PplWare Mobile

VirtualBox 3.0.0 Beta 1

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Nuno Amaral says:

    Grande aplicação. Recomendo.
    Para MAC recomendo o vmware.
    http://www.cidadeviseu.com

  2. luis says:

    E o drag and drop entre o guest e o host??

  3. Jorge Encarnação says:

    “Windows guests: ability to use Direct3D 8/9 applications / games (experimental)”

    😀 Se isto estiver funcional… pessoalmente era o que mais falta me fazia.

    • Henrique Morais says:

      Isso realmente funcionar correctamente vai ser uma maravilha para mim, crio com o nLite algo muito leve só com o essencial e toca a jogar o quer que seja no meu ubuntu =P

      • MGomes says:

        Não tenhas ideias sobre jogar jogos 3D nisto, o suporte DX/OGL disto é principalmente para se poder utilizar aceleração por hardware nos gestores de janelas dos guests.
        Se queres jogar jogos de windows em linux continuas a ter q usar o wine 😛

  4. David Leal says:

    Grande Aplicação!

  5. Guilherme says:

    Apesar de ser pago, VMWare sempre!

  6. Paulo Gabriel says:

    Acho que pior do que não ter suporte a drang ‘n drop, na minha opinião, é não poder utilizar o wireless quando ele é executado.

    Isso o torna inviável, pois uso notebook com wireless.

    Enquanto não resolverem isso, VMware na cabeça.

    • Nazgulled says:

      O que queres dizer com isso? Eu uso o VirtualBox e Wireless e tenho Internet… Apesar de eu usar uma forma um pouco “manhosa”, mas o mesmo funciona sem ser da forma que eu o faço.

      • Nuno Jorge says:

        Penso que ele se refere a ser reconhecida como uma placa wireless pelo sistema operativo guest.

        No guest a minha placa de rede é reconhecida como se fosse uma placa ethernet e para certas aplicações isso prejudica-me…

        • Nazgulled says:

          Acho que isso vai ser sempre assim. Que eu saiba, nem o VMware tem suporte para placas de rede wireless virtuais. O acesso à Internet no host é que importa, desde que este esteja a funcionar bem, escolhe o método de partilha de rede que mais te convém e a net no guest é suposto ficar a funcionar sem problemas.

      • Paulo Gabriel says:

        O que acontece é o ssguinte; basta executar e Virtualbox e a internet wireless do notebook cai.
        Sempre aconteceu isso desde as primeiras versões do VB. Inclusive, nas antigas, só reinicinado para a placa “destravar”, mas nas mais novas basta desativar e reativar a placa.

        Já pesquisei no google e nada de resolver.

        Isso acoentece com alguem?

        Minha placa é uma Realtek 8187b.

    • nfvp says:

      A versão mais “segura” é a 2.1.2…é a que uso e é a ultima que me permite ter internet na maquina virtual…a partir desta versao mudaram e não é possivel usar a interface do hospedeiro…

      a ver vamos se esta versão já resolve este problema…vou testá-la na minha maquina virtual com o W7… 😛

      • Nazgulled says:

        Não estou a perceber propriamente a que te referes mas eles nestas ultimas versões 2.x têm melhorado bastante a nível de networking. Se tens algo a funcionar mal, está na hora de corrigir isso e não esperar que futuras versões revertam para versões antigas porque isso não vai acontecer.

        A não ser que te refiras a um bug mesmo, o que não me parece que seja o caso.

    • Guilherme says:

      PAULO GABRIEL,

      estou com este mesmo problema, se vc souber como resolver, me mande um email ou adicione no msn salazar-gui@hotmail.com

  7. OmeuNOME says:

    acabei de testar, e parece-me bem 😀

    mais rápido que o Parallels…

  8. Canelas says:

    VMWare ou este? Kal é o melhor??

  9. Nazgulled says:

    Enquanto estes gajos não atinarem, o VirtualBox nunca será melhor que o VMware. Eu sempre fui utilizador de VMware mas devido a uns problemas que me crashava o sistema todo (quando não devia) e depois de uma longa discussão e tentativa de resolver o problema nos próprios fóruns do VMware e ninguem conseguir resolver o problema, virei-me po VirtualBox, não tive escolha.

