador e sistema operativo. Há vários perfis, há vários temas…é só escolher. Experimentem e depois digam-nos o que acharam desta pequena….grande distribuição Linux.
Download: bodhi-3.0.0-64bit-beta.iso (697MB, MD5). Homepage: Bodhilinux | Wiki
Este artigo tem mais de um ano
Eu pra mim só existe um Linux – Kubuntu.
Sabem qual é a diferença entre o Kubuntu e o Benfica?
Nenhuma. São ambos:
– Rápidos
– Estáveis
– Eficientes
– Bonitos de se ver
Mais nada, my friend !!!!
Só é pena é que só exista uma distro dessas de 3 em 3 anos.
Ou será só o Benfica?
Hahahahahahahahahahahahahaha.
Não o Benfica não existe de 3 em 3 existe sempre!
LOL 🙂
Há sempre um totó que compara o futebol com o que quer que seja. Aproveitem este ano para as comparações “positivas”, pois não sabem até quando terão o rei na barriga. haha
Em Linux vale a máxima: “Todas diferentes, todas iguais”.
Ah e tal, tiro o Gedit e meto o Leafpad, tiro o Nautilus e meto PCManFM e por aí fora, pronto, tomai lá a minha “distro nova”.
Verdade mas mentira… É verdade que existe muito que é mais do mesmo, mas podias ter escolhido outro artigo para “mandares a boca” porque neste só indica que não fazes a mínima do que estas a falar…
Alguem me pode dar esse bacground?
Da última vez que usei esta distro (janeiro talvez), DE crashou-me algumas vezes com Segmentation Fault. Espero que esteja mais estável. O DE era enlightment. Alguém também sentiu este problema?
De resto, não sei dizer muito porque não usei mais de algumas horas. Instalei num netbook 32 bits que ninguém usava lá em casa.
O Fedora 20 gnome achei ele bem rápido e estável olhar que uso Minto Linux 16 netrunner baseado no Ubuntu bem fácil Kde organizado e simples.
É uma das minhas distros favoritas. Gosto do facto de quase não trazer aplicações instaladas (da ultima vez que usei trazia só o leafpad e o browser midori, basicamente para possibilitar aceder ao appcenter e descarregar outras aplicações). Já lhe fazia falta realmente um updater (espero que automatico), e lembro-me que com o leafpad tinha um problema com o copy/paste (limpava os dados da area de transferência se fosse fechado).