A história por trás do Wallpaper mais conhecido de sempre
Há imagens e marcas que marcam épocas e eras, e que se estendem para lá da sua vida útil. O Windows XP, em todas as suas frentes, foi um desses ícones, e que agora chegou ao fim!
A Microsoft terminou o seu suporte a este muito bem sucedido sistema operativo no passado dia 08 e agora vem mostrar um pouco mais sobe outra das marcas deste sistema operativo, o seu wallpaper único e inconfundível.
A icónica imagem que durante muitos anos esteve a servir de fundo em milhões de computadores em todo o mundo foi tirada pelo fotografo Chuck O’Rear e tem o nome “Bliss”.
Muitos não acreditam, mas a imagem que todos sabem reconhecer como uma das imagens associadas ao Windows XP, e até à própria Microsoft, não teve qualquer tratamento adicional (Photoshop) e é completamente original. A Microsoft apenas a recortou ligeiramente para que estivesse adaptada às dimensões dos ecrãs da altura.
Bliss, originalmente intitulado Bucolic Green Hills, é o papel de parede predefinido do sistema operativo Windows XP da Microsoft. Trata-se de uma fotografia praticamente não editada de uma colina verde e de um céu azul com nuvens brancas na zona vitícola americana de Los Carneros, na região vinícola da Califórnia. Charles O'Rear tirou a fotografia em Janeiro de 1996 e a Microsoft comprou os direitos em 2000. Estima-se que milhares de milhõesde pessoas tenham visto a imagem, tornando-a possivelmente a fotografia mais vista da história.
There was absolutely no Photoshop or any editing involved. I live 60 miles north of San Francisco in a wine region of Napa Valley.
I took the photograph in an area called Carneros. I took the picture in 1998, when I was driving down to see my then girlfriend Daphne.
Na procura da melhor imagem para colocar no fundo do ecrã do Windows XP as equipas da Microsoft cruzaram-se com a imagem Bliss e quase de imediato a escolha foi tomada.
O resto da história todos sabem e também o sucesso que teve. É provavelmente a imagem de fundo de ecrã mais conhecida e aquela que mais rapidamente é associada a um sistema operativo.
O local onde a fotografia foi tirada ainda existe e está inalterado, mas, como seria de esperar, as imagens que se conseguem tirar são completamente diferentes. A galeria acima mostra algumas imagens recentes tiradas nesse mesmo local.
A Microsoft, e para "celebrar" o fim do Windows XP, lançou um vídeo/documentário onde o fotógrafo Chuck O’Rear conta toda a história desta fotografia e como a conseguiu capturar.
Esta é e será uma imagem de marca da Microsoft e dos seus sistemas operativos. Ainda hoje, décadas depois de lançado o Windows XP, ainda é usada e é reconhecida como um wallpaper.
O fim do Windows XP marca o fim de uma era, mas de certeza que o seu wallpaper continuará e será mantido por milhões de utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Uma história curiosa! É giro ler curiosidades deste género!
A imagem ficará para sempre na memória dos que usaram o XP por algum tempo. No entanto, a baixa resolução da foto e o facto de começarem a massificar-se os ecrãs panorâmicos, fez com que esse wallpaper fosse alterado por outro mais convidativo por parte dos utilizadores.
Eu sempre que formatava um computador, era a primeira coisa que fazia, alterar o wallpaper!
Na versão PT-PT, eles chamam de “Alentejo”… Mentirosos! Lol
Quem é o parvo que acredita que era uma foto de alentejo.
Que ignorância, então não pode ser do Alentejo, porquê?
Não pode ser do Alentejo, porque não é no Alentejo xD
Tantos anos enganado eu….
Até podia ser. A paisagem é semelhante. Mas tendo em conta a origem da marca, era pouco provável.
Tive um colega que jurava a pé junto que era no Alentejo. Na altura eu, mesmo não tendo a certeza, dizia-lhe que com certeza era um renaming. Passado umas horas, quando chegamos a um pc com net desfizemos as dúvidas. Sinais dos tempos. Hoje quando estamos a ter alguma discussão com alguém, pegamos no telemóvel e desfazemos a dúvida. Bem…às vezes não 😀
Lol, chegaram a um “pc com net”…
Hoje em dia, um pc sem net é um portátil longe demais da civilização (wifi)… XD
Na altura a internet nao era tao comum como hoje.
Por acaso na página da wikipedia (Ingles) sobre a imagem referem esse facto – que nas versões Portuguesa e Irlandesa a imagem foi renomeada ! =:)
http://en.wikipedia.org/wiki/Bliss_(image)
A imagem podia ser perfeitamente no Alentejo, a paisagem é semelhante. Ainda este mês tirei uma foto semelhante com o telemóvel, no Alentejo: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=10156272668321979&id=728236978&ref=bookmarks
Eu como usei o xp desde o seu lançamento em setembro de 2001, ja ha muitos anos que a primeira coisa que fazia era mudar o wallpaper pois estava farto de ver o bliss (mas isso acontece com todos os S.O., quando saem tem piada, apos alguns meses – da enjoo, tem que se renovar ( o pplware tem tido varios de muita qualidade, eu gosto bastante).
Mas definitivamente em qq sistema operativo o wallpaper é que marca o utilizador ja que é instalado por standard, e isso vai marcar a vida de qualquer utilizador pelo mundo – o que, diga-se de passagem é algo dificil de escolher – agradar a todos os povos e crenças do mundo e dizer wow assim que recebem um novo S.O.
Parabens a Microsoft e desejo que consigam com o substituto do windows 8, fazer algo que me faça dizer wow novamente, tal como foi o caso do xp. (e que venha rapidamente – estou farto dos mosaicos do win 8 no meu desktop).
Jose, há um sítio aqui no alentejo, perto de onde moro, que a dada altura do ano é uma imagem muito aproximada da do wallpaper
Curioso mesmo, sempre pensei tratar-se de uma imagem virtual criada no Terragen (ou similar).
Pelo que cheguei a ler parece que é a foto mais vista de sempre.
Amigos, de facto um assunto curioso que eu nunca imaginei, assim como muitos pensei ser uma imagem fabricada num âmbito digital, aqui ficou uma curiosidade que a todos nós, com alguma idade sabem o que era o windows XP, o nosso querido windows XP que mudou muita, muita coisa mesmo.
Adorei trabalhar com o windows, foi o meu primeiro OS, instalado mais de 15 vezes durante os meus anos de rapazinho, foi sem dúvida divertido e tenho muitas saudades.
Espero que um dia, tragam uma surpresa tão boa como o windows, aconselho a todos experimentarem um OS OpenSource, Linux. são muito divertidos também, e já há compatibilidade enorme para o linux (: explorem coisas novas, a sério que vai valer a pena.