    O VirtualBox é bom, mas perde em muitos pontos à favor do VMware e depois há certos bugs que eles não corrigem ou demoram demasiado tempo a corrigir que na minha opinião são bugs que deveriam ser corrigidos antes do que quer que seja e como tal, estou surpreso por ver esta v3.0 em vez de uma v2.3. Refiro-me ao copy/paste entre guests e hosts que ás vezes funciona, outras vezes não. Este tipo de bugs é inadmissivel num software deste tipo.

    E coisas como drag and drop são muito mais importantes que aceleração 3D. Mas prontos, estão a jogar ao gato e ao rato em vez de desenvolverem um bom produto.

    Ah, e uma revisão decente ao “snapshot manager” também já era merecida…

    No geral, a aplicação é boa, mas estou bastante desapontado com o desenvolvimento da equipa por detrás do mesmo.

    • phoenux says:

      Tens sempre a possibilidade de tu próprio desenvolveres as funcionalidades que precisas e de as submeteres à equipa de desenvolvimento da Sun. O VirtualBox tem uma versão opensource precisamente para isso… Foi o que aconteceu com o suporte 3D; basicamente houve um tipo que decidiu desenvolver o código necessário para introduzir o suporte a instruções OpenGL e Direct 3D; na altura penso que baseou no excelente trabalho de reverse engineer feito pelos tipos do Wine (com o objectivo que fazerem jogos Windows funcionar no Linux). Começou a enviar uns patches para o fórum e pessoal do VirtualBox começou a implementar e a melhor esse código que penso que será o introduzido nesta nova versão 3.

      Para mim este suporte 3D assume uma importância extrema, principalmente quando falamos em virtualização de sistema operativos mais recentes, como o Windows Vista ou o Windows 7, que do ponto de vista gráfico são bastante exigentes. Por outro lado vai abrir portas a utilização de outras aplicações graficamente mais exigentes, como um 3D MAX ou até mesmo alguns jogos. Para ti pode não ser importante, mas o ticket para a inclusão destas funcionalidades tinha mesmo muitos apoiantes na página de desenvolvimento do VirtualBox.

      Mas não desesperes: o drag and drop também faz parte de um ticket que tem ganho cada vez mais pedidos; no entanto a não implementação desta funcionalidade pode estar a ser atrasada propositadamente, possivelmente porque existe uma patente da VMWare que abrange essa funcionalidade (é por isso que as patentes de software são más).

      Em todo o caso, o VirtualBox tem duas grandes vantagens: o preço e o código-fonte.

      • Nazgulled says:

        Lá por ser open-source não significa que toda a gente tenha conhecimentos suficientes para começar a submeter patches. Sou programador, mas estou longe de ter conhecimentos para entrar num projecto destes…

        O suporte dado para o DirectX vai ser indiferente para o Vista/7, o Aero só correr com o DirectX 10, o qual esta funcionalidade experimental não suporta.

        E eu acredito que isso seja importante para muita gente, mas há tantas coisas BÁSICAS neste tipo de software que também são bastante importantes e são coisas que muito provavelmente são mais simples de desenvolver.

        • phoenux says:

          Eu percebo o teu ponto de vista e não estou de todo contra a implementação das funcionalidades que mencionaste. A questão é que, como utilizadores de uma ferramenta (parcialmente) gratuita e opensource, não podemos “exigir” que a empresa que desenvolve este software mude a sua estratégia porque existem outras funcionalidades que consideramos mais indispensáveis do que as que foram desenvolvidas. O que podemos fazer é contribuir como podemos, seja com sugestões, seja com código, na esperança que essas recomendações se aliem a outras de outros utilizadores e que assim criem um programa que vá de encontro às nossas necessidades.

          Pelo preço, o VirtualBox é uma ferramenta que já faz praticamente tudo o que preciso; tudo o que vier a mais, será ganho.

          • Nazgulled says:

            Não se trata de exigir o que quer que seja. Eles podiam muito bem ter um mercado muito maior e só não o têm por culpa deles.

            Procura na net pelo snapshot manager do VirtualBox, vês que ninguém gosta dele e no entanto eles parece que não querem saber. Isso é uma funcionalidade que no VMware, é muito melhor e ta na altura de a melhorar no VirtualBox.

            O preço para mim é irrelevante porque a minha universidade fornece-me licenças para o VMware. Eu tenho escolha e o VMware é melhor, só uso o VirtualBox porque o VMware tem uma incompatibilidade estúpida com o meu portátil. Espero que no Windows 7 consiga ter esse problema corrigido.

      • Nazgulled says:

        E já agora…

        Há custa desta noticia e do que eu disse aqui, decidi ir para os fóruns do VirtualBox “fazer barulho” (fui educado e só dei a minha opinião :P) e parece que não estou sozinho.

        Há muitos bugs por corrigir, há tickets que estão abertos aos meses (até mesmo anos) sem quaisquer comentários… Eu acho que isto não tem jeito nenhum. Novas funcionalidades só introduz mais e mais bugs. E há muitas funcionalidades básicas e importantes que software de virtualização precisa ter que o VirtualBox falha redondamente, por exemplo, um snapshot manager decente, o actual é uma verdadeira bosta.

        Isto é daquelas coisas que este tipo de software TEM DE TER e tem de ser BEM FEITO.

        O VirtualBox tem potencial para lutar com o VMware, mas a continuar assim não vai longe.

        Para quem quiser ver o meu post:
        http://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=15&t=18842&p=81250

        • phoenux says:

          Acho que fizeste muito bem em ir ao fórum e deixar a tua opinião… Tenho pena que a discussão tenha sido fechada, por estar a começar a ficar inflamada.

          Deu para perceber muito bem a tua opinião nos comentários que deixaste no fórum. Apesar de perceber e de compreender as tuas opiniões, sou obrigado a concordar com uma das respostas que a equipa de deixou: (tradução livre) “(…) É apenas a tua opinião. Se é (uma funcionalidade de implementação) trivial, então força e implementa-a. Nós aceitaríamos alegremente a tua contribuição. Se não fores capaz de o fazer, então não devias assumir que demora apenas 5 minutos…”. Sem conhecer como o código está escrito, as dependências, a base e o suporte, é complicado assumires que todos os bugs se resolvem em 5 minutos, por melhor programador que sejas. Eu também sou programador e em alguns dos meus projectos existem bugs simples que demoram horas a ser encontrados e corrigidos (estamos a falar de código altamente integrado e dependente com milhares de linhas de código). O VirtualBox é um projecto extremamente complicado cujo código corre em várias arquitecturas; uma funcionalidade aparentemente simples de implementar numa delas, pode trazer imensas complicações em outras. Sem conhecer bem essas nuances, não podemos afirmar o que quer que seja.

          Por último fica a nota. Eu não sei se do VMWare utilizas apenas o player, o server ou o Workstation, mas se utilizas o Workstation, acho que podes dispensar o dinheiro da licença, para uma licença do VirtualBox, e assim apoiares o desenvolvimento desta aplicação, com a vantagem de teres suporte dedicado e de poderes fazer mais pressão no sentido das funcionalidades que pretendes serem implementadas. Garanto-te que serão muito mais receptivos.

          Possivelmente o teu principal problema com o VirtualBox é o facto de teres utilizado o VMWare durante tanto tempo… Possivelmente esta aplicação introduziu “vícios” e técnicas às quais o VirtualBox não corresponde; chamo a atenção que o VirtualBox não tem de corresponder às expectativas dos utilizadores de outras aplicações, uma vez que tem as suas próprias ideias e o seu próprio plano. Isto é o mesmo do que um utilizador do Windows assumir que o Linux devia ser igual ao primeiro, só porque isso vai comprometer o modo como interage com o sistema. Felizmente que não é assim…

          • Nazgulled says:

            Não venhas com coisas… o VirtualBox simplesmente NÃO TEM funcionalidades básicas e importantes que o VMware tem aos anos… Tão simples quanto isso, não se trata de vícios.

            Depois do que se passou naquele tópico, nunca na vida vou dar dinheiro aqueles gajos e eu como disse mais acima, a universidade fornece-me licenças para o VMware, eu não pago nada. E mesmo que pagasse, preferia pagar pelo VMware do que pelo VirtualBox sem pensar duas vezes.

            Eu já nem estou a falar de funcionalidades, mas sim de bugs, há tantos bugs que já deviam estar corrigidos à milénios e ainda lá continuam, basta olhar para o Trac. É uma vergonha…

            Ao menos o VMware funcionava tudo como era suposto, pelo menos para mim, que dou um uso básico ao programa, fazia tudo que era suposto sem problemas.

            É muito simples, basta ver que eu só precisei de ir aos fóruns do VMware pedir ajuda para saber como fazer e configurar coisas, enquanto que no caso do VirtualBox, foi aos fóruns porque aquilo não faz o que é suposto e tá cheio de bugs.

            Vês a diferença? Para mim, VMware “just works”.

          • phoenux says:

            Pah, são opiniões… Nas nossas instituições também temos imensas licenças de VMWare Workstation disponíveis, mas pessoalmente não as quero nem dadas; Não digo que o VMWare não seja bom e que não tenha qualidades, porque tem… mas para aquilo que faço, o VirtualBox serve perfeitamente as minhas necessidades, e com uma resposta muito mais positiva do que com o VMWare. Mas cada qual utiliza o que quer como quer.

            No entanto, tirando a questão snapshot (que sinceramente não utilizo com muita frequência, mas que admito que possas ter razão), creio que as funcionalidades básicas do VirtualBox estão lá: suporte uma série de sistemas operativos, com uma velocidade de resposta bastante interessante, com uma footprint para o host relativamente pequena… Eu acho que os programadores fazem o que podem, como podem, e a mais não são obrigados.

            Relativamente ao que se passou no fórum, acho que foi apenas uma troca de opiniões; tu disseste o que achavas, eles responderam como acharam que deviam ter respondido, e quando acharam que já não se estava a acrescentar nada de novo à discussão, fecharam a entrada. Não é nada de mais, e acho que não devias levar a peito. Mostraste o teu descontentamento e deixaste a tua opinião. Se ela fará a diferença, só no futuro o saberás.

            Um abraço

          • Nazgulled says:

            Tudo bem, o VirtualBox serve-te bem, usa-o, a mim vai servindo porque neste momento não posso usar o VMware mas não me serve também quanto o VMware servia.

            Mas se há coisa que para mim é mais que essencial numa aplicação destas é partilha de pastas, copy/paste e drag and drop. A partilha esta lá, o copy/paste está cheio de bugs, volta e meia deixa de funcionar e o drag and drop não existe. Ora, o VMware não tem estes problemas.

            Mas não havia mais nada a acrescentar porquê? Porque eles disseram que não? Não… Não tem lógica nenhuma, ficaram foi lixados com a minha resposta, não souberam aceitar criticas e uma opinião diferente da deles e então fecharam o tópico. Se reparares bem, eu não era o único com aquela opinião, o resto do pessoal também tem direito a falar e podiam querer conversar mais sobre o assunto… Mas não, os devs não querem falar do assunto, eles é que mandam, fecha-se o tópico e pronto. Eh pah, não tem lógica…

  10. Sérgio Simões says:

    Isto poderá servir para tentarmos correr jogos que a nossa máquina não consiga?

    É que eu tenho tentado usar um programa chamado 3d Analyze (http://www.3dfxzone.it/dir/tools/3d_analyze/index.php) mas tem que ser na base da tentativa e erro, pis tem muitas opções por onde escolher…

    Se puderem, experimentem, e digam o que acham e se conseguirem um pequeno guia básico, agradecia!

    • phoenux says:

      Como ainda não saiu a versão final do VirtualBox 3, esta ainda não está disponível nos repositórios da minha distribuição, pelo que não poderei instalar a ferramenta para testar o que pediste.

      Em todo o caso, e respondendo à tua primeira questão, se a máquina não consegue correr uma aplicação ou jogo num ambiente nativo, dificilmente conseguirá correr essa mesma aplicação ou jogo no ambiente virtualizado. Por norma (e salvo optimizações especiais que podem existir em algumas aplicações), o desempenho de uma aplicação (ou jogo) num ambiente virtualizado será sempre inferior ao de um ambiente nativo (excepto quando o hardware é directamente exposto ao sistema convidado, como acontece em alguns casos no VirtualBox no que diz respeito a alguns processadores).

      No entanto se o teu hardware tiver capacidades para correr as ditas aplicações, será provável que em breve possas executar as mesmas na segurança de um ambiente virtual, com um desempenho muito idêntico ao original, com a introdução desta funcionalidade no VirtualBox.

  11. lmmeia says:

    Olá a todos,

    Tenho muita curiosidade em experimentar Mac OS. Esta aplicação virtualiza MAC OS?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